Um tema que frequentemente as pessoas me pedem para escrever aqui no blog é sobre como eu utilizo checklists. Para quem está chegando no blog agora, eu utilizo um método chamado GTD, que é um método de produtividade, portanto meu uso de checklists se baseia nas recomendações do método. Veja o post onde escrevi sobre isso: o uso de checklists no GTD.
Hoje vou falar sobre a minha checklist diária. Pretendo fazer posts sobre as outras checklists que uso. Não coloquei todas em um único post para ele não ficar grande demais.
É importante dizer que é uma checklist pessoal que atende as minhas necessidades do momento. Faço modificações sempre que sinto que preciso. Amanhã ela pode estar diferente.
Atualmente, mantenho todas as minhas checklists no Todoist.
Lembrando que checklists não são listas de tarefas, mas listas de verificação. Que eu tenho que checar para verificar se aquilo que eu normalmente já faço em piloto automático foi realmente feito, e não para lembrar de fazer coisas. Se eu tenho que lembrar, se são lembretes, são ações, e então devem entrar em outro tipo de listas. Esse conceito é chave.
Minha checklist diária no Todoist
Quero esclarecer para vocês porque às vezes posto coisas do meu sistema em inglês. Estou treinando meu idioma, então para mim é importante trazê-lo para o dia a dia. Vou traduzir o que está no print acima:
Daily é “Diariamente”.
“Light the fire!” é uma expressão que significa “acender o fogo”, no sentido de… vou explicar adiante! rs
“GTD: Engage” é “GTD: Engajar”.
“Daily recurring actions” são “ações recorrentes diárias”.
Em “Light the fire” eu coloco a minha rápida rotina matinal de quando começo a trabalhar, para entrar no clima. Já falei sobre ela aqui no blog. Vivo mudando os gatilhos que uso para entrar nesse modo: concentração, mas ela sempre está presente.
Em “Gtd: Engage” eu listo as recomendações do GTD para a execução. São elas: verificar meu calendário, depois o tickler, depois as ações com prazo no Todoist. Depois trabalhar nas listas de ações de acordo com o contextos, tempo e energia disponÃveis. Analisar prioridades (horizontes de foco) e as três naturezas do trabalho. Isso é um resumo em segundos do passo 5 (engajar) do método GTD.
Em “Daily recurring actions” eu separo as rotinas pelos perÃodos do dia, como se fossem rotinas, e aà uso emojis porque a ferramenta permite isso e deixa eu usá-la como se fosse um bullet journal virtual. 🙂
Ao final de cada perÃodo, dou uma verificada em cada lista para ver se fiz tudo e, se faltou algo, dou uma dedicada de tempo para fazer e passar tranquila para o próximo. Funciona muito bem. E aà vem a importância de só ter aqui aquilo que realmente precisa ser feito, não “lista de desejos”. Eu até tenho algumas coisas que coloco assim: “se der tempo”. Mas elas estão bastante diferenciadas das que sei que são necessárias fazer todos os dias.
Manhã
- Tomar meus remédios em jejum
- Meditar
- Tomar café-da-manhã decente
- Recolher cocôs dos cachorros, colocar comida, limpar quintal
- Ver a previsão do tempo
- Processar caixa de entrada fÃsica
- Ver horários da academia
- Trabalhar em alguns posts do blog
Tarde
- Processar e-mails pessoais
- Processar e-mails profissionais
- Gerenciar inscrições dos cursos do blog
- Responder comentários do blog
- Administrar Facebook: grupos, fan pages
- Abastecer papéis nos banheiros, trocar lixeiras
- Gerenciar roupas para lavar ou recolher do varal
- Se der tempo: Checar novidades no GTD Connect
- Se der tempo:Â Ler meus feeds
- Se estiver em casa: Agitar janta
- Processar novamente e-mails pessoais
- Processar novamente e-mails profissionais
- Se der tempo: Processar novamente a caixa de entrada fÃsica
- Verificar agenda para amanhã
Noite
- Guardar o que estiver fora do lugar
- Dar uma geral nas pias
- Verificar materiais do filhote
- Se der tempo: Separar roupa para amanhã
Espero que este post tenha clareado um pouco como uso minha checklist diária. Lembrando que eu disse acima: não são lembretes! Se você precisa ser lembrada(o) do que está em uma dessas listas, é melhor colocar de oura forma – talvez em uma lista de ações ou em seu calendário (veja aqui o que vai em um ou em outro).
Até a próxima!
Gostei das instruções. A lista parece bem prática e gostei muito da “se der tempo” , porque isso força a pessoa a ver o que é emergência e importante ou se é algo que pode ser feito nas próximas 48hrs.
Beijos!
Blog Querido Deus,obg por me exportar!
Oi Thais,
Você coloca suas checklists de limpeza da casa (semanal, mensal etc) também no todoist?
Sim, de acordo com a frequência.
Esse lista de afazeres de casa por frequência é pra checar é uma lista sem a bolinha do todoist só pra dar um norte?
Eu sinto que quando não tem a bolinha, passa batido, e quando tem lota minhas tarefas diárias pra dar check e se não dou. Fica atrasado e um caos kkkkk
What a great post! You blog gets better and better.
Thanks 🙂
Cara, como eu gosto de passar por aqui!!!
Thais, obrigada pela tradução.
<3
Clareou bastante !
Vlw por compartilhar.
Eu também faço uso de uma checklist diária, mas as faço com recorrência diária para poder fazer o check nelas. Se eu não der o check, é provável que faça a mesma coisa duas ou mais vezes, como usar o mesmo remédio mais de uma vez. Tristeza de ser um TDA. Daà sempre deixo um Widget do Wunderlist mostrando a lista automática Hoje para fazer o acompanhamento. Tem dado certo comigo.
Adoro os posts onde você mostra a sua rotina, Thais! Como faz para inserir os desenhinhos de Sol, Lua, etc no Todoist?
Com o atalho de teclado de emojis do celular.
boa tarde,Thais!!existe algum aplicativo organizacional,que coloque listas detalhadas de limpeza e organização pra gente seguir?na verdade,como vc é mto organizada,pode ser que conheça algo nesse sentido!se existir,vc acha que vale a pena baixar?algo no estilo flylady… obrigada e desculpe se a pergunta foi impertinente. Fernanda Santos
Dá uma olhadinha aqui 🙂
https://vidaorganizada.com/como-organizar-o-metodo-fly-lady-no-todoist/
você costuma acordar com fome?
gostaria de me levantar e meditar em seguida, antes do café da manhã, pois nesse momento minha famÃlia ainda está dormindo (e então não me interrompe no meio da meditação), mas parece que a meditação se torna muito pesada/arrastada por eu estar com fome ao acordar haha
Come alguma coisinha leve e depois medita. 🙂
Oi, ThaÃs… estou começando a aplicar o GTD no meu dia-a-dia (acho que já comentei isso em alguma outra postagem, hehe) e fiquei na dúvida sobre esta observação: “Lembrando que eu disse acima: não são lembretes! Se você precisa ser lembrada(o) do que está em uma dessas listas, é melhor colocar de oura forma – talvez em uma lista de ações ou em seu calendário”. Estou apenas começando e muitos dos passos da revisão semanal e planejamento diário são novos para mim pois a metodologia toda é nova, o que você sugere neste caso?
Não entendi sua dúvida.
Porque é tão difÃcil da continuidade na rotina? eu me planejo, faço planilhas, não consigo passar do segundo dia isso é frustante, adoro seu blog, até comprei seu livro casa organizada, já terminei de ler ai ainda não coloquei nada em prática…..
Bom dia
obrigado pelas dicas.
Paulo Cesar
Nossa, sobra tempo pra trabalhar, comer, ler… essas coisas?
Mas em relação aos contextos Thais essa lista vejo que tem/pode ter vários contextos, você faz por contexto?
O grande tcham dessa lista é que você já faz naturalmente quando está em tais contextos. No final do dia você só revisa pra garantir mesmo.
Se você precisa ser lembrado de fazer, a ação deve entrar na lista por contexto.