Categoria(s) do post: íreas da Vida

Quando eu paro para pensar no planejamento para 2017, é inevitável pensar que ainda temos algumas semanas antes do final deste ano e que é possí­vel sim fazer um mundão de coisas antes da virada do ano. Por isso, o post de hoje é justamente para estimular essa análise: de tudo o que está em andamento ou que ainda não comecei, o que é factí­vel terminar ainda este ano?

daprafazerem2016

Agenda

Comece revisando a sua agenda e todos os eventos que você tem até o final de dezembro. Há providências a tomar? O que você pode fazer para tirar os próximos compromissos da sua mente? O que pode ser antecipado? Existem prazos que vencerão e que você precisa trabalhar com um pouco de antecedência? Esse é o momento de analisar e coletar essas informações.

Ações, tarefas e demandas no geral

Revise suas listas de coisas a fazer. O que você efetivamente precisa fazer antes de o ano acabar. O que você pode desencanar um pouco (e parar de se preocupar) e deixar para o ano que vem? Com essa seleção, você consegue focar melhor naquilo que efetivamente precisa resolver ainda este ano. Quais são as pendências que você ainda tem que resolver? Será que conseguiria agrupar em listas como “assuntos para resolver no banco” ou “telefonemas que eu preciso dar” para facilitar a execução dessas ações? Isso se chama organizar por contexto e pode facilitar muito o aproveitamento de tempo no dia a dia.

Projetos em andamento

Quais são os projetos pessoais e profissionais que você está tocando no momento? Se não tem, comece fazendo uma lista com todos eles, para ter noção do volume. Depois, analise o que efetivamente precisa concluir ainda este ano. Seja compassiva(o) aqui. Não dá pra fazer tudo, mesmo que seja desejável. Por isso, olhe com critério e mantenha apenas aqueles que você realmente precisa concluir antes de o ano acabar. O restante, coloque em uma lista como “Projetos para fazer na sequência”. Caso conclua seus projetos antes e possa abrigar alguns deles, tudo bem. Mas aprenda a priorizar, até mesmo para conseguir concluir o que for necessário.

Coisas urgentes

Sim, elas existem. Geralmente são projetos e ações que você deveria ter feito quando ainda não eram tão urgentes, mas agora se tornaram. Analise friamente para verificar se a urgência denota importí¢ncia de fato. Muitas coisas se tornam urgentes pelo calor da situação mas, se você comparar com outras iniciativas, podem ser renegociadas. Se necessário, converse com sua ou seu chefe, equipe, famí­lia, e renegocie as tais urgências. Assim você conseguirá ter uma noção de como conseguirá se planejar para fazer o que realmente precisar ser feito ainda este ano.

Objetivos para 2016

Se você fez uma lista de objetivos para 2016, é hora de analisar o que foi feito e o que não foi feito. Será que os objetivos foram factí­veis? Será que faltam poucas coisas para concluir alguns deles? O que você pode aprender com esse aprendizado para melhorar sua definição de metas para 2017?

Planeje-se semanalmente até o final do ano

Uma vez por semana, revise seus compromissos, suas listas de ações, seus projetos em andamento, os que virão a seguir, seus objetivos, e planeje o seu tempo de acordo com o que precisa fazer. Uma dica de ouro para se planejar é respeitar a natureza do seu trabalho. Não adianta deixar o dia inteiro com atividades planejadas sendo que você é interrompida(o) o tempo todo pelo telefone no trabalho. Observe como é a sua rotina e deixe algumas horas livres todos os dias para atender essas atividades não planejadas. Lembre-se também de reservar tempo todos os dias para se organizar, o que incluir:

  • Fazer anotações e esclarecer as suas ideias, organizando-as em um lugar confiável (suas listas)
  • Planejar a sua semana
  • Ler e responder seus e-mails

Lembre-se também que a virada do ano é simplesmente um data e que muitas coisas não precisam ser concluí­das até dezembro. Por isso, essa análise quase fria é fundamental para que você não perca a cabeça tentando atingir metas fora da realidade apenas para cumprir antes do fim do ano chegar. Verifique o que realmente precisa ser feito este ano e foque na conclusão dessas atividades. Boa sorte!

Você tem algo que precisa ser concluí­do ainda este ano? O quê? E como pretende chegar lá?

Deixe seu comentário

15 comentários

  1. Milene comentou:

    Thais, simplesmente amando seus posts de planejamento 2017! Desejo de coração que vc continue sendo iluminada por ideias geniais como esta!! Um abraco, Milene

  2. Evelyn dos Santos Mata comentou:

    Pretendo cuidar da minha saúde e do meu relacionamento um pouco mais até o ano findar. Esses 2 foram metas de 2016, que eu cumpri em parte. Mas como engravidei, tive de parar o processo de cuidado com a minha saúde, para priorizar a “nossa”. Acabou que perdi meu bebê e a coisa ficou meio suspensa no ar. Agora estou estudando novas formas de perder peso (essencial pra saúde hormonal) e novas formas de cuidar do casamento (que ficou esquecido em 2015 e com a gravidez).

  3. Cris comentou:

    Muito legal Thais! Você nos inspira demais. Obrigada! Você pretende falar sobre consumismo nessa época e Natal? Essa questão de dar presentes nessa época não está mais fazendo sentido pra mim.

    1. Thais Godinho comentou:

      Eu escrevi um post sobre isso alguns anos atrás, mas é uma ótima ideia abordar novamente. Obrigada pela sugestão!

  4. Jo Ribeiro comentou:

    Quando vejo os enfeites de natal tomando a cidade, fico um pouco desesperada, porque até o final ainda irei finalizar a graduação, prestar um concurso, prestar vestibular e fazer uma viagem, além das festas de final de ano. Dá a sensação de que não dar mais tempo pra nada. No entanto, como vc mostra, a gente tem que olhar a agenda, ainda temos algumas semanas pela frente e dá pra fazer um montão de coisas.

  5. Daniella Balbino comentou:

    Estou adorando os posts da série, Thais! Obrigada!

  6. Carollina comentou:

    Oi Thaís! Estou adorando essa série de planejamento para 2017 e, se me permite, um tema que gostaria de ver e que acho que encaixa na série seira um post sobre os benefícios de se desconectar para as festas de fim de ano. Algo sobre aproveitar esse tempo para ficar mais consigo mesmo e com a família e pessoas queridas ao invés de passar esse tempo todo conectado em redes sociais.
    Beijos e muita felicidade e sucesso pra vc!!

    1. Thais Godinho comentou:

      Obrigada pela sugestão. Anotada!

  7. Flavia Bitencourt comentou:

    Nossa o nome do blog foi o que mais me chamou a atenção, pq a minha vida é uma desordem total, trabalho em casa, tenho um bebê de 1 ano, tenho que dar conta da casa, comida, roupa e “eu” não existe mais nem me conheço mais quando me olho no espelho, não esqueci de mim e sim não da tempo e que acabei perdendo a vontade, mas me inspirou esse blog adorando os posts…obrigada bjs

  8. Ana Emilia comentou:

    Thaís, também estou gostando muito desses posts. E gostaria também que abordasse esse assunto de consumismo nessa época do ano, como sugeriu a leitora Cris. Gosto da confraternização entre amigos e familiares, mas detesto me sentir obrigada a dar muitos presentes, como se isso que importasse. E haja dinheiro, é caixinha daqui, caixinha dali. Sim, sei que muitos precisam de ajuda, mas determino quais poderei ajudar, senão quem vai precisar de ajuda sou eu para pagar as contas rs.

  9. Fernanda comentou:

    Thaís, depois dessa mudança toda, você poderia fazer um post como está o seu arquivo, virtual e físico, pois é uma das coisas que queria fazer antes de findar o ano: Destralhar meu arquivo de referência do Evernote e o físico. E mais uma vez como sempre, post inspirador !!!

    1. Thais Godinho comentou:

      Ainda está em andamento e vai demorar um pouco ainda. É uma reestruturação grande e não tenho dedicado tanto tempo a isso.

      Obrigada por comentar!

  10. Claudiane comentou:

    Esse ano eu comecei a pesquisar mais sobre organização e a aplicar isso, mas parecia mais uma cega correndo na floresta, as coisas melhoraram bastante de lá pra cá. Tenho minhas ferramentas definidas e to completando meu próprio jeito de fazer as coisas. Isso eu aprendi com você, o que dá certo pro outro nem sempre serve pra você e não custa tentar, se não funcionar é só mudar, se reinventar.
    To amando essa série porque sinto que to fazendo junto contigo. Que tem um cronograma, uma linha a qual eu possa seguir.

  11. Neli Alves Silva comentou:

    Conheci seu blog faz poucos dias estou amando me tornar uma organizadora profissional é minha meta para 2017 já comecei a pesquisar o campo em minha cidade.

  12. Celso Duarte comentou:

    Gostei de seu profissionalismo estou vendo que é isso que preciso, se organizar, esquecer tudo que não consegui fazer até agora e me organizar…