fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Soluções práticas para quem diz que não tem tempo

“Não tenho tempo” já virou jargão nos dias atuais. Tenho tido bastante contato com pessoas das mais variadas profissões ultimamente e, quando conversava sobre esse problema, todas falavam: “Thais, eu até consigo me organizar, mas realmente parece que eu não tenho tempo para N-A-D-A. Abril passou voando e eu tenho certeza que o resto do ano será assim… Tenho medo de não conseguir tempo para trabalhar nos meus objetivos.” Vamos bater um papo sobre isso? Eu trouxe aqui neste post algumas dicas bem práticas que eu já recomendei e vi darem certo com pessoas que diziam não ter tempo. Se você for uma delas, podem funcionar para você também. Funcionou até mesmo comigo, quando me vi “sem tempo” para demais atividades!

Acorde cedo, sem manha

Nesse período de quase um ano trabalhando como autônoma, já mudei de ideia várias vezes. Já troquei a noite pelo dia. Já trabalhei mais de noite e acordei mais tarde. Já fiquei sem trabalhar um período para compensar em outro. Fiz uma série de testes, mas o que realmente funcionou foi simplesmente estabelecer um horário razoavelmente cedo todos os dias e seguí-lo à risca, inclusive aos finais de semana. Os grandes empreendedores não acordam tarde, com raras exceções. Quando eu leio reportagens e entrevistas com profissionais de sucesso, a maioria deles diz que acordar cedo é um dos dos seus hábitos principais. Realmente, se você acorda tarde, ou nos 45 minutos do segundo tempo para sair de casa, fazendo tudo sempre às pressas, nunca terá tempo suficiente mesmo. Diminua as atividades à noite e acorde mais cedo.

É claro que você pode me dizer “mas Thais, nem todo mundo é igual, eu sou noctívago, sou criativo à noite”. Eu também! Até perceber que sou criativa sempre, desde que esteja com a energia boa. E isso só é possível dormindo horas suficientes.

Estabeleça metas para o seu dia, todos os dias

Você já deve ter listas de tarefas e prazos que vencem diariamente. Entre eles, estabeleça três metas – as três atividades mais importantes para você finalizar no dia em questão. Foque nelas. Não trabalhe em outras atividades antes de terminá-las, pois isso te dará o input para que você queira finalizá-las o mais rápido possível.

Esqueça o conceito de multitarefa

Faça apenas uma atividade de cada vez, até terminar. Ser multitarefa é mito. Se você fizer diversas coisas ao mesmo tempo, seu cérebro não conseguirá se concentrar porque, na verdade, você está repetidamente alternando sua atenção entre uma tarefa e outra.

Use o GTD

GTD é uma metodologia de produtividade, a melhor que existe. Você pode ver diversos posts aqui no blog sobre ela e aprender a organizar a sua vida como um todo, com foco na execução com significado. Quando você usa o GTD, aprende a controlar seus prazos, a listar tudo o que precisa fazer, a definir prioridades e a montar um planejamento certo do seu tempo, sem ficar à mercê de imprevistos e interrupções. Quando você começa a aprender a se planejar, percebe que o tempo é finito e começa a definir prioridades – porque dá para a gente fazer tudo o que quiser, mas não ao mesmo tempo.

Dê um chega para lá no baixo-astral

Não precisa fazer parte de um longa ruim da Xuxa nos anos 80 para deixar o baixo-astral de lado. Analise suas atitudes sempre que notar que está meio para baixo. Todo mundo tem seus dias, suas fases, mas não deixe que esses momentos se tornem regra. Se perceber que está ficando um pouco para baixo todos os dias, tente descobrir o que está acontecendo. Reflita sobre a vida, busque soluções para o que está te incomodando. Não se conforme com essa situação, pois ela fará você arrastar sua energia durante muito tempo, o que vai fazer você demorar mais para executar e postergar tarefas simples. Tudo isso passa a impressão de que o tempo está mais curto.

Por fim, quero dizer que é fácil dizer que não tem tempo. A verdade é que todas as pessoas têm 24 horas todos os dias para fazer as coisas acontecerem, e o que diferencia elas das que não fazem é justamente a organização, que nada mais é do que definir prioridades. Você pode continuar ignorando suas prioridades ou tomar uma atitude e organizar sua vida. Comece pelas dicas acima e depois me conte os resultados!