FLY Lady e GTD: Relação entre control journal e sistema

9
2280

Este post é o último da série que explica como conciliar os dois métodos.

FLY Lady é um método de cuidados com a casa – clique aqui para saber mais.
GTD é um método de produtividade – clique aqui para saber mais.

Computador em uma mesa com um caderno ao lado

O que é um control journal?

Trata-se de um fichário, caderno ou programa que você utiliza para inserir todas as rotinas e informações do método FLY Lady.

Eu recomendo sempre ter uma versão impressa, pois o acesso é mais fácil, especialmente se você morar com outras pessoas.

É interessante dividir as seções por cores e personalizar de modo que funcione para você. Que seja bonitinho. Que seja positivo. Essa é a função do control journal: funcionar para você!

Você não pode construir seu control journal em uma única noite. Muita coisa depende da sua própria vivência e você provavelmente irá alterar muitos dados com o passar do tempo. Vá com calma e fazendo o que puder.

Neste link, no site do método, você encontra ideias e modelos (em inglês) para integrar ao seu control journal.

Veja o artigo no blog: Como criar um control journal

O que é o sistema GTD?

Sistema é o conjunto de ferramentas que você utiliza para o gerenciamento integrado da sua vida utilizando o método GTD.

O control journal, então, seria parte desse sistema. Independente da ferramenta que você utilizar. Ele não substitui o sistema GTD – na verdade, faz parte dele.

Veja o artigo no blog: Sistema GTD

Outros textos que podem ser interessantes:

Com este post, contemplamos todos os assuntos que relacionam e mostram como integrar o método FLY Lady ao método GTD. Você pode encontrar todos sob a tag: FLY Lady e GTD.

Espero que essa série tenha sido útil! Se tiverem dúvidas, por favor, usem sempre os comentários, pois suas dúvidas podem ajudar outras pessoas também, ao serem respondidas. Obrigada!

9 comentários

  1. Taís, eu reli alguns textos e aquele em que vc comenta sobre como ficou seu sistema quando ficou doente queria pedir uma ajuda. Passamos um susto essa semana com a saúde de meu esposo. Está tudo bem agora mas nós serviu de alerta pois percebemos que nosso sistema não está compartilhado o suficiente. Ele cuida de certas áreas eu de outras e vamos bem. Mas, com dois filhos pequenos, 3 e 6 anos, ficamos meio apavorados pensando na ausência de um de nós, doença ou morte. Não é um assunto legal, mas , o que podemos fazer para garantir, numa eventual perda ou doença, certa tranquilidade para cuidar financeiramente das crianças? Vc sugere algo específico? Vc é empreededora e mãe, sabe como são essas preocupações e queria sugestões mesmo, investimento, não sei.
    Hj temos uma reserva financeira, era para a troca do carro, mas hj penso se não teriamos que ter algo em separado. Enfim, estamos estudando formas de seguir sempre, cuidando dos pequenos, garantindo a segurança deles, mas o susto me mostrou que ainda é insuficiente.

    • Vale a pena ter uma pastinha física com as informações úteis nesse caso. recomendo ser física porque todos têm acesso.

  2. Oi Thais, costumo ler seus posts via email email no celular, e o modelo como chega é ruim para ler no celular, será que vc pode alterar alguma coisa no formato para facilitar a leitura em celular e tablet?
    Alguns emails de posts de blogs ficam mais fáceis para ler, mas, sinceramente não sei o que eles fazem, deve ser algo na configuração quando você escreve o post.
    De qualquer forma, estão sendo muito úteis para minha vida mesmo com a dificuldade de leitura em dispositivos móveis 😀
    Abs

    • Obrigada, Franciele. O layout do blog é responsivo sim. Que sistema operacional tem em seu celular? Aí posso verificar o que pode ser. Obrigada!

      • Thais,
        Eu leio tanto no meu celular (windows phone) quando no ipad, e ambos no meu email do gmail, o layout do gmail é igual para todos os dispositivos que uso, mas também já encaminhei o email com seu post para meu outlook e também tive a mesma dificuldade, o texto vai além da tela (“foge” para a direita) e é preciso ficar movendo o texto ou a barra para ler tudo. Normalmente, os textos de blogs aparecem no email de forma que o texto inteiro seja possível de ler sem precisar usa a barra de rolagem. Será que á forma que é escrito?
        Testei clicando no link do titulo e abrindo direto do blog, daí o texto aparece de forma fácil para ler.

  3. Olá Thais, amo seus textos pois são claros e de fácil entendimento. Gostaria de pedir um orientação. Estou pedindo demissão de uma empresa (com 230 funcionários) onde trabalho a mais 20 anos. Trabalho no setor de RH/DP porém não me sinto realizada, apesar de amar este setor. Tenho uma enorme frustração por não ser reconhecida em muitos aspectos embora tenha cargo de confiança e liderança e ser elogiada no que faço. Tenho 48 anos, sou casada e tenho 3 lindos filhos (23, 20 e 16 anos). Sempre fiquei muito tempo fora de casa por conta do trabalho, e me culpo muito por isso. Agora quero respirar novos ares, cuidar da minha saúde e curtir meus filhos, marido e minha casa. Amo o assunto organização, GTD, Bullet Journal e tudo relacionado a isso. Quero me especializar e dar palestrar em minha cidade em escolas e igrejas, ou coisas do tipo. No momento não estou preocupara com o retorno financeira, mas em fazer o que gosto. Por onde devo começar?

    • Eu começaria com um assunto preferido, pesquisaria bastante e montaria um material para apresentar e colocar em teste! 🙂

      Boa sorte!

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui