Spotify é um programa de streaming de música. Gosto muito. Não sei mais viver sem. Adoro ver e seguir as playlists já existentes, além de criar as minhas.
Então eu descobri que dá para criar pastas nas playlists, me obrigando a organizar da minha maneira tradicional:
E não é que faz sentido?
Playlists de referência
Nas playlists de referência (“reference playlists”), eu coloco as listas gerais que vou montando ou que gosto, tais como:
- Minhas TOP 100 preferidas
- Melhores músicas do rock com mulheres no vocal
- 50 melhores do periódo barroco
- Para conhecer Bach
- etc!
Playlists de suporte a projetos
Nas playlists de suporte a projetos (“projects support playlists”), no momento estão as playlists de dois projetos meus em andamento:
- Repertório da banda definido e rodando (playlist compartilhada com os outros meninos da banda)
- Aprender a tocar bandolim basicamente (todas as músicas que quero tocar para considerar esse projeto concluído)
Playlists de algum dia / talvez
Nas playlists de algum dia / talvez (“someday maybe playlists”), insiro listas de projetos que quero tocar algum dia, como repertórios de possíveis bandas (principalmente isso):
- Repertório para uma banda cover de George Harrison
- Repertório para interpretar o Gene Simmons em uma banda cover de KISS
- Repertório para violão e voz
Playlists de suporte ao dia a dia
As playlists acima podem ser especialmente úteis para quem trabalha diretamente com música.
Já as playlists de suporte ao meu dia a dia (“daily support playlists”) provavelmente são as mais interessantes para vocês. Ali, organizo as playlists que uso nos diversos contextos do meu dia a dia, tais como:
- Uma playlist para cada estação (vou alimentando sempre que descubro músicas novas que combinem com o outono, inverno etc.)
- Músicas para ouvir de manhã
- Músicas para foco
- Músicas para ficar com sono
- Músicas para limpar a casa
- Fim de semana em casa
- Fazendo comida
- etc!
Já escrevi um post aqui no blog com sugestões de playlists para trabalhar em diferentes contextos, que traz algumas ideias legais.
Vocês sabiam que dava pra organizar as playlists em pastas? Que ideias você já teve? Por favor, compartilhe comigo nos comentários. Obrigada!
Caraca, hahahaha, essa foi boa.
Uma dúvida, você depende da ordem das músicas ou um modo aleatório também funciona? (eu já não consigo repetir playlists assim na mesma ordem, escuto uma vez na ordem e depois só aleatório)
O meu é mais desorganizado, tenho uma pasta chamada “playlists by me” que foram as que eu criei e que gosto mais delas e fora das pastas tem diversas que eu salvo, já prontas pela comunidade
Eu deixo sempre no aleatório. Para falar a verdade, nunca usei de outra forma!
Um amor seu post de organizar playlists no spotify. Só falta você indicar mais playlists que você escuta pra gente <3 haha
As playlists que indicou em seu post de 2015 eu ainda escuto bastante.
ahh, não acredito! não sabia das pastas, muito obrigada 🙂
tem cds que eu escuto algumas músicas e salvo em uma playlist própria para depois escutar inteiro e realocar as músicas que gosto em minhas playlists “temáticas”. esses cds sempre ficaram bagunçados junto com minhas playlists, ficava aflita com isso. agora vou ajeitar aqui!
Bacana Thais, eu costumo organizar as playlist com base no tempo, por exemplo:
2017-04-Sertanejo Universitário
2017-02-MPB
2016-05-Sertanejo Universitário
2016-04-Charlie Brown Jr
Nossa, eu não sabia que dava pra organizar em pastas! Gostei da dica! Tentei sugerir o outro dia na página do Spotify, mas sinto falta de um Ãcone “pesquisar”, quando vou inserir uma música em playlists, pois tenho que ficar rodando nas listas até encontrar a que quero.
Abraços
Que ótimo isso. Sempre tenho dificuldades de localizar minhas playlist e acabo sempre procurando novas ou ouvindo as que são sugeridas pelo streaming. Porém não localizei onde tem essa opção de criar pastas das playlist do Spotify… Help me!
Você está acessando a versão no seu computador?