Editorial de julho 2015: Conheça a si mesmo

Sempre que eu começo a escrever um editorial novo, gosto de olhar para o mês que passou para ver como eu me portei com relação ao tema anterior. Em junho, o verbo do mês era Ame, e eu não poderia ter feito nada menos do que isso. Foi um mês em que realizei um sonho profissional, esclareci mentalmente muito do relacionamento com meu marido, meu filho e a minha família. Foi um mês de relacionamentos, fato! E esse mês me fez ter vontade de chegar agora, em julho, e mergulhar no novo tema, que não poderia ser mais adequado.

Sempre que eu começo a escrever um editorial novo, gosto de olhar para o mês que passou para ver como eu me portei com relação ao tema anterior. Em junho, o verbo do mês era Ame, e eu não poderia ter feito nada menos do que isso. Foi um mês em que realizei um sonho profissional, esclareci mentalmente muito do relacionamento com meu marido, meu filho e a minha família. Foi um mês de relacionamentos, fato! E esse mês me fez ter vontade de chegar agora, em julho, e mergulhar no novo tema, que não poderia ser mais adequado.

vo-jul-2015

O que eu acho mais incrível da vida é que, toda vez que a gente para para analisar nossas áreas de foco, ou seja, as responsabilidades que cada um tem, sempre descobre algo a melhorar, nem que sejam pequenos ajustes.  Por isso, todo mês eu gosto de fazer essa análise das áreas da minha vida e, para isso, eu utilizo a roda da vida que muitos profissionais de coaching usam:

Imagem: No dia a dia
Imagem: No dia a dia

Existem muitas variações dessa roda da vida, mas todas dizem respeito às mesmas áreas, ainda que com nomes diferentes. Então, o que gosto de fazer, todo mês, é analisar como está cada uma dessas áreas para promover melhorias, dar atenção a algo que eu não estava ligando muito etc. E isso é puro auto-conhecimento. Conhecer aquilo que você gosta de fazer, o que não gosta, onde estão as suas forças e as suas fraquezas, onde precisa melhorar, onde tem coisa demais.

Quando a gente fala em um mês com esse tema, é interessante porque pode pensar: “oras, eu não preciso de um mês para isso – eu já faço essa análise sempre”. Será? Será que a gente consegue se permitir ter um mês inteiro para trabalhar esse auto-conhecimento, ler alguns livros relacionados, fazer algum curso, assistir um vídeo ou palestra sobre o assunto?

E mais: o que auto-conhecimento tem a ver com organização? Absolutamente tudo. Eu acredito que a organização sirva como ferramenta para alcançarmos a nossa realização pessoal. Quando nos organizamos, conseguimos alcançar objetivos e viver uma vida mais tranquila, de acordo com os nossos valores. E esses valores nascem apenas do auto-conhecimento. Tudo o que a gente costuma falar sobre valores, princípios, missão pessoal – tudo nasce do auto-conhecimento. Por isso ele é tão importante. Por isso conhecer a si mesmo tem tudo a ver com organização. Como se planejar e se organizar se você não tem ideia do que está fazendo?

Uma vez eu comentei aqui sobre a importância da organização na minha vida e como isso impactou em tudo o que aconteceu depois. A organização tem tudo a ver com a coerência dos nossos atos, de não fazer escolhas erradas ou investir tempo naquilo que não é importante. Eu sou o exemplo vivo de como a organização pode proporcionar não só uma rotina tranquila em casa e no trabalho, mas como nos permite viver a nossa vida em níveis mais elevados, de acordo com nossos valores mesmo e propósito pessoal. Tudo o que a gente colhe é resultado de um esforço que cultivamos ao longo do tempo, mas por onde começar? A organização é o caminho.

Portanto, este mês vamos falar sobre este assunto aqui no blog.

Além disso, temos outras iniciativas acontecendo, para quem quiser participar:

  • Workshop de organização para blogueiros, que tem muito do auto-conhecimento de saber que imagem você quer passar, qual o propósito do seu blog, e como isso pode influenciar na organização do conteúdo e da sua rotina. Esse workshop acontecerá em São Paulo no dia 18 de julho. Ainda temos vagas mas, se você tiver interesse, não demore a se inscrever, pois são as últimas.
  • Workshop de construção do estilo pessoal e organização do guarda-roupa, também em São Paulo, no dia 15 de agosto. A Ana Soares e eu realizamos esse workshop no último sábado lá no RJ e vimos como o tema tem tudo a ver com se conhecer, saber a vida que se leva, para poder fazer boas escolhas e se apresentar para o mundo. Isso influencia na sua auto-estima, nos seus relacionamentos e no seu trabalho. Vale a pena.
  • Workshop Organize sua vida, o mais querido do blog, em Curitiba no dia 22 de agosto, já com inscrições abertas. Se você for de Curitiba e quiser fazer esse workshop, gostaria de pedir que, se possível, se inscreva logo, para que eu possa garantir os valores para as passagens, hospedagem e o aluguel do local. Caso não tenha quórum em alguns dias, o workshop precisará ser cancelado porque são muitas despesas para ir para outra cidade.
  • O próprio livro Vida Organizada (Ed. Gente, 2014), para quem ainda não leu, trata absolutamente sobre esse assunto. Pode ser encontrado nas principais livrarias como Cultura, Leitura, Fnac, Saraiva e Amazon.
  • Pretendo começar muito em breve a fazer mais webinars, hang-outs e outras iniciativas online para quem quiser interagir mas não puder vir às cidades onde estamos realizando os workshops. Peço apenas um pouco de paciência porque, como sabem, não tenho empresa, funcionários e outras pessoas trabalhando comigo. Cada uma dessas iniciativas acima demanda um esforço colossal da minha parte, especialmente a realização em outras cidades. Espero que compreendam. <3
  • Este mês também estamos trabalhando no redesign do blog! Sim, depois de três anos, vamos fazer uma mudança bem significativa no visual. Tenho certeza que todos irão gostar das novas funcionalidades.

Espero que vocês tenham um mês de julho maravilhoso e com muitas reflexões. Eu espero conseguir ajudar nesse processo.

Obrigada por tudo, pessoal.