Categoria(s) do post: íreas da Vida

procrastinacao

Acho que praticamente todo mundo já teve uma tarefa que simplesmente não saí­a da lista. Ou porque era difí­cil, ou porque era chata, ou porque você simplesmente não sabia por onde começar, entre outros motivos. E o que é mais engraçado é que vira e mexe aparece uma dessas novamente na nossa vida. E aí­, o que fazer? Deixar para o último minuto? Vamos bater um papo sobre como lidar de forma mais saudável e com menos pressão com essas tarefinhas.

Como saber se a tarefa importante

Em primeiro lugar, ela tem um prazo? Se tiver, esse é um bom guia. Além de analisar o prazo, pergunte-se: essa tarefa diz respeito a um acordo que fiz comigo mesma(o) ou com outra pessoa? O que acontece se eu quebrá-lo? Como vou me sentir? Será que ela faz parte de um projeto importante para mim ou que afete outras pessoas da minha equipe? Outras perguntas legais a serem feitas é se a tarefa diz respeito a um objetivo que você quer alcançar, por exemplo. Tudo isso pode te ajudar a desenvolver a motivação necessária para executá-la.

Destrinche em pedaços menores

[Tweet “Se a tarefa é chata, difí­cil ou você não sabe por onde começar, destrinche em pedacinhos.”]

Podem ser pedacinhos ridí­culos como: preciso fazer uma apresentação. Ok, então primeiro vou criar o arquivo PPT. í“timo, agora vou fazer o template da apresentação. Fiz. Na sequência, vou inserir os tí­tulos. E por aí­ vai. Destrinchar em pequenos (até pequeninos) passos pode ajudar.

Use a técnica Pomodoro

Marque o alarme do seu celular para tocar daqui a 25 minutos e, durante esse tempo, trabalhe focada(o) nessa tarefa, fazendo o melhor que você puder. Quando o tempo acabar, você pode parar e continuar depois ou, se tiver tempo e quiser, pode finalizar a tarefa. O fato de você ser “obrigada(o)” a focar nela durante esses 25 minutos tira uma vontade sabe-se lá de onde de completá-la, o que é sempre bom para o cérebro (e para você como um todo, já que conseguirá engolir esse sapo).

Esclareça melhor o que fazer e feito significam

Analise sua tarefa com lentes de produtividade: O que é isso? Qual a primeira coisa que devo fazer com relação a esse negócio nesse momento? Quando posso considerar isso concluí­do? Isso te ajuda a esclarecer melhor o que sua tarefa significa. “Montar apresentação” pode parecer difí­cil de fazer, mas “Criar documento PPT com tí­tulo da apresentação” não. Saber que “ter a apresentação pronta até quinta-feira” é o seu resultado desejado faz seu cérebro pensar melhor na estratégia que você vai percorrer para chegar até lá.

E você, costuma procrastinar tarefas? Como você lida com elas?

Deixe seu comentário

8 comentários

  1. ceci comentou:

    olá thaís. Uma dica aparentemente tão simples, mas de tanto impacto. A partir do momento que comecei dividir as atividades em pedacinhos, passei a render muito mais no trabalho e finalmente consegui concluir tarefas que estavam há tempos atrasadas. Só me resta a agradecer por dicas tão preciosas que tornam o nosso dia a dia mais simples. Suas palavras e o estilo de organização que transmite aqui no blog são minhas fontes de inspiração. Obrigada.

  2. Bianca comentou:

    Oi Thaís, você conhece o scrum?
    É uma metodologia/framework muito usada em desenvolvimento ágil de software, e alguns dos princípios são definir entregáveis e quebrá-los em tarefas menores, e definir o que é o pronto (DoD – definition of done).
    É muito interessante como definir o feito nem sempre é tão trivial quanto parece, principalmente quando você pergunta o que é o “feito” para duas pessoas. É um ótimo exercício.
    Você arrasa, garota :*

    1. Thais Godinho comentou:

      Conheço sim. 🙂
      Obrigada por compartilhar.

  3. sara comentou:

    Procrastinação é o meu nome do meio! Quando tenho uma tarefa que eu considero “chata”, não consigo evitar de a adiar até começarem a me cobrar. Já comecei a usar a técnica de dividir em tarefas menores e ajuda.
    Ainda não experimentei os pomodoros mas acho boa! Com a sua ajuda eu vou chegar lá!

  4. Adorei! Vou testar a técnica Pomodoro.
    Eu tenho uma tarefa adiada por 1 ano, acredita? 1 ano!!!
    :o/

  5. Alexandre Almeida comentou:

    Gostei da tua sugestão, Thais! Realmente ela funciona, pois fiz uma retrospectiva sobre tarefas “chatas” e realizadas por mim, e lembrei que utilizei (inconscientemente) essa divisão em partes menores. Assim conseguia avançar na conclusão das tarefas.
    Parabéns por tuas sugestões!

  6. Monica comentou:

    Nossa eu ando muito desanimada com meu trabalho…. Me acomodei demais…..todo dia eu olho aquela papelada e não me da vontade nem de pegar na mão….e vai se tornando uma bola de neve e a preguiça aumenta muito mais. Fora que a tecnologia me permite fazer coisas bem mais agradáveis…. Vou tentar essa de fazer por partes……pois mesmo não gostando mais do que faço preciso do meu salário.