Dúvida do leitor: mestrado e carreira de professor

Recebi um e-mail de um leitor e achei que seria um conteúdo legal para postar no blog. Segue a pergunta e a minha resposta.

“Olá, tudo bem?

Tenho curiosidade em saber uma opinião sua sobre a carreira de professor universitário bem como o curso de mestrado.

Uma das coisas que o GTD tem me ajudado muito é a aplicação prática do meu propósito de vida. Com isso, é natural que com o tempo algumas coisas comecem a ficar claras para a gente. Uma delas é a necessidade de compartilhar o conhecimento que adquirimos. Logo, vem a vontade de lecionar em faculdade.

Acompanhei em alguns dos seus posts que um dos seus projetos de médio a longo prazo é fazer um mestrado e lecionar em faculdade. Acho que seria o máximo uma vez que você tem todo um histórico empreendedor e conhecimento adquirido ao longo do tempo.

Minha dúvida é, considerando avanços tecnológicos, profissões que deixarão de existir daqui alguns anos, EADs já estruturados em algumas faculdades e um calhamaço de cursos virtuais que estão aparecendo, qual a sua perspectiva e projeção de futuro para a profissão de professor? Você acredita que valha a pena investir tempo e dinheiro em um mestrado para uma profissão que talvez suma do mapa? Claro que todo conhecimento adquirido é extremamente valioso, mas quais as tendências que você enxerga para esta profissão?

Agradeço se puder compartilhar o seu ponto de vista.

Obrigado.

R.”

Minha resposta:

“Oi R., tudo bem?

Que pergunta legal. Obrigada por escrever.
 
Eu acredito que todas as profissões vão mudar muito nos próximos 30 ou 50 anos. Eu me vejo dentro dessa transformação, e me adequando a ela, seja qual for o caminho que eu escolher.
 
Penso que compartilhar conhecimento será algo que sempre existirá, independente do formato.
 
O risco de investir em um mestrado é o mesmo de investir em um curso de datilografia nos anos 70 rs. Ficou obsoleto anos depois, mas o conhecimento que adquiri na época me foi útil (eu não tinha nascido, é só um exemplo) e depois eu precisei me atualizar em outras frentes. Mas foi bom enquanto durou. 🙂
Vejo que lecionar seja um ofício e o que temos (faculdade, curso livre, curso online) sejam apenas formatos de exercer esse ofício, que sempre existirá.
 
É assim que eu encaro. Espero ter ajudado.
 
Thais”

O que você acha desse tema? Como você vê a sua profissão em alguns anos? Como isso impacta nas suas escolhas hoje?