Gosto de analisar a minha carreira observando a minha vida em uma linha do tempo. Imagino que, se tudo der certo, viverei até os 100 anos. Como tenho 36, estou em mais ou menos um terço dela. Claro que tudo isso é só uma brincadeira, porque nunca sabemos até quando vamos viver. Mas isso me ajuda a ficar tranquila, pensando nas minhas coisas.
Eu me graduei como publicitária em 2006. Depois, terminei minha pós-graduação em mídias digitais em 2012. Foram quatro anos de diferença até eu começar a minha pós. Nesse meio tempo, que passou voando, como assim passa a vida, se a gente deixar, eu casei e engravidei. Estava dedicada ao meu trabalho e um pouco incerta sobre que caminho acadêmico prosseguir.
Ter definido que eu queria fazer uma especialização em mídias digitais hoje me parece óbvio, mas eu não decidi tão rápido assim não. Ser apaixonada pelo poder das mídias sociais ajudou bastante. Meu projeto de conclusão de curso foi a profissionalização do meu blog. Na época, não era para fazer uma dissertação, mas sim um projeto voltado para a prática, então por isso optei pelo blog. Foi quando eu comecei a desenhar a transição de carreira que gostaria de fazer lá na frente (e que efetivamente fiz, dois anos depois).
Quando eu concluí a minha pós, eu estava trabalhando em uma área diferente (seguranca da informação, ainda que na parte de comunicação e ligada a aspectos de cibercultura). Naquela época, eu achei que não trabalharia mais na minha área e passei alguns anos estudando para concursos. Eu estava um pouco desanimada da carreira como um todo e não via futuro. Hoje vejo como deixei meu dia a dia me desanimar e me tirar a perspectiva. Mas tudo isso faz parte, traz experiência.
Quando eu pedi demissão desse emprego para me dedicar í minha empresa e a trabalhos relacionados, eu voltei a pensar com carinho na minha carreira – na trilha que vinha seguindo. O que eu queria para o futuro, afinal? Por que tomei a decisão de empreender? E foi quando eu concluí que realmente gostaria de fazer um mestrado em algum momento.
Eu comecei a dar aulas mais ou menos em 2012. Comecei com palestras, depois em sala de aula mesmo, em cursos. E essa experiência me mostrou que eu queria continuar fazendo aquilo . Porém, em 2014, quando eu estava totalmente dedicada a construir o meu novo trabalho, não era o momento. Então ingressar em um mestrado entrou no meu campo de visão – algo para dali a 3 ou 5 anos. Parecia super distante na época, mas eu aproveitaria esse tempo para me entender melhor e descobrir que tema eu gostaria de pesquisar quando finalmente entrasse nele.
Ter dado esse tempo foi fundamental, porque a vida vai acontecendo enquanto a gente faz planos. Quando comecei a tirar as certificações do GTD (a primeira em 2015), eu coloquei como objetivo de médio prazo também concluir todas essas certificações (7 no total – estou na quinta). E me dei como “prazo interno” que, ao concluir essa “era das certificações” do GTD, eu iniciaria o meu mestrado. Pensei nisso como a conclusão de um ciclo antes de iniciar o outro.
No final de 2016, já comentei aqui um montão de vezes sobre um acontecimento que passei em minha vida pessoal e profissional que tinha tudo para me tirar dos eixos, mas hoje sei que foi, como o Napoleon Hill escreveu, “apenas uma derrota temporária”. Porque aquele acontecimento me fez ver que, apesar de eu amar o que eu faço e estar investindo em uma empresa que ainda tem muito a crescer, eu sentia falta de algumas coisas. E uma dessas coisas era estudar, pesquisar, participar de aulas, e sentir que estava evoluindo na minha carreira. Quando refleti mais sobre isso, senti que o que eu realmente queria naquele momento (e já me sentia relativamente preparada para) era ingressar na vida acadêmica, no mestrado.
Me dei então um ano para ler muita coisa, estudar, e encontrar qual seria o “meu tema”, que eu gostaria de pesquisar. Isso foi muito acertado. Aproveitei para conversar com pessoas que já tinham passado por essa experiência, assistir workshops em universidades, entender os programas e os processos de seleção. Eu pretendo falar mais sobre essa preparação em outros posts muito em breve.
Só sei que, quando cheguei ao final de 2017, eu já estava tão empolgada com o “meu tema”, que só de imaginar que eu iniciaria o mestrado no começo de 2019 (apenas depois da última certificação no final de 2018), fiquei um pouco melancólica. Então decidi arriscar e prestar o processo seletivo antes, até mesmo para conhecê-lo melhor. A ideia era conhecer a prova, saber como era feita a entrevista. Mas eu fui aprovada. <3 No fundo eu queria mesmo. Eu fiquei tão feliz que nem passou pela minha cabeça esperar mais um ano. Imediatamente comecei a fazer planos para a minha vida como um todo.
Então meu planejamento atual para a minha carreira acadêmica está mais ou menos assim:
- Em 2018 e 2019, quero aproveitar o meu mestrado. Assistir todas as aulas significativas, estudar, pesquisar, ler muito, participar de eventos. Me dedicar í escrita da dissertação.
- Em 2019, pretendo efetivamente começar a dar aulas, nem que seja apenas para ganhar experiência como professora convidada. Ainda não sei como funciona, de verdade. Não sei se existem universidades que pegam professores antes da conclusão do mestrado. Isso eu vou deixar para mais adiante. Se eu puder fazer isso apenas depois de formada, movo a ideia para 2020.
- Eu já penso no doutorado. Gostaria de fazê-lo fora do país – ou o doutorado ou o pós doutorado. Gostaria de conciliar esse período de pesquisa com a época em que o próprio Paul (nosso filho) entrasse na faculdade porque, se ele quiser estudar fora, podemos ir juntos. Além do que, morar um tempo fora é algo que quero fazer, mas não consigo pensar nessa possibilidade por enquanto, pois há outras coisas em jogo por aqui.
- Então, em termos de linha do tempo, se eu concluir meu mestrado com 38 anos, eu imagino que tudo isso aconteceria apenas alguns anos depois (o Paul terá apenas 9). E eu teria esse período depois do mestrado para pegar experiência como professora e desenvolver outros artigos na minha área. Estou muito empolgada com o tema! Quero fazer palestras, escrever livros, me envolver mais ativamente como pesquisadora já com a dissertação publicada.
- Paul só terá 18 anos em 2028 (daqui a 10 anos!). Então eu terei, sinceramente, uns oito anos depois do mestrado para me dedicar como quiser. Me parece fazer sentido fazer o doutorado aqui no Brasil mesmo, nessa época (o doutorado dura de quatro a seis anos). Eu já tenho em mente o tema que gostaria de pesquisar, mas sei que tenho muitos anos para mudar, porque vou aprender bastante coisa nesse meio tempo.
- Se o Paul quiser estudar fora do Brasil, eu posso me planejar para fazer o pós-doc lá fora. Isso seria o ideal. Mas eu não mando nele, e se ele quiser ficar no Brasil, vou respeitar. Ele já será (em teoria) adulto também. Lá na frente eu me preocupo com isso. 🙂 O que EU posso planejar, que é a minha carreira, tem já uma coisa delineada, que só será ajustada com o passar do tempo.
- Eu me vejo sim, lá na frente, me aposentando dando aulas. E quando falo “me aposentando” não significa que penso em parar de trabalhar (não consigo me imaginar), mas porque nunca sabemos o dia de amanhã. Porém, posso prever e planejar algumas coisas, e atuar em livre docência lá bem velhinha faz sentido para mim.
Todo essa reflexão foi importante para eu colocar a minha carreira em uma perspectiva de longo prazo. Que tipo de pesquisa quero trabalhar nas próximas décadas? Que contribuição quero trazer para o meio acadêmico brasileiro? O que já foi publicado? Quais são os nomes expoentes? Qual a linha do tempo dessas pessoas também, dentro do tema que vou me especializar cada vez mais? Como posso tirar proveito de cada evento que vou participar AGORA? Que livros posso ler que sejam coerentes com essa pesquisa? Etc. Então pensar no futuro impacta totalmente em como eu me sinto hoje.
E aí olha só, vamos lá: eu tenho quatro grandes áreas de foco profissional na minha vida atualmente, e meu propósito maior é fazer com que todas elas conversem de alguma maneira – o que está efetivamente em movimento. São elas:
- O Vida Organizada e todas suas extensões, o que inclui o Casa Organizada e o trabalho que faço no mercado de organização de maneira geral, especialmente com conteúdo e o programa educacional.
- O meu trabalho como Master Trainer de GTD, que é esse cuidado e essa responsabilidade com o legado do David Allen, além da minha parceria querida com a Call Daniel no Brasil e tudo o que diz respeito ao mercado de produtividade, tendências e pesquisas.
- A administração da minha empresa como um todo, que inclui o direcionamento estratégico, os empreendimentos, as parcerias, o desenvolvimento de novos cursos, organização de eventos, entre outras coisas. Aqui entra a Thais empreendedora, que precisa ter a mente próspera para custear todos os empreendimentos que ela vai querer fazer ainda, o que inclui esse tempo para pesquisas!
- A minha vida acadêmica, que começa a sério a partir de agora, com o investimento no mestrado, mas que tem uma linha coerente que vem desde a minha graduação, o que acho ótimo porque diz quem eu sou.
Para cada uma dessas áreas eu tenho um plano desenhado a longo prazo e, afinal de contas, todas elas conversam entre si. Essa coerência é muito importante para mim e algo que sempre busco. O próprio fato de eu entender que meu trabalho está na escrita e na sala de aula traça uma linha coerente entre todas as coisas que eu faço hoje profissionalmente, e também me ajuda a definir o foco que quero dar na minha vida daqui em diante.
Olhando um pouco í frente, eu consigo certamente ter meu foco claro para os próximos dois anos, que será:
- Consolidar profissionalmente todos os conteúdos que eu produzo. Tenho MUITA coisa já feita. Está na hora de pegar, refinar, trabalhar outros formatos, trazer mais unidade a todos os canais que eu trabalho. Trabalhar melhor minha narrativa em cada um dos temas. Claro que tenho metas ousadas, como alcançar 100 mil inscritos no canal no YouTube e outras assim, mas não são metas que “me cobro” – são metas que uso como estímulo mesmo para correr diariamente atrás das coisas. Acho que o verbo que melhor se aplica aqui seria refinar.
- Tenho um novo livro que será lançado no segundo semestre deste ano e, sempre que um novo livro é lançado, existe uma série de eventos que decorrem desse lançamento, como realizar palestras, desenvolver cursos e dar uma atenção maior mesmo ao tema escolhido para ele. Como será um livro sobre trabalho, isso conversará com o próprio tema do meu mestrado também. O verbo aqui seria alinhar.
- Quero me aprimorar como professora, não apenas em termos de conteúdo, pesquisas e performance pessoal (oratória, gestualização etc), mas também ao desenvolver cursos, programas, materiais, investir em equipamento profissional, edição, plataformas EAD. Tudo isso vai me ajudar não apenas profissionalmente agora como também é uma bagagem incrível para quando eu iniciar minha docência em universidades. Certamente, o verbo que mais se encaixa aqui nesse momento é profissionalizar.
- Me dedicar ao mestrado, í minha pesquisa, a esse mundo acadêmico enorme e cheio de nuances. Conhecer pessoas, estudar, ler muito que já foi publicado e que converse com o que vou tratar, que é a midiatização das relações de trabalho. Meu tema pega aquilo que sempre foi a minha especialidade (mídias digitais e cibercultura) e “linka” com o que eu faço hoje (cultura do trabalho). No doutorado, eu acredito que eu vá mais para o campo das ciências sociais, dando continuidade a esse trabalho. O verbo aqui é explorar.
E sim, já tenho algumas coisas em vista para depois desse período, como voltar a estudar italiano (terceiro idioma necessário para o doutorado). Quando eu falei lá atrás, em 2014, para algumas pessoas, que eu não via sentido em estudar espanhol (porque não gostava) e que queria estudar italiano, muitas pessoas me disseram que “italiano não teria utilidade”. Isso não soa um pouco absurdo de se falar para alguém? Mas fala-se muito. Vamos tentar parar! A gente tem que fazer o que a gente gosta, porque o que a gente gosta é quem a gente é. (O mais interessante é que o autor que eu pretendo me especializar no doutorado é italiano. rs)
Ter essa noção, esse diagrama, essa linha do tempo pensada, me ajudar a tomar decisões e a priorizar como devo investir o meu tempo agora. E esse tipo de reflexão me ajuda demais a trazer a organização para o dia a dia, porque fica mais fácil de fazer escolhas.
Como eu falei, não se trata de engessar a vida, porque o caminho pode ser mudado a qualquer momento, se eu quiser. Mas a pessoa que eu sou hoje saúda a pessoa que eu quero ser amanhã, e o encontro delas me ajuda a tomar melhores decisões no agora.
Boa segunda, baby. <3 Melhor dia da semana.
Acho incrÃvel a motivação provinda dos teus textos! Estou apenas no ensino médio, mas penso bastante em toda a minha formação acadêmica. Esta vontade de estudar e estar sempre crescendo profissionalmente é incrÃvel!
O melhor texto para se ler em uma segunda-feira!
Obrigada por ser essa inspiração!
Concordo plenamente.
Só agradecer por tudo que você escreve e que me faz tão bem
Oi Thais, ameeei a sua linha do tempo! Ela tem algo que estou buscando melhorar em mim mesma: ter paciência e esperar a hora certa para ingressar em algo ou concretizar as coisas. Às vezes temos muita pressa, como se o mundo cobrasse da gente uma conclusão imediata de todas as etapas.
Este ano coloquei como meta decidir, dentro das possibilidades, o meu rumo profissional. Seu texto com certeza vai estar no meu arquivo de referência no momento da construção desse projeto.
Muito obrigada pelo incentivo e sucesso na sua empreitada ♥
Feliz por você! Ver a sua reflexão me fez refletir sobre pontos da minha vida acadêmica que se adormeceram após o nascimento dos meus filhos. Depois dessa inspiração de hoje vou voltar a pensar no meu projeto de pós-doc! Achei que só eu amava as segundas, rsrs. A você desejo sucesso!
IncrÃvel Thais. Você nos inspira! Boa semana!!!
Oi, Thais
Que maravilha seu ingresso no mestrado! Em qual Universidade você prestou?
Vou adorar conhecer sua forma de organização acadêmica 🙂
Cásper LÃbero
Seus planos são sempre uma inspiração!
QUE POST SENSACIONAL!!! Inspirador, Thais. Desejo muito sucesso na sua jornada. <3
Fico realmente feliz com tudo o que você escreveu. Tenho 26 anos e estou no meio da minha primeira graduação. As vezes sinto um desanimo e me pergunto se valeu a pena esperar tanto para iniciar, se eu não perdi tempo demais, sabe? Ver outras pessoas adultas nessa caminhada de estudos e trabalho dá um ânimo!
#tamojunta
Thais, por qual motivo você desistiu dos concursos públicos?
Abraços
Descobri meu propósito e ele não estava nessa alternativa.
Fiquei inspirada com seu texto!
Também pretendo fazer mestrado e ler sobre a sua preparação é muito útil e inspirador.
Obrigada Thais!
Um alinhamento. Uma coerência fantástica. Uma visualização de vida profissional clara. Você, Thais, de fato muda o ditado popular. Com você é façam o que digo e façam também o que faço. Como no post anterior, tem um preço, tem dedicação, tem renúncia e tem atitude para mudar o que se quer fazer diferente. Obrigada.
Obrigada <3
Que inspiração! Melhor dia da semana! Boa semana pra nós!
Olá Thais, sou professora da PUC-Rio (com doutorado) e, talvez, essas informações te ajudem: a) Nem todas as universidades aceitam professores (apenas) com mestrado. O ideal para as instituições é que o candidato à vaga já tenha doutorado. Isso cria um diferencial para o candidato no momento em que ele se candidata à vaga e também para a universidade, pois melhora a pontuação dela (ter professores doutores em seus quadros) em relação ao MEC. Enfim isto depende da universidade e/ou do departamento dentro da universidade; b) No caso das universidades públicas a chamada para as vagas é feita por meio de editais públicos (sempre presentes em seus respectivos sites) e nas privadas por outros meios, mas também divulgados em seus sites. É bom ter em mente em qual local/departamento v. gostaria de dar aulas e monitorar a possibilidade dessas vagas; c) Sobre o idioma, tenha em mente que, no caso do doutorado (independentemente do autor que v. escolher), v. precisará prestar uma prova de lÃngua estrangeira diferente daquela já avaliada no mestrado. Não tenho conhecimento (mas pode ser) de instituições nas quais o italiano seja opção nessas provas. Normalmente são o inglês, o francês e o alemão. Boa sorte!
Muito obrigada <3
<3 Amando o Blog.
Oi tenho 17 anos e Tô acompanhando direto para ter inspiração… já que esse ano entro numa fase importante da minha vida de cursar uma faculdade EAD.
vai ser difÃcil mas tu é meu exemplo
Thais, Parabéns pela aprovação no mestrado!!!
Sucesso e prosperidade nos seus estudos!
Wow ! Parabéns !!! Inspirador como sempre !!! Nem tenho como agradecer !!!
Uau! Inspirador! Deve ser uma satisfação imensa ter uma visão tão clara da própria vida, estou batalhando para isso. Só uma observação: eu, sendo da área de lÃnguas, tenho um troço quando alguém fala que algum idioma é inútil. Sinceramente? Quando cultura é inútil para alguém?
Minhas férias se encerraram ontem e voltei a trabalhar hoje. Claro que gostaria de ficar mais dias de folga, mas aceito bem o retorno ao trabalho. Gosto da rotina que o trabalho me proporciona. No trabalho, o clima em geral era de lamúria, todo mundo reclamando do fim das férias e por ser segunda-feira. Fico feliz de ver que já não compartilho desse sentimento. Fiquei uns meses desempregados no passado e voltei ao trabalho feliz e grato por ter meu emprego garantido desde o inÃcio do ano.
Muito bom, Thais! Estou empreendendo na área de educação e seu texto vai totalmente no sentido do que penso oferecer ao mundo… Obrigada!
Sensacional, Thais!! Que caminho majestoso, que história incrÃvel vc está desenhando!!
Obrigada pela renovada fonte de inspiração!!!
Obrigada <3
Parabéns sempre e sempre Thais! Você é minha inspiração!
Oi Thais! Eu sou mestre, foi puxado mas também muito gratificante esse perÃodo da vida. Você pode dar aulas sim antes da conclusão. A maioria das universidades e faculdades particulares aceita professores que tenham especialização, para graduação e pós. Agora nas públicas, exigem pelo menos mestrado. Aqui na UnB mesmo nem o mestrado tem sido muito animador porque a exigência é que a maior parte do corpo seja de doutores. Sucesso, e continua firme que vai dar tudo certo! <3
Obrigada <3
Thais, não vejo a hora de ver posts sobre o desenvolvimento do seu mestrado. Eu defendi o meu em outubro do ano passado e diversas vezes quis ler mais sobre a organização do trabalho acadêmico. Eram tantos fichamentos, tantas referências de leitura e insight escrita que às vezes me perdia.
Minha pesquisa foi em História e neste ano eu pretendo escrever meu projeto de doutorado para iniciá-lo em 2019. Tenho certeza que seus apontamentos sobre o assunto me ajudarão na organização das ideias 🙂
Adorei seus planos! Parabéns pela defesa e a conclusão desse ciclo!
Oi Thais, adorei ler seu post. Onde vc está fazendo o mestrado e quem é seu orientad@r? Beijo
Oi Diólia, tudo bem? Estou na Cásper LÃbero com o prof. Luis Mauro Sá Martino.
Excelente texto e me identifiquei muito. Estou concluindo meu mestrado em Direito e sou professora universitária, além de lecionar em cursinhos. Uma das minhas metas deste ano é fazer um site para disponibilizar material e dicas. Boa sorte em seu planejamento!
Artigo sensacional! Sempre muito inspiradora 🙂
Thais, que texto inspirador! Que visão! Q vc tenha mais sucesso a cada dia em seus projetos de vida!
Post muito inspirador, Thais! Como você descobriu seu propósito? Foi um processo lento, foi através de uma ferramenta especÃfica? Sucesso no Mestrado! Abraço!
i Diego, tudo bem? Descrevi um pouco sobre esse processo aqui: https://vidaorganizada.com/2017/11/17/como-eu-descobri-o-meu-proposito/
Leio o VO há muito tempo e tento aplicar seus insights sempre …e olha que coincidencia… tbm fui aprovada no mestrado no final do ano passado â¤ï¸â¤ï¸ Tbm quero dar aulas … e ja penso no doutorado… que legal Thais… 2018 será o ano! Vou te acompanhar nessa jornada. Já leu algo sobre análise bibliométrica? Ajuda muito na hora se organizar os papers da fundamentaçao teórica… bjs
Ainda não, mas capturei aqui para pesquisar a respeito. Obrigada!
O verbo que melhor define o seu texto desta vez é “inspirador”. Que linha de raciocÃnio mais linda! <3
Thais,
Complementando a resposta da Renata, durante o próprio mestrado você pode se informar se seu programa tem estágio de docência. Assim, você poderá dar aula para turmas de graduação antes mesmo da conclusão do mestrado. É uma sugestão. Adorei o texto. Abraços!
Farei isso, Karyn! Obrigada! (amei te ver por aqui <3)
Thais, eu adorei que você deu um exemplo prático e pessoal de planejamento. Fica ainda mais fácil visualizar sua linha de raciocÃnio.
Por muito tempo eu não pensei muito no que queria desenvolver para a minha vida, até mesmo no curso de introdução ao coaching eu fiquei um pouco travada. Mas hoje sinto essa necessidade de traçar metas para o meu desenvolvimento pessoal e profissional, mesmo que haja a possibilidade de muitas mudanças.
Gratidão pelo texto inspirador =)
Foi muito legal receber esse texto por email pois desde o ano passado tenho pensado no mestrado. Já fiz duas pós e o mestrado me pareceu o próximo passo, mas ainda estou na fase do planejamento e de entender, dentre todos os assuntos que me interessam, o que exatamente gostaria de estudar. Comecei a estudar idiomas (italiano e francês) por conta própria e esse ano pretendo terminar o preparatório para a certificação em inglês (CPE). Se texto me ajudou a pensar em que passos preciso dar e me ajudou a traçar algumas linhas que preciso seguir. Seria muito interessante se você fizesse mais material voltado para pessoas que já fazem ou querem fazer um mestrado. Boa sorte nos seus estudos!!
Thais, muito obrigada por dividir conosco seus planos e nos inspirar tanto. Tenho uma visão parecida com a sua. O problema que vejo é que tenho frentes de trabalho, ao meu ver, MUITO distintas. Minha grande paixão sempre foi Artes Visuais, começando com desenho e se desenvolvendo pela fotografia nos últimos anos. Com isso passei a me envolver em projetos de comunicação, e focando bastante, recentemente, em jornalismo comunitário / hiperlocal. E finalmente, trabalho desde jovem na área de Comércio Exterior. Uma área que nunca fui atrás — ela que foi “atrás de mim”, sabe? rs. Mas que estou nela há dez anos e não nego que gosto e me tornei boa nisso. É minha maior fonte de renda hoje!
Cheguei a ingressar na faculdade de Administração + Comércio Exterior e nossa, detestei. Larguei no meio. Sempre sonhei em estudar Artes Visuais, ou História da Arte… Mas acho tão distante do meu trabalho atual hoje. Daà comecei a namorar neste ano Relações Internacionais, que parece conversar um pouquinho com cada uma dessas áreas que falei e que amo tanto (História da Arte, Comunicação e Comércio Exterior).
O que você recomenda pra pessoas que tomaram um rumo desses na vida, rs?
Coaching é uma boa?
Desculpe o textão e obrigada mais uma vez. Bjão e tudo de bom.
Sua missão é encontrar o link entre todas essas coisas. Garimpa aà dentro que com certeza tem, senão você não se interessaria por essas coisas. 😉
Obrigada JJ e obrigada Thais!
Você JJ, meio que descreveu a minha carreira profissional até hoje, umas coisas que não se linkam, mas que eu gosto de diferentes maneiras em cada uma… até meio parecida com a sua experiência. Uma vibe mais administrativa e racional, e algo bem criativo, cultural, histórico até.
Obrigada Thais, vou ver os pontos em comum, o que puxa para qual lado, quais as semelhanças.
Puxa, este blog está mudando a minha vida hehe. Gratidão sempre!
Eu sempre leio seu blog mas raramente comento, então hoje tirei um tempinho só para dizer que adoro o conteúdo e seu estilo, fico na torcida pelos seus planos e agradecida por me inspirar nos meus =)
Esse texto me trouxe calmaria diante de tanto imediatismo! Seu blog em sim está de fato me ajudando a organizar meu tempo e a trabalhar no meu propósito com sensatez. Só tenho a te agradecer, Thais! Venha para o Amapá !!! Um forte abraço.
Obrigada, Carla! Adoraria conhecer o Amapá!
ThaÃs você realmente é inspiradora!
Obrigada por compartilhar suas experiências! 🙂
Que texto inspirador!!!! Admiro a forma como você consegue ver seus projetos de vida ao longo dos anos, porque tenho muita dificuldade nisso, de me ver no futuro… Por isso, amei ver seu exemplo! E fico muito feliz em saber que vem outro livro por aÃ… Aaaa e parabéns pelo mestrado!!! Tenho certeza que você vai arrasar no que se propôs a fazer! Estou na torcida por você!
Obrigada <3
Que texto lindo, Thais! Obrigada por dividir e ser uma inspiração tão presente na minha rotina!
Que bacana, ThaÃs. Boa sorte nos seus planos!!
Eu já tenho mestrado. Fiz aqui no Brasil. E também tenho muita vontade de fazer doutorado no exterior, pelo estudo em si, e pela oportunidade de conhecer novas culturas. A França é o meu “lugar ideal”. Pra mim funciona um pouco diferente do que pra você, pois como sou militar, é o exército que diz quais temas são relevantes, e aà eu busco me encaixar nesses temas de interesse (em vez de buscar algo que seja do meu interesse particular). Mas tenho interesse em algumas áreas de pesquisas desenvolvidas pelo exercito, então isso não seria um problema (por exemplo, controle autómato o de veÃculos aéreos não tripulados – sou engenheira).
Mas penso um pouco diferente de você quanto ao momento: Descobri recentemente que estou grávida (primeiro filho), então pra mim o ideal seria ir entre 5 e 10 anos… Acho que seria uma idade perfeita pra criança aprender outro idioma, e depois, quando voltássemos ao Brasil (já fluente na lÃngua – crianças aprendem tão rápido, né?) ela não teria dificuldades para se readaptar à grade curricular brasileira.
É muito inspirador ver a paixão que você tem pelo seu trabalho e seus estudos. Me serve como um incentivo enorme. Feliz por você ser tão realizada.
Obrigada, Anne <3
Texto inspirador. Eu adoro templates e samples pra aprimorar os meus proprios esquemas e esse texto me deus varias dicas legais de planejamento de longo prazo. Gostei muito da linha do tempo. grata. e se o autor italiano for o Domenico Di Masi, tb gosto muito dele, acho até que vale posts….
Oi Debora, tudo bem? Não é ele, porém ele também é ótimo. Bjo.
Uau!!!!!!! Que texto inspirador, ThaÃs!!! Minha gratidão por você dividir conosco um pouco da sua vida de uma forma tão sincera e transparente. Te desejo muito sucesso nesta sua jornada! :))))
Obrigada por sempre trazer conteúdo útil e inspirador a nossas vidas! 🙂
Inspirador… acho que não vou conseguir dormir depois desta leitura! 😉
Bacana ler isso para ter noção de como planejar.
Adiei a leitura e valeu a pena. Li no melhor momento. ótimo texto Thais! Boa sorte no Mestrado!
Obrigada, Flávia! Hoje postei um texto e um vÃdeo sobre como foi ingressar no mestrado. Espero que goste.
Bom dia ThaÃs!!!
Vc poderia falar onde foi a sua pós-graduação em mÃdias sociais? Tenho muita vontade de fazer uma e estou pesquisando isso. Além da que vc fez, hoje vc teria mais alguma indicação?
Bjinhos e obrigada! Lud.
Oi Ludmila, tudo bem? Aqui no blog tenho alguns posts com o tema “pós-graduação” que podem ajudar. Se tiver alguma dúvida especÃfica sobre o curso em si, por favor, me fale.
Esse teu texto me trouxe muita clareza, ThaÃs. Obrigada por partilhá-lo conosco.
Estou num ano de organização, definições e alinhamento de planos e projetos de vida. Seus livros já me ajudaram muito e seu blog é fantástico.