Livros para ler nessa primavera

13
5841

Aqui vai uma coletânea de livros lançados recentemente que podem ser boas sugestões de leitura para esta estação.

Crer ou não crer (Padre Fábio de Melo e Leandro Karnal)

Uma discussão imperdível O que pode dizer um homem que fez o voto de se dedicar a Deus a outro que está plenamente convencido de Deus não existe? O que pode ouvir um crente de um ateu? O que um ateu pode aprender? São questões assim que guiaram o encontro entre o padre Fábio de Melo e o historiador Leandro Karnal e resultaram neste livro. Um debate rico e respeitoso entre um cético e um católico que oferece uma referência importante aos brasileiros crentes e não crentes. Com coragem para provocar um ao outro e humildade para aceitar os argumentos, os autores discutiram pontos fundamentais, como se o mundo é melhor ou pior sem Deus e se a religião ajuda ou atrapalha. Questionaram o quanto a fé faz falta e discutiram as esperanças, os medos e a morte no horizonte de quem crê e quem não crê. Crer ou não crer é o resultado de muitas horas de conversa entre um dos padres mais amados do país com um dos mais populares historiadores. Uma obra que irá agradar e enriquecer milhões de leitores.

Ver na Amazon

A elite do atraso (Jessé Souza)

Numa época em que a questão das desigualdades racial e social estão, mais do que nunca, no centro de cena – dos grandes veículos de comunicação aos comentários nas redes sociais e até mesmo nas conversas das mesas de bar, onde todos parecem ter uma ideia muito bem definida do que é capaz de construir um país ideal –, o sociólogo Jessé Souza escancara o pacto dos donos do poder para perpetuar uma sociedade cruel forjada na escravidão. Esse é o pilar de sustentação de nossa elite, A Elite do Atraso. Depois da polêmica aberta pela obra A Tolice da Inteligência Brasileira e da contundência exposta em A Radiografia do Golpe, o autor apresenta obra surpreendente, forte, inovadora e crítica na essência, com um texto aguerrido e acessível. A Elite do Atraso é um livro para ser apoiado, debatido ou questionado – mas será impossível reagir de maneira indiferente à leitura contundente de Jessé Souza a ideias difundidas na academia e na mídia.

Ver na Amazon

Tartarugas até lá embaixo (John Green)

Depois de seis anos, milhões de livros vendidos, dois filmes de sucesso e uma legião de fãs apaixonados ao redor do mundo, John Green, o autor do inesquecível A culpa é das estrelas , lança o mais pessoal de todos os seus livros: Tartarugas até lá embaixo .

A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido – quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro – enquanto tenta lidar com o próprio transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Repleto de referências da vida do autor – entre elas, a tão marcada paixão pela cultura pop e o TOC, distúrbio mental que o afeta desde a infância –, Tartarugas até lá embaixo tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos. Um livro incrível, recheado de frases sublinháveis, que fala de amizades duradouras e reencontros inesperados, fan-fics de Star Wars e – por que não? – peculiares répteis neozelandeses.

Ver na Amazon

Vidas muito boas (J.K. Rowling)

“Como podemos aproveitar o fracasso?” “Como podemos usar nossa imaginação para melhorar a nós e os outros?”. J.K. Rowling responde essas e outras perguntas provocadoras em Vidas muito boas, versão em livro do famoso discurso de paraninfa da autora da série Harry Potter na Universidade de Harvard, que chega às livrarias brasileiras no dia 7 de outubro. Baseado em histórias de seus próprios anos como estudante universitária, a autora mundialmente famosa aborda algumas das mais importantes questões da vida com perspicácia, seriedade e força emocional. Um texto cheio de valor para os fãs da escritora e surpreendente para todos que buscam palavras inspiradoras.

Ver na Amazon

E você, o que pretende ler nessa primavera?

13 comentários

  1. Oi! Eu já comprei para ler o Desperte seu Gigante Interior do Anthony Robbins e estou lendo Quem Pensa, Enriquece do Napoleon Hill. o//
    Estou buscando leituras de mindset e comportamento, acho muito interessante esses assuntos!

      • Oi Lucy!
        Minhas últimas leituras e que indico foram Gestão da Emoção e Código da Inteligência do Augusto Curry. São dois livros que mostram como nosso pensamento funciona e como trabalhar isso a nosso favor.
        Atualmente estou lendo o Quem Pensa, Enriquece do Napoleon Hill, tenho gostado bastante apesar de ser um livro publicado em 1966 é um livro com questões bem atuais.
        Os três próximos da lista que me recomendaram e eu passo a recomendação para frente é o Desperte seu Gigante Interior do Anthony Robbins, o Uma Breve História da Humanidade – Sapiens do Yuval Noah Harari, e o Mindset da Carol Dweck.
        Essas são minhas indicações para as próximas aquisições e leituras!
        Abraço!

  2. Gostei de todas as sugestões. Estou lendo e amando no momento o do Cortella , Família urgências e turbulências q vc sugeriu em um vídeo. Terminei o Na minha pele do Lázaro Ramos, muito bom também é relendo e lendo os que não conhecia de Zélia Gattai. Pipistrelo das mil cores dela é um infantil maravilhoso que vale a pena adulto ler também.

  3. Já li “Crer ou não Crer” e simplesmente fiquei encantada com Karnal e padre Fábio de Melo, figuras com crenças tão distintas, pessoas tão disponíveis em construir um diálogo. O livro trata de um tema que gera tantas polêmicas de uma forma leve e respeitosa.

  4. Olá Thaís ☺

    Por sua causa descobri ontem o autor Jesse Souza e estou adorando muito. Ele explica mesmo quem somos.
    Bj e obrigada Simone

  5. Oi Thais,

    Sou leitora assídua e tomo a liberdade de pedir uma sugestão, inclusive de quem aqui lhe escreve: pode indicar um livro para um clube do livro?? Temos um aqui em Portugal para nos ajudar a integrar e nos fortalecer como mulheres, pois estamos todas nos reinventando num país e realidade/rotina diferentes. Começamos com Clarice Lispector, “Uma aprendizagem”. Adoro suas dicas, sempre! Obrigada! Beijo, Tati

  6. Li recentemente o livro “Melhor do que antes” da jornalista nova-iorquina Gretchen Rubin. Inspirada nos posts da Thais tenho buscado ler livros sobre produtividade e este é um livro que aborda como podemos mudar nossos hábitos em prol de viver uma vida mais feliz. Super recomendo, pois o livro aborda 4 perfis de comportamento e como estes se estabelecem na mudança de hábitos.

  7. Oi Thais,

    Me deparei com esse livro: Controle sua vida com o GTD – Marcos Spina

    Você já viu/leu?

    Queria saber o que achou, se há alguma novidade, ou qualquer outra coisa que valha a leitura.

    Abraço!

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui