3 práticas de organização que eu gostaria de ter aprendido 10 anos atrás

Eu já escrevo no blog Vida Organizada há quase 10 anos e, quando penso na minha vida quando eu comecei a escrever sobre o assunto, vejo o quanto aprendi de lá para cá. Se eu pudesse voltar no tempo e aprender apenas três coisas para facilitar todo o meu progresso, eis quais seriam:

1. A importância da revisão semanal

Revisar meus projetos e ações a fazer semanalmente é imprescindível e não consigo imaginar a minha vida sem essa prática, que também é o momento quando organizo tudo o que vou fazer ao longo da semana. Se eu tivesse incorporado essa prática há dez anos, teria tido dias muito mais tranquilos, sem atrasos e sem estresse. Conseguiria me programar melhor e antecipar entregas.

Captura de tela 2015-09-15 00.50.07

2. Dormir bem é tudo!

Pode parecer engraçado colocar “dormir bem” como prática de organização, mas hoje eu sei que, para aguentar uma rotina pesada, só dormindo bem – a melhor quantidade possível de horas toda noite, sem perder tempo ou trocar o horário aos finais de semana e acordando mais tarde aos sábados, por exemplo. Consistência na rotina faz muita diferença para o metabolismo e, naquela época, eu não tinha a menor ideia. Gerenciar a minha energia é mais importante que gerenciar qualquer outra coisa.

3. Eu que tenho que colocar limites e dizer “não”

Quando somos jovens, abrigamos tudo o que chega até nós (de trabalho a relacionamentos) por medo de dizer não ou por pura incerteza do que é o mais correto a se fazer. Hoje eu sei que o mundo não colocará limites para mim e, se eu deixar, me sugará até a alma. Por isso, doa a quem doer, eu entendi que é necessário dizer não quando eu não puder abrigar algo ou quando isso não for de acordo com os meus objetivos, projetos e valores. Teria economizado muito tempo, saliva e sanidade se soubesse disso há alguns anos.

E você, tem algo que, se soubesse há dez anos, teria mudado muitas coisas em termos de organização? Compartilhe nos comentários!