Não se trata mais de uma situação excepcional: se precaver contra o mosquito da dengue faz parte da rotina de uma famÃlia organizada. Veja como organizar suas checklists de limpeza para garantir que na sua casa o mosquito Aedes aegypti não entre:
Diariamente
– Verifique possÃveis focos de água parada nos lugares da casa onde você mexeu com água: pias, quintal, varanda, atrás do tanque;
– Passe repelente em toda a famÃlia pela manhã e ao final da tarde;
– Utilize um bom inseticida noturno que não faça mal à saúde da sua famÃlia;
Semanalmente
– Limpe os vasos de plantas para garantir que não sejam foco do mosquito;
– Converse com seus vizinhos sobre medidas de precaução para trocarem ideias;
– Compartilhe em seu Facebook dicas para prevenção, para conscientizar outras pessoas;
– Lave com esponja os baldes e galões utilizados para armazenar água;
– Troque a água dos vasos de plantas aquáticas;
Mensalmente
– Faça a manutenção da sua caixa d’água, garantindo que ela continue vedada;
– Remova folhas, galhos e outras sujeiras que possam obstruir a saÃda de água das calhas.
Com relação à dengue, não basta fazer a sua parte – é importante conscientizar os outros também. Por isso é tão importante a gente falar publicamente sobre esse assunto na Internet, porque nunca se sabe quem pode ser afetado.
A SBP criou um site exclusivo com muitas dicas sobre o assunto e imagens de conscientização que podem ser usadas para compartilhamento. Acesse: http://www.nossacidadesemdengue.com.br
Passar repelente diariamente não é uma boa ideia! A pele absorve diversas substâncias e, a longo prazo, pode não ser muito bom isso. Claro que usar repelente eventualmente é ok, só não devemos fazer disso uma rotina.
Não tem muito a ver com a postagem, mas eu gostaria que você fizesse um texto sobre a questão da crise que estamos passando no momento, e sobre como enfrentar a questão do desemprego, se é interessante mudar de cidade ou até de paÃs neste momento. Digo isto porque tenho uma amiga que está pensando em ir embora para o Japão pois está há 8 meses procurando uma recolocação no mercado (área de comunicação e eventos) e a gente tem conversado muito mas sem a coleta necessária de dados. Como gosto muito dos seus textos não sei se você conseguiria fazer uma abordagem neste sentido. Como se organizar em época de crise, o desemprego bateu a porta o que fazer, como se organizar neste sentido também. Algo bem objetivo, prático. Muito obrigada!
Estou preparando alguns posts sobre isso. 🙂
Obrigada por sugerir!