Categoria(s) do post: íreas da Vida

Aproveite o mês de janeiro e o Carnaval para ler livros que remetam a recomeços e renovação. Neste post, vamos indicar livros que façam alusão aos nossos 5 “Rs” de janeiro: Relaxe, Renove, Refresque, Resete e Recomece.

💙 Relaxe: “Resiliência”, Erika Stancolovich. “O vento não quebra uma árvore que se dobra” (provérbio africano). A Resiliência, que, em termos organizacionais, pode significar “a capacidade de gerenciar flexivelmente e crescer na adversidade’’, pode ajudar os professores a alcançar resultados positivos e fazer com que eles possam conseguir manter suas competências perante situações ameaçadoras e imprevisí­veis. O termo Resiliência veio da Fí­sica e significa a propriedade de alguns materiais acumular energia, quando exigidos e estressados, e voltar ao seu estado original sem qualquer deformação. Em Ciências Humanas, seu significado é: “A capacidade de um indiví­duo possuir uma conduta sã num ambiente insano, ou seja, a capacidade de o indiví­duo sobrepor-se e construir-se positivamente perante adversidades.” Os indiví­duos resilientes têm sido descritos como possuindo um locus interno de controle, otimismo, significação, confiança, força de ego, perseverança, habilidade para resolver problemas e flexibilidade.

💙 Renove: “Isso me traz alegria”, Marie Kondo. Cheio de dicas práticas e explicações detalhadas, o livro ensina como guardar cada tipo de roupa, documento e utensí­lio, como arrumar armários, armazenar alimentos, organizar maquiagens, CDs e fotografias, como envolver as crianças no processo e muito mais. Respondendo í s principais dúvidas dos seus clientes e leitores, Marie aborda temas que ficaram de fora do livro anterior e reafirma a etapa mais importante do seu método: descobrir, entre tudo aquilo que está í  sua volta, o que realmente lhe traz alegria – e descartar o restante. Quando nos cercamos apenas de coisas que amamos, a vida flui de forma muito mais leve. A bagunça não retorna e tudo se transforma. E é aí­ que a mágica acontece.

💙 Refresque: “Atenção plena”, Mark Williams. Mais do que uma técnica de meditação, a atenção plena (ou mindfulness) é um estilo de vida que consiste em estar aberto í  experiência presente, observando seus pensamentos sem julgamentos, crí­ticas ou elucubrações. Ao tomar consciência daquilo que sente, você se torna capaz de identificar sentimentos nocivos antes que eles ganhem força e desencadeiem um fluxo de emoções negativas – que é o que faz você se sentir estressado, irritado e frustrado. Este livro apresenta um curso de oito semanas com exercí­cios e meditações diárias que vão ajudá-lo a se libertar das pressões cotidianas, a se tornar mais compassivo consigo mesmo e a lidar com as dificuldades de forma mais tranquila e ponderada. Você descobrirá que a sensação de calma, liberdade e contentamento que tanto procura está sempre í  sua disposição – a apenas uma respiração de distí¢ncia.

💙 Resete: “Por que fazemos o que fazemos?”, Mario Sérgio Cortella. Bateu aquela preguiça de ir para o escritório na segunda-feira? A falta de tempo virou uma constante? A rotina está tirando o prazer no dia a dia? Anda em dúvida sobre qual é o real objetivo de sua vida? O filósofo e escritor Mario Sergio Cortella desvenda em Por que fazemos o que fazemos? as principais preocupações com relação ao trabalho. Dividido em vinte capí­tulos, ele aborda questões como a importí¢ncia de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difí­ceis, os valores e a lealdade – a si e ao seu emprego. O livro é um verdadeiro manual para todo mundo que tem uma carreira mas vive se questionando sobre o presente e o futuro.

💙 Recomece: “Mais rápido e melhor”, Charles Duhhig. O autor faz um exploração inovadora da ciência da produtividade e por que, no mundo de hoje, como você pensa é muito mais importante do que o que você pensa. Com base nas últimas descobertas da neurociência, psicologia e economia comportamental Duhigg explica que as pessoas, empresas e organizações mais produtivas não apenas agem diferente, elas veem o mundo de modos profundamente diferentes. Elas sabem que produtividade tem a ver com fazer escolhas. A maneira como tomamos decisões; as grandes ambições que colocamos em primeiro lugar e as metas fáceis que ignoramos; a cultura que estabelecemos para estimular a inovação; o modo como interagimos com as informações que temos diante de nós: é isso que separa os simplesmente ocupados dos genuinamente produtivos.

E você, pretende ler que livro nas férias? Se não estiver de férias, me conte o que está lendo atualmente nos comentários!

Deixe seu comentário

24 comentários

  1. Cristina comentou:

    Ótimas dicas, Thais! Já separei 4 deles aqui pra ler. No momento estou lendo Vidas provisorias , do Edney Silvestre (tô achando bem bom). Esse ano quero dividir melhor as leituras e ler mais nacionais e infanto, que eu tb adoro. Bjos e um ótimo 2017.

  2. Daniella Balbino comentou:

    Estou lendo “Trabalhe 4 Horas por Semana”, por indicação sua. 😉

    1. Isabella Fortunato comentou:

      Já li e reli! Esse livro me ajudou muito a repensar certas coisas…

  3. Nay comentou:

    Estou lendo o Tools of Titans, o novo livro do Tim Ferris, e amando!!!! Mas fiquei tentada para ler os que indicou aqui tb!!! 😄

    1. Thais Godinho comentou:

      Ele está na minha lista. Não vejo a hora de ler. Estão dizendo que é o melhor livro dele.

  4. Priscila comentou:

    Acabei de começar a ler “O ano que disse sim” da Shonda Rhimes, roteirista das séries Grey’s Antomy, Scandal e How to get away with murder. No livro, ela vai contar a experiência que ela mesma viveu ao tentar ser mais positiva na vida! Até agora, leitura dinâmica e agradável!

  5. TIAGO M. comentou:

    Com a ajuda da atenção plena, consegui diminuir minhas crises de bruxismo. O resultado de estar atento, mas relaxado, traz inúmeros benefícios: Serenidade, boa memória, menos conflitos, postura mais alegre diante da vida é muitas outras coisas mais. O segredo é não abandonar a prática diária. Os resultados não são rápidos, mas valem a espera. A dica de ler Mark Williams é certeira!

  6. Evelyn dos Santos Mata comentou:

    Ótimas dicas! Atualmente, devido ao número de projetos e afazeres, mesmo nas férias, o pouco tempo que me resta, eu procuro relaxar na praia ou parque com minha filha.

  7. Me interessei muito pelo livro da Marie Kondo, na verdade descobri essa semana mesmo que esse livro existe. Já li o primeiro livro dela e me ajudou muito a me desapegar e diminuir a bagunça no meu quarto.

    Outro livro que coloquei na lista de desejos é o de Atenção Plena. Pratico atenção plena há um tempinho, por conta própria, apenas com um conhecimento muito superficial que tenho sobre o assunto (coisas que li em sites, vagamente). Mesmo com um conhecimento superficial, já notei grandes mudanças na minha vida por causa da prática. Me sinto muito mais aberta e compreensiva com as coisas. Aliás, desde que comecei a ler sobre budismo e tentar colocar alguns ensinamentos em prática, minha vida tomou um rumo meio diferente. Me irrito muito menos com as coisas (eu me estressava com tudo), brigo menos com as pessoas e me sinto muito mais leve em relação a vida, de uma forma geral. Mesmo nos dias ruins eu sinto uma certa paz. Recomendo a filosofia e a prática pra todo mundo 🙂

  8. Janaina comentou:

    Amei as dicas… nem sei pir onde começar! ! Faço uma leitura diária do Poder do Agora do Eckhart Tolle. Gostei também da dica da Priscila acima. Bjs Otimo 2017!

  9. Um livro que ainda estou terminando de ler de maneira completa, tomando notas, é *Deep Work*, de Cal Newport, que aborda maneiras de maximizar a qualidade do trabalho criativo. Recomendo!

  10. Suyang Melo comentou:

    Estou lendo o Casa Organizada que comprei antes de vir para Taiwan. Estou adorando! Parabéns. Um beijo e feliz ano novo. Suyang.

  11. Acabei o Recalculando a rota, que peguei aqui a indicação! Comecei o Casa Organizada, mas ja tenho uns 3 na prateleira para começar: A tríade do tempo, Trabalhe 4 horas por semana e o Poder dos Inquietos.
    Sempre entro aqui quando estou na livraria, para pegar dicas suas! 🙂 Bjos

  12. Adorei as dicas de livros, uma das minhas metas é aumentar a quantidade de não-ficção lidos durante o ano.
    Agora estou lendo “Antes de morrer” (Jenny Downham), e depois pretendo priorizar algumas continuações de séries que iniciei e ainda não conclui.

  13. Isabella Fortunato comentou:

    Ai, Thais, ainda vou falir por causa de vc!!!!! Já comprei 2, versão ebook, pra falir menos! kkkkkk Adoro suas dicas!

  14. Ana Paula comentou:

    Estou lendo “História de quem foge e de quem fica”, dá Elena Ferranti. Puro lazer! Estou amando a prosa dela.

  15. Nayara comentou:

    Thais, que maravilhoso o novo layout!!!!

    Parabéns!!!!

    E este post está suculento. rsrs

    1. Thais Godinho comentou:

      Obrigada! <3 Ainda faltam diversos ajustes, mas fico feliz por ele estar no ar. Também amei o novo layout.

  16. Aline Durans comentou:

    Adorei o novo layout do blog está clean e charmosíssimo.
    As dicas de livros bem legais e já ouvi falar muito bem do livro: Por que fazemos o que fazemos, de Mário Sérgio Cortella.
    Agora eu estou lendo o título: Propósito, de Sri Pem Baba que está me ajudando a compreender alguns acontecimento na minha vida e sobre mim mesma.

  17. suelane santana comentou:

    amei as dicas finalizei esta semana Pare de reclamar e concentre-se nas coisas boas de Will Bowen

  18. estou lendo “Bel Canto” da Ann Patchett. Antes de começar a ler esse eu li o livro do David Allen, sobre o método GTD. Esse ano quero ler mais livros que ajudem no meu desenvolvimento pessoal e mais livros de autoras mulheres, e quero tentar ler 2 livros por mês, sendo um para aprendizado e um para lazer. você costuma ler ficção?

    1. Thais Godinho comentou:

      Sim!