Aprenda GTD: Introdução

127
20451

Um dia eu descobri uma metodologia de produtividade que mudou a minha vida. Agora, eu quero que todo mundo mude a sua também.

Propósito desta série

A ideia desta série é ensinar você a usar o método GTD (Getting Things Done, criado por David Allen) e chegar ao estado de mente tranquila como água. Se eu pudesse resumir o GTD em poucas palavras, diria que sua essência é alcançar um estado mental tranquilo, sem distrações, em qualquer situação, que ensina cada pessoa a aproveitar melhor seu nível de energia e criatividade. Você não se esquecerá mais de enviar convites, não chegará mais atrasado em compromissos nem deixará de passar tempo ao lado de sua família para ficar trabalhando.

O meu aprendizado no método GTD

O livro original, Getting Things Done, foi publicado no Brasil pela Ed. Campus com o título A arte de fazer acontecer. David Allen, ao escrever essa primeira versão do livro, admitiu ele mesmo ter tentado colocar o máximo possível de informações, o que pode ter sido “demais” para a maioria das pessoas. Quando eu comecei a praticar o GTD, em 2006, tinha somente o livro como referência. Não posso dizer que foi difícil, mas me ajudaria muito se eu tivesse, como temos hoje, uma ampla rede de usuários da metodologia discutindo boas práticas, posts em blog esclarecendo como fazer, vídeos, podcasts, cursos da própria David Allen Co. e da Call Daniel no Brasil. Em 2015, temos uma nova versão do livro, reescrito totalmente pelo David, que busca tornar o caminho mais fácil a todos. O texto flui muito melhor e as informações estão mais fáceis de serem absorvidas.

Por que esta série nasceu?

Por isso, como parte dessa expansão do GTD pelo mundo, e por receber muitos pedidos no blog, eu resolvi criar uma série para iniciantes, mas que também pode ser encarada como uma espécie de revisão para praticantes mais experientes. Nela, quero falar sobre os ensinamentos do David e trazer um pouco da minha experiência com relação ao método. Espero conseguir ser o mais fiel possível e esclarecer todas as dúvidas que surgirem. Na verdade, o que eu quero é que todo mundo use o GTD, porque realmente acredito que seja algo que transforme a vida das pessoas.

O GTD é um aprendizado para toda a vida

Einstein já dizia que a gente tem que buscar fazer as coisas de forma simples, porém não simplista. Eu penso que isso tem muito a ver com o GTD. Tirar as coisas da cabeça, definir as ações que você precisa tomar com relação a elas e organizá-las de forma que consiga revisar frequentemente não são passos difíceis de se fazer, mas são hábitos. Eu sei que hábitos não são fáceis de adquirir. Eu mesma demorei anos para entender a importância de fazer a revisão semanal toda semana, e demorei também para encontrar meu ritmo certo para fazê-la. O GTD é realmente uma habilidade a ser desenvolvida e que a gente vai aperfeiçoando com o tempo. Fazer as coisas acontecerem não é um processo automático – demanda certo esforço de nossa parte. Porém, esse esforço é um compromisso que temos com nós mesmos a partir do dia em que nascemos. Afinal, estamos neste mundo para quê? Para executar sem critério e enlouquecidamente? Eu tenho certeza que não.

Você aprenderá a implementar 5 hábitos

O GTD propôe cinco passos para chegarmos a um nível de claridade mental que nos ajude a executar com significado. Nesta série, você aprenderá quais são eles e como funciona esse fluxo que faz do GTD a melhor metodologia de produtividade do mundo. Além dos cinco passos, o GTD tem o nível de complexidade que você quiser. Eu vou começar do básico, porque quero desbravar esse mar de informações que eu mesma contribuí para espalhar ao redor da web. Quis juntar tudo em um guia conciso, fácil e intuitivo, que ajudará aquele que nunca ouviu falar em GTD a implementar.

Seja bem-vindo/a ao caminho da maestria no GTD.

Para acompanhar a série, siga a TAG: Série Aprenda GTD

127 comentários

  1. Amei, amei, amei!

    Com certeza será uma série muito enriquecedora.

    Parabéns pela ideia e muito obrigada por compartilhar isso com a gente.

  2. Acompanho o Vida Organizada a alguns anos e quando você começou a mencionar o método GTD por lá, achei interessante mas bastante complexo também e confesso que me desanimei conforme os posts foram publicados.
    Espero que com essa nova iniciativa eu consiga enfim dar gás nos meus planejamentos através desse método, assim como você mencionou a agenda do google e desde 2013 utilizo e virou um grande aliado.

    Um abraço.

  3. Que ótimo, Thais!
    Há muito tempo venho desejando uma série como esta. Desde que conheci o VO interessei-me pelo GTD, mas “peguei o bonde andando” e por mais que tenha lido vários posts, achei confuso e, por outro lado, achei que era pedir muito sugerir que você começasse “do começo”.. hehe!! GRATIDÃO imensa por sua iniciativa! Já enviei o link para algumas amigas que também têm interesse e não sabiam por onde começar. Você é uma pessoa linda! Parabéns!!!

  4. Olá Thais, fiquei muito feliz com a ideia desta série. Sabe quando você encontra algo que precisa?! Acompanho você já faz algum tempo e adoro seus posts, sua disciplina. Já me ajudou tanto! Gratidão a você. Ja li vários posts no Vida Organizada sobre o GTD, até tentei implementar na minha organização/ vida, mas acabei me perdendo e ficando confusa com tanta informação e acabei desistindo. Acho que faltou exatamente essa base/ introdução, que é o que você propõe de início aqui. Agora creio que vai descomplicar! Oba! Estarei acompanhando. Obrigada! Estou na expectativa! Um abraço.

  5. Oi, Thaís, obrigada pela dedicação em nos ajudar cada vez mais. Sou leitora assídua do vidaorganizada.com, e já aprendi muito com você a facilitar a minha vida e a viver com mais qualidade. Adorei esse seu novo Blog também. Estou ansiosa para fazer seu curso aqui em Brasília. 🙂 Bjo grande.

  6. Sorte, sucesso e saúde… Thais leio tanto tudo que você escreve. que quando você não posta algo novo, parece que não nós falamos…tudibao pra ti, e vamos que vamos!!!

  7. Parabéns pela iniciativa Thais!
    Quiçá, esse novo projeto torna-se um novo livro, escrito com a mesma maestria do “Vida Organizada”. Com certeza, seria muito bem-vindo!
    Sempre que alguém me pergunta sobre organização, seja de tempo e/ou de tarefas, a resposta é: Thais Godinho.
    Obrigado por compartilhar o seu conhecimento conosco, que somos seus leitores e fãs!

  8. Adorei a ideia da série de posts sobre GTD, é sempre enriquecedor ler sobre este método! Mais uma vez, obrigada Thais por compartilhar conosco tantas informações com tamanha qualidade!

  9. Comecei a usar o GTD há algum tempo e ainda estou em fase de adaptação, com certeza vai ser uma série enriquecedora para todos. Parabéns pela fascinante iniciativa e criatividade!

  10. Thais, muito obrigado por ceder um pouco do seu tempo para tornar a vida das pessoas mais práticas e organizadas! Você é uma pessoa iluminada e com certeza está construindo um memorial em sua vida usando muito bem os talentos que lhes foram dados! Parabéns!

  11. Amei a iniciativa e o nome do blog! A vc desejo sucesso e a nós, leitores, desejo que consigamos fazer das nossas mentes claras como água para alcançarmos, mais do que produtividade, o caminho para a realização dos nossos sonhos e, porque não, da felicidade. Bjs, boa sorte e obrigada por nos surpreender sempre de forma inspiradora.

  12. Inscrito!
    Parabéns Thais, também venho acompanhando teu outro blog ha algum tempo e realmente me anima a ideia de separar os tópicos.

    Estou ansioso por este projeto de “Aprenda GTD” que esta iniciando, eu estou também começando com esta filosofia e com certeza isto vai me ajudar bastante.

    Obrigado pela iniciativa.

    Forte abraco!

  13. Olá Thaís. Para quem conheceu o GTD e dobrou a produtividade a partir do Vida Organizada, vou ficar vidrado por aqui. Obrigado por compartilhar seu conhecimento com a gente. Um abraço.

  14. Thais, eu acompanho o blog desde 2007, atitudes de organização, sentimentos, desapegos já incorporei, mas ter um método bacana detalhado o GTD, é a prova que você sempre pega na nossa mão para aprendermos mais e mais! Muito obrigada por existir! Adorei o novo blog! Abraços! Sonia

  15. Estou com o livro do David Allen sobre minha mesa do trabalho há meses, já tentei ler e reler, já vi todos seus posts sobre GTD e já tentei implementar, mas sempre em algum momento (ainda não consegui entender exatamente qual), eu simplesmente perco o foco e não consigo retomar. Tenho plena consciência de que não é por falha alguma do método, e sim por uma dificuldade de concentração absurda que eu tenho.

    Talvez o que me falte é seguir um plano, passo a passo. Acredito que estes posts serão de grande ajuda!

    Obrigada mais uma vez, Thais!
    Ah, e seu novo espaço está lindo!
    Um abraço!

  16. Que maravilha Thais!! Já li todo o seu Guia Definitivo para usar o GTD no Evernote… estou a pequenos passos fazendo a implantação do método na minha vida e no Evernote. Já comprei o seu livro Vida Organizada e o do David Allen… Enfim, reunindo todas as informações para poder fazer as coisas acontecerem!! De fato, ter a sua orientação através destes posts é tudo de bom! Estou me tornando sua fã, de verdade! Estou inscrita no próximo workshop do dia 18/5 e não vejo a hora de chegar la! Será que algum dia vc vai fazer um WS voltado para o melhor uso dos aplicativos;ferramentas para melhor utilizarmos o GTD no dia a dia?
    Parabéns pelos seus blogs e obrigada pela grande ajuda que vc traz todos os dias com seus posts!!!
    Analu

  17. Thaís, me impressiona a sua sagacidade em perceber o que seus leitores necessitam. Parabéns! Realmente está bem claro que vc está no caminho certo. Aproveito para dizer que tento seguir o método há uns 2 anos, sendo que neste ano estou mais empenhada…rs. No entanto, esbarro em duas principais dificuldades para mim: a revisão semanal e a execução, procrastino demais!! Tenho esperança de conseguir avançar mais. Bjsss

  18. oi Thais
    Descobrir seu blog vida organizada pelo google+ , no final do mês de dezembro de 2014, e desde daí leio (na medida do possível) e é tudo o que preciso , pois minha vida é um ‘caos’… literalmente. Sou professora, 50 anos, duas filhas e
    Minha filha Tayná(21) me deu o livro vida organizada, leio e releio e gostaria de manter o foco e me concentrar na leitura, as vezes consigo e algumas ações já comecei por em pratica (se bem que; doar roupas, livros escolares de anos passados e me desfazer de algumas tralhas já faço alguns anos), mas é difícil fazer tudo o que tem no livro.
    E o GTD quero aprender e fico grata de você existir e tenho muito a te agradecer pelo que já aprendi , mas sei muito pouco sobre organização e produtividade; por isso tenho uma vida assim ‘bagunçada, e com pouco crescimento profissional e pessoal.
    Quero ter uma vida organizada e sei que tens muito a me ensinar.
    Beijos, maria do carmo

  19. Que Felicidade!!!

    Sem dúvidas esse novo blog e essa série vieram num ótimo momento. Recebi meu exemplar de ” A arte de fazer acontecer”, entre outros, na última semana e será minha próxima leitura.

    Que seus novos planos sejam abençoados!

  20. Vou tentar acompanhar..Me sinto a pessoa mais desorganizada do universo e sem comoetência para colocar métodos complexos em prática ( tenho hiperatividade cerebral) Não consigo acompanhar fluxogramas e gráficos com muitas informações . Me perco. Mas quero mudar. Já mudei!!! Obrigada!

  21. Oi Thais!
    Primeiramente gostaria de parabenizar pelo novo blog, ficou ótimo e está ficando, rs.

    Eu só tenho a te agradecer por ter me apresentado o GTD, estou utilizando e em constante aprimoramento. Nunca está perfeito, sempre pode melhorar.

    Eu tenho uma dúvida mas antes quero falar outra coisinha.

    No início eu estava fazendo através do Google Keep e cadernos físicos mesmo, mas estava confuso e eu me perdia todo, até que descobri que minha operadora de celular me presenteava com 12 meses de Evernote Premium. então li todos os seus posts sobre como utilizar o GTD através do Evernote e hoje sou uma pessoa muito mais feliz, rs. É sério. Sempre fui muito esquecido e minha esposa sempre ficava chateada por eu esquecer coisas até importantes e hoje eu posso dizer que nada passa batido.

    Descobri que não precisamos encontrar uma ferramenta para fazer o GTD pois ele é na verdade uma mudança comportamental e as ferramentas são para que possamos facilitar o uso do GTD que faz parte da nossa vida.

    Minha Dúvida:

    Aqui vou colocar só uma de várias que surgem.

    Quando agendo um compromisso ou uma tarefa em minha agenda do Google eu é importante eu colocar também ela em uma nota com a etiqueta Agenda, Dia X, Prioridade, Contexto e Tempo?

    O que você acha melhor? como funciona para você?

    Obrigado de verdade.

    Renan

  22. Vou acompanhar ansiosamente, ainda mais agora que “descobri” o Evernote!!!! Sinto que está sendo um divisor de águas na minha vida no quesito organização.

  23. Nossa Thais, que bênção!
    Acabei de ler seu livro e comecei a ler o GTD e pensei….ai queria uma ajudinha!! É tanta coisa para resolver: filhos, casa, trabalho, doutorado, busca de paz…será que dou conta?
    Aí vem vc e nos dá esse presente!
    Obrigada!!
    Ainda bem que no mundo existem pessoas iluminadas! Vc é uma dessas!
    Bjo no coração!

  24. Oi Thais,
    Amo o seu blog e acompanho vc por aki com muita admiração. Li o livro do David Allen por sua causa e estou iniciando o GTD na minha vida… estou engatinhando para transformá-lo em um hábito… e essa série é uma dessas coincidências boas…
    P.S.: Não vi o formulário para receber as atualizações.
    Bjão,
    Jaque

  25. Olá Thaís!
    É um prazer ter encontrado seu site e posts. Vieram em hora certa! É lindo ver esta magia da vida, que nos dá o que precisamos. Conheci o GTD há anos ( através da turma do Insight) mas confesso que apesar de ser uma PRIORIDADE colocá-lo em prática me parece um grande desafio. Preciso muuuuuuito organizar quase todos os setores da minha vida (pessoal e profissional), destravar espaços físicos, mentais, emocionais, atualizar projetos, sonhos e rotinas…enfim, grande oportunidade de mudanças. Estou relendo o livro do David Allen e outro que junta o evernote e GTD. Adoraria receber eus posts do GTD , poder fazer algum dos seus workshops e poder conhecê-la. Caso vir à Minas (BH) lhe interesse, entre em contato.

    Obrigada pela seriedade e generosidade com a qual escreve seus textos e REALMENTE inspira seus leitores.

    Luciana

  26. Vou começar a ler os posts da série hoje, já tentei me encontrar com o GTD e Evernote, mas desanimei e tentei o papel, por fim percebi que 90% das minhas referências e do meu tempo estão relacionados ao mundo virtual, então voltei ao Evernote e agora quero engajar nesse método. Já estão na minha Wishlist seu livro e o do David para me orientar mais ainda. Amo seu blog e já mudei muita coisa na minha vida com ele, parabéns, sucesso sempre. Bjos

  27. Boa Noite , Thais parabéns pelo blog e pela iniciativa vem acompanhando suas postagens e são muito boas. Gostaria de pedir uma orientação
    Eu recebo um número muito grande de informações ao longo do meu dia e muitas delas tem que ser resolvidas de forma imediata atrasando a execução de outras o GTD pode ser aplicado em situações como estas.

    Estou gerando um acúmulo de tarefas e compromissos muito grande.

    Desde já

    Obrigado

    • Eu recomendo que você leia o capt. sobre execução no livro que ele fala sobre as 3 naturezas do trabalho.

      Também tenho um post no blog sobre o assunto, se se interessar.

      É basicamente sobre o que você perguntou. ;D

  28. Tomei coragem e quero implementar o GTD na minha vida!!
    comecei a ler alguns log a respeito, mas o Vida Organizada sempre o mais completo!!!
    Parabéns Thais, por sempre nos inspirar a fazermos da nossa rotina (que tanta gente detesta) algo prazeroso!

  29. Olá, Thais.

    Mais uma vez, parabéns pela qualidade do blog e dos posts. Estou aprendendo muito com você! Ah! E colocando em prática também… 😉

    É aqui que inscrevo para receber atualizações da série Aprenda GTD? (Achei que seria só para receber comentários desta postagem.)

    Obrigado!

  30. Olá, cai no seu site por acaso e gostei muito do pouco que li. gostaria de seguir a sequência completa da sua série sobre GTD, estou vidrado, quero entendê-lo. Confesso que estou um pouco confuso para me localizar porque li a parte 1 e no final tem: Leia também as partes 6, 7 e 8 quando, penso eu, deveria ter as partes 2, 3 e 4.
    Bem, parabéns e obrigado pelo conteúdo do seu site, vou ficar muito tempo nele até conseguir absorver seu conteúdo.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui