30 ideias de coisas legais que eu gosto de fazer com o meu filho que são gratuitas ou muito baratas

19
8614

O bichinho do minimalismo me picou novamente e eu acredito que desta vez não tenha volta, porque veio um pouco mais maduro que da outra vez. Estar de repouso me promove tempo para pensar e, quando pensamos, aprendemos a priorizar.

Uma das coisas que mais me pedem é para falar sobre a rotina com o filhote, que atividades fazemos com ele. Como estamos em uma época em que todos estamos economizando, achei que seria uma boa postar as atividades que fazemos que não custam quase nada em termos de dinheiro ou são essencialmente gratuitas. São elas:

  1. Ler histórias
  2. Jogar bola
  3. Desenhar
  4. Dar uma volta pela vizinhança
  5. Jogar jogo da memória
  6. Brincar na praça
  7. Brincar no parque
  8. Brincar de esconde-esconde
  9. Competição de quem aguenta mais tempo sem rir ao fazer cócegas
  10. Andar de bicicleta
  11. Assistir um filme
  12. Contar histórias da nossa família antes de dormir
  13. Conversar sobre como foi o nosso dia (recapitular tudo)
  14. Cuidar das plantas
  15. Ensinar a cozinhar
  16. Ir à livraria e passar um tempo na seção de livros infantis
  17. Gravar vídeos nossos no celular
  18. Tocar violão e cantar
  19. Visitar outras pessoas da família
  20. Escrever cartinhas para amigos e pessoas da família
  21. Olhar as estrelas
  22. Ver vídeos no YouTube (dos educativos a cachorrinhos fofos)
  23. Separar coisas em casa para doar para caridade
  24. Colocar música alta e dançar
  25. Fazer bolhas de sabão
  26. Tentar adivinhar a música que o outro está cantando
  27. Fazer aviões de papel
  28. Imitar vozes
  29. Contar piadas
  30. Fazer adivinhações

E você, costuma fazer que atividades com seus filhos? Compartilhe nos comentários!

19 comentários

  1. Ai, Thaís, adorei!!! Vou imprimir já. Tenho um filho, Antonio, de 5 anos e 5 meses(acho que é mais ou menos a idade do Paul, não?)que é bem “elétrico”, rsrsrsrs, não gosta de ficar parado e se entedia com facilidade. Nossa, você deu um monte de ideias simples de executar e bem legais. Aqui em casa nós brincamos de futebol, queimada, “luta”, rsrs, e também colocamos música alta para dançar ( você precisava ver ele pegando a guitarra velha do pai e “tocando”, é muito legal,rsrs…) … Mas é sempre bom ter novidades, não é?

    Muito obrigada.

    • Que bonitinho! E sim, eles são elétricos nessa fase! O Paul tem 5 anos e 7 meses! E como logo vêm as férias escolares, sempre é bom ter ideias, né?
      Obrigada por comentar!

  2. Oi Thais,

    Que amor! Quanto coisa gostosa a gente pode fazer com os filhotes e muitas vezes a gente só deixa eles nos eletrônicos e totalmente perde essa fase tão legal! Eu tenho algumas ideias para mães de adolescentes, já que o meu filhinho cresceu e pode me pegar no colo, hahah! Aqui a gente faz coisas como ler o mesmo livro e depois falar sobre o que gostamos ou não sobre ele, ir à academia ou fazer caminhada juntos, competição de quem aguenta ficar mais tempo sem ver as mensagens no celular, cuidar dos nossos gatinhos, ver vídeos no YouTube, além de conversas de “adulto” hehe.

    • Oi Simone!!

      Poxa super me identifiquei com você rs. Tenho uma filha adolescente e nessa fase as opções são outras. Adoramos ler e também vamos a academia e fazemos caminhada juntas!
      Procuro estar sempre por perto mesmo, pois tudo passa muito rápido e infelizmente com a tecnologia parece que as pessoas se afastam um pouco!

      • Que bacana, Simone! Eu também procuro sempre estar por perto, o que muitas vezes não é tão simples.
        Já a parte da tecnologia quem tem que se policiar aqui em casa sou eu! hehehe
        Beijos!

  3. Oi Thais, acompanho sempre que posso, entre a rotina das crianças e do trabalho, e da casa e da vida… risos.
    Enfim, adoro todo o conteúdo, nunca comentei nada, mas com este post de hoje, precisei!
    Amo deitar no chão ao ar livre e imaginar formas nas nuvens: bichinhos, objetos, pessoas. Meu filho mais velho (5 anos) adora!!!
    Beijão e parabéns
    Mariana

  4. Em casa estamos lendo o livro “a casa das estrelas” que são definições de palavras na visão de algumas crianças, e como exercício, tenho escrito as definições da minha filha na página que estamos lendo. Está sendo bem divertido e um aprendizado muito grande saber o que se passa na cabecinha de outras crianças sobre o mesmo assunto, mas ao mesmo tempo um pouco triste também, uma criança definiu “LAR” como o inferno… por ai podemos imaginar como deve ser a casa dela..

  5. Meu filho já tem 12 anos e gostamos muito de assistir séries do tipo iCarly (que eu adoro!!!!) e ver filmes no netflix, bater papo furado e ver vídeos interessantes. Ele gosta de rap..então tento me aproximar um pouco do universo dele, quando vejo em algum blog alguma coisa sobre rap ou matéria sobre o Emicida (que ele adora e eu tbm) eu salvo para mostrar para ele, inclusive fomos em um show gratuito do Emicida na virada cultural em Piracicaba esse ano!
    Amo muito ir em shows, não vejo a hora dele ter idade para poder assistir comigo!
    Beijos

  6. Thais,
    acompanho sempre, mas comento pouco. Este eu tinha que comentar. Amo quando vejo outras mães agindo desta forma. Meu filho já está com 8 anos e 7 meses, mas fazemos toda sua listinha (exceto o violão rs)

    Além disto eu inventei a Corrida do Bom Dia. Vamos caminhando para aula de natação e contabilizando quem dá bom dia primeiro para as pessoas. Inventei isto num dia que ele estava com preguiça de caminhar, agora eu que preciso correr hahaha É uma farra e recebemos muitos sorrisos pelo caminho.

    No trânsito brincamos de desafiar quem acha primeiro um carro vermelho, uma nuvem com determinado formato, uma determinada placa…

    Nesta idade já jogamos muitos jogos de tabuleiro. Acredito que já possa apresentar o UNO para seu filho. O meu começou bem cedo e logo entendeu e começou a criar estratégias.

    Este ano começamos um canal de YouTube com ele. Ele vinha pedindo muito e virou uma atividade em família. Nós ajudamos. Marido grava, eu dou apoio durante as gravações, meu filho escolhe conosco o que filmar, dá pitaco já em como filmar, cria historinhas, faz vozes e sons. Meu marido edita e eu tento ajudar a divulgar. O sonho dele é chegar a 2500 seguidores para conhecer o espaço no YouTube. Não sei por quanto tempo ele vai curtir fazer isto, mas estamos ajudando a desenvolver a criatividade dele e fazemos isto juntos.

    Se quiser conhecer o canal http://bit.ly/FunToysBrinquedos

    Um abraço! Continue fazendo estas atividades maravilhosas! <3

  7. Adorei a lista! É uma boa pra repensarmos possíveis presentes de Natal também! por exemplo,esse ano meu namorado e eu não daremos presentes materiais aos sobrinhos (não temos filhos)…nosso presente será um passeio em um parque ecológico na nossa cidade no qual eles cuidam de diversos animais…tenho certeza que eles vão adorar. Cansei de dar brinquedos caros que, muitas vezes, são “esquecidos” ou deixados de lado poucos dias depois. Adoro o blog, Thaís! Já me ajudou em tantas situações na minha vida que não sei nem mensurar, rs. Grande abraço!

  8. Que lindo Thais, eu incluiria: fazer piquenique, tomar banho na praia (ou no lago/praia que temos por aqui, rs…), assistir o pôr do sol no lago, brincar na areia, foi o que me lembrei agora. Brincar de verdade não custa nada, ou muito pouco! Abraços,

  9. Nossa, que delícia de post! Ainda não tenho filhos, mas essas ideias São todas muito boas! São esses momentos que marcam a memoria das crianças. Gostei também da dica do livro que a Juliana deu. Vou procurer para o meu sobrinho.

  10. Thais, minha filha faz 4 anos daqui a 3 meses e tenho tentando ensinar um pouco de meditação e mindfulness pra ela. Claro que bem light, sem imposições. Geralmente a gente senta e eu faço uma espécie de visualização guiada com ela, ensino a agradecer e a respirar. Não dura muito tempo, claro, logo ela se distrai, mas acho legal plantar essa sementinha desde já. Adorei o post.

    • Puxa, que legal, e ela fica? Eu sempre tento ensinar o Paul mas ele ainda não consegue, é muuuito ativo e não para quieto. Mas acredito que daqui a um tempo ele fique mais envolvido nisso, quando entender melhor. Muito legal que você consegue ensinar isso para ela. Ajuda bastante no equilíbrio emocional.

  11. Minha filha tem 9 anos, adoramos assistir filmes juntas,brincar de jogos, cozinhar juntas, brincar de maquiagem,,rss, ver vídeos no youtube,,está nessa fase agora mas estou sempre por perto para ver o que está assistindo, hoje em dia tem q estar atenta a tudo né. E ela adora participar do blog dar idéias, mostrar alguns de seus desenhos e resumo de livros que ela leu. Pois ela ama livros, sempre que vamos ao shopping ela quer ir na livraria, ficar vasculhando tudo lá delicia ne,,,bjs querida, adorei o post
    http://www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui