fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Dúvida de leitor: “Como se organizar para conseguir um novo emprego?”

Este post foi baseado em uma dúvida enviada por dois leitores via comentários. Quando eu percebo que a resposta possa ajudar outros leitores também, eu posto a resposta no blog. Muitos leitores também gostam de ajudar a pessoa que enviou a dúvida. Todos ganham. Você pode enviar sua dúvida também deixando um comentário em qualquer post do blog ou entrando em contato através do formulário.

org-novo-emprego

Em tempos de crise e desemprego, como ajudar a se organizar após ser mandado embora 🙁 triste, mas muito real atualmente! Como tenho amigos passando por essa situação e o pior corro riscos também. Thais você sempre surpreendendo! Fantástica essa abertura que você está dando aos seus leitores, sensacional.

Olá Thaís,
Aproveitando o gancho da postagem, já faz alguns anos que estou empregado mas quero procurar emprego na minha área de formação (sou formado em contábeis e trabalho na área administrativa). No entanto, acho que desaprendi como procurar emprego. Que dicas você daria sobre esse projeto? Pelo Linkedin? Algum outro meio?
Se você pudesse escrever um post sobre isso, acho que ajudaria bastante a mim e talvez outros que também estejam procurando emprego.

Em primeiro lugar, eu gostaria de agradecer pelo contato e pela confiança na minha opinião para falar sobre isso. Espero de verdade conseguir ajudar.

Hoje eu tenho um modelo de trabalho autônomo e estou estruturando minha empresa como micro-empresa, então não estou tão por dentro das recomendações para empregos. No entanto, vou dizer o que sempre fiz e que sempre deu certo (consegui emprego rapidamente desde que comecei a fazer desta forma).

Saiba quem você é

Pode parecer uma dica super abstrata, mas vou explicar melhor. Pegue uma folha de papel e liste todos os empregos que você já teve desde o início da sua vida profissional. Depois, liste as habilidades relevantes que aprendeu (ex: Excel avançado). Liste também todos os cursos que já fez, incluindo graduação.

Quando você analisa esses dados, consegue enxergar um caminho – uma evolução? Você começou como estagiário, por exemplo, e passou a analista, depois a coordenador? Ou começou como caixa de um comércio, mudou para auxiliar administrativo e depois foi para a área comercial? O seu caminho é um indicador do que você já fez e do que os empregadores podem precisar ao te considerar para um novo emprego.

É muito difícil para mim falar em termos genéricos, porque o legal seria analisar caso a caso. Só você pode fazer isso. Portanto, liste como ensinei acima e faça essa análise. Identifique um caminho sendo percorrido na sua carreira.

Qual seria a sequência natural?

Com base nesse caminho, o que você acha que seria a sequência natural?

Se você foi mandado embora de um emprego cujo cargo era de analista, é natural que você procure oportunidades nesse mesmo nível de hierarquia.

Se você está empregado(a) e busca uma nova oportunidade, pode valer a pena procurar algo em uma hierarquia mais alta.

O que estamos buscando aqui é encontrar um foco, pois ele será decisivo nessa busca.

Também pode acontecer de você odiar o que você faz e querer mudar totalmente de área. Nesse caso, é muito comum começar do nível hierárquico mais baixo.

Visualize o que seria ideal para você

Com base nos dados acima, e conhecendo a sequência natural (que te deixa com os pés no chão com relação ao que você pode procurar), pense em qual seria o cenário ideal para você nesse momento. Se você conseguisse o melhor emprego para esse momento que você está vivendo agora, como ele seria?

Tente escrever com a maior quantidade de detalhes possível. O tipo de empresa (familiar ou multinacional?), tipo de contrato (CLT ou PJ), como será a sua mesa de trabalho, os benefícios, a equipe que quer trabalhar, o plano de carreira, a localização. Imagine-se trabalhando nesse lugar.

Tenha foco

Depois de tudo isso que você pensou e idealizou, procure chegar a um cargo específico. Analista de recursos humanos? Gerente de varejo? Coordenador de marketing digital?

Isso não significa que você não estará aberta a outras oportunidades – apenas que você tem em mente o que deseja. E isso é muito.

Seja estratégico

Sabendo o que você quer, liste os canais onde pode encontrar informações e possíveis vagas no setor. Você tem amigos que trabalhem na área? Contate-os. Poste no Facebook o que está procurando e deixe a publicação como “pública”. Nessa primeira tentativa, você já pode receber algum contato super legal de alguém que você nem imaginava. Deixe claro que você está disponível!

Procure grupos específicos no Facebook para a área desejada. Os grupos para empregos no geral costumam ter vagas para hierarquias mais baixas, mas pode ser que seja o seu caso também. Você é quem sabe – tudo depende do seu foco.

Veja as vagas disponíveis no Linkedin e entre em contato. Tenha um perfil lá, atualizado com as informações relevantes que você listou no primeiro item deste texto.

Procure em sites de empregos como Empregos.com.br, InfoJobs e Manager.com.br. Se tiver uma verba disponível para esse investimento, assine a Catho. Se assinar, dedique-se a entrar em contato com as vagas anunciadas diariamente. Tem que ser a sua rotina.

O legal da Catho e do Linkedin é que você pode ver os outros candidatos que estejam concorrendo ao mesmo cargo que você e providenciar adaptações. Por exemplo, se todo mundo que está concorrendo para ser “Gerente de produto” em uma empresa de tecnologia sabe falar chinês, pode ser uma boa você começar a investir nisso.

Invista em sua formação

Enquanto isso, dê tempo ao tempo. Aproveite o “tempo livre” entre as buscas pelas vagas para se capacitar. Existem muitos sites na Internet (até o próprio YouTube) com vídeos ensinando a fazer de tudo. Pode ser uma boa oportunidade para aperfeiçoar um idioma, aprender como finalmente fazer planilhas avançadas no Excel, organizar seus projetos e muito mais.

Considere outras possibilidades

Apesar de buscar um emprego, considere outras possibilidades como empreender ou estudar para passar em um concurso público. São alternativas ao emprego, caso você tenha vocação para elas.

Espero que o post ajude, de toda forma!