Nosso tema do mês é Conheça a si mesmo e, por isso, hoje eu gostaria de oferecer algumas dicas que podem ajudar você nesse caminho. Veja então algumas maneiras de se conhecer um pouco mais:
- Encontre algo que goste de fazer e invista mais tempo nessa atividade. Desde um hobby a uma segunda profissão.
- Pergunte a uma pessoa que seja do seu convÃvio como pode ajudá-la hoje.
- Faça uma caminhada.
- Inscreva-se em uma palestra sobre qualquer tema e preste atenção em como o palestrante se empodera no palco, como lida com o nervosismo e a dispersão das pessoas.
- Pergunte-se qual sua maior preocupação em sua vida no momento e anote-a em um papel. Defina uma próxima ação para ela. O que pode ser feito nesse momento? A primeira coisa que pode ser feita?
- Faça uma lista de tudo aquilo que incomoda na sua vida no momento. Veja se existe algo que você pode tirar de alguma maneira.
- Agradeça por tudo o que conseguiu até hoje na vida – todas as oportunidades que teve, todas as pessoas que te ajudaram, todas as suas conquistas.
- Puxe conversa com alguma pessoa em um lugar público.
- Aceite um convite que geralmente você não aceita no seu dia a dia, como sair com um amigo que sempre te chama e você nunca tem tempo.
- Veja algo engraçado e que te faça rir.
- Ligue para o seu melhor amigo ou amiga só para conversar e perguntar se ele(a) está bem.
- Organize sua mesa de trabalho.
- Crie um mural para se inspirar.
- Sempre que cometer um erro pela segunda vez, ou agir de uma maneira que te incomoda pela segunda vez, tente obter um aprendizado disso. Como posso fazer diferente da próxima vez?
- Feche os olhos e apenas respire durante 2 minutos enquanto estiver trabalhando, em casa ou quando estiver no ônibus, por exemplo.
- Aprenda a diferenciar o medo real, aquele da intuição que te diz que uma coisa não é legal, daquele medo de mudanças, de algo que pode trazer coisas novas e boas para você.
- Ouça o disco inteiro de um artista que você gosta.
- Troque a frase “Eu mereço mais do que isso” para “Vou fazer melhor do que isso”. Não terceirize a responsabilidade.
- Encontre alguém em quem se inspirar. Pegue algumas frases dessa pessoa e deixe ao seu redor – em seu mural, agenda, caderno, ou em um simples post-it.
- Passe mais tempo com pessoas que pensem como você.
- Faça algum trabalho manual.
- Olhe-se no espelho e preste atenção nos pontos que acha bonitos em você.
- Planeje alguma coisa.
- Lembre-se do que você queria ser quando crescer quando era criança.
- Pergunte-se: Como posso aproveitar melhor a minha vida?
Organização tem a ver com realização pessoal e qualidade de vida. Pensar sobre os pontos acima pode te ajudar a ter uma vida mais organizada e mais feliz.
Que dicas legais! Vou tentar pôr algumas em prática hoje mesmo.
Adoro seu blog, sempre me ajuda e inspira.
Beijos!
Belo tema e ótimas dicas. Muitas vezes não conhecemos a nós mesmo.
Parabéns pelo trabalho e sucesso Thais.
Admiro muito você e seu trabalho
Eu acredito que para conhecer você mesmo, coloque em um papel todos os projetos que você deixou pela metade, após esse exercÃcio puxe uma seta e escreva ao lado de cada projeto inacabado o por que do abandono. Esse exercÃcio vai proporcionar uma reflexão das desculpas que inventamos… ah, mas eu me redormulei; ah, mas eu coloquei outros projetos em substituição a esse; quando você põe no papel você entende que largou por covardia mesmo e você pensará melhor antes de largar outro projeto. Por que a vida é isso, começamos e depois replanejamos sem esperar um fim, um marco, uma conclusão. É mais simples refletir o que deu certo e o que deu errado no todo do que essa reflexão na primeira etapa. Minha maneira de me conhecer é essa.
Faz todo sentido sua forma de auto-conhecimento, vou fazer esse exercÃcio hoje, muito obrigada por compartilhar <3
Obrigada você por comentar <3
ThaÃs, esse tema não poderia vir em melhor hora para mim! Estou passando por um momento de transição na minha vida e me conhecer e me organizar melhor está sendo ótimo para seguir em frente. Estou adorando os posts e já estava seguindo algumas dessas dicas para me conhecer melhor.
Obrigada por toda essa dedicação! 🙂
Excelentes dicas para autoconhecimento!
Algo que gostei de fazer nos últimos dias foi um mapa mental sobre mim.
Coloquei-me no centro e fui “puxando” tudo o que me veio à mente. Foi bem construtivo!
Ajuda bastante neste exercÃcio!
Obrigada por tudo.
Thais, sobre o item 21: eu sou péssima em trabalhos manuais! Meu sonho é conseguir fazer algo tipo artesanato, costura, ou sei la.. qualquer coisa, acho que seria bom pra mim, mas nunca faço nada que preste hahahaha dicas?
Pode ser legal fazer um curso. Geralmente as lojas de artesanato promovem esse tipo de evento.
ThaÃs, obrigada pelas dicas! Tão simples e tão valiosas!
Desejo que sua vida continue sendo abençoada!
Admiro muito seu trabalho!
Abraços.
Obrigada!
thais, vc e a melhor, são tantas coisas maravilhosas e inspiradoras que vce posta q nem sei por onde começar… estou tentando aplicar o gtd no meu dia a dia, ainda estou atrapalhada, a procrastinação me engole, mas é sempre um alivio ler as coisas inspiradoras que voce posta. Obrigado por ser essa luz nas nossas vidas!
Obrigada!
Nossa, esse post é perfeito para mim… Estou precisando focar mais em mim mesma sabe? Vou citar lá no meu blog.
Bjos!
Dicas valiosÃssimas, especialmente a 16 e a 18!
Adorei as dicas!
Muito obrigada, Thais!