fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Como se organizar trabalhando de dia e estudando à noite?

[alert icon=”fa-comment-o”]Este post foi a sugestão de uma leitora através do formulário para envio de sugestão de pauta. Quer ver algum tema abordado aqui no Vida Organizada? Envie também.[/alert]

O que ela sugeriu:

[quote class=”amarelo”]Thais, penso que um bom tema a ser tratado no blog seria algo do tipo: “dicas para aqueles que trabalham o dia todo e estudam à noite”. Estou nesta condição (sou advogada e mestranda). Muitas vezes sinto perdida e vejo que minha rotina está completamente bagunçada (durmo pouco, me exercito pouco, tenho que optar por compromissos…). Não sei se você já tratou sobre o tema (até porque sou leitora há não muito tempo), mas penso que muitas pessoas podem se interessar. Abraço![/quote]

Querida leitora,

Conciliar duas atividades intensas (como trabalhar o dia todo e estudar à noite) não é fácil. Demanda esforço, disciplina e um gerenciamento enorme de energia para não ficar cansado física e mentalmente. Minhas sugestões para você são as seguintes:

  1. Procure planejar sua semana. Uma vez por semana (domingo, talvez, mas pode ser no dia que você quiser), veja todos os compromissos que você vai ter (incluindo horário de trabalho). Insira os períodos em que estará se deslocando, em trânsito (isso é importante para saber a estimativa de tempo disponível). Ao chegar em casa, você toma banho, faz janta ou qualquer outra atividade? Pode querer planejar isso também. Insira tempo suficiente de sono (sim! bloqueie em seu calendário as horas de sono) e veja quantas horas sobram para os seus estudos. Se sobrarem três horas, por exemplo, veja como pode distribuir seus estudos ao longo da semana. Faça esse planejamento religiosamente toda semana. Ele será fundamental para a sua organização.
  2. Garanta que o planejamento da sua semana como um todo seja factível. Não adianta se comprometer a dormir só quatro horas por noite achando que vai manter esse ritmo insustentável por muito tempo. Todas as áreas da sua vida são importantes, dos estudos à sua saúde. Busque uma vida equilibrada. Mesmo que leve mais tempo para atingir suas metas de estudo (ex: passar em um concurso público), pelo menos você fará isso sem prejudicar as outras áreas.
  3. Gerencie sua energia. Se você sabe que precisa dormir oito horas todas as noites, priorize esse tempo. Procure acordar todos os dias no mesmo horário, pois o corpo gosta de rotinas (inclusive aos finais de semana). Alimente-se bem – e aqui pode valer a pena buscar médicos que indiquem uma dieta funcional para a vida que você tem.

Com relação aos estudos, você pode querer organizar seus grandes projetos (como a monografia) em uma ferramenta boa para gerenciar ideias, como o Evernote. Procure digitalizar artigos e enviar matérias legais pegas na Internet para lá. Todas as tarefas podem ser organizadas em uma ferramenta simples e eficiente, como o Todoist. Controle os prazos do seu curso em um calendário que você goste – pode ser uma agenda de papel ou eletrônica, como o Google Calendar.

No mais, otimizar seu tempo o máximo possível pode ajudar, por isso a recomendação de ferramentas eficientes e a disciplina com o planejamento semanal. Você pode buscar métodos de estudos específicos como o método por ciclos do Alexandre Meirelles ou o uso de mapas mentais. Ambos podem ajudar.