fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Resumo do mês – Outubro 2017

Uau, outubro foi um mês intenso para mim. Eu tinha muitas viagens programadas e, no início do mês, precisei fazer uma parada forçada para fazer exames (suspeita de anemia), fazer repouso em tudo o que pudesse ser adiado e prestar atenção demais na alimentação e no meu descanso rotineiramente.

Sabe, foi um mês de muitos aprendizados pessoais, internos e intensos. Um mês feliz por isso! Não consigo expressar completamente porque algumas coisas são demasiadamente íntimas para expôr, mas estou chegando neste final de mês muito feliz de verdade. Vou contar alguns acontecimentos para fazer um resumão do meu mês aqui neste post então.

As viagens que eu fiz este mês foram:

  • Brasília, bem no comecinho, para ministrar o curso de GTD com foco em projetos. Ir para Brasília sempre é legal. A turma de lá é incrível e eu saio renovada.
  • Belo Horizonte, a lazer, para assistir o show do Paul McCartney (também fui em São Paulo). Tinha comprado a viagem lá atrás, em maio…
  • Porto Alegre, depois do feriado, para ministrar o curso básico de GTD. Foi uma viagem legal porque, como vocês sabem, eu sou gremista, então quando agendei a viagem eu já me programei para ficar mais dias e assistir um jogo do Grêmio, rever alguns amigos e passear um pouco. Foi ótimo!
  • Londrina, no final do mês, para dois treinamentos internos, em uma empresa.

Outra coisa que fiz este mês foi voltar a usar o Todoist. Ainda não fiz um post mostrando meu setup, mas pretendo fazer em breve. Assim… de modo geral, gente, a estrutura é sempre a mesma, a do GTD. Muda uma coisinha ou outra, coisa de detalhes.

Tem muitas coisas legais acontecendo com o filhote. Ele tem lido bastante, temos passado muito mais tempo juntos. Este mês ele também começou a aprender a tocar piano, o que era algo que eu tinha planejado que ele começasse a aprender com sete anos (idade atual), mas tinha deixado bem livre para ele escolher. Há alguns meses ele vinha manifestando essa vontade e, agora em outubro, nós demos um teclado de presente no Dia das Crianças para ele brincar. Ele adorou! A ideia é colocá-lo para fazer aulas, provavelmente no ano que vem.

Bom, outra coisa que eu fiz foi iniciar um desafio de leitura para ler os 100 maiores livros de negócios de todos os tempos. É um desafio que vou fazer de forma super sussa, para longo prazo. Atualmente, estou lendo “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, do Dale Carnegie. Você pode acompanhar as minhas leituras atuais no meu Instagram – tenho postado sempre lá.

Minha rotina tem estado maravilhosa ultimamente. Aliás, eu li um livro sobre isso (“Daily Rituals”, do Mason Currey) que me inspirou muito. Tenho valorizado cada vez esse aspecto e já até escrevi alguns textos para o meu livro, que será sobre trabalho (e lançado ano que vem). Alguns trechos eu peguei para posts que em breve entrarão no ar.

Falando um pouquinho sobre outras coisas relacionadas a trabalho. Bem, eu percebi que, com o tempo, não dava para eu continuar fazendo tudo no Vida Organizada. Por isso, venho, há alguns meses, exercendo um movimento de capacitar pessoas para que possam fazer meu trabalho de forma até melhor do que eu, de modo que eu possa ficar mais livre para atuar com o GTD mesmo (como especialista) e também ficar no direcionamento do meu negócio (como empreendedora).

Em outubro, a Carol e eu finalizamos a formatação do novo trabalho de consultoria, que vai substituir o coaching, e ele está simplesmente maravilhoso! Basicamente foi assim: eu peguei todo o programa de coaching do Vida Organizada, que tem foco em organização, claro, e transformei em um curso particular super completo, que vamos passar a oferecer a partir deste mês. Temos pessoas que já estão aguardando na fila de espera do coaching há meses, que serão priorizadas. Depois, abriremos para outras pessoas novas.

Quem participar desse curso particular vai ganhar um kit de organização muito fofo que inclui livro autografado, artigos de papelaria e outros mimos!

Ainda sobre trabalho, uma coisa muito importante que aconteceu em outubro foi que eu passei a ficar responsável pela organização de tudo relacionado aos cursos de GTD abertos ao público (que nós chamamos de turmas abertas). Isso foi uma conquista muito bacana, mas que também trouxe uma avalanche de demanda que eu não esperava (em termos de volume). Ainda estou me adaptando, mas chegando a este final de mês um pouco mais adaptada!

Só para vocês saberem: a Call Daniel (franquia brasileira do GTD) tinha uma empresa terceirizada que cuidava das vendas de tudo relacionado ao GTD, e essa empresa não venderá mais nada relacionado ao GTD. Por isso, as funções foram distribuídas, e eu pedi para assumir a das turmas abertas porque, de maneira geral, já são pessoas que me acompanham com o blog e através das redes sociais. Sim, faz sentido e é ótimo mesmo! Aguardem novidades de maneira geral.

O que vocês já podem saber:

  • Aqui no blog tem uma página onde centralizo a divulgação de todos os cursos de GTD. Em breve vai entrar nela a agenda de cursos do ano que vem. Eu pretendo realizar uma turma por mês em São Paulo e uma turma por mês em outra cidade.
  • Teremos cursos online de GTD! Não podemos oferecer os cursos principais no formato online, mas temos módulos de instalação e implementação, de até duas horas cada, que serão oferecidos!
  • Toda semana, em breve, teremos uma Revisão Semanal Guiada ao vivo para ajudar você a adquirir o hábito de fazer a revisão semanal do GTD.
  • Em dezembro, vou organizar uma semana de GTD no YouTube entre o Natal e o Ano Novo. Inscreva-se no canal para não perder essa novidade.
  • Ah, importante: todas as inscrições em cursos abertos de GTD agora devem ser feitas comigo. Então você pode me contatar diretamente caso queira participar de algum curso.

Bem, falando sobre estudos agora. Como vocês sabem, estou fazendo um curso de Inglês e aproveitando pelo menos até o final do ano que vem para investir mais pesado (em termos financeiros) no idioma. A ideia é aproveitar esse período em que ainda estou realizando certificações do GTD para me aprofundar. Depois, eu pretendo começar a estudar outro idioma, para focar em um futuro doutorado.

Algo muito interessante que aconteceu em outubro foi eu ter tido uma epifania em termos de: o que quero estudar (no meio acadêmico) e deixar de legado. Isso me ajudou a focar meus estudos em temas como disrupção digital, sociologia do trabalho e sobrecarga de informações e demandas. Meu mestrado vai girar em torno disso, então. Meu planejamento era entrar no mestrado entre o segundo semestre de 2018 e o primeiro semestre de 2019, mas estou tão ansiosa que talvez tente antes disso (rs).

Sabe, em 2006 eu conheci o GTD, e isso foi um marco na minha vida. Este ano, eu descobri a sociologia do trabalho, e vejo como outro marco igual. É como o Steve Jobs dizia – aquela coisa sobre “conectar os pontos”. Sempre fui apaixonada por esse assunto, desde a minha primeira faculdade (Jornalismo). Cheguei a considerar estudar História e Ciências Sociais porque eram as disciplinas que eu mais gostava na faculdade. Mesmo trabalhando com Marketing, sempre li assuntos e autores relacionados – Gramsci, Bobbio, Eric Hobsbawn etc.

E ter começado a trabalhar com produtividade, lidar com pessoas, ir em empresas e ver a realidade que é estressante pra TODO MUNDO… isso me fez ver que um dos grandes propósitos que eu tenho é de ajudar as pessoas a serem menos estressadas. E sabe, isso guia tudo. Guia o fato de eu ter o blog, de trabalhar com GTD, de ter dado aula de meditação, de agora querer fazer um mestrado falando sobre isso. Conectar esses pontos e ver coerência nas escolhas é maravilhoso, e o que me deixa mais extasiada com relação a tudo isso é saber que ainda há muito mais descobertas por vir na minha vida! E vamos que vamos!

Entendem por que eu disse que outubro foi um mês feliz? Foi muito feliz. Me trouxe aprendizados e descobertas incríveis. Vou dormir com a sensação de missão cumprida todos os dias e acordo empolgada para começar cada dia, porque sei que vou ter a oportunidade de fazer tantas coisas legais! (e lidar com aquelas nem tanto também, mas estou viva, viva!)