fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Guia do Vida Organizada para aplicar o GTD no Todoist – Parte 5 – Usando checklists de apoio

capa-gtd-todoist

Continuamos hoje com nossa série de implementação do GTD no Todoist. Ela servirá como exemplo de aprendizado da parte Organização da série Aprenda GTD. Ou seja, você que vem acompanhando a série, aprenderá agora a organizar todo o seu sistema com o exemplo do Todoist. O tema do nosso post de hoje é o uso de checklists no GTD.

[alert icon=”fa-tag”]Acompanhe todos os posts desta série através da tag Guia GTD e Todoist.
Você também pode assinar os feeds do blog ou se cadastrar para receber por e-mail.[/alert]

[alert icon=”fa-hand-o-right”]Por gentileza, leia antes o post Como usar o GTD no Todoist – uma introdução, que traz conceitos básicos sobre a ferramenta. Para conhecer o GTD, recomendo que leia todos os posts da série Aprenda GTD até aqui, pois é onde abordo didaticamente todos os conceitos do método. Nossa série abordará a implementação direta, sem esclarecer conceitos básicos que já foram vistos nesses posts anteriores.[/alert]

O que são checklists?

Checklists são listas de verificação que você usa como referência para garantir que não esteja se esquecendo de nada. Podem ser usadas para projetos, procedimentos, processos e todo tipo de atividade na sua vida. Uma checklist pode mostrar uma simples lista com suas áreas de foco ou uma lista complexa com todos os passos para lançar a campanha de final de ano da sua empresa.

A ideia das checklists é garantir que você não se esqueça de nada importante e te deixe tranquilo(a) sabendo que basta verificá-la para garantir essa qualidade. Você pode usar para definir atividades em uma época específica do ano (por ex: “Todo final de ano, eu devo fazer tais coisas com relação às minhas finanças”) ou em situações que requerem um nível maior de detalhe (por ex: “O que fazer antes de uma viagem internacional”).

[alert icon=”fa-info”]Para entender um pouco mais sobre a importância do uso de checklists, você pode ler o livro “Checklist: Como fazer as coisas benfeitas”, de Atual Gawande. Outra fonte indispensável é o próprio livro do GTD, “A arte de fazer acontecer”, do David Allen. Ele fala sobre o uso de checklists no capt. 7.[/alert]

Checklists são listas de próximas ações?

Em essência, toda lista de verificação é uma checklist. Então, uma lista de próximas ações pode ser chamada de checklist, assim como uma lista de compras, uma lista de coisas a serem feitas em seu calendário etc.

Porém, é importante não confundir uma lista de referência com sua lista de próximas ações. No geral, as listas de referência servem para ajudar a definir próximas ações.

Por exemplo, eu posso ter uma checklist com todas as atividades que preciso fazer na minha casa semanalmente: limpar o fogão, tirar o pó dos móveis, lavar o banheiro etc. São próximas ações? Não. Mas um dos itens da revisão semanal é justamente verificar checklists possivelmente relevantes para que eu possa usar esta semana. Então, na minha revisão semanal, me deparo com essa checklist do exemplo. Dou uma olhada nela e defino próximas ações com base no que está ali. Um dos objetivos da revisão semanal é preparar o cenário que você quer ver durante a próxima semana. Nesse momento, então, eu crio as próximas ações no meu Todoist, inserindo no contexto adequado para realizá-la. Isso pode valer para checklists mensais, semestrais, anuais etc.

Mas não seria mais fácil inserir como ação recorrente?

Fica totalmente a seu critério. Eu não gosto porque acho que sobrecarrega o meu sistema e, além disso, para ser recorrente eu preciso estabelecer uma data específica para fazer, o que vai contra o que o David Allen ensina (data é para prazo real, senão você perde a confiança no seu sistema).

E para projetos?

Dentro de um projeto, por exemplo, você também pode ter checklists (seria a parte da Organização do Modelo de Planejamento Natural – leia o capt. 3 do livro do GTD para mais informações). Na revisão semanal, reviso essa lista e defino próximas ações com base no que está ali.

Por exemplo, posso ter um projeto que seja organizar uma viagem. Na parte da organização desse projeto, tenho uma lista como:

  • Comprar passagens
  • Reservar hotel
  • Montar roteiro
  • Definir orçamento

Isso são próximas ações? Não! Mas, na revisão semanal, posso ver essa lista e definir próximas ações como: “Entrar no site Decolar.com para ver preços das passagens para a data escolhida” ou “Pesquisar na Internet ideias para roteiros na cidade onde vou”. Isso são próximas ações! A lista acima é apenas uma lista de verificação, de referência – uma checklist!

Como gerenciar checklists no Todoist

Você pode criar um “projeto” (pasta) no Todoist chamado “Checklists” e, dentro dele, inserir as checklists que quiser.

Captura de tela 2015-12-28 14.44.11

Veja aqui um exemplo:

Captura de tela 2015-12-28 14.44.46

Como são listas de verificação, você não vai “tickar” como concluídas, senão elas somem. A não ser que você insira recorrência na data de conclusão, aí tudo bem. Mais uma vez, fica a seu critério. O que é suficiente para você tirar a preocupação com o que tem nessa lista da sua cabeça? De repente vale a pena inserir recorrência até você estabelecer o hábito de verificar essas listas.

[alert icon=”fa-plus”]Veja o guia completo na página do Todoist Help Center sobre como criar recorrências.[/alert]

Ideias de checklists que você pode criar

  • Áreas de foco
  • Escopo do seu cargo no trabalho
  • Coisas para fazer antes de uma viagem
  • Passos da revisão semanal do GTD
  • Exercícios físicos
  • Lista detalhada de limpeza da casa por cômodos
  • E muitas outras de acordo com suas descobertas no dia a dia!

A ideia é que não exista necessidade de se planejar algo parecido pela segunda vez. Se você está repetindo um procedimento, pode valer a pena criar uma checklist para que libere sua mente da próxima vez.

[alert icon=”fa-hand-o-right”]Atenção: Muitas vezes, as pessoas criam checklists com coisas que têm mais cara de ações ou projetos escondidos. Analise bem para ver se você não está inserindo em sua checklist algo que deveria ir para a caixa de entrada e ser processado adequadamente.[/alert]

Lembre-se: Checklists são listas de verificação que você pode usar como referência para identificar projetos e próximas ações.

Este post foi um dos mais pedidos até agora na série e espero que tenha esclarecido bem o conceito do uso de checklists para o GTD. Caso tenha dúvidas, por favor, deixe nos comentários abaixo. Obrigada!