Como criar um guarda-roupa versátil para clima quente na cidade

Se você não mora em uma cidade que tem praia e, pelo contrário, tem prédios e mais prédios (ok, alguns parques!), você sabe o que é passar por um verão escaldante precisando bater perna e ir trabalhar pegando metrô, ônibus, ou mesmo de carro. Por isso, vou trazer aqui algumas dicas que funcionam comigo quando se trata de montar um guarda-roupa versátil para usar nessa estação tão quente.

Eu venho passando por um processo profundo de conscientização sobre moda e meu estilo e gostaria de compartilhar essas dicas com vocês, como sempre fiz no blog. <3

Privilegie compras que você vai usar agora

Imagem: College Fashion
Imagem: College Fashion

Estamos em época de grandes liquidações. Se não tivermos foco, nosso orçamento vai por água abaixo. É claro que podemos encontrar excelentes achados de inverno nessas liquidações? Sim! Podemos comprar alguma peça que achamos incrível e que vestiu de maneira espetacular em nosso corpo? Lógico! Mas o que estou querendo dizer aqui é que aprendi com o tempo, depois de anos de consumo de moda, que as roupas nunca vão acabar. Sempre existirão lojas, coleções novas, opções mil. Se eu sair comprando de tudo apenas porque ficou fantástico, não vai ter fim.

Por isso, neste verão eu fiz uma análise do meu guarda-roupa e pensei: o que eu estou realmente precisando neste momento? E lá, em meio a camisas de manga 3/4 ou compridas, cheia de blusinhas de malha que não fazem diferença, eu constatei: preciso de boas blusas e camisetas fresquinhas para trabalhar. Então esse tem sido o meu foco. O seu poderia ser comprar saias, por exemplo.

O que estou querendo dizer aqui é para você questionar se precisa mesmo comprar aquela camisa verde militar de sarja na liquidação sendo que não tem uma blusa de manga curta decente para usar hoje no trabalho.

Não deixe no seu guarda-roupa nada quente demais

Eu se que em algumas cidades do Brasil a gente tem quatro estações no mesmo dia, mas não dá para deixar um sobretudo de lã no armário quando temos um verão de 40 graus (para mais!) na maior parte do tempo.

Guarde as peças mais quentes na parte de cima do armário e deixe suas peças respirarem também. Mantenha sempre à mão apenas aquilo que você pode usar nessa época, sem complicações.

Você pode precisar de um cardiganzinho ou de uma camisa de manga comprida em algum dia? Pode. Mas não são peças que precisam estar tão acessíveis como camisetas, blusas de manga curta, vestidos, entre outras. Otimize a organização do seu guarda-roupa para a estação também.

Preste atenção aos tecidos

Tecidos naturais como linho, algodão e viscose fazem com que você transpire menos, então são ideias para os dias mais quentes. Mesmo uma calça de linho é mais leve que uma camisa de manga curta de poliéster, por exemplo! Poliéster é plástico! Logo, faz seu corpo transpirar muito mais porque não deixa o ar sair, fica abafado. No verão, procure usar peças com tecidos naturais. Isso pode (e deve) até mesmo direcionar as suas compras para cada estação.

Invista em bons curingas

Fui eu que desenhei :)
Fui eu que desenhei 🙂

E, para os meninos:

  • Mocassins em vez de sapatos fechados.
  • Camisas de manga curta de algodão ou linho.
  • Calças de alfaiataria em cores como cáqui e cru.
  • Cores mais claras no geral.

Espero que as dicas sejam úteis. 🙂