Minha sugestão para hoje é simples e rápida: criar uma checklist para pendências da semana. O que é isso? É uma lista de coisas para você verificar toda quinta-feira, antes de a semana acabar, para anotar tudo que geralmente você faz no piloto automático, mas em semanas mais corridas pode acabar esquecendo de fazer. Minha nossa, é muito útil para mim!

Eu coloco um lembrete recorrente na minha agenda do Google, assim:

Revisar checklist de pendências da semana

(Para aparecer desse jeito, acima da lista de horários, basta marcar o compromisso como “dia inteiro” ao criá-lo)

E, no meu Evernote, tenho a checklist em um mesmo caderno com todas as outras:

Venho refinando essa checklist ao longo dos anos (já faz uns dois ou três anos que eu uso) e cada vez mais a simplifico e tiro itens. Ela era maior, originalmente, mas cheguei aos itens que considero essenciais verificar na quinta-feira. Você deve adaptar à sua realidade, obviamente.

O que eu faço então? Ao verificar essa checklist, pode ser que não tenha nada pendente. Ótimo, é o ideal! Mas, se tiver algo pendente, imediatamente eu capturo e coloco na minha caixa de entrada. Ao processar, defino a ação, que pode ser feita na própria quinta (as documentações de treinamentos devem ser enviadas até quinta porque na sexta sai um relatório) ou no máximo até sexta.

Dica simples, eficaz, e que me ajuda muitão. Espero que ajude vocês também!

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here