Ao longo da sua vida, você já deve ter reparado que há diversos momentos em que precisamos tomar decisões ou pensar sobre algum assunto e, se tomarmos notas, o que escrevemos pode se perder por aÃ, em meio a tanto papel, tanta pasta, tantos cadernos. Eu gostaria de compartilhar então como eu costumo me organizar quando eu lido com ideias. Afinal, sou publicitária, blogueira e escritora – três atividades profissionais que mexem muito com a criatividade, então não quero perder nenhuma ideia que eu tenho. Vamos lá:
Tenha um mural ou quadro branco
Eu sou uma pessoa bastante visual, daquelas que precisam escrever para pensar. Meu cérebro funciona melhor se eu puder expressar as minhas ideias em um quadro branco na parede, em uma lousa ou com um mural, onde coloco folhas e post-its.
Desenhe mapas mentais
Mapas mentais são um recurso brilhante para fazer associação de ideias – perfeito para fases iniciais de planejamento, quando você não sabe exatamente que caminho seguir. Eu gosto de fazer mapas mentais à mão (em folhas de sulfite mesmo) ou no Mind Meister.
Centralize suas ideias em uma caixa de entrada e processe diariamente
Se você gosta de tomar notas em lugares diferentes, procure centralizar esse material e processar diariamente. Ou seja, todos os dias, pegue o que juntou na sua caixa de entrada e decida o que fazer com relação à quilo – mesmo que, muitas vezes, seja apenas arquivar. Pelo menos o material não se perde. Isso é imprescindÃvel.
Faça listas
Eu adoro fazer listas (#maniadeorganização) mas, além de serem um excelente recurso para a gente se organizar, elas também são ótimas para irmos elencando as ideias para depois aprofundarmos nelas.
Tenha um sistema útil de arquivamento
Pode ser com pastas suspensas, com pastas de elástico, e até mesmo uma versão digital. Eu tenho ambos (para a versão digital, uso o Evernote). Para arquivar, use um sistema alfabético, que não tem erro.
E você, como organiza suas ideias?
Oi Thais,
Eu costumo organizar minhas ideias com mapas mentais e uma caderneta tipo moleskine que utilizo como se fosse um rascunho.
Outra ferramente que estou utilizando bastante mesmo sendo usuário hard de evernote é o Keep do google, acho ele bem simples e pra mim está sendo de grande utilidade para anotações rápidas e acesso muito rápido já que meu evernote tá quase um Big Data 🙂 .
abraços
Francismar
Muito bom o post, gostei bastante e me ajudou muito!
Ótimo post!
Sou bem adepto ao papel, geralmente sempre tenho algum rascunho comigo para anotar ideias e projetos. Também gosto de utilizar o Google Keep, pela praticidade naqueles momentos em que não temos papel em mãos.
Juro que estou tentando mas está bem difÃcil de organizar as ideias…
Acompanho seu blog há um tempo e daqui tirei muita ideia boa, muitos ensinamentos valiosos e passo pra frente tbm.
Agora, apesar da vida boa que tenho, decidi ser realmente independente e dar a cara a tapa. Mudar de cidade, de estado…sem dinheiro, sem emprego…terei apoio de familiares mas basicamente sozinha nessa jornada. Então… juro que to tentando mas tá difÃcil!
Ola!! Tudo bem!? Antes de mais nada obrigada por existir!! Estou te acompanhando a um mês e estou amando tudo!! Hj seu post caiu como uma luva para mim! Estou tentando mudar minha rotina e tentando me organizar… Estou aprendendo que leva tempo para isso… Muito muito obrigada. Ah estou adorando seu livro TB. Bjs
Obrigada, Aline, fico muito feliz!
eu costumo fazer mapas mentais e coletar tudo em um caderninho que mantenho comigo 🙂
ótimo artigo.
Nossa, preciso me organizar muito nesse sentido. Anoto tudo onde encontro papel e depois acabo me perdendo. Vou tentar usar a lousa como escape. Obrigada Thais!
http://www.vidadegentegrande.com.br/
Olá, Thais! Excelente post como todos os outros!
Eu estou tentando me organizar porque minha vida está uma zona: trabalho, faculdade, fora outros compromissos que eu já tenho firmados.
Eu li seus artigos anteriores sobre faculdade e afins e fiquei com uma dúvida:
Como eu poderia usar o Toodledo ou o Google Calendar para organizar minhas rotinas de estudos?
Eu havia pensado em colocar como uma tarefa diária para fazer no percurso (faculdade-trabalho). So que eu resolvi colocar meus outros estudos na mesma condição (diariamente, mas no contexto “casa” e eu iria administrando qual eu faria (musica, ingles, estudar para alguma prova, etc)). Resultado minha agenda ficou cheia de eventos diários (óbvio) e ficou muito desorganizada e só de olhar pra ela bate um desânimo e vontade de não usá-la mais.
Existe alguma dica para essa situação? Como eu poderia lidar? Pois são atividade que sempre vão se repetir…
Não sei se consegui ser claro…
Oi João,
Eu recebo uma demanda diária gigantesca de mensagens assim, bastante especÃficas, e infelizmente não consigo atender a todos como eu gostaria. Infelizmente meu tempo não é infinito.
Eu recomendo que você procure saber mais sobre o método GTD, que ensina a lidar com todos esses tipos de demandas. Tenho certeza que irá ajudar.
Aqui no blog tem um montão de textos sobre o assunto.
Obrigada!
Não é que tinha mesmo? Eu estava procurando por “estudo” ou “faculdade”
E não estava encontrando nada que me desse uma luz. Pesquisei por “rotina” e acabei encontrando um post sobre como usar o Toodledo para as rotinas de limpeza da casa e voi la. 😀
Muito obrigado, Thais, seu blog eh fantástico!
Estou lendo o livro do Allen para aprender direto da fonte, mas vou ter que reler. O livro não é muito longo, porém é bastante denso.
A sorte mesmo é esse blog que simplifica muitos conceitos.
Mais uma vez, obrigado e nunca pare este blog 😀
Olá!! Achei seu blog em uma busca frenética com métodos eficazes para organizar a minha vida!! E ameiiiii, não tinha noção de como poderia fazer, mas com a sua ajuda ficou tudo mais fácil!! Agora vou colocar o seu blog na minha rotina!! Parabéns!!
Mais um post super útil!
Tenho usado mapas mentais quando vou assistir palestras, fica bem legal para anotar e também para entender o assunto.
Obrigada.
Ótimas dicas! Eu tenho muitas ideias também, então às vezes acabo esquecendo-as por falta de organização. Começarei a fazer essas coisas, principalmente o mapa mental, acho que me ajudará muito.
Beijos.
Visite o blog Coisas do Tempo e seja feliz ♥