O tema do mês no blog é Descanse e, com ele, venho tentando inserir mais atividades de descanso e lazer no meu dia a dia.
O principal passo que tomei foi o de inserir na minha revisão semanal do GTD o item: planejar tempo para sono e diversão. Ou seja: todos os dias, nem que seja minimamente, eu tenho que cumprir duas coisas:
- Dormir uma quantidade suficiente de horas í noite
- Fazer algo que me deixe bem e feliz
Tenho dormido uma média de 7 a 8 horas por noite, que é a quantidade necessária para eu me sentir bem. Se eu dormir mais do que isso, já me sinto com menos disposição. Com relação ao sono, o que tem funcionado muito bem para mim é acordar todos os dias no mesmo horário, especialmente aos finais de semana. Ou seja, se eu acordo todos os dias í s 8 horas, aos sábados e domingos também acordo nesse horário. Isso tem sido muito bom porque meu corpo responde lindamente e não fico cansada, parece até mágica. Além disso, tenho mais tempo para mim pela manhã, porque meu marido e meu filho acordam mais tarde.
Fazer algo que me deixe bem e feliz pode ser algo maior, que demande deslocamento (como ir a uma livraria ou ao cinema), ou coisas pequenas, como ler um livro, ver um capítulo de série no Netflix ou simplesmente conferir as atualizações dos meus canais preferidos no YouTube. Tem sido tão fantástico dedicar todos os dias esse tempinho para mim que noto de longe a diferença no meu estado de espírito ao longo de toda a semana desde que comecei a fazer isso.
Venho de duas semanas com muitos compromissos profissionais e viagens, então ter estabelecido essas duas premissas acima me permitiu passar por esses momentos com um pouco mais de disposição. Se não “nos obrigarmos” a ter esses momentos de descanso e lazer, é normal acabarmos ficando apenas cumprindo obrigações, uma atrás da outra.
Eu também gostaria de dizer que sou uma pessoa de hábitos simples e que fica muito feliz com pequenas coisas do dia a dia, então acho que isso ajuda. 🙂 Tenho me permitido sentar no chão e brincar com a minha cachorra quando eu chego em casa, em vez de passar correndo, ou ficar conversando sobre assuntos variados com o meu filho jogada no sofá sem pensar nas coisas que eu ainda preciso fazer, ou até mesmo beber demoradamente um copo de leite com mel antes de dormir, refletindo sobre o meu dia. Tudo isso são coisas que deixam meu dia a dia mais feliz.
Simples assim! Curti muito!
Eu sempre tento inserir algo de lazer, mesmo que seja meia hora… fiz coaching e lá aprendi que a “roda da vida” tem que girar perfeitamente e para que isso ocorra é necessário ter equilÃbrio em todos nossos setores.
Sobre dormir – tb preciso dormir de 7 a 8 horas por noite, se eu esticar mais trabalhando ou estudando, prejudico o outro dia… um forte abraço
Quais series no Netflix você gosta de assistir?
Respondi em um outro comentário mais para cima ou mais para baixo! 🙂
Adorei as dicas e vou tentar inclui.las no meu dia a dia. Nao estou trabalhando de manha e meus filhos acordam mais tarde vou aproveitar para me dedicar um pouco… a mim hehe
Tb gosto de coisas simples fico feliz ate de fazer um paozinho quente p o cafe.
Obrigada Thays sempre na hora certa bjos
Quais seriados vc assiste Thais?
Faça um post sobre isso ;).
Abraços
Olha, eu não sou aficionada por série, apesar de gostar bastante. Eu costumo sempre assistir uma série por vez e a cada diz que posso vejo um ou dois capÃtulos. A atual é How I met your mother. 🙂
Muito legal esse post!
Tirar um tempo pra gente ou deixar a cabeça livre por uns instantes é maravilhoso!
Eu com um café + livro já me dá uma sensação boa =)
É preciso a gente cuidar desse lado mesmo, se não só ficamos envolvidos nessa correria louca do dia a dia.
Eu quero ir assistir ao Madmax ainda hehe 😀
Ah esqueci de pedir, quando der vc poderia compartilhar quais são os seus canais favoritos no YT ?
É que eu descobri como o YT pode ser uma fonte de aprendizagem e relaxamento, pois tem muitos canais legais lá 😀 😀 😀 😀
Eu tenho dois tipos de consulta ao YouTube:
– quando procuro vÃdeos sobre assuntos especÃficos, e aà não me prendo a canais, mas utilizo a busca
– canais que eu sigo por diversão, geralmente literários e de outros blogueiros
Vou fazer um post no meu blog pessoal sobre isso. Obrigada pela sugestão. 🙂
Uma coisa que tem me ajudado a relaxar são os tais livros de colorir para adultos. Tenho pintado à noite, pelo menos uma meia hora e nossa, como eu me sinto bem!
Abraços
São maravilhosos mesmo!
Acompanho o seu blog há bastante tempo!!
Eu me identifiquei muito com a sua postagem. Tenho tentado estabelecer o horário fixo para o meu sono mas, ainda não consegui.
Quanto as atividades de lazer eu faço justamente o que falou no post e já percebi uma mudança na minha disposição e bom humor ao longo do dia. Antes passava o dia fazendo as minhas tarefas e no final do dia estava irritada, hoje eu alterno os meus projetos com as atividades de lazer e deu super certo!! 🙂
Thais, que ideia maravilhosa! Eu ando com muita dificuldade em priorizar o meu tempo, tanto que mesmo fazer as coisas que eu gosto não tem me dado tanto prazer assim, pq eu faço para ocupar o tempo e não para aproveitar realmente o que eu estou fazendo. Vou tentar me organizar assim para a próxima semana! Beijos!
Olá, Thais! Aproveite mesmo esses momentos de paz e felicidade!
Vou aproveitar o comentário e te parabenizar pelo livro, terminei de ler esse final de semana e AMEI! Deu pra sentir o cuidado e o carinho com que ele foi feito. Adorei de verdade, resgatou muitos dos meus sonhos que ficaram perdidos com a chegada da vida adulta e com a “correria do dia-a-dia”, aos poucos estou colocando em prática os seus “ensinamentos” e ja tenho me sentido melhor, mais tranquila e com mais tempo, incrÃvel! hehehehe
O livro também me ajudou perceber como tenho sido negligente em algumas areas da minha vida e estou focando em equilibrar isso.
Parabéns pelo belo trabalho que fez no livro e faz aqui no blog.
Beijão, de sua fã Raphaela.
Que legal, muito obrigada!
Excelente post! Ja tentei e não deu certo… Mas agora estou firme na aplicação do GTD na minha vida. Está dando muito trabalho, mas o que mais me anima é perceber que em cerca de 15 dias, quando conseguir colocar tudo no fluxo certo, vou poder reservar periodos para o lazer diariamente. Por enquanto o tempo disponivel está sendo para aprender a aplicar o GTD direitinho para ter confiança no sistema.
Por que está dando trabalho? Fale-me mais sobre isso.
Porque estou envolvida em mais de 10 projetos, alguns com varias pessoal envolvidas, alem de estar tb crisndo projetos pessoais de curto prazo.
Dai criar minha lógica de tags e revisões, de forma confiavel, está tomando um certo tempo. Mas ja melhorou muito minha produtividade, acho que ainda estou no começo da curva de aprendizagem. Seu guia definitivo me ajudou muito!
Olá Simone,
O David diz que uma pessoa comum tem em média de 30 a 100 projetos em andamento. É isso aÃ, esses projetos envolvem pessoas. 🙂
Eu sugiro que você use uma ferramenta mais simples que o Evernote para aplicar inicialmente, pois senão você pode se perder com muitas tags e informações. O guia postado no blog é para usuários avançados do GTD, ou seja, que já conhecem a metodologia e usam há anos.
Senão você associa o aprendizado da metodologia com o aprendizado da própria ferramenta, e pode ser por isso que você esteja demorando para implementar.
Espero que ajude.
É, talvez vc tenha razão. Ontem me vi atolada durante uma reuniao para localizar coisas pelo Evernote… Rsrsrsrs
Qual vc sugere? Pensei em usar o Todoist, o que acha?
O Todoist é a melhor ferramenta de tarefas em português hoje. Vá sem medo!
Ótimas dicas, as vezes a gente esquece de coisas tão simples, é muito bom que alguém nos lembre 🙂
Thais, adorei o post. Sempre busco fazer coisa, msm q penquenas, q me dão prazer…e isso me dá um gás incrÃvel. Qto a dormir, acho q não consigo nunca dormir o suficiente, mas tento não sofrer muito com isso para não afetar meu humor. E adoro How I met your mother. Tenta How to get away with murder…mto bom!!! To viciada!! hehehe
Olá Thais!
hahahahaha parece que foi eu que escrevi esse post 🙂
Estou exatamente nessa fase, percebi que estava só fazendo e fazendo as coisas sem um momento de diversão para mim.
Agora de Segunda a Quinta inseri – mandatoriamente hahahaha – atividades que eu amo fazer para servir como recompensa pelo meu esforço diário.
Essa balança está sendo prazerosa pois eu sei que terei meu momento de descontração e diversão.
Sobre acordar e dormir no horário eu estava descontrolado, após lêr o post “Soluções práticas para quem diz que não tem tempo” eu cai na real e mudei minha rotina. Agora vou dormir no horário certo e acordo cedo, meu dia está sendo beeeem mais produtivo e feliz! 🙂
Até mais.
Fico feliz!
Obrigada por comentar.
as vezes eu me pergunto: como ela consegue? hehehe
Você é uma inspiração Thais! 🙂
Eu tenho tido essa reflexão nos últimos 2 meses. Como resultado disso, inseri na minha agenda 1 dia de descanso na semana (fora sábado e domingo) e tem sido super produtivo, porque posso até passar o dia todo jogando the sims (muitos risos) mas no dia seguinte trabalho duplamente motivada. Acabo rendendo mais.
Sei que talvez tenham semanas que não conseguirei fazer isso, mas acho importante mesmo separar esse tempinho para descansar e fazer algo que gostamos.
Que delÃcia, faz tanto tempo que não jogo (= monto e decoro casas no) The Sims!