Dica de segunda: ouça as pessoas de fato

10
1762

Você já parou para prestar atenção à maneira como você ouve as outras pessoas? Ao reparar, você pode identificar muitos problemas relacionados à produtividade e ao relacionamento de vocês. Portanto, nesta segunda eu gostaria de dar dicas pontuais para que você ouça as pessoas de fato no seu dia a dia:

  1. Esteja presente. Nada de ficar mexendo no celular ou no computador enquanto a outra pessoa estiver falando. Pare e preste atenção.
  2. Se ficar em dúvida, pergunte. Isso vale não só para demandas que chegam até você (e envolvem sua responsabilidade) mas para demonstrar interesse em uma conversa que não seja “útil”. Quando você faz perguntas, a pessoa sente que o que ela está dizendo é importante.
  3. Não ouça uma conversa formulando uma resposta em sua cabeça. Isso é terrível e pode fazer com que você nem espere a pessoa terminar de falar para você já responder. Além do que, se você estiver pensando em uma resposta, sua mente não prestará atenção totalmente à conversa. Não seja reativo. Conversa não é competição.

Algumas dicas para testar e depois comentar se funcionaram. Boa segunda-feira!

10 comentários

  1. Realmente está cada dia mais difícil ouvir o outro. São muitas distrações, são muitas ocupações, são tantas outras coisas “importantes” no nosso dia a dia, que para para ouvir o nosso semelhante fica parecendo perda de tempo, quando na verdade não é. Gostei muito das dicas. 🙂

  2. Thais , parabéns pelo novo blog!! Adoro seu trabalho e quero muito em breve poder participar do Workshop. O texto foi certeiro para o dia de hoje, pois no fim de semana tive um problema de comunicação e que agora lendo seu texto vou colocar em prática todas a dicas.
    Muito sucesso, bjo!

  3. Eu sofro de ansiedade crônica e déficit de atenção, e sempre é muito difícil escutar sem formular respostas ou até mesmo completar as frases das pessoas. E em outros momentos eu viajo e não coloco atenção em nenhuma palavra dita. Penso em diversas coisas e acabo por desviar o foco. Confesso que isso é uma luta diária, mas sei que é fundamental para a boa convivência principalmente no universo profissional.
    Thais, parabéns por essa nova jornada! Sou eternamente grata pela sua capacidade de nos fazer enxergar com mais clareza as demandas da nossa vida.
    Obrigada e boa jornada!

  4. Thais,
    Esse fds eu descobri o A Life of Productivity e li sobre o “active listening”, é a mesma coisa que você está dizendo e foi bom demais.
    Eu sou extremamente ansiosa e esse seu final “Não seja reativo. Conversa não é competição.” me cai como uma luva.
    Enfim, acho que ando lendo as fontes certas 🙂
    Bjos,
    Camila

  5. Acho que a terceira dica é a mais difícil para mim. E realmente isso atrapalha demais na sua atenção ao que a pessoa fala. Você perde muita coisa pensando no que vai falar em seguida.
    Vou tentar praticar não fazer isso.

    Até mais.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui