fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

As plantas e o feng shui

Não querendo chover no molhado, a gente já falou mais de uma vez que o Feng Shui é uma técnica milenar chinesa, cujo maior objetivo é nos alinhar com as forças positivas da natureza, para que possamos receber saúde, prosperidade, harmonia, enfim…viver bem e plenamente.

Por isso é que, seguindo os seus preceitos, super indicamos a presença de elementos vivos nos ambientes: animais, plantas, cristais…desde que as pessoas se sintam bem com suas presenças e se proponham a cuidar dos mesmos, dando-lhes dignidade, felicidade, ou seja, nada pode influenciar positivamente um local, estando em sofrimento.

Bichos de pelúcia, plantas artificiais funcionam no Feng Shui?

A reposta é sim e não… São representações dos originais, mas não têm vida…É como ter uma foto de seus pais e os mesmos em “carne e osso”. A foto é uma representação, mas traz a lembrança, ancora a energia, mas nem de longe é a mesma coisa. Agora, se é para ter um bicho aprisionado, uma planta sem água ou mal posicionada, indico de olhos fechados que a pessoas tenha quadros, versões artificiais, afinal “as flores de plástico não morrem”…

Eu não sei vocês, mas eu adoro brincar com a Mel e a Filó, minhas “salsichinhas” amadas. Em tempos de relaxar, refazer as energias, posso dizer que elas recarregam a minha bateria em tempo recorde – não há stress que perdure. E o que dizer das plantas? Tenho várias e a maioria delas tem nome. Kwan Yin é uma orquídea que ganhei de uma amiga querida e que está no tempo de (re)florir. Temos um diálogo constante, eu a examino e quero saber quando virão as florzinhas amarelinhas pala me alegrar mais. Fátima e Penélope vivem agora no jardim do prédio, pois descobri que são espécies de ambientes externos, estavam murchinhas, querendo adoecer, fui atrás de informações e resolvi a questão – estão frondosas lá embaixo, se esbaldando de sol e vento. Vieram ambas da mata amazônica.

Brincadeiras à parte, no Feng Shui as plantas são verdadeiros coringas. São legítimas representantes do elemento MADEIRA,  nos protegem, atraem boas energias, servem de cura em pontos doentes ou que peçam correção energética, filtram o ambiente do ponto de vista orgânico e energético, dando às vezes a própria vida, por conta de um golpe energético que o local tenha sofrido. São inclusive sinalizadoras que algo ou alguém não vai bem na casa. É comum antes de uma separação, uma doença, um acontecimento que venha abalar a família, as plantas ficarem abatidas, desvitalizadas, tristes mesmo eu diria.

Preste atenção às suas plantas, preste socorro e cresça os olhos em relação às pessoas. Há alguma coisa “pegando” no relacionamento, alguém preocupado com trabalho, algum sintoma de desequilíbrio na saúde?

Ter plantas em casa é algo maravilhoso. Elas trazem a natureza para perto de você, são verdadeiros mananciais de energia vital, absorvem a energia yang do sol, espalhando-a por onde estiver. Aumentam a nossa criatividade (quem já escreveu embaixo de uma árvore?) e capacidade de concentração. Promovem a melhora do nosso estado emocional e do sistema imunológico (pense em você andando num parque, num belo jardim), então espero que a essa altura já o tenha convencido a sair em busca de umas verdinhas.

Mas… quais as melhores plantas, segundo o Feng Shui?

Bem, supondo que estejamos falando de ambiente interno…há plantas mais indicadas para salas, banheiros, cozinhas, corredores, porta de entrada. Faça uma análise do seu espaço. Há incidência de sol? Por quantas horas? Manhã, tarde…Você pode cuidar das plantas com qual frequência? Na sua ausência alguém poderá cuidar delas? Há possibilidade de crianças ou animais comerem parte dessas plantas? Anote tudo. Leve esse bloco de anotações no dia da compra.

De qualquer forma, há algumas prerrogativas… o que não devemos ter, de acordo com o Feng Shui:

#plantas carnívoras (por motivos óbvios!)

#plantas com espinhos, pois podem provocar conflitos entre os moradores (estas deverão ficar em áreas externas, de preferência que não sejam vistas por vizinhos). Aqui incluímos os espinhos das rosas, que precisam ser aparados. As suculentas ficam dentro de casa, são símbolos de resistência, excelentes para banheiros e lavabos, áreas de pouca iluminação, espaço reduzido. Os cactos são plantas de defesa, mas por conta de seus espinhos, precisam ficar em varandas, quintais, janelas, sempre em ambiente aberto, onde não sugira uma provocação à vizinhança.

#plantas pendentes cujas folhas se direcionem para o chão, acabam direcionando o “Ch’i” para baixo também, “derrubando” a energia. Se você tem uma linda samambaia de metro, como um véu de noiva, não se desfaça dela, mas coloque-a em área externa ou, se não tiver, doe-a para alguém que cuide direitinho e tenha o espaço adequado.

#plantas doentes, maltratadas, com folhas ou frutos secos (atenção às pimenteiras…pimenta seca, adeus dinheiro!), mortas, fenecendo, pois emanam energia yin, de morte mesmo, por isso a necessidade de mantê-las saudáveis.

#os bonsais…ai, os bonsais…tão fofos os pequenos, mas são na verdade plantas que foram atrofiadas, tolhidas para que não crescessem… trazem uma energia de limitação, o que não é obviamente a nossa praia.

#plantas tóxicas – algo para ser ponderado. A “comigo-ninguém-pode” é um exemplo clássico de uma planta que manda muito bem em banheiros, mas tem a questão da toxicidade. Se você tem crianças, animais que podem acessá-la, descarte essa possibilidade, há um leque vasto de outras espécies. A dica é: quando for comprar qualquer planta, acrescente à sua check list esse item: há perigo de ser ingerida?

Então, quais são as plantas campeãs?

Para as salas são muito indicadas as palmeiras, como a Raphis, a Dracena, a Areca. Mas bom mesmo é você saber em que guá (setor) do Feng Shui está cada cômodo. Pensando assim, se a sua sala está na Área da Família, o Lírio da Paz honra o nome que tem e harmoniza relacionamentos familiares; a Árvore da Felicidade (macho e fêmea) une casais e parceiros ou sócios – ideal para o Setor dos Relacionamentos. Pata de Elefante requer boas horas de sol, mas traz estabilidade, solidez. Folhagens arredondadas como o Dólar e o Dinheiro-em-penca atraem a prosperidade, ativam o financeiro, pois suas folhas lembram pequenas moedas.

E as orquídeas? Acho que são flores que sorriem. Impossível alguém se deparar com a delicadeza de uma orquídea e não devolver a gentileza. Orquídeas elevam a consciência e acalmam os ambientes. São excelentes na área da Espiritualidade.

Para as varandas: bambus, árvores frutíferas como pitangueira, jabuticabeira, etc., as palmeiras que gostam de sol, flores solares, como girassol, gerânio, azaleia.

Nas cozinhas e jardins vão muito bem as ervas aromáticas, como o alecrim, manjericão, orégano, tomilho, capim cidreira, que são muito auspiciosas – o manjericão particularmente chama as boas oportunidades e o alecrim ancora a boa saúde.

Na entrada da casa gosto das plantas guardiãs como a Zamioculcas, que absorve energias negativas ou a Lança de Ogum e Espada de São Jorge que as rebatem com muita competência.

Experimente visitar um mercado de flores e plantas, vá com tempo, apaixone-se, caia de amores por Hortências, Kalanchoes, Antúrios, Margaridas, Begônias…

Mas lembre-se, carregue sempre o seu bloquinho com anotações sobre a sua casa e pergunte ao vendedor o máximo de informações que possa obter sobre cada uma das plantas: luminosidade, regas, cuidados especiais, adubação, etc.

Depois? Muita responsabilidade e gratidão. A doação por parte delas supera de longe as necessidades básicas.

“Verdejantes tempos, mudança dos ventos no meu coração…”