Fiquei me perguntando durante algum tempo se esse assunto caberia ou não no blog, mas cheguei à conclusão que sim e vou explicar por quê.
No ano passado (precisamente em setembro do ano passado) houve um acontecimento que impactou muito a maneira como eu via o meu negócio e as minhas finanças. Demorei algumas semanas para me recuperar totalmente e, ali, eu descobri duas coisas importantes:
- A mente da pessoa é tudo: influencia para o bem, para o mal, para a alegria, para a tristeza, para o entusiasmo, para o desânimo etc. O que eu já sabia, pois no Budismo isso é dito o tempo todo. Mas foi algo que me marcou muito – ter tido essa certeza na época.
- O poder do GTD quando você chega na fase que o David Allen chama de integração: qualquer desafio na sua vida, você apenas coloca no seu sistema e faz as coisas acontecerem. Foi a primeira vez na vida (de verdade) que uma “crise” não me atingiu catastroficamente (mesmo com potencial para isso), e que eu consegui contornar de uma maneira que, hoje, vejo como majestosa. Fico muito orgulhosa por ter superado aquele perÃodo da maneira como superei.
Bem, naquele momento, uma das coisas que eu decidi que precisava fazer era adquirir um mindset (configuração mental / modo de pensar) diferente, de prosperidade. Fui levada a acreditar nisso por constatar que muitas pessoas que eram ricas (estou falando apenas de dinheiro aqui) e perderam tudo, na sequência reconstruÃram tudo ou até mais do que perderam. Isso sempre me intrigou demais. Eu me perguntava o que essas pessoas tinham em mente de diferente. Percebi que eu tinha um projeto voltado a isso e que dedicaria o ano seguinte à leitura de livros e estudo de materiais relacionados.
Foi quando, entre as minhas pesquisas e estudos, eu ouvi falar no Napoleon Hill. Se você não sabe quem ele é, vou deixar a Wikipedia descrever por mim (não precisa ler tudo – basta a parte da biografia).
Fui até a Livraria Cultura, peguei todos os livros disponÃveis do autor, sentei no chão e comecei a folhear para ver se a escrita me interessaria (sou dessas). O impacto foi tamanho que eu não queria sair da livraria deixando os livros ali! Escolhi três (afinal, tenho um orçamento mensal para livros…) e fui para casa, onde já entrei na Amazon e salvei os outros em minha lista de desejos (que já expliquei em outro post). Os três livros que comprei foram: “A lei do triunfo”, “Quem pensa enriquece” e “Atitude Mental Positiva”.
Comecei pel”A lei do triunfo”, mas algo me fez migrar para o estudo do “Atitude Mental Positiva”. Que livro impactante! E a sensação que eu tive, que considero a melhor possÃvel, foi a seguinte: como não descobri esse cara antes? O livro é incrÃvel. Mudou completamente a minha visão da vida e eu saio recomendando para todo mundo que eu considere. É como se ele tivesse me dado lentes diferentes e que, depois de colocadas, não consigo mais ver as pessoas e as situações de outra maneira. E isso, definitivamente, mudou tudo.
Por que eu quis escrever sobre esses livros aqui no blog? Porque o blog não trata de criação de listas e arrumação de gavetas (apenas). São assuntos adoráveis, mas escrever sobre organização não é falar sobre organização – é falar sobre realização. E, tão importante quanto manter a casa em ordem, é manter a mente em ordem. Ter clareza, direcionar seus esforços para um lado positivo e que te agrade, que te ajude a construir um estilo de vida que tenha a ver com os seus valores. E tudo o que possa contribuir com isso, ao meu ver, é assunto para o blog.
Depois desses livros, já adquiri outros: “Como aumentar o seu próprio salário” e “Mais esperto que o diabo”. Tenho feito um deep work (mergulho / imersão / estudo aprofundado) dos materiais dele que, apesar de todos girarem mais ou menos em torno das mesmas premissas, justamente esse fato faz com que você compreenda e absorva melhor o que ele tem para te ensinar.
Nessa época em que estamos todos vivendo aqui no Brasil, sem tantas esperanças com relação ao cenário polÃtico, algumas poucas no cenário econômico, “blindar” a nossa mente é essencial. Isso vale para qualquer profissão que você tenha – não precisa ser empresário como eu sou. Eu sinceramente gostaria que todas as pessoas que eu gosto lessem esses livros porque eles são incrÃveis.
Nós temos muito o que aprender com aqueles que vieram antes de nós e esse é um universo imenso ainda a ser explorado, mas a vida serve justamente para essa exploração criativa e permanente.
Você já leu algum livro do Napoleon Hill? O que você achou?
TaÃs, faz tempo que não comento, mas nunca deixei de ler o blog.
Napoleon Hill em 2009 mudou a minha vida e, assim como você, saio recomendando A Lei do Triunfo para meio mundo. Sempre digo sobreviva ao primeiro capÃtulo, é chato mas muito importante e os outros são excelentes. Muito feliz em saber que você também se interessou por ele.
Beijos
Karol
Que legal! <3
Muito legal você ter compartilhado, obrigada!
Não conhecia esse autor, mas, considerando que as suas dicas de leitura sempre são ótimas, vou providenciar pra ontem! :))
Amei as dicas ðŸ‘ðŸ‘👠ja vou comecar a ler 😘
Os livros dele são realmente fantásticos! E são uma salvação para a “cultura” brasileira, contaminada com tantos preceitos comunistas, que nos faz crer que o dinheiro é, em si, algo ruim. Dinheiro nas mãos de pessoas boas é como remédio nas mãos de um bom um médico.
O dinheiro potencializa aquilo que você é; Se é uma pessoa ruim será pior. Se é uma pessoa boa, será muito melhor ainda. Li Quem pensa enriquece e estou lendo A lei do triunfo. Estes livros são maravilhosÃssimos.
Oi TaÃs,
Que post bacana. Adoro recomendação de livros. Quando você listou os primeiros livros do autor que comprou, o tÃtulo atitude mental positiva já me chamou atenção. Tenho me aproximado do método GTD graças a seus posts. O livro sobre o método inclusive estava na minha lista de compras, mas estava em dúvida se comprava porque não sabia se queria um aprofundamento nesse nÃvel. Mas já me decidi. Depois do seu post, Atitude mental positiva e o livro do GTD são minhas próximas compras! Um abraço
ThaÃs, muito boa sua experiência.Agora se vc tivesse que indicar o primeirão, aquele que vai me fisgar mesmo, qual livro dele vc indicaria?estou com orçamento bem restrito e preciso fazer UMA escolha…
Atitude mental positiva.
ThaÃs participei há 4 anos de uma workshop/encontro (Inexh e o workshop chama DL, conhece?) enfim, para desenvolvimento pessoal, e o Napoleon Hill é citado a exaustão. A minha vida transformou e só não foi mais por pura culpa minha quanto a aplicação e envolvimento…
Lá o conheci, os ensinamentos foram aplicados e sai com gostinho de pesquisar mais, porém na rotina do dia-a-dia nunca retomei o estudo de seus livros.
Ele é muito genial. Fico feliz que tenha encontrado e gostado.
Ah eu super recomendo o DL!
Beijos em VC e no Paul.
Oi Thais, tenho os livros dele na minha lista e já tinha ouvido falar da importância de conhecer o trabalho dele. Agora darei prioridade. Obrigado por compartilhar.
Oi Thais, quanto mais eu leio seu blog mais tenho a sensação de que te conheço, como se vc fosse uma amiga, tamanha a sintonia / afinidade quanto aos assuntos. Tomei conhecimento do Napoleon Hill ao realizar o Leader Training que é um curso de imersão em autoconhecimento e lá aprendi a Filosofia do Sucesso. Muitas vezes conhecemos os caminhos e ferramentas mas deixamos de lado…vou retomar já a leitura. Grande beijo!
Estou atualmente relendo a Lei do Triunfo, com um caderno de anotações a tira colo, como fiz na primeira vez. É um ótimo e excelente livro, manual que desejo que meus filhos leiam uma vez na vida !
Adorei a dica! Já coloquei aqui na listinha de livros para comprar quando terminar os que estou lendo 🙂
Estou lendo A Lei do Triunfo e depois das suas recomendações vou ler os outros!
nossa thais, eu conheço o napoleon hill há uns 20 anos, ele é demais! fiquei admirada que vc nao tivesse tido contato com ele ainda, mas tudo tem seu tempo certo, aliás qdo eu li a lei do triunfo, parei de consumir livros de auto ajuda, comprava muitos e na real, ainda compro, mas bem pouco, eu entendi que o napoleon escreveu a biblia para qq livro desse genero auto ajuda…sabe, vou reler os livros dele que tenho aqui, obrigada por compartilhar.
Tive essa impressão também!
Já li vários livros do Napoleon e foi uma abertura de consciência incrÃvel que levou a outros autores com a mesma temática. Quem pense enriquece foi o primeiro e um divisor de águas na minha vida, até hoje estudo o tema e não deixarei de fazê-lo para estar sempre me lembrando e praticando o poder da minha mente.
Quando você falou de Deep Work, estava falando dos conceitos do Cal Newport? Adoraria saber a sua opinião sobre esse assunto.
Sim. 🙂
Nossa! Adorei! Muito interessante!
Pensei o mesmo que você: “Como eu não conheci esse cara antes?”
Logo eu que gosto tanto desse assunto, de evolução, de dominar a mente…
Muito obrigada por compartilhar.
Oi ThaÃs! Nunca escrevo, sempre leio tudo o que você escreve, mas me senti na obrigação de escrever hoje. Terminei de ler Pense e enriqueça e estou apaixonada pelo autor. Sempre achei que a mente comanda tudo, mas ler/ouvir de outras pessoas nos acorda. Amo também Stephen Covey, pois aborda também o crescimento como ser espiritual. Parabéns por tudo que faz. Compro quase todos os seus cursos e você teve uma grande participação no meu processo de mudança. Eu era desorganizada e ja melhorei muito e foi aqui que também conheci “O milagre da manhã”, obrigada por compartilhar conosco suas descobertas.
Não conhecia o autor mas já fiquei com vontade de ler, vai pra minha lista de livros pra ler!
Obrigada pela indicação!
Oi Thais , há muitos anos leio seu blog e adoro, recentemente passei por uma experiência até já citada acima em outro comentário o Leader Training onde conheci apenas a “Filosofia do Sucesso “ do Napoleão Hill e voltei tentando saber mais sobre ele, com esse seu post eu fiquei mais certa de que é seria uma ótima aquisição os livros dele, seus textos são fantásticos e agregam muito na vida de quem lê!
Que depoimento maravilhoso Thais, Parabéns!
Quero aproveitar e informar a todos de que aqui no Brasil temos a empresa Master Mind Treinamentos de Alta Performance que ministra treinamentos totalmente práticos sobre as obras de Napoleon Hill. Aliás, esta é a única empresa com autorização da The Napoleon Hill Foundation (USA) a ministrar os seus treinamentos no Brasil, Portugal e demais paÃses da lÃngua portuguesa.
Acesse o site e busque um treinamento mais próximo de você:
http://www.mastermind.com.br
Tudo bem? Que legal ler esse seu texto sobre os livros do Hill. Eu sou apresentador e ator e estou narrando alguns livros dele: o “Atitude Mental Positiva” e “Como aumentar o seu próprio salário” pela produtora @tocalivros. Confesso que me surpreendi com o conteúdo. Os livros fogem de formulas fáceis e pregam a disciplina e a organização, além do entendimento do funcionamento da mente como ferramentas pro sucesso e realização profissional. Caso haja alguém aqui no fórum que não os conheça, os áudios estão disponÃveis na página http://www.tocalivros.com!!! Sucesso a todos!
Sempre coloco isso em prática na minha vida, apesar de nunca ter ouvido falar desse autor, vou tratar de ler esse livro, começando pelo livro Atitude mental positiva e depois os outros,afinal é bom estar bem informada.bjs
Ainda não li, mas com certeza sera minha proxima aquisiçao!!! Obrigada por compartilhar conosco!!!
Olá Thais!
Comecei a ler livros voltados para mindset e cheguei agora nos livros do Napoleon Hill.
Obviamente fui pesquisar mais sobre os livros dele e cheguei no seu blog. Fiquei muito feliz por não ter sido a única pessoa a pensar “porque não descobri isso antes!” Ou “todos precisam conhecer sobre esse assunto!” Rs.
Alem disso, estou em um momento de mudanças da minha vida e tenho certeza que meus pensamentos me trouxeram ao seu blog, que não por coincidência, fala de organização pessoal, produtividade e criatividade.
Obrigada por compartilhar em seus posts os seus conhecimentos.
Estou tendo dificuldade para ler esse autor. Estou começando com “Mais esperto que o Diabo” e me parece tão charlatão. Ou pelo menos um tanto meritocrata. Sabemos sobre o poder da ment sobre o nosso bem estar, porém esse livro parece ignorar completamente como as sociedades funcionam se você não tem amigos como Ford ou Thomas Edson
Eu detestei esse livro.
Olá Juallyana. Entendo seu ponto de vista, até porque, como você disse começou pela obra mais polêmica dele. Sugiro ler as primeiras obras, conhecerá a jornada, as dificuldades enfrentadas e a subida ao topo. Entenderá o porque “Mais esperto que o diabo” tem tanta força. Vale reforçar, este livro – considerado a autobiografia dele – somente foi autorizado pela famÃlia dele, depois de 2012. Chegando ao Brasil em 2014. Espero ter te ajudado em algo.
Eu li a biografia dele na Wikipedia em inglês e é totalmente diferente do que diz a versão em português. Agora não sei em quem acreditar…
Só existe uma história dele. 😉 recomendo ir na fonte original, que são os livros.
Ah então, eu não cheguei a ter tempo de ler nenhum livro dele, acontece que eu estava procurando aqui no blog recomendações de livros sobre empreendedorismo para dar de presente pra uma prima minha e vim parar nessa página. Daà quando você sugeriu ler a biografia dele no Wikipedia pra quem não conhecia que foi que veio a confusão, porque no português fala pouca coisa, daà quis ver se na versão em inglês tinha mais informações e lá falava um monte de coisas negativas…
Entendi. Não vi as páginas então não tenho muito o que opinar.
Tudo bem, obrigada.
Olá!! Amo ler..sou compulsiva….a loka dos livros🙈🙈 amei esse posto estou conhecendo agora o blog! Vc pode explicar melhor está técnica de leitura de imersão e estudo que vc usa por favor?
Parabéns pelo seu trabalho!
Fiquei feliz em ver como você abordou o tema e referenciou Napoleon Hill. Muito pertinente. Abraços, ThaÃs Goldinho!
Eu ja comecei a le lo e ja mudou a minha forma de pensar eu tenho tambem quem pensa enriquece!!! muito bom mesmo
Vou ouvir os livros dele agora. Vi em algum posto seu sobre pessoas que influenciaram sua vida. Acho que é no vídeo do Mapa Quem Sou eu. E pensei UAU, se essas pessoas inspiram a Thais, que é a minha inspiração, eu preciso ver isso de perto – até porque preciso dar, não um, mas vários jeitos na minha vida!