fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Como lidar com pessoas tóxicas

Relacionamentos são aprendizados e, se em toda a vida nos relacionamos com outras pessoas, então estamos sempre aprendendo.

Lidar com pessoas difíceis não é nada fácil, mas eu trago aqui algumas dicas que podem ajudar e que eu mesma identifiquei, ao longo da vida, como atitudes que ajudam a lidar com isso. Espero que ajude vocês também porque, quando ficamos meio alterados por causa de outra pessoa, isso prejudica nossa produtividade e nosso estado mental.

  • Não dá para mudar outra pessoa – só você mesmo(a). Você não pode mudar o que a pessoa faz, mas você pode mudar como você reage a ela. Sei que não é fácil, mas é importante ter em mente. Reagir de forma agressiva também ou ofensiva não ajudará em nada.
  • Estabeleça limites pessoais sobre o que você aguenta e o que você não aguenta. Isso pode te ajudar a tomar decisões no dia a dia, quando a situação estiver pegando fogo. Te ajuda a se segurar um pouco antes de fazer qualquer coisa.
  • Se essa pessoa fica te telefonando ou mandando mensagens, deixe claros os seus limites. Coisas como “não vejo meu What’s App depois do horário de trabalho” ou “prefiro não ficar conversando no Skype enquanto estou trabalhando” podem ser indicadores que farão a pessoa “se mancar”. Muitas vezes ela simplesmente não sabe que você tem esses limites pessoais porque ela mesma não os tem.
  • Tente conversar com essa pessoa no intuito de ajudá-la, e não de apontar defeitos (que todos temos). Se você puder dar um feedback sobre um caso pontual, que mostre o que ela fez como exemplo do comportamento que você não curtiu, certamente poderá ajudá-la a compreender suas atitudes e talvez mudar.
  • Por outro lado, se tal conversa já existiu e mesmo assim nenhuma mudança ocorreu, afaste-se da pessoa. Sempre que possível, fique longe. Se estar perto da pessoa altera seu estado mental, mesmo que isso seja uma limitação sua, vale a pena tentar evitar encontrá-la para não ter que passar por isso. Na pior das hipóteses, você terá que gerenciar bem menos vezes em que isso acontecer.
  • Procure não levar coisas do trabalho para o lado pessoal. É claro que, se a pessoa for mau-caráter, é muito difícil ficar cool com qualquer tipo de contato. No entanto, sinceramente, levar para o lado pessoal só vai piorar as coisas. Procure abstrair como puder.
  • Não se envolva em “brigas”. Guarde sua energia – use-a para gerenciar suas emoções. Saiba que brigas deve comprar.
  • Pare de fazer favores para essa pessoa, senão você sempre se sentirá mal por isso. Aprenda a dizer não.
  • Observe como outras pessoas lidam com esse(a) colega problemático(a). Você poderá aprender boas técnicas.
  • Não fale sobre essa pessoa para outras. Sei que é difícil e às vezes dá vontade de desabafar, mas evite. Se essa pessoa é tão difícil de lidar, todos conhecem a situação. Falar sobre ela não ajudará em nada. Por outro lado, sei que desabafar pode ser relaxante… então faça isso apenas com o intuito de desabafar para um amigo ou amiga, ouvir conselhos, e não com o intuito de simplesmente reclamar.
  • É impossível gostar de todas as pessoas que conhecemos no mundo. Aceite isso. Simplesmente foque nos relacionamentos que lhe tragam prazer, satisfação e crescimento pessoal, em vez de deixar sua energia ser sugada por um relacionamento que lhe faz mal.
  • Faça sempre o que considerar certo e ético. Distancie-se do que achar errado. Não re rebaixe a alguma atitude que discorda completamente.

Você já teve que lidar com pessoas assim? Deixe suas dicas nos comentários!