Pular para o conteúdo

Lições de vida que eu aprendi no curso de coaching

Gostaria de compartilhar com vocês algumas das muitas lições que eu aprendi quando eu fiz meu curso de coaching, há poucas semanas. Eu acredito que sejam aprendizados que façam grande diferença na vida de qualquer pessoa.

coaching-licoes

Nunca é tarde para começar

Eu sinceramente sempre soube disso, porque tenho exemplos na minha família, entre amigos e vendo em noticiários de pessoas que começaram muito depois “do esperado” a empreender, a fazer uma nova faculdade, tentar outra carreira, e ficaram super bem e felizes. Não importa a sua idade: nunca é tarde para começar o que quer que seja. Nossa professora no curso deu o exemplo de um cliente dela que queria ser jogador de futebol porque amava muito o esporte, mas ele em teoria já tinha passado da idade. Ele descobriu outras maneiras de satisfazer essa vontade, jogando com amigos por hobby e trabalhando como comentarista de jogos esportivos. O que não pode é deixar um sonho ou uma vontade de lado por limitações etárias que podem não existir. Adapte-se, seja criativo(a) e corra atrás!

Ser negativo ̩ natural Рenfrente o mundo sendo positivo(a)

O mundo é negativo. Você liga o jornal na TV, e as notícias são negativas. Até mesmo a nossa família, na tentativa de nos proteger, pode jogar um balde água fria em nossos planos. O mundo naturalmente vai te puxar para baixo, então colocar um sorriso no rosto e pensar positivo são as maiores formas de empoderamento e enfrentamento que você pode incorporar daqui para a frente. Ser negativo e começar a reclamar é natural – o caminho mais fácil. Passar por cima de tudo isso, botar um sorriso no rosto e seguir em frente é para os fortes. Seja essa pessoa.

Foque no futuro

Somos humanos e cometemos erros. Se você fez alguma besteira, foque no futuro. Não fique se torturando com o que fez antes de hoje. O que quer que tenha sido, não pode ser mudado. Pense no que está em suas mãos e que pode ser mudado a partir de hoje. Foque sempre no futuro, e não no “oh deus, por quê?” das situações. Não vale a pena. Definir próximas ações vale a pena.

Você influencia outras pessoas

Você dá exemplo pelo que você fala e pela forma como age no dia a dia. Isso vale para a sua família, para as pessoas que trabalham com você, para o atendente da loja que você está tratando da compra de um produto, para as pessoas que te vêem na fila do banco. Tudo aquilo que você acredita, seus valores, aquilo que você – será que tudo isso está refletido na pessoa que você imprime para o mundo?

A responsabilidade sempre é sua

Tudo o que você tem hoje na sua vida (e não tem) é responsabilidade sua. Assuma isso. Em toda e qualquer situação, você deve pensar: qual o meu papel e o que eu posso fazer, o que está no meu círculo de influência nesse momento e que eu posso efetivamente mudar? E esse é o seu papel. Assuma o assento do motorista na sua vida, pare de reclamar dos outros, pare de culpar outras pessoas e situações externas por qualquer coisa. Veja o que pode fazer, vá lá e faça.

Mira na lua!

Sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno. Para qualquer meta que você tiver, tente ampliá-la, nem que seja pelo exercício mental de ver como se planejar para alcançá-la. Muitas vezes, nos limitamos a certos padrões que nem percebemos. Isso vem de crenças limitadoras, ideias fixas e outras experiências. Faça isso nem que seja como exercício. Como você pode chegar onde você quer? E como você pode trazer aquela meta lá na frente para o hoje? Que caminho você vai percorrer? Tudo isso é planejamento na prática.

Eu aprendi muita coisa nos quatro dias de curso que eu fiz, e continuo aprendendo, porque o esforço é contínuo e não tenho parado de estudar desde então. Mas eu acredito que essas tenham sido as principais lições que eu considero essenciais para a vida de qualquer pessoa, e o coaching ajuda a potencializar todas elas.

Marcações:
Autor

24 comentários em “Lições de vida que eu aprendi no curso de coaching”

  1. Olá Thais, grande aprendizado…eu estou passando por uma transição de carreira e consegui através do Coaching o direcionamento correto, a força e a motivação para realizar meu sonho, algo que antes eu achava quase impossível de alcançar…já passei por todos esses itens que você listou, todos passam, mas a grande diferença é como você encara tudo isso…

    Abs

  2. Estou passando pelo processo de coaching e é bem por aí mesmo. Uma transformação intensa e uma certeza de não querer ser como antes, de não me sentir mais a vontade a dar as velhas desculpas, muitas vezes alimentadas por crenças limitadoras. Bora mirar na lua.
    Bjs.

  3. Olá Thais!
    Seria possível você comentar mais, em um próximo post, como funciona o coaching? Fiquei bastante curiosa e não conheço ninguém que tenha feito para perguntar. Obrigada, beijos!

  4. Nossa, aqui está muito bonito! Faz tempo que não consigo visitar esse espaço.

    Estou bastante contente por essa sua nova fase e achei as dicas valiosas. Eu particularmente gostei em especial da “sobre ser negativo”. Eu tenho a tendência de achar que só eu sou assim, e as vezes isso me impede de superar isso. Mas é um aprendizado né? um processo de treinamento mesmo, de nós mesmos.

    obrigada por compartilhar!

  5. Thais, gostaria de compartilhar com você uma felicidade. Fiz o Enem ano passado e esse mês fui chamada para cursar Jornalismo, um sonho que tinha desde os 16 anos. Já sou formada, mas muito infeliz com minha profissão.
    Sinto que somente agora, com 29 anos, esteja colocando minha vida em direção a encontrar a minha missão pessoal.
    Sempre que me sinto perdida leio os seus posts.
    Obrigada por tudo.
    Bjus.
    Ju

  6. Katia Regina Gomes Ferreira

    Thais!
    Pessoas inspiram pessoas…. Obrigada por compartilhar conosco. Juciany! Parabéns! Nunca é tarde para começar!

    Sucesso para nós!

  7. Olá Thais! Obrigada por compartilhar seu conhecimento! Seu blog é uma descoberta maravilhosa que está me ajudando a fazer a transformação que preciso em minha vida! Obrigada de coração!
    Sobre o curso de coaching, você poderia informar onde fez o treinamento? Ou outras instituições/pessoas que sejam de confiança? Tenho interesse em aprender para aplicar na minha vida e ajudar meu marido também na gestão da carreira dele. Ele também descobriu sua vocação recentemente, e gostaria de ajudá-lo a dar uma alavancada. 🙂 Beijocas!

  8. Olá Thais, gostaria que você escrevesse mais sobre sua experiência sobre coaching. Você é uma pessoa que lê muito, procura estar antenada, assim como o Walcyr Carrasco que escreveu em seus posts que está fazendo e disse que está transformando sua vida. O que acho estranho é que o que que você escreveu, por exemplo, já vi em vários autores, ou seja, não é uma novidade. Então, o que tem esse curso para ser tão maravilhoso? Não estou criticando seu texto, longe disso, o que você destacou e sempre interessante de se prestar atenção na vida, mas liguei lá e o curso é bem caro, então fiquei interessada de saber por sua ótica qual o diferencial real que você não descobriria por si mesmo dado ao seu perfil curioso.

    1. É uma certificação, não um curso. Por isso é mais caro. Na verdade, a certificação deles é metade do preço de outras do mercado também.

      Fazer o processo de coaching com um coach é diferente. 🙂

  9. Thais, me interessei mt nesse curso q vc fez. Gostaria mt de fazer um curso de coaching, mas não para obter uma certificação e atuar profissionalmente, mas para passar por esse processo comigo mesma e depois aplicar ou “irradiar” rs esses conceitos e nova forma de ver e viver em meus filhos, família… enfim. Vc conhece algum curso de formação de qualidade, mas que não necessariamente ofereça uma certificação e por isso seja menos oneroso?

    Obgda

  10. Pingback: O meio – vida organizada

  11. Pingback: A pessoa que eu quero ser em 2021 – vida organizada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *