Categoria(s) do post: íreas da Vida, Empreendedorismo

Esta semana tenho duas viagens a trabalho e tinha uma lista de ações que precisava concluir antes de viajar. Quis fazer uma experiência, analisando essa lista. De todas as ações que eu precisava fazer, quantas delas poderiam ser feitas apenas por mim? Ou seja: se eu tivesse uma equipe de 10, 12 pessoas, e pudesse delegar, quais dessas eu não poderia delegar, pois somente eu sou a pessoa qualificada a fazê-las?

Esse exercí­cio foi interessante porque, de 19 ações, 8 poderiam ser feitas por outras pessoas. No momento eu (ainda) não tenho uma equipe abaixo de mim para delegar ações como “gerar notas fiscais” ou “enviar proposta comercial”, mas esse exercí­cio me fez ver as seguintes condições:

  • Quase 50% do meu trabalho poderia ser delegado. E, se fosse, eu teria 50% a mais de tempo para trabalhar naquilo que só eu posso fazer (meu talento).
  • Eu já sei quais ações podem ser delegadas, então isso vai facilitar muito quando eu for contratar alguém. Terei claro o escopo da pessoas e as competências que ela precisará ter.
  • Isso também me deu mais certeza de que devo contratar alguém. 🙂 Esse deve ser um bom foco então.
  • As ações que só eu posso fazer me dão um indicativo do que é realmente prioridade, pois resumem o meu trabalho. Eram ações como escrever, me capacitar, capacitar outras pessoas.

A dica de hoje é para você fazer a mesma análise com a sua lista de afazeres. Será que todas as tarefas da sua lista realmente precisariam ser feitas por você? Você é a pessoa mais apropriada? Talvez você não possa delegar no momento, mas essa análise te dará um forte indicativo de qual deve ser o seu foco para crescer.

Faça o teste e me conte. 😉

Deixe seu comentário

5 comentários

  1. Ellen Cesonis Oliveto comentou:

    Thais, gostei muio do texto… acompanho o blog a bastante tempo e hoje me assustei um pouco ao perceber que quase todas as minhas tarefas atuais poderiam ser delegadas!!

    1. Claudia Samara comentou:

      Ellen!
      É Claudinha da ETE Jorge Street!
      A gnt sente muita saudades suas!
      Por favor, dê notícias.
      Temos muitas fotos e boas memórias p/ reviver!
      Me responde por e-mail
      clausamara@gmail.com

      Redação, por favor!
      Ajudem a turma de 2001 a reencontrar a Ellen!
      Encaminhem esta msg ao e-mail dela!

      Felicidades a todos 😘😘😘

  2. Samia Ribeiro comentou:

    Dica muito útil!

  3. Andrea Cestari comentou:

    Tenho uma filha de 10 anos com Sindrome de Down. Muitas atividades que eu posso delegar tem um custo que eu não posso pagar com meu salário imutável de funcionaria publica. Thais, adoro seus posts, acompanho e me inspiro no seu trabalho. Me ajuda demais a tentar organizar a minha vida.

  4. uauuuu Thais!!!! antes de ler seu post, isso foi que mais pensei durante a semana! praticamente 50% ou mais das minhas tarefas poderiam sim ser delegadas e eu focar no que só eu realmente posso fazer e isso geraria um crescimento muito bom pra empresa! As vezes fico com medo de dar esse passo, mas temos que ter em mente que não é gasto e sim investimento! Muito obrigada sempre! me motivou mais ainda a achar um braço direito =)