Categoria(s) do post: Estudos

Um dos assuntos que os leitores do blog mais me pedem para escrever a respeito é sobre o estudo do Inglês. Hoje eu gostaria de falar sobre uma das coisas que mais me ajudaram a aperfeiçoar o idioma – na verdade, o principal drive de todo o estudo, que foi me preparar para falar inglês em viagens.

Meu estudo do inglês era muito incipiente até eu ouvir da minha gestora (na época) que eu faria uma viagem para fazer um curso de 10 dias nos Estados Unidos. Eu considerava meu inglês intermediário – aquele que me fazia conseguir ler de uma maneira razoável (sempre com um dicionário ao lado, mas entendendo o contexto geral), ouvir e entender cerca de 60 a 70% do que eu ouvia, mas nunca tendo precisado efetivamente conversar em inglês com outras pessoas em uma situação real, no dia a dia. Foi então que comecei a me preparar.

Me inscrevi em um curso online onde eu treinaria basicamente conversação. O ideal realmente teria sido dedicar mais tempo de estudo í  gramática e a leituras, mas não consegui conciliar tanto assim na época. E isso fez MUITA falta.

Eu fui sozinha para os Estados Unidos. Minha primeira vez fora do paí­s, sem nenhum conhecido por perto. E só então você descobre como faz falta saber alguns diálogos básicos que serão aqueles que você mais vai usar.

Por exemplo, uma dificuldade que tive foi em controlar meu nervosismo no aeroporto, ao passar pela imigração norte-americana, e conseguir responder tudo apropriadamente, sem engasgar (tanto) e encontrando as palavras corretas. Foi a parte que fiquei mais ansiosa, mas felizmente deu tudo certo.

Depois, ao longo da viagem, você não pode ficar trancada em um quarto de hotel (né!). Então, para pegar um táxi, fazer check-in no hotel, sair, pedir seu jantar em um restaurante, fazer compras, ou mesmo interagir com as pessoas de qualquer maneira, você precisa saber algumas coisas que são bem básicas mesmo. Eu acho que meu principal “erro” (entre aspas, porque eu não sabia, simplesmente) na época foi não ter treinado meu inglês para essas situações especí­ficas, pois sei que isso teria me ajudado muito.

Se eu tivesse tido a oportunidade de fazer um curso de inglês enxuto e voltado exclusivamente para viagens, teria me ajudado DEMAIS. Não teria pensado duas vezes. Por isso, se você estiver planejando uma viagem, você pode gostar de conhecer o Curso de Inglês Para Viagem do Júnior Silveira – um curso que serve justamente para preparar o aluno para enfrentar as situações mais comuns que ele encontrará em suas viagens, tais como:

  • Aeroporto, imigração, alfí¢ndega, como encontrar seu terminal, como despachar malas, como fazer perguntas e respondê-las para autoridades internacionais.
  • Táxi, Uber e meios de transporte de maneira geral, para evitar confusões em seus trajetos e conseguir comunicar onde vai sem maiores transtornos.
  • Restaurantes, lanches, bebidas: como pedir, conversar, conhecer as opções.
  • Compras: como negociar, pedir troco, perguntar a forma de pagamento, o preço, enfim, muitas opções aqui!

í‰ um curso composto com ví­deo-aulas com exercí­cios de áudio e apostilas em PDF para que os alunos estudem depois de cada aula. E o mais legal: o curso é totalmente gratuito e ficará disponí­vel no YouTube.

Entre os dias 4 e 8 de dezembro serão postadas aulas diariamente no canal do Júnior Silveira no YouTube. 

Se você estiver prestes a viajar ou planejando uma viagem para o ano que vem, aproveite esse final de ano para adiantar seus estudos e treinar o idioma. Quanto mais você conseguir treinar e estudar antes de ir, melhor.

Alie qualquer curso com o uso diário da lí­ngua em situações cotidianas como: lendo notí­cias em inglês, mexendo em aplicativos, vendo filmes sem legenda e traduzindo letras de música e você certamente vai se preparar com muita qualidade não apenas para a sua próxima viagem, mas para ter o inglês fluente em muito pouco tempo.

Deixe seu comentário

4 comentários

  1. Layana comentou:

    já salvei no meu calendário para assistir a essas aulas!
    Faço curso de inglês, mas me sinto muito travada, por não ter com quem conversar “ao vivo” sabe…
    mas nunca deixo de estudar!

  2. Shirley Capela comentou:

    Melhor artigo que já li!

  3. Adorei este artigo. Morro de viajar justamente por conta do idioma. Aí por causa disso acabo gastando, ao invés de investir no assunto rs

  4. MARIA JOSE ADAMI BUENO comentou:

    Adorei a dica! Obrigada Thais! Já entrei no canal do Júnior Silveira e fiz a inscrição! Faço um curso de inglês online e acho que as aulas com ele vai dar uma “alavancada”, rs…