fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Organizando os projetos por áreas de foco no Todoist

Dica rápida para organizar seus projetos por áreas de foco dentro do Todoist.

Crie uma pasta (“projeto”) chamada “Projetos”.

Dentro dessa pasta, crie outras duas: Pessoais e Profissionais.

Dentro tanto de pessoal quanto de profissional, crie uma pasta para cada área de foco. Abaixo, você vê as minhas. Por gentileza, personalize as suas de acordo com as suas áreas respectivas. Se precisar de explicações adicionais, leia este post.

O Todoist chama de projetos as pastas que ele cria. Por favor, não confunda com o conceito de projeto que eu uso (que vem do GTD): resultados que quero concluir em até um ano e que demandam mais de um passo para essa conclusão.

Cada projeto meu eu adiciono ao meu sistema adicionando o que o Todoist chama de “tarefa” (por favor, não deixe a semântica te confundir – são apenas itens).

Todo o plano do projeto – ou seja, informações, planejamentos, ações futuras e tudo o mais que ainda não forem próximas ações – entra na parte de notas do projeto. As ações eu coloco nas pastinhas correspondentes de contextos, em aguardando resposta ou no calendário. (Se você tem dúvidas sobre toda essa nomenclatura, recomendo este post).

Organizar meus projetos dessa forma permite que eu veja quantos projetos tenho no total:

Assim como quantos eu tenho para pessoal e profissional:

E também por área:

A outra vantagem é que, quando eu concluo algum projeto, o Todoist salva no log de “tarefas concluídas”, e posso ver quando concluí e, se precisar resgatar informações do projeto, estão todas agrupadas dentro do campo de anotações da “tarefa”. Outra vantagem é que, se eu precisar incubar o projeto por algum tempo, basta movê-lo para a pasta de incubados. Não preciso criar pastas diferentes ou transferir informações de outra maneira. É bem prático.

Vale lembrar que nem sempre haverá projetos para todas as áreas em andamento. Essa recomendação fica para quem realmente gosta de visualizar seus projetos por áreas. Existem outras maneiras de organizar, como apenas dividindo pessoal x profissional, ou por prazo de conclusão, entre outras personalizadas.

Se tiver dúvidas, por favor, deixe um comentário aqui neste post.