Áreas da Vida

Resenha: Guia Bolso

Apesar de gostar de utilizar planilhas para organizar algumas informações, com o passar do tempo eu comecei a perceber que nem sempre tinha pique para atualizar planilhas. Sempre pensei que poderia existir uma maneira melhor de administrar as nossas finanças mas, enquanto não encontrava, continuava levando dessa maneira. Até que eu ouvi falar de um aplicativo chamado Guia Bolso, baixei no celular e, timidamente, comecei a testar. Hoje não vivo mais sem ele e não consigo pensar em outro aplicativo melhor para os preguiçosos com finanças (tipo eu).

200415-guiabolso

Basicamente, o Guia Bolso é um aplicativo que se integra com as suas contas de banco e te traz, diariamente, os gastos efetuados no débito e nos cartões de crédito. O trabalho que você tem é o de acessar de vez em quando (se for todos os dias, melhor) e classificar os gastos em categorias. Por exemplo: o Guia Bolso viu que você gastou 80 reais em um lugar, e você sabe que foi no mercado. Então você simplesmente categoriza essa despesa como “Mercado”. Da próxima vez que você efetuar uma compra no mesmo lugar, ele já categorizará automaticamente.

Isso é incrível porque não demanda esforço.

Outro recurso do aplicativo é o de planejamento. Para cada categoria, você pode planejar quanto pretende gastar a partir do mês em questão. Quando você estiver chegando perto do limite, o aplicativo te avisa. E, assim, você pode ir controlando os seus gastos, estabelecendo metas para o próximo mês etc.

200415-planejamento

Ao abrir o aplicativo, ele já te dá as seguintes informações: saldo atual em contas correntes cadastradas, saldo atual dos cartões e saldo dos investimentos (ex: poupança). Abaixo, mostra como está seu planejamento do mês em questão (você gastou X de Y planejados). Depois, mostra o que você recebeu de renda e o que teve de despesas. Na sequência, mostra um gráfico pizza com os gastos por categorias. E, depois, vem um feed com os últimos gastos para você classificar. Vale lembrar que dá para criar categorias novas e editar as existentes.

Não precisa ficar com medo de fornecer informações sobre a sua conta, pois o app pode somente puxar informações – jamais fazer transações. Além disso, a empresa diz usar os mesmos sistemas de criptografia empregados pelos bancos para proteger os dados dos usuários.

Se você tem dificuldade para controlar suas contas e tem preguiça de atualizar planilhas, o app é uma excelente opção. Disponível para iPhone e Android.

Eu costumo classificar as contas diariamente nas pequenas janelas de tempo ao longo do meu dia.

Alguém mais usa esse aplicativo? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Você também pode gostar...

Posts mais acessados

98 Comments

  1. Que bacana! Vou testar!

  2. Meu maior medo com isso é a segurança dos dados.

    1. Eles dizem garantir a segurança dos dados.

      1. Exatamente o que a Ada falou é a minha preocupação? Quanto tempo você está utilizando este APP Thais. Fiquei bastante propensa a utilizá-lo e já estava procurando algo similar.
        Em breve colocarei as minhas considerações.

          1. Patricia says:

            Agora já faz mais tempo né? Não teve problemas com segurança?

          2. Thais Godinho says:

            Nunca tive.

  3. Olá Thais!
    Eu uso o Guia Bolso há uns dois meses.
    Um amigo meu indicou porque eu sempre reclamava de ter que preencher as planilhas com tudo o que gastava/investia.
    Eu amei o aplicativo! Super simples e seguro. Recomendo também!

    1. Não vivo mais sem!
      Obrigada por compartilhar.

  4. Oi, Thaís. Acabei de baixar o aplicativo que você indicou e preciso lhe agradecer! Realmente é muito prático e ao ser vinculado à nossa conta nos dá um controle eficiente de nossas movimentações. Muitíssimo obrigada!!!

    1. Obrigada pelo feedback, Andréa! Fico feliz por ajudar.

  5. Oi Thais!

    O GuiaBolso é INCRÍVEL! Eu uso o app há quase um ano e é simplesmente PERFEITO pois não precisamos lembrar de nada. Basta acessarmos do note ou celular e escolher as categorias.

    Com ele, eu passei a reduzir em 20% o meu gasto com combustível, pois quando acessar “planejamento” vemos o quanto falta pra atingir nossa meta de gastos e nos forçamos a nos superar.

    É o melhor app. Se fosse pago, eu pagaria pra tê-lo. Recomendo à TODO MUNDO.

    Abs,

    1. Sim, estou com a mesma empolgação! <3
      Obrigada por comentar, Willian.

  6. Thais, eu fiquei com uma dúvida: para ele “trazer” as informações para o aplicativo, precisa acessar sua agencia/conta e cartão de crédito para ler as informações?

    1. Ele só puxa o extrato. Não pode fazer mais nada.

  7. Juliana Goncalves says:

    Olá, gostei muito do aplicativo rápido e fácil de usar. Sinto falta somente de poder colocar planejamento anual para ver o resultado final e também cadastrar despesas como seguro, IPTu, etc

    1. Ola Juliana, também estou sentindo falta desse planejamento anual. Até consegui informar despesas e receitas futuras, porem não consegui visualizar pelos gráficos. Você conseguiu? Encontrou outra forma de fazer o planejamento? Abraços!

  8. Géssica says:

    Thais, eu utilizo o Yupee, aplicativo organizador financeiro, há um tempo (aproximadamente um ano). É simplesmente encantador. Principalmente agora que atualizou. Também é legal ressaltar que o aplicativo é gratuito e pode ser utilizado no computador por meio do navegador de internet. Possui uma boa sincronização para isso. Eu sei que possui a versão Android, porém, não sei informar se tem disponível para iPhone.

    1. Obrigada por compartilhar.

  9. Eu larguei as planilhas desde final do ano passado. Não me lembrava de atualizar todo e cada coisinha e no final do mês as contas não batiam. Agora faço somente em um caderno e tem funcionado bem. Vou experimentar testar este aplicativo juntamente com o caderno por um tempo e verei o que acontece!

    1. Perdi a paciência para algumas planilhas também!

  10. Soani Vargas says:

    Oi Thais!
    Eu uso há pouco mais de 1 mês e estou gostando bastante! Só me incomodou não ter flexibilidade de cadastro de categorias… por isso mantenho uma planilha do Idec, se não me engano foi indicada por você em um post, bem completa e que me permite analisar meus gastos e planejar meus investimentos.
    Bjs,

  11. Oi Thais! Amei saber que ele faz “tudo” sozinho, mas fiquei receosa como outras leitoras então pesquisei e acabei encontrando essa matéria do site da Revista Exame, onde diz que “A GuiaBolso foi eleita a melhor startup do ano no Prêmio Infostart 2014, organizado pela revista INFO.”
    Agora fiquei muito mais segura em baixá-lo 😉

    Matéria completa em: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/app-guiabolso-que-preenche-gastos-sozinho-chega-ao-android

  12. Ainda não instalei, mas achei interessante. Há alguns ano eu uso planilhas (Google Drive), onde eu consigo planejar no começo do mês tudo que vou receber e tudo que vou gastar (gastos fixos), assim consigo ter uma ideia de quanto vai sobrar no fim do mês, quanto vou investir, como vou me organizar caso eu tenha uma despesa extra grande, etc…

    Dúvida sobre o app: dá pra fazer o planejamento do mês em relação às receitas também?

    Tks!

    1. Dá sim!
      Obrigada por comentar.

  13. Já usou o Yupee? Gostei mais dele do que o Guia Bolso.

    Bj

    1. Não, obrigada pela recomendação.

    2. Acho o Yupee péssimo. Além de ser muito feio, não baixa os lançamentos automaticamente. Para usar o Yupee é melhor usar uma planilha no Google Docs.

      Outros apps ótimos para gerenciamento financeiro são o EveryDollar e o YNAB.

  14. Renata Lisboa says:

    Oi Thais,

    O meu grande problema com estes apps é que eles nao gerenciam o $$ que vc saca, aquele da carteira, sem que com isto ocorra um lançamento em duplicidade. Como vc resolveu isto? bjs

    1. Praticamente não saco dinheiro e, quando saco, é para alguma finalidade específica, então já lanço na categoria correspondente.

    2. No minhas economias eu criei uma conta “caixa” ai em transfiro pra ela o valor sacado e vou anotando os gastos . Acho q nesse da pra fazer tb

    3. Katarina T. Blante says:

      Oi Renata Lisboa,
      Eu também estava com essa dúvida e achei um tutorial no proprio site que resolveu meu problema:
      https://guiabolso.zendesk.com/hc/pt-br/articles/205115365-Fiz-um-saque-e-depois-alguns-gastos-com-o-dinheiro-Como-controlo-

  15. Valéria says:

    Thais, por coincidência faz 2 dias que estou utilizando o aplicativo. Estou amando, pq era o que eu procurava há um tempo!
    Também recomendo, apesar da pouca experiência que tenho com ele. Me fez lembrar quando descobri o Evernote, há alguns anos, e nos dois casos defino com uma frase: futuro promissor!
    Parabéns aos desenvolvedores. E a Vc pelo post.
    Bjos.

    1. Obrigada por comentar!

  16. Dimitrius Parreira says:

    Conhecia o guia bolso, porém optei por usar um app chamado “Minhas Econômias”, mas independente do aplicativo o fato de conseguir controlar meus gastos me fez conseguir gerenciar melhor os pequenos gastos, que são os vilões das finanças pessoais. Geralmente os gastos grandes e recorrentes temos em nossa mente bem claros. Escolhendo o que se adapta melhor a cada pessoa, super recomendada a dica. Utilizo a 2 anos e realmente trouxe uma grande melhora para mim.

  17. Thais tenho uma dúvida,você paga tudo em cartão é isso? e como controla gastos $$ da carteira.
    Bjss.

    1. Dá para inserir manualmente.

    2. O app mostra o lançamento em dinheiro. Vc pode dividir o lançamento e colocar na categoria onde gastou. Muito prático.

  18. Lívia Dayrell says:

    Há 1 mês eu estava usando o “Mobills” gratuito. Agora descobri que ele é pago porque bloqueou a função cartão de crédito. Ainda bem que não perdi o que já tinha sido registrado. Vou baixar o Guia bolso hoje mesmo. Obrigada !!

  19. Uma dúvida, como vincular cartão de crédito tb?

    1. No meu ele puxou tudo junto.

  20. Estou descobrindo o aplicativo e curtindo bastante, mas ainda tenho dúvidas: o app transfere automaticamente para o mês seguinte o valor que não foi gasto no mês anterior, ou é necessário fazer isso manualmente?

    1. Acho que transfere automaticamente, mas preciso confirmar.

      1. Thais, vc usa há mais de um ano e não sabe isso?

        1. Thais Godinho says:

          Na verdade eu deixei de usar há bastante tempo também. Não sou especialista em aplicativos, mas em produtividade e gestão do tempo. ;D Estou aprendendo como todos aqui.

  21. Uso o aplicativo “Grana” e supre bem minhas necessidades. Fica a dica de uma outra opção pra quem não se familiarizar com o “Guia Bolso”.

    Adorei, Thais, indique mais aplicativos!

  22. Obrigada pela dica! Instalei para testar
    Aproveitando, estou com um pouco de dificuldade porque uso muito o cartão de crédito e possuo algumas compras parcelas em prazos diferentes, há algum modo de programar para ele só constar as compras até aquela data para planejamento de mês futuro ou apenas inserindo manualmente?
    Muito obrigada, novamente!
    Amo seu trabalho! Por favor, nunca pare!
    Beijos

    1. Não sei, precisaria fuçar!

  23. Jéssica says:

    Oi gente! A integração com o banco não é obrigatória, vocês podem optar por “conta manual”. Eu também fiquei com medo, mas depois de testar outros apps (e não gostar), testei o guiabolso e consegui usar sem fazer a integração bancária. O app é ótimo! Instalei ontem e já coloco tudo o que gasto e pago nele! Obrigada Thais! Adoro o seu blog, sempre que preciso organizar alguma coisa e não sei como fazer, consulto aqui!

    1. Obrigada pela contribuição!

    2. Bloqueou para conta manual. Agora é obrigatório informar uma conta.

  24. Jéssica says:

    Só uma coisa que eu esqueci de falar: o único ponto negativo é que só dá pra incluir uma nova atividade quando estiver conectado à internet. De resto, é tudo ótimo!

    1. Concordo com esse ponto… Obrigada por comentar!

  25. Fui tentar conectar o GuiaBolso com o Itaú e ….

    “O GuiaBolso ainda não faz conexão com contas que precisam de token para visualização dos dados.
    Estamos trabalhando para que isso seja possível em breve.”

    🙁

    1. Que pena. Eles devem fazer em breve.

  26. Vania Lacerda says:

    Não pretendo utilizá-lo, mas achei mto legal! Pago tudo com cartão de crédito, então todos os gastos aparecem listadinhos no extrato, com data e local. No proprio site da operadora do cartão, dá pra transformar em planilha de excel, então eu transformo e dou uma classificada em grupos (alimentação, transporte, vestuário, etc). Acho simplérrimo, e imune a erros, o que eu gastei está lá.
    Fora o que eu pago com cartão, tem alguma coisa que é paga em $, e as contas tipo luz, condominio.
    As contas vou lançando à medida que as recebo. E todo inicio de mes vejo tudo o que tenho que pagar em espécie (diarista, feira, um dinheiro pra ficar na carteira), retiro esse dinheiro todo de uma vez, e deixo em casa separadinho, tanto pra cada coisa. O dinheiro da carteira vou usando: um café aqui, uma gorjeta lá,não fico controlando essas coisinhas. Como deixei x reais na carteira, sei que no mes gastei x reais nessas bobagenzinhas… É controle suficiente para mim! 🙂

  27. Amei a dica e o aplicativo! Mas quando baixei me dei conta que (obviamente) o app é só para o Brasil. Você conhece algum parecido que funcione internacionalmente? Moro na Austrália. Beijos e parabéns pelo excelente trabalho. Sou sua fã.

    1. Infelizmente não conheço… mas se algum leitor conhecer, por favor, comente aqui!

      1. Ligia,

        Pode utilizar o Mint (www.mint.com)

    2. Lígia, você pode usar o GoodBudget ou o YNAB, mas não sei dizer se eles conectam com bancos da Austrália.

  28. Natalia Vargas says:

    Então, eu tentei usar o guia bolso por um tempo, achei ótimo, mas o que me fez abandonar o app, foi a impossibilidade de agendar lançamentos futuros. Gosto de usar esses aplicativos financeiros para também planejar o caixa futuro, saber quanto do meu orçamento está disponível e etc, considerando as contas que estão para vir no mês, então senti muita falta disso.

    1. Mas dá para fazer o planejamento.

  29. Quero organizar as minhas finanças e tenho muitas dificuldades em utilizar anotações em caderno. Visito o seu blog diariamente e gostaria de saber se seria possível fazer um passo-a-passo para aqueles que desejarem utilizar o aplicativo guia bolso com anotações manuais, sem utilizar sua conta-corrente. Apenas informações, como se fosse um controle manual de gastos.
    Se puder, ficarei muito grata, pois sou péssima com controles, celulares e informática em geral.
    Abraços,

    Ana.

    1. Oi Ana,
      Não tenho como prometer fazer isso, mas vou pensar em soluções para quem só usa papel.
      No geral, acho que listar em uma página os gastos e os ganhos do mês com caneta verde e vermelha já ajude.
      Boa sorte.

  30. Adriana Maranhão says:

    Thais tem como lançar gastos manualmente??? Uso bastante o cartão de débito porém tem coisas que acabamos pagando em dinheiro.

  31. JULIANA says:

    Estou com duas dúvidas, uma se dá para separar as parcelas das compras do cartão e a outra se da para fazer sincronização com cartão que não é vinculado a conta corrente.

    1. Não sei responder, vale a pena entrar em contato com o suporte da própria ferramenta.

  32. Thais, eu instalei o aplicativo depois de ler esse post mas o meu cartão de crédito foi usado 10 minutos depois em uma compra online que eu não fiz! Muita coincidência de horário para não ficar cabreira com o aplicativo. …achei melhor te avisar (já desistalei, bloqueei o cartão e troquei a senha do banco para internet).
    Adoro o blog! Tudo de bom!
    Beatriz

    1. Beatriz,

      Seria o caso de reportar o acontecido para o site, talvez seja uma falha ou coincidência.
      Outra coisa aconselho verificar se seu PC esta com um bom anti spwire.

  33. Thais, gostei muito da sua dica, vou instalar o app para testar, gostaria de saber se tem versão para Windows.
    Eu estava utilizando o app Minhas Economias, que também tem versão para Windows, mas desisti porque consigo emitir relatórios e consultas de despesas apenas de 12 meses, passou deste período as informações não ficam mais disponíveis.

    1. Não sei dizer… e acho que é só para celular.

    2. Helio,

      GuiaBolso bolso é um sistema cloud (funciona na internet seja qual for o sistema operacional).
      Se você esta perguntando se ele funciona em smartphone windows, a resposta é por enquanto não. Atualmente somente em android e OS(Iphone).

    3. Géssica says:

      Oi Hélio,
      Eu estava usando o aplicativo Yupee. Já ouviu falar?
      Porém, vai fazer uma semana que o programa está fora do ar.
      Fiquei preocupada.
      Estou pensando em testar os minhas economias, porque prefiro incluir minhas informações pelo computador.

    4. Cada pergunta… esse pessoal quer tudo mastigado. É web, vc usa em qquer ambiente operacional. Tem tb app para iPhone. Para Android não sei se tem, até pq usuário de Android não costuma ter conta em banco.

  34. Olá, Thais!

    Tenho lido com certa frequência seus posts e tenho apreciado bastante. Comecei a usar o Evernote por influência sua, e já estou notando os resultados. Vou começar a usar o Guia de Bolso e me preocupa a seguinte possibilidade (que também me preocupa no Evernote): colocar toda a minha vida ali, e um dia, de repente, dá qualquer “zebra” e o app começa a ser pago, e eu me vejo então na encruzilhada, tendo que escolher migrar para outro ou pagá-lo pelo resto da vida o preço que for cobrado. Será que isso não pode acontecer? O GB é realmente 100% gratuito?

    Obrigado e um abraço!

    1. Ah, isso sempre é uma possibilidade, mas deixo sempre para pensar somente quando acontecer. 🙂

  35. Patrícia says:

    Muito feliz em encontrar tantas dicas e o guia bolso vai me fazer poupar muito mais que $, o tempo.
    Baixei há uma semana, só não gostei que as atualizações demoram dois dias uteis para acontecerem…ainda assim é muito mais rápido que eu mesma colocando nas planilhas.
    Aproveitando tenho seu livro e ele já havia me ajudado, é ótimo.
    Obrigada, bjos.

  36. olá boa noite gostaria de saber se tem algum custo usar o aplicativo? Fiquei um pouco de insegurança devido a passar num da conta

  37. Tenho outro cartão de crédito além do vinculado na conta, tenho como lançar TB ??

  38. Fiquei super frustrada, ele não acessa minha conta na CEF 🙁 . Vou esperar ansiosa para o dia que o fizerem. Mas pelo que pude ver ele é tudo o que eu desejava neste tipo de aplicativo. Valeu por mais essa dica Thais.

  39. Thais, você já ouviu falar do Mobills? O que acha?
    bjão

    1. Já ouvi mas nunca testei.

      1. Wesley Silva says:

        Não é tão bom qto o GuiaBolso, pois, as transações são manuais, isto é ruim por que os gastos não são atualizados e vc perde o controle.

  40. Mara Abgail says:

    Thais,

    Quando fez este post, estava no momento de imensa necessidade de controle e sem paciência com as planilhas. Show! Então baixei e venho utilizando, agora que notei que há uma diferença entre controle de despesas x controle de contas a pagar que não identifiquei no aplicativo até notar que minhas contas voltaram a sair do eixo.
    Por exemplo uma compra em 10x não é identificada nos meses seguintes, somente quando a fatura do cartão for liberada.

    Como você faz?

    1. Thais Godinho says:

      Tenho uma planilha por fora com o controle das compras nos cartões.

  41. Estou testando o aplicativo a tempos, o que ainda não consegui entender é como editar a data de pagamento da conta, ou seja se cadastro uma conta pra um específico dia e salvo não consigo mais editar, e o mesmo acontece quando tento cadastrar uma nova conta para o mês seguinte, ele não permite agendar uma conta para daqui a 2 meses, se alguém souber de alguma maneira de fazer isso adoraria receber dicas, e é logico! não posso deixar de agradecer a Thaiz pelo seu blog maravilhoso que me ajuda muito com suas dicas 🙂

  42. OSMANI JOSE says:

    Bom aplicativo, eu comeceu a utilizar meio receioso quanto a segurança, mas agora me sinto mais tranquilo quanto a isso, são muitas garantias de que ele é seguro, utiliza certificado internacional de segurança e gente entendida como a dona desse blog encomenda, entao ta suave rsrs

  43. Gosto muito do ZeroPaper (http://www.quickbooks.com.br/) muito bom e permite acesso via site e app e exporta a informações de lançamentos para planilharmos.

  44. bom dia amiga ,
    comecei a suar o guia bolso mas estou cokm uma duvida criei uma conta onde transfiro meu dinheio para o bolso dinheiro gasto com estacionamento e outras despesas que não esto na conta .
    mas não consigo fazer os lançamentos de planejamento . o dinheiro esta l mas não tem como baixara . pode me ajudar .

  45. Maximiliano says:

    Boa Noite Thais!
    Ainda não baixei o aplicativo mas fiz meu cadastro no site e na hora de informar a senha tremo nas bases , por isso , estou pesquisando sobre segurança e tive acesso ao Blog. Minha pergunta é se eu quiser sair , desconectar-me , tem jeito . Tirar a senha para que “eles” não tenham mais acesso?
    Obrigado!

    1. Thais Godinho says:

      É necessário contatar o suporte deles para esse tipo de pergunta… não sei responder. 🙁

  46. Rodney Costa says:

    Meu saldo fica só fica negativo naquela primeira tela. Rsrs
    Vale ressaltar que estou inserindo as transações manualmente. Não tenho necessidade de sincronizar com a conta do banco.
    Saberia me dizer onde está o erro??

  47. Thais,
    Não posso adicionar despesas a pagar?
    Tipo, devo ao meu pai, e queria adicionar…
    Adicionar despesas que me comprometo sem ser no cartoa de créidto e nem débito em conta

  48. Sheyla carvalho says:

    Posso inserir mais de uma conta bancária no guia bolso?

  49. Alguém já testou o Olívia?
    https://www.olivia.ai/r/nouJJzuDEs/d

  50. Thais, vc ainda usa o Guia Bolso ou tá usando outra planilha de controle das finanças (qual)? Desde já, fico agradecido!

    1. Não uso mais. Não vejo necessidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *