Aqui vai uma coletânea de livros lançados recentemente que podem ser boas sugestões de leitura para esta estação.
Crer ou não crer (Padre Fábio de Melo e Leandro Karnal)
Uma discussão imperdÃvel O que pode dizer um homem que fez o voto de se dedicar a Deus a outro que está plenamente convencido de Deus não existe? O que pode ouvir um crente de um ateu? O que um ateu pode aprender? São questões assim que guiaram o encontro entre o padre Fábio de Melo e o historiador Leandro Karnal e resultaram neste livro. Um debate rico e respeitoso entre um cético e um católico que oferece uma referência importante aos brasileiros crentes e não crentes. Com coragem para provocar um ao outro e humildade para aceitar os argumentos, os autores discutiram pontos fundamentais, como se o mundo é melhor ou pior sem Deus e se a religião ajuda ou atrapalha. Questionaram o quanto a fé faz falta e discutiram as esperanças, os medos e a morte no horizonte de quem crê e quem não crê. Crer ou não crer é o resultado de muitas horas de conversa entre um dos padres mais amados do paÃs com um dos mais populares historiadores. Uma obra que irá agradar e enriquecer milhões de leitores.
A elite do atraso (Jessé Souza)
Numa época em que a questão das desigualdades racial e social estão, mais do que nunca, no centro de cena – dos grandes veÃculos de comunicação aos comentários nas redes sociais e até mesmo nas conversas das mesas de bar, onde todos parecem ter uma ideia muito bem definida do que é capaz de construir um paÃs ideal –, o sociólogo Jessé Souza escancara o pacto dos donos do poder para perpetuar uma sociedade cruel forjada na escravidão. Esse é o pilar de sustentação de nossa elite, A Elite do Atraso. Depois da polêmica aberta pela obra A Tolice da Inteligência Brasileira e da contundência exposta em A Radiografia do Golpe, o autor apresenta obra surpreendente, forte, inovadora e crÃtica na essência, com um texto aguerrido e acessÃvel. A Elite do Atraso é um livro para ser apoiado, debatido ou questionado – mas será impossÃvel reagir de maneira indiferente à leitura contundente de Jessé Souza a ideias difundidas na academia e na mÃdia.
Tartarugas até lá embaixo (John Green)
Depois de seis anos, milhões de livros vendidos, dois filmes de sucesso e uma legião de fãs apaixonados ao redor do mundo, John Green, o autor do inesquecÃvel A culpa é das estrelas , lança o mais pessoal de todos os seus livros: Tartarugas até lá embaixo .
A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido – quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro – enquanto tenta lidar com o próprio transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
Repleto de referências da vida do autor – entre elas, a tão marcada paixão pela cultura pop e o TOC, distúrbio mental que o afeta desde a infância –, Tartarugas até lá embaixo tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos. Um livro incrÃvel, recheado de frases sublinháveis, que fala de amizades duradouras e reencontros inesperados, fan-fics de Star Wars e – por que não? – peculiares répteis neozelandeses.
Vidas muito boas (J.K. Rowling)
“Como podemos aproveitar o fracasso?†“Como podemos usar nossa imaginação para melhorar a nós e os outros?â€. J.K. Rowling responde essas e outras perguntas provocadoras em Vidas muito boas, versão em livro do famoso discurso de paraninfa da autora da série Harry Potter na Universidade de Harvard, que chega à s livrarias brasileiras no dia 7 de outubro. Baseado em histórias de seus próprios anos como estudante universitária, a autora mundialmente famosa aborda algumas das mais importantes questões da vida com perspicácia, seriedade e força emocional. Um texto cheio de valor para os fãs da escritora e surpreendente para todos que buscam palavras inspiradoras.
E você, o que pretende ler nessa primavera?
Oi! Eu já comprei para ler o Desperte seu Gigante Interior do Anthony Robbins e estou lendo Quem Pensa, Enriquece do Napoleon Hill. o//
Estou buscando leituras de mindset e comportamento, acho muito interessante esses assuntos!
OI Maria Elena, poderia indicar algumas leituras?
Oi Lucy!
Minhas últimas leituras e que indico foram Gestão da Emoção e Código da Inteligência do Augusto Curry. São dois livros que mostram como nosso pensamento funciona e como trabalhar isso a nosso favor.
Atualmente estou lendo o Quem Pensa, Enriquece do Napoleon Hill, tenho gostado bastante apesar de ser um livro publicado em 1966 é um livro com questões bem atuais.
Os três próximos da lista que me recomendaram e eu passo a recomendação para frente é o Desperte seu Gigante Interior do Anthony Robbins, o Uma Breve História da Humanidade – Sapiens do Yuval Noah Harari, e o Mindset da Carol Dweck.
Essas são minhas indicações para as próximas aquisições e leituras!
Abraço!
Gostei de todas as sugestões. Estou lendo e amando no momento o do Cortella , FamÃlia urgências e turbulências q vc sugeriu em um vÃdeo. Terminei o Na minha pele do Lázaro Ramos, muito bom também é relendo e lendo os que não conhecia de Zélia Gattai. Pipistrelo das mil cores dela é um infantil maravilhoso que vale a pena adulto ler também.
Já li “Crer ou não Crer” e simplesmente fiquei encantada com Karnal e padre Fábio de Melo, figuras com crenças tão distintas, pessoas tão disponÃveis em construir um diálogo. O livro trata de um tema que gera tantas polêmicas de uma forma leve e respeitosa.
Adoro esses posts, deveria fazer um por mês 🙂
O do John Green é o próximo na minha lista!
Quero terminar de reler o GTD e ler o “Trivium” sobre as artes liberais.
Olá ThaÃs ☺
Por sua causa descobri ontem o autor Jesse Souza e estou adorando muito. Ele explica mesmo quem somos.
Bj e obrigada Simone
Oi Thais,
Sou leitora assÃdua e tomo a liberdade de pedir uma sugestão, inclusive de quem aqui lhe escreve: pode indicar um livro para um clube do livro?? Temos um aqui em Portugal para nos ajudar a integrar e nos fortalecer como mulheres, pois estamos todas nos reinventando num paÃs e realidade/rotina diferentes. Começamos com Clarice Lispector, “Uma aprendizagem”. Adoro suas dicas, sempre! Obrigada! Beijo, Tati
Estou lendo alguns do Napoleon Hill. Na sequência tenho uns do Cerbasi e uns sobre educação.
Li recentemente o livro “Melhor do que antes” da jornalista nova-iorquina Gretchen Rubin. Inspirada nos posts da Thais tenho buscado ler livros sobre produtividade e este é um livro que aborda como podemos mudar nossos hábitos em prol de viver uma vida mais feliz. Super recomendo, pois o livro aborda 4 perfis de comportamento e como estes se estabelecem na mudança de hábitos.
Oi Thais,
Me deparei com esse livro: Controle sua vida com o GTD – Marcos Spina
Você já viu/leu?
Queria saber o que achou, se há alguma novidade, ou qualquer outra coisa que valha a leitura.
Abraço!
Já vi mas não me interessei.
Costumo recomendar apenas materiais oficiais da David Allen Co. ou de pessoas certificadas por eles.