Listas de compras no Toodledo

23
3983

Hoje fiz um post bem curtinho, só para compartilhar como venho montando minhas listas de compras no Toodledo.

Nunca tinha encontrado uma solução aparentemente definitiva. Já tinha colocado as compras como próximas ações (o que nem sempre tem a ver), já tinha usado o recurso de listas, de outlines, mas não tinha me dado por satisfeita.

Então essa semana estava mexendo na ferramenta e lembrei que não estava utilizando um dos recursos deles, que é o Locations (lugares).

Assim, criei nessa função uma lista com os lugares onde normalmente eu compro coisas e, ali, consigo adicionar e verificar itens facilmente.

toodledo-compras

Só para constar, o único parâmetro a mais que coloco na “tarefa” é a prioridade.

Essa solução foi boa porque, se o item a ser comprado fizer parte de um projeto, basta inserir o parâmetro Location que ele também aparece aqui.

Achei a solução legal e quis compartilhar com vocês.

Aqui em casa não compartilhamos as listas (por mais que eu tente) porque meu marido é da turma do papel, então já tentei todos os formatos possíveis. Temos uma lista padrão que seguimos, mas ele geralmente gosta de fazer a própria. Quando estamos juntos, juntamos as listas e funciona bem.

Como você costuma organizar a lista de coisas que precisa e quer comprar no geral? Gostou dessa ideia?

23 comentários

  1. Que ideia boa! Vou tentar aplicar no Todoist (migrei do Toodledo faz uns meses, gostei).

    *outro dia comentei aqui no post sobre caderno para lista de compras, eu estava bem entusiasta de fazer as listas no digital, mas voltei uma década e estou usando aqueles post-its grandões com linha e to achando ótimo. Apesar de preferir digitalizar tudo, eu tenho amor por papel e caneta (arquiteto aqui hehe).

      • Usarei as tags, hoje em dia uso-as pouco, apenas gtd tipo “telefone”, “escritório”, etc (você sabe 🙂 e então especificar mais, ao invés de “rua”, ser mais específico usando categorias de locais como você mostrou, pode me ajudar na hora da revisão e nas previsões.

        É um experimento, assim como usar o próprio Todoist depois de anos no Toodledo. Você usa os lembretes por localização? Os dois tem, acho muito útil! https://www.youtube.com/watch?v=HHGskXODO30

  2. Adorei a dica!
    Eu colocava no contexto @rua sem data mas não gostava dessa solução.
    Ativei meu Locations novamente e vou tentar usar dessa forma.
    Bjos

  3. Adorei a dica! Ontem mesmo tinha acabado de migrar as listas de compras do Evernote para o Toodledo (parece que você adivinha do que estamos precisando rs) mas tinha colocado tudo em Outlines. Essa ideia é ótima, pois podemos colocar a data em que precisamos comprar determinado item!
    Estou ansiosa pelos próximos posts da série sobre o GTD! 🙂
    Bjs

  4. Gostei dessa opção!
    Vou tentar assim. Eu tinha criado uma lista no Lists e criei campos para o nível de necessidade do item e o nível de desejo. Para tentar julgar melhor o que comprar, o que não comprar e o que comprar primeiro.

    Depois conto se funcionou seu jeito para mim. Obrigada pro compartilhar.

  5. Oi Thais,

    Eu deixo no Evernote mesmo! Gerenciamento GTD > Ações > Listas de compras. Eu não tenho uma rotina específica que me diz o dia de ir a tal lugar comprar tal coisa, então funciona de um jeito pra mim que provavelmente não se aplica a todas as pessoas. Eu praticamente não vou ao supermercado para fazer compras periódicas, pois essa tarefa é responsabilidade da minha mãe e o namorado dela. Me comprometi a cozinhar 01 vez por semana, mas por praticidade, procuro fazer coisas com ingredientes que tenham em casa. No entanto, tenho uma nota pra cada lugar que costumo ir fazer compras: “shopping”, “farmácia e/ou perfumaria” (não separo um do outro porque não uso remédios alopáticos, só compro dermocosméticos e coisas do tipo), “livraria”, “papelaria” etc. Coloco em forma de checklist, com caixinhas para ‘ticar’ assim que eu comprar. Na frente, a data em que comprei. Isso me ajuda muito a ter uma noção mais clara do tempo de vida de tal coisa, ou quanto tempo durou comigo. Além de me dar mais facilidade pra fazer inventários.

    Também costumo consultar o preço do produto na internet antes de listá-lo. Se vejo que em um lugar específico ele é consideravelmente mais barato, procuro fazer uma nota só pra esse lugar (por exemplo: ultrafarma) e sempre que dá, coloco o item na descrição com o preço, pra eu me organizar financeiramente.

    Há uma semana estou experimentando usar o vermelho e negrito, para designar os produtos com prioridade alta e só em vermelho, para prioridade média. Dessa forma, consigo ver o que realmente preciso e ir comprando eles primeiro. Tem dado certo.

    Quando é muito urgente, e não dá pra eu esperar o dia que poderei passar no local que vende a respectiva coisa, eu faço uma nota e coloco no tickler.

    Estou conhecendo o GTD melhor aos pouquinhos e aplicando-o no Evernote. Relutei muito pra começar, mas tem me ajudado de uma forma que eu não me imagino mais sem. Então busco fazer tudo numa ferramenta só (já vi que é possível, mas tem feito eu quebrar a cabeça um tanto, rs).

    Enfim: gratidão, amada, por todo o conhecimento passado. E gratidão, principalmente, por passá-lo com tanta boa vontade. Chegou em mim, em muita gente, e continua chegando.

    <3

  6. Como é o meu marido que faz mercado e farmácia, tenho no app “Couple” estas 2 listas e vou lançando ali o que eu preciso. A gente vai começar a testar o app “Meu Carrinho” para mercado. As minhas compras particulares eu mantenho no app “Omnifocus”, projeto “Comprar”, contexto “Rua”. Tenho alguns contextos dentro de “Rua” em que eu seleciono o “pin” no mapa. Mas só para aqueles lugares que visito com certa frequência, por exemplo, um ‘shopping’ perto de casa. Tudo que dá para comprar neste ‘shopping’, classifico com o contexto “Rua: Shopping X”! Aí, quando me aproximo dele, o app envia um notificação (porque configurei assim!), e eu fico sabendo que tenho coisas a fazer por ali: é só checar o quê! Mas, no geral, antes de sair de casa, já verifico tudo o que é “Comprar” em “Rua” e já planejo meu itinerário! 😉

  7. Boa ideia Thais, vou aplicar no Tick Tick, eu deixava no @rua, mas não estava satisfeita.
    Obrigada…Beijos

  8. Amo seu blog! Sou das que ainda comecei o gtd mas leio sempre. O que me chateia em listas (apps pro iphone) é não ter notificação. Acaba sendo meu calendário as minhas listas de tarefas.

  9. Eu adorei a ideia! Vou implementar por aqui, pois acho que ficará melhor que a minha forma atual.

    Tenho mantido as minhas listas de compras no Evernote, usando as seguintes tags: Lista de compras; e @mercado, @kalunga, @farmácia, etc. Funciona, mas acho que no Toodledo vai facilitar ainda mais a visualização e inserção.

    Quanto ao compartilhamento com meu marido, eu bem que tento, mas ainda não consegui 100% de aderência por parte dele. Ele prefere uma listinha de papel enfiada dentro da carteira. rsrs

    Excelente semana pra você! Nos vemos no evento de quarta-feira no D&D.

  10. Sei que o post é mega antigo, mas acho que posso contribuir. Prefiro organizar minhas listas de compras no Google Keep. Lá toda vez que vou marcando um item, ele desce para o fim da lista, mas não desaparece. Assim, sempre que estou no mercado dou uma olhadinha nos itens marcados também, assim nunca esqueço de nada.

  11. Olá, Thais, tudo bem?
    Você poderia fazer um post explicando como lida com listas de compras no Todoist?
    Obrigado!

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui