Últimos detalhes antes da volta às aulas em agosto

21
4542

100715-aulas

Gostaria de compartilhar com vocês alguns detalhes da volta às aulas do filhote em agosto.

O Paul mudou de escola este ano no meio do semestre por termos tido problemas com a direção da escola anterior. Logo, ele entrou no meio do semestre em outra escola e a nossa preocupação era que se adaptasse bem, o que aconteceu muito rapidamente. Uma das coisas que eu mais admiro nosso filho é como ele se adapta bem às mudanças, desde pequeno!

O fato de ele ter mudado de escola no meio do semestre fez com que comprássemos algumas coisas mais necessárias e deixássemos outras para ajeitarmos aos poucos, como a quantidade de uniformes. Agora que ele está de férias, então, estamos providenciando mais camisetas, mais bermudas (já pensando no calor) e uma blusa de moletom quentinha (só tínhamos comprado o agasalho antes).

Em termos de materiais, a vantagem das escolas infantis é que você entrega todo o material do ano no início das aulas, então por enquanto não precisamos repôr nada.

Eu também gosto de aproveitar o período de férias (duas vezes por ano) para revisar os livros e brinquedos dele, pois alguns não são mais adequados à idade ou ele tem novos interesses.

Isso porque ele tem 5 anos e está ainda há um ano do Ensino Fundamental I. Acredito que, a partir do ano que vem, a rotina mude um pouco.

Vocês que são mães e pais estão tomando alguma providência? Vamos trocar ideias!

21 comentários

  1. Thais, gostei muito das suas dicas. Procuro fazer algumas coisas também como revisar o material pessoal, estojo, lápis e etc. Queria te perguntar uma coisa, caso vc ache muito pessoal e não queira responder tudo bem. Tenho uma filha de 4 anos e estou com algumas viagens marcadas para congressos. Nunca viajei sem ela e estou na maior dúvida se falo pra ela, sento e explico, mas como ela é muito apegada tenho medo dela ficar pensando nisso e ficar muito triste e tal. São só 3 dias e fiquei receosa disso dar alguma reação nela. Ela ficará com a minha mãe, está super acostumada com ela e vou estar sempre em contato com Skype, Whatsapp. Como vc costuma fazer?

    • São duas coisas.

      Primeiro: sim, eu sempre converso com ele. Acho importante que ele entenda que é o meu trabalho e que preciso fazer algumas coisas. A vida não é sempre do jeito que eu quero.

      Segundo: eu estar plenamente decidida, sem lamentos. Meu filho sabe que eu sou realizada com meu trabalho e que faço o que eu gosto. Se eu tenho um motivo real para ir e aceito esse convite, isso não pode me corroer. Preciso pensar no por que eu aceitei, no que isso vai me proporcionar. Me deixa mais tranquila e também posso explicar para ele.

      Eu ficava um pouco mais preocupada quando ele era menor, mas agora ele já entende mais. Claro que ambos sentimos saudades. Eu procuro viajar o mínimo possível mas, na minha profissão (escritora e palestrante), acontece bastante.

      É um processo um pouco mais longo que a viagem em si, eu penso.

      Boa sorte. 🙂

  2. Aproveito para lavar a mochila, porque no dia a dia apenas limpo. Limpar os estojos, ver se falta algo e organizar o armário aonde ela guarda o material escolar.

  3. Olá Thais, também aproveito as férias para organizar livros, brinquedos e roupas do meu filho! Ele tem 4anos e, como faz aniversário do meio do ano espero os presentes para organizar o que vamos comprar.
    Aqui onde eu moro é verão o ano inteiro, então compramos a farda já pra usar o ano inteiro e a escola tabmém tem opção da compra do material lá mesmo o que facilita demais a vida! O que mais compramos por aqui é tênis…Consumo alto!

    • Aqui também estamos renovando os tênis.

      O que costumo fazer é ter um para a escola, um para os dias de educação física (agora que ele está jogando futebol) e um para passear.

      Só compro sapatinho se tiver algum evento especial haha

      • Eu costumo comprar sapatos na promoção da Bibi. Sempre em janeiro e julho eles fazem a promoção compre 3, leve 6. Como tenho 2 meninos, economizo bastante e já compro tb tamanhos maiores. Fardamento, compro no início do ano e consigo manter para o ano todo.

  4. Olá Thais, minhas filhas também mudaram de escola agora no segundo semestre devido á mudança de cidade, o pior que minha filha mais velha de 8 anos ficou muito triste por deixar a escola antiga, mas fazer o que né!
    Quanto a escola não é ainda o que queríamos, porém na outra não tinha vaga para duas! Já arrumei Van escolar para elas, uniforme só alguns e vou ter que comprar alguns materiais novamente! Tenho que comprar tênis rsrsrs, não duram muito né! Bjss

  5. Oi Thais, aqui em Porto Alegre faz muito frio, então aproveito as férias para lavar todos os agasalhos do uniforme (que são muitos) e a mochila também. Quanto aos materiais reviso tudo e reponho o que já está desgastado. Acho que deixar tudo em ordem motiva as crianças nessa questão de organização e capricho!!
    Um abraço

  6. Oi Thais, meu filhote esta no curso de férias da escola, pois ele esta de ferias, eu ainda não rss.
    Aproveito o final de semana para fazer um “cata” nas roupas, sapatos e brinquedos, mando tudo para doação.

  7. Aproveito as férias de julho para lavar agasalhos da escola, lavar as mochilas e estojos, repor material faltando (parece que comem os lápis e as borrachas :-o), limpar os tênis e dar uma faxina (com a ajuda deles) na papelada que às vezes vai se acumulando no quarto, vinda da escola. Minha filha mais velha já está no ensino médio, então tem muito papel que usou para pesquisas, enquanto os dois mais novos acumulam desenhos e bilhetes. Adoro fazer essa renovação de meio de ano!

  8. Olá Thaís… eu fico sempre me sentido atrasada em alguma tarefa ao ler seus posts rsrrsss.
    Eu ainda ando planejando as atividades para as férias, marcando de ir ao áquario de SP conhecer o urso polar que chegou, de ir ao parque do ibirapuera… e estamos escrevendo juntas eu e minhas pequenas de 7 e 3 anos um diario das ferias delas, nem me passou pela cabeça o que organizar para a volta às aulas ainda rsrsrss….
    Mas Parabéns, admiro sua organização, mas confesso que para mim os processos são mais lentos, gosto de aproveitar ao máximo cada etapa, aí faltando uns 10 dias para volta as aulas começoa organizar tudo …. bjss

  9. Também uso as férias para dar uma geral nas coisas. Já coloquei a lancheira de tecido para lavar. Os ivros usados no primeiro semestre ja foram mandados para casa. Revejo os itens do estojo,,,,lapis de cor sempre acaba,,rsss e as vezes perde o tenis porque o pé cresceu. uniformes comprei no inicio do ano e deve dar até o final,,,acho que é isso bjs
    http://www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

  10. Oi, Thais, tudo bem? Eu adoro o seu blog, acompanho-o desde do ano passado e me influenciou a querer organizar mais meu tempo livre (obrigada!).
    Contudo, não o fiz de forma eficiente e acabei “me bagunçando”. Já tentei aplicar o GTD, mas não deu muito certo. Li seu post sobre estudo em ciclos, e como organizar os estudos para estudantes de ensino médio; não consegui fazer um plano eficiente. E, agora estou entrando no segundo semestre do nono ano, e ainda dá tempo de criar um rotina eficiente para usar no ensino médio. A pergunta é: como?
    Obrigada,
    Camila

    Ps.: seu filho é muito fofo :3

  11. Na verdade eu não compro mochila, estojo, lancheira e tênis no começo do ano escolar. Devido aos altos gastos. Eu compro agora no mês de julho, quando as lojas estão fazendo promoção desses artigos. Por exemplo, eu vi uma mochila linda por 250 reais no inicio do ano (pensei e repensei) e não comprei, pois a danada estava por 85 na mesma loja. Então vale a pena esperar. E assim eu renovo todos esses artigos. Outra coisa que eu organizo é a rotina. Revejo os nossos horários pois como moro no nordeste o segundo semestre costuma ser mais quente e por isso deve mudar o horário de tarefas, brincadeiras e passeios.

  12. Uma filhota está de férias da faculdade e já toma conta da própria organização. A outra de 8 meses está na creche, então terá férias só no final do ano, quando também estarei. Por enquanto não tenho mais/ainda este tipo de preocupação rsrs.
    A propósito: você já falou sobre a nova função Lists do Toodledo? Achei o máximo!!!

    • Não, ela é bem antiga né? Acho que falei em outros posts sobre o Toodledo, mas não especificamente sobre esse recurso.
      Agora eles estão trabalhando em uma reformulação – pretendo falar sobre quando eles terminarem tudo. 🙂
      Bjs

  13. O meu pequeno só muda de escola no ano que vem. Irá para o colégio que se tudo correr bem, sairá de lá para os intercâmbios no exterior e a faculdade. Então, a preocupação com adaptação está reservada para o ano que vem. E espero que ele e adapte e goste da “filosofia” da escola ou teremos que acionar o plano B.

    Abraços!

  14. Aproveito as férias dele para lavar mochila e estojo, já que no período normal é complicado
    Separei tbm uma camiseta de uniforme para levar a costureira pois a barra está se desfazendo.
    Comprar materiais faltantes e separar as apostilas que já foram usadas para não misturar material. A geral no quarto é importante também. Meu filho tem 12 anos e está no 7º ano.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui