Resumo do mês – Dezembro 2017

14
5633

Uma das maiores mudanças que eu comecei a implementar em dezembro foi a divisão do Vida Organizada em quatro canais. Ainda falarei mais sobre ela, mas você pode ver um pouco sobre o assunto em um vídeo que eu gravei para o canal no YouTube (aliás, ainda não segue o canal? aproveite para seguir! muita coisa legal acontece por lá):

(Se você não estiver vendo o player do vídeo acima, clique aqui para assistir diretamente no YouTube.)

Por isso, eu fiquei um pouco em dúvida se publicaria esse resumo do mês aqui no VO ou no meu blog pessoal, e esse exercício tem sido bem bacana de fazer. De modo geral, o VO é o meu blog oficial, onde eu escrevo sobre como é ter uma vida organizada. Então esses resumos devem entrar aqui sim, porque são um reflexo disso. Agora, tudo o que não tiver a ver com organização, mesmo que seja algo pessoal, isso sim entrará no outro blog. Se você é blogueiro, pode gostar de acompanhar essa mudança que estou fazendo, porque pode trazer insights editoriais interessantes.

Mentoria

Já que estou falando sobre esse assunto, inicio o resumo do mês de dezembro contando sobre a mentoria que eu fiz com a Passa, que foi uma mentoria de direcionamento do negócio como um todo mesmo. A Passa é incrível, tem um dos canais no YouTube para adultos mais legais (PASSA dos 30), e uma experiência profissional muito parecida com a minha. E eu busquei fazer essa mentoria com ela justamente porque, depois de tanto tempo no seu próprio negócio, você não consegue mais enxergar algumas coisas óbvias. Eu queria a visão de alguém de fora, então, para me dar algumas sugestões.

O trabalho foi muito acertado. Realizamos duas sessões, que foram suficientes para me dar um direcionamento gigantesco, que vai se refletir no próximo ano aqui no blog. Aos poucos vou contando tudo para vocês. Em janeiro, vou anunciar “oficialmente” as mudanças e falar mais sobre a estrutura editorial dos blogs de maneira geral. Mas posso adiantar que estou extremamente feliz e satisfeita com o resultado e com o encaminhamento das coisas.

Prioridades

Dezembro também me ajudou a tornar as minhas prioridades mais claras para daqui em diante (não falo “a partir do ano que vem” porque são coisas que estou colocando em prática desde já – para mim, um ano novo começa a cada dia). Li um livro incrível chamado “Ponto de Equilíbrio” (indicação da minha amiga Milena – obrigada!) e uma dica que a autora dá (que ela também pegou de outra leitura) foi a de definir cinco prioridades para a sua vida e, para elas, dedicar tempo todos os dias. Se alguma atividade aparecer e não tiver relação com uma das 5 prioridades, eu devo ser catedrática e falar NÃO.

Consegui então refletir, na minha viagem de férias, sobre essas prioridades, e cheguei às minhas 5, que vou compartilhar em um outro post que venho preparando para janeiro. (Você pode me ouvir descrevendo as prioridades rapidamente na LIVE de planejamento de ano novo que fiz esta semana, também no canal). Essa reflexão me deixou com um sentimento muito bom de satisfação e completude também.

Férias

Eu não costumo tirar um mês de férias anualmente, mas distribuir essas quatro semanas ao longo do ano, de modo que eu consiga descansar em momentos estratégicos. Um desses momentos é antes da semana do Natal e do Ano Novo, quando eu justamente começo a época do ano em que eu trabalho mais (todo mundo quer se organizar para o ano novo). Nessa semana, nosso filho já está de férias também e conseguimos viajar.

Fomos para a praia e foi uma viagem incrível, gostosa, divertida, e que poderia ter durado mais! Só voltamos porque era Natal e tínhamos combinado de passar na casa da minha avó com o restante da família, senão teríamos ficado. Não há dinheiro que pague a sensação de descanso e vida leve que só uma viagem para a praia proporciona.

Nós fomos para Trindade, que fica perto de Paraty (RJ), minha praia preferida desde criança, já com a promessa de repetirmos o feito no final do ano que vem – desta vez, ficando mais tempo.

Mestrado

Dezembro também trouxe uma das conquistas mais felizes da minha vida, que foi ter passado no processo seletivo do mestrado na faculdade que eu queria, com o orientador que eu queria, com o tema que eu pesquisei tanto para definir. Eu também pretendo explorar mais esse tema em posts futuros, pois dá pano para a manga. 🙂 São muitas coisas legais que eu quero compartilhar com vocês, desde a definição até o processo de planejamento, pesquisa do tema, escolha da faculdade e orientador etc.

Meu mês foi quase inteiro tomado por esse assunto, pois foi quando aconteceram as provas, entrevista, matrícula, reunião prévia com o orientador e muito, muito estudo feito com o maior prazer e felicidade de uma pessoa que queria muito uma coisa e conseguiu.

Cursos e eventos

O mês de dezembro foi um pouco mais tranquilo com relação a cursos e eventos de modo geral. Comecei o mês com uma turma incrível de GTD Nível 2: Projetos & Prioridades lotada em São Paulo, logo no dia 2 (um sábado). (Veja as próximas datas para 2018!)

Na semana seguinte, uma viagem para São José dos Campos me levou para algumas palestras em uma empresa, com direito a participar de happy-hour de fim de ano e ganhar presentes. É um carinho muito grande e um sentimento imenso de gratidão que sinto quando participo de eventos assim.

Estou em vias de finalizar o curso online de Organização para empreendedores. As aulas já foram todas gravadas, então agora aproveitarei os próximos meses para melhorar o conteúdo, acrescentar planilhas e outros arquivos complementares. Foi um curso que me orgulhei muito de fazer. Se você é empreendedor e quer se organizar e organizar o seu negócio, dê uma conferida. Meu propósito com esse curso foi realmente ajudar quem tem empresa e acredita que poderia melhorar o seu próprio negócio se se organizasse melhor.

Também entrou no ar (começou) o curso BASE do blog, que tem anualmente, que é o Organize-se em 2018. A primeira aula foi ao ar dia 15 e, em janeiro, retorna com mais aulas, uma LIVE especial e muito, muito conteúdo trazendo o melhor da organização para a sua vida. Muitas pessoas me perguntam qual o melhor curso do blog para começar a se organizar – é este. Este curso é o curso base, que eu redesenho anualmente, sempre melhorando, cujo propósito é te ajudar a se organizar não apenas para o ano novo, mas por toda a sua vida.

Saúde

Uma das prioridades que eu defini, como vocês verão, é que preciso ficar bem. Saúde é um dos pontos, e um dos mais importantes. Este ano foi um ano da virada para mim em termos de saúde (falarei mais sobre isso no post de amanhã, com o resumão de 2017). Em dezembro, eu tomei essa resolução de que eu venho em primeiro lugar. Se eu não dormir bem, descansar, me alimentar bem, fizer exercícios, meditar, fizer coisas que eu gosto, nada mais andará. E eu sei disso já há tempos, claro. Mas nunca priorizei tanto isso quanto estou fazendo agora. Esse estalo, que tive enquanto estava sentada na praia, meditando, no final de uma tarde qualquer este mês, me deixou isso de uma maneira tão clara que se torna impossível ignorar o “chamado”.

Este mês passei no médico algumas vezes, fiz alguns exames, tive que fortalecer algumas vitaminas que já vinha tomando, então foi um assunto que teve bastante a minha atenção e continua tendo, segundo a segundo, o tempo todo.

Blog

Aqui no blog, o tema do mês foi “Finanças em ordem”, então nós tivemos uma série de posts que eu AMEI escrever sobre esse tema. Eu nem queria que o mês acabasse porque queria falar mais sobre isso, e prometo que levarei todos os temas sugeridos e ainda não abordados para posts do ano que vem. Muito obrigada pela contribução de vocês!

Finalizando…

Outras coisas que aconteceram no meu mês:

  • Paul fechou o ano escolar muito bem e sem recuperação. 🙂 Ano que vem ele começa em uma escola nova, e estamos todos na expectativa para ajudá-lo nessa transição.
  • Marido está feliz porque voltará a tocar na banda que ele gostava.
  • Minha avó não está bem de saúde, então ela foi ao médico diversas vezes, pronto-socorro, e tudo isso foi foco de atenção e preocupação este mês para mim e para toda a família. Fico contente por estarmos perto.
  • Meu time foi campeão da Libertadores mas não foi campeão mundial. Tudo bem, faz parte! No próximo ano tentaremos novamente. 🇪🇪
  • Assisti “Extraordinário” (ô filme lindo) e “Star Wars” (tem resenha aqui).
  • Assisti “Os Miseráveis” no teatro (maravilhoso).
  • O Natal em família foi bastante tranquilo e agradável.
  • Só constatei como as pessoas enlouquecem completamente no mês de dezembro achando que vão terminar em 20 dias o que não fizeram antes. Calma, galera. É só um feriado. Foque no que precisa ser fechado no ano civil. Por essa observação eu vejo como meu trabalho é necessário e como as pessoas simplesmente precisam disso.

E o dezembro de vocês, como foi?

Obrigada por estarem aqui. <3

14 comentários

  1. Olá Thais!

    Meu mês de dezembro, foi um mês de descoberta e libertação de coisas que não me faziam bem, isso inclui pessoas tóxicas, contas desnecessárias, projetos sem fundamentos… e tudo isso abriu espaço para uma vida mais feliz e novas e boas companhias!

    Começarei 2018 totalmente focado, com objetivos bem definidos e tudo aquilo que o método GTD proporciona!

    Obrigado pelos ensinamentos este ano, em 2018 estarei acompanhando os conteúdos em todos os canais, adorei o formato!

    Bjs, feliz ANO NOVO!

  2. Olá Thais, tudo bem?
    Acompanho o VO pelo menos há uns 4 bons anos.
    Venho galgado minha organização sem paranoias a longo destes anos, mas foi neste que consegui de fato me organizar com agenda (na verdade o Planner da a.craft).

    Porém estou te escrevendo por outro questão.

    No começo deste ano comecei a estudar para concurso pela primeira vez, Não passei no concurso mais foi importante para sentir várias coisas, e foi mais um processo de análise.

    Estava estudando para outro e estou com suporte de conteúdo bem bacana porém o que pega é a ORGANIZAÇÃO Thais.

    Tenho uma filha de 9 anos fazendo 10 em março, trabalho das 08:00 até às 18:00 e as vezes até às 20:00 e alguns poucos sábados também. Como trabalho com orçamento para construção civil, trabalhamos com prazos e eles mudam a cada 20 minutos.

    Chego em casa às 19h e preciso organizar a vida escolar da minha filha, ficar um pouco dela, comer e ajudar na lição de casa (moro com meus pais). Além disso ajudo administra o edifício onde moramos.

    Ou seja, sinto que tenho força de vontade, quero muito encarar este desafio, porém o que acontece é o seguinte:

    No domingo eu sento e programo minha semana com tudo + o tempo de estudos e ai o que acontece é que quando a minha filha está em semana de provas ou com aquela lição cabeluda eu não consigo estudar e me sinto péssima, pois minha organização falhou e não consegui me dedicar a este projeto, mas sei que ela precisa muito de mim.

    Não sei se estou com coisas de mais ou se de fato é falta de mais organização, algo que não consigo ver que pode ser melhorado;

    DETALHE: O concurso é importante para mim pois é um dos caminhos para melhorar minha qualidade de vida e financeiramente.

    Obrigada por ser fonte de conhecimento diariamente L;)

    • Oi Nicole, tudo bem?

      Acho que vale a pena você criar checklists que te tragam o essencial para fazer diariamente, tanto em casa quanto com relação à filha.

      E se planejar semanalmente. Porque, no caso de períodos de provas para ela, por exemplo, você consegue saber que vai ter menos tempo para estudar porque terá mais demanda da parte dela.

      Boa sorte,
      Thais

    • Nicole, eu poderia te sugerir que separasse 30 minutos diários para repassar a matéria com ela. E na semana de provas, caso a escola consiga te entregar o cronograma com algumas semanas de antecedência, estudar 60 minutos acompanhando ela, e com ela ao seu lado caso precise de ajuda, enquanto você estuda.

  3. Olá Thais, eu quero organizar o espaço de arrumação na sala de atividades. Sou educadora de infância e cheguei agora a uma nova escola. Terei que fazer um pouco em cada dia. Já percebi que devo começar por detalhar, mas como eu nem sei o que vou encontrar, estou com dúvidas:
    Se despejar um espaço para ver o que quero manter, como é que sei onde vai ficar arrumado?
    Faço um esboço dos espaços de arrumação para decidir onde fica o quê?
    Obrigada.
    Abraço de Portugal.

    • Oi Regina, tudo bem?
      Caso mais específicos assim geralmente são tratados em serviço de consultoria, para que eu possa ajudar de uma maneira efetiva. Fica difícil opinar assim…
      Recomendo uma consultoria com Personal Organizer em sua região, nem que seja uma breve visita de inspeção, apenas para que ela possa te dar algumas ideias.

      Boa sorte.

  4. Ai Thais, que emoção! Estou muito feliz com suas conquistas! Acompanho você o ano inteiro, mas confesso que estou mais próxima do seu conteúdo esse mês, principalmente pela minha necessidade pessoal, mas porque eu estou realmente muito satisfeita com todas as mudanças. O layout do blog tá melhor (pra mim), tive identificação com praticamente todo o conteúdo gerado e também confio na sua decisão sobre a divisão dos blogs!

    Esse mês você me ajudou MUITO, estou realmente agradecida. Consegui reinstalar todo o meu sistema GTD, com muito mais clareza sobre o que funciona ou não pra mim. O Evernote sempre foi meu queridinho, mas eu ficava confusa quando via você migrando pro Todoist. Sei que faz parte do seu trabalho, você sempre deixou isso claro, mas eu ainda ficava com a pulga atrás da orelha. Dessa vez eu admiti pra mim mesma, depois de inúmeras tentativas em outros aplicativos, que o EN é o melhor pra mim. E não é que está fluindo lindamente?

    Outra coisa que estava me tirando o sono eram algumas dívidas, que eu parecia estar imersa nelas, sem saber o que fazer exatamente. Hoje eu consegui fazer um planejamento de pagamentos de todas elas, usando uma pipeline, que vi você falando dela aqui no blog.

    A live sobre planejar o ano novo também foi excepcional. Me deu um bom direcionamento estabelecer um lema pra 2018 (o meu será “prática constante”), pensar nos princípios para uma vida organizada e nas 5 prioridades (que no caso, transcrevi para as minhas áreas de foco no GTD). Já me sinto muito melhor em encerrar esse ciclo de 2017! Obrigada por tudo!

  5. Thaís, eu acompanho o seu trabalho há 10 anos, vi anonimamente vc e seu trabalho passar por diversas transformações, mas enfim chegou o momento de eu me manifestar: você é extremamente inteligente.
    O seu trabalho tem uma marca inovadora só sua, impossível copiar como já tentaram “alguns” e só tenho a dizer que sou muito grata por compartilhar tanto conhecimento e que torci por você quando fazia pós graduação e já estou na torcida e sabendo que vc será uma vitoriosa com louvor no seu mestrado. Um Feliz Ano Novo.

  6. Thais, gostei muito do seu texto, muito inspirador para nós! Fiquei particularmente interessada quando vc falou de mestrado. Sou doutoranda, e por essa vida de pós graduação no Brasil, já vi de tudo um pouco… coisas que são difíceis de acreditar, inclusive. Me refiro a coisas das do tipo descritas nessa reportagem da Folha: “Estudantes de mestrado e doutorado relatam suas dores na pós-graduação” (http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2017/12/1943862-estudantes-de-mestrado-e-doutorado-relatam-suas-dores-na-pos-graduacao.shtml). Caso seja de seu interesse, gostaria de ouvir sua opinião sobre esse assunto relatado na reportagem, se possível. Obrigada por tudo! 🙂 Sucesso, e feliz 2018!

  7. Thais! Fico muito feliz por você, por suas conquistas, de verdade! Vc é minha inspiração número 1 há ANOS.
    Em dezembro, mesmo com um filhotinho pequeno de 4 meses, uma filhotinha de 5 anos faladeira e querendo atenção FULL TIME de férias enquanto eu trabalho com os 2 nas costas, consegui terminar seu livro! E no final simplesmente ADOREI a ideia das 31 ideias pra curtir com a família. Porque por mais que queiramos a casa impecável, organizada, fluindo bem… queremos também tempo pra quem amamos. E terminar o livro com essa parte foi ótimo pro meu mindset: se feito mas não perfeito, pelo menos tempo pra quem amo tem.

    Fiz 30 anos esse mês, tive alguns baques, tava meio chateada com algumas pessoas, mas no fim, deixei isso de lado e consegui ver todos meus familiares próximos. Minhas avós, assim como a sua, estão doentinhas, e consegui juntar a família por elas foi lindo!

    De certa forma, consegui desencanar de muita coisa que me deixava ansiosa. Arrumei minhas prioridades pro ano que vem, que me tranquilizou muito. Aprendi com seus textos sobre finanças. Foquei no que importa – ou estou tentando – em todas as áreas. Não consegui viajar… nem passear. Mas meu filho com saúde era mais importante pra mim. Criança pequena demanda tempo e sacrifícios.

    Gostei de saber do curso online para empreendedores. Vou por na lista de estudos!

    Sempre por aqui, te desejo um 2018 cheio de boas energias, próspero em todos os sentidos da sua vida! Você faz diferença na vida de muitos!!! E parabéns pelo mestrado! Você merece mais essa conquista!

  8. Thaís, sempre muito inspirador ler sobre como a organização te conduz nesse processo de auto aprimoramento constante! Queria deixar como sugestão que você escrevesse uma resenha sobre o livro “O Ponto de Equilíbrio”, fiquei curioso 😉
    Parabéns e obrigado por compartilhar tanto com a gente!

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui