fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Armário cápsula – Inverno 2015

Outro dia eu comentei com vocês sobre a ideia de armário cápsula e que resolvi fazer para mim, começando pela próxima estação, que seria o inverno (que começou esta semana <3). Para falar a verdade, eu já separei as peças e comecei a usar antes do início da estação, mas demorei para fotografar todas as peças, editar as imagens e finalmente montar o post para vocês. Gostei da experiência e espero conseguir fazer a cada estação um post assim!

240615-capsula-inverno2015

Não sei se vou conseguir levar adiante essa ideia durante um ano inteiro, mas pretendo. Já faz cerca de duas semanas que tenho vivido somente com as peças do meu armário cápsula e tive boas revelações com relação a isso. Primeiro, porque estou conseguindo aproveitar melhor todas as minhas roupas. Segundo, que fica bem claro o que serve, o que não serve, o que vale a pena substituir. E então acabei definindo alguns princípios pessoais para fazer esse conceito dar certo, no que diz respeito a comprar alguma roupa:

  • Só posso comprar uma peça de roupa durante a estação corrente se for para fazer substituições semelhantes. Por exemplo, eu selecionei uma calça preta de alfaiataria para o meu armário de inverno, mas ela não tem uma qualidade muito boa. Se eu encontrar uma melhor, eu posso comprar, com a condição de doar a antiga. Só entra uma se sair outra, e apenas semelhantes. Não vale comprar uma calça jeans e tirar a de alfaiataria! Isso também vale para peças que por acaso estragarem.
  • Eu também abri concessões para peças especiais. Por exemplo, fui ao show do KISS na Holanda e quis comprar a camiseta da turnê. Eu não ia deixar de comprar apenas por causa do armário cápsula. No entanto, fui a diversas lojas de roupas olhar as novidades e não comprei na-di-nha.
  • Tudo bem incorporar peças que eu ganhar de presente. Isso ainda não aconteceu, mas acho que pode acontecer ao longo das estações. Ou seja, se eu ganhar uma roupa de presente, tudo bem usar. O que não pode é comprar.

E é isso!

Eu não me apeguei a nenhum número em específico. O que eu quis fazer foi escolher o menor número possível de peças para eu usar durante esta estação. Não importa se forem 10 ou 80. No outro post, muitos leitores comentaram que “já têm um armário cápsula” porque só têm o que usam. Gente, parabéns, mesmo. Mas a ideia não é ter um guarda-roupa minimalista, mas reduzir o que você já tem. Ou seja, se você tem 20 peças, reduza ainda mais! Participe do desafio! Essa é a ideia.

Vamos às minhas peças escolhidas para usar até o final de setembro, então:

240615-camisetasbasicas

Eu uso muitas camisetas básicas porque são confortáveis (afinal, trabalho em casa a maior parte do tempo) e também são ótimas para usar por baixo de blusas mais pesadas de frio. Camiseta preta Marisa, camiseta cinza mescla Renner, camiseta preta Riachuelo, camiseta marinho listrada Target, camiseta preta Renner, camiseta branca listrada Forever 21, camisetas brancas Renner, camiseta branca mangas 3/4 Riachuelo, camiseta branca Riachuelo. Faltaram duas camisetas na foto: duas camisetas do KISS (uma que eu já tinha e uma que comprei na viagem).

240615-camisetasestampadas

Eu quis manter as peças que já uso bastante no meu dia a dia para não estranhar. Tive que levar em conta as situações que vivencio: trabalho em casa, apresentações (palestras, workshops, treinamentos em empresas), reuniões, lazer. Camisetas estampadas: apenas duas, ambas Luigi Bertolli.

240615-camisas

Camisa estampada preto e branco Luigi Bertolli, camisa azul pastel Luigi Bertolli, camisa branca Renner, camisa estampada Marisa. Quando a gente diminui a quantidade, é comum ficar com as peças de cores básicas, pois as combinações ficam mais fáceis. Porém, faz falta uma corzinha. Talvez eu arrisque mais na próxima estação.

240615-blusas

Muitas malhas para enfrentar as temperaturas mais amenas do inverno em São Paulo. Suéter de lã Luigi Bertolli, malha soltinha bege Zara, suéter de lã chumbo Renner, cardigan boyfriend cinza Marisa, cardigan com zíper preto Renner e suéter verde Marisa.

240615-casacos

Se o frio apertar, tenho algumas opções. Optei por não usar sobretudo porque dificilmente precisamos usar em São Paulo. Eu costumava usar mais quando saía à noite para ver meu marido tocar, mas agora não fazemos mais isso. Vamos ver! Esse é o teste que eu quero fazer – verificar a necessidade de ter casacos mais pesados. Casacão de lã cinza e preto Zara, jaqueta de couro fake Dress to para C&A, parca verde militar Marisa. Não está na foto meu trench-coat bege da Zara, que estava lavando no dia das fotos.

240615-calcas

Não fui muito criativa com as calças porque também estou precisando de peças diferentes, mas não vou comprar agora (fica para a próxima estação, se houver necessidade). Quis me ater às peças básicas mais uma vez. Calça de sarja preta H&M, calça jeans Levi’s, calça de alfaiataria chumbo Marisa, calça de alfaiataria preto Marisa, calça legging preto com vinco Marisa.

240615-vestidosaia

Eu gostaria de usar mais vestidos no frio, mas sei que acabo usando pouco, no dia a dia. Preferi escolher outras peças. Vestido estampado Renner, saia lápis preto Renner, bermuda jeans C&A. A bermuda está aí porque gosto muito de usar com meia-calça e camiseta quando trabalho em casa.

240615-bolsas

Bolsa caramelo Zara e bolsa saco preta Marisa. Eu não uso muitas bolsas no meu dia a dia porque, quando saio, uso mais a minha pasta de trabalho. Quis deixar uma bolsa grande e uma menor para passeios que não preciso levar muitas coisas.

240615-sapatos

Esses já são os sapatos que eu uso normalmente. Faltou um na foto, que é um sapato de salto preto Piccadilly que uso para ministrar treinamentos (tem salto mas é confortável). Oxford preto Moleca, oxford marrom Zara, sapatilha/slipper Moleca, mocassim preto de verniz Zara, bota marrom forrada sem marca (comprei na loja de fábrica) e bota preta de montaria sem marca (comprei na loja de fábrica).

Total de peças: 45.

O que posso dizer por enquanto: tem sido muito divertido fazer! Levei a maioria das peças para a viagem que fiz e agora estou lavando quase tudo para ter o que vestir. Não senti falta de nada por enquanto e achei a quantidade suficiente. Eu tenho tentado experimentar as roupas e tirar fotos das combinações, mas isso leva mais tempo.

Uma leitora pediu para eu fotografar e postar no Instagram os looks, mas é um pouco difícil para mim, no dia a dia, conseguir fazer isso. Seria um registro bem legal (no entanto) e tentarei fazer algumas vezes.

Eu procurei escolher peças que combinassem bastante entre si para não ficar sem opções, e por enquanto tem dado muito certo.

Mais alguém está trabalhando esse conceito de armário cápsula? Compartilhe nos comentários!