fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Como organizar: Curso em faculdade à distância

Dicas pontuais para ajudá-lo(a) a se organizar para estudar em uma faculdade à distância. As dicas servem também para quem estiver fazendo outros cursos online, como idiomas, pós-graduação e cursos livres.

faculdade-distancia

Este é um tema que muitos leitores me pedem para escrever a respeito, então seguem dicas pontuais para ajudá-lo(a) a se organizar para estudar em uma faculdade à distância. As dicas servem também para quem estiver fazendo outros cursos online, como idiomas, pós-graduação e cursos livres.

  • Escolha uma boa instituição. Apesar de serem uma realidade (e não só uma tendência), os cursos online são novidade para muitas instituições e a maioria delas ainda não sabe lidar muito bem com essa demanda, tanto em termos de disponibilidade de plataforma quanto de organização para atender os alunos, agendar provas e outras atividades. Para escolher uma boa instituição, a melhor maneira é colher referências com outras pessoas que estudem lá. Converse com amigos ou procure depoimentos na Internet.
  • Tenha uma agenda para anotar os compromissos e datas relacionadas ao seu curso. Dependendo do que você estiver estudando, pode ser necessário entregar atividades diariamente ou diversas vezes por semana. Sem um controle desses prazos, você poderá se perder e deixar de entregar trabalhos.
  • Dedique diariamente um tempo aos seus estudos. Mesmo que você não tenha aulas todos os dias, habitue-se a estudar em um determinado horário para não perder o ritmo.
  • Faça anotações de aulas e resumos em folhas de sulfite e depois digitalize para o Evernote. Eu recomendo isso porque gosto de escrever no papel (me ajuda a estudar), mas você pode fazer diretamente no programa, se não quiser escrever no papel.
  • Utilize outros programas na nuvem como o Dropbox para guardar arquivos que estejam em andamento, como trabalhos e textos que você ainda está produzindo. Quando estiverem prontos, você pode arquivar no Evernote.
  • Utilize o Google Drive como plataforma para fazer trabalhos em grupo, caso seu curso tenha essa demanda.
  • Encontre aquele horário do dia em que você se sente mais disposto(a) e concentrado(a) para estudar. Nada de fazer isso quando estiver cansado(a).
  • Estabeleça limites quando estiver estudando. Avise a família para não interrompê-lo(a) se a porta do quarto estiver fechada, por exemplo. Avise que estudará até o horário X e atenha-se a ele!
  • Organize seu material de modo que fique de fácil acesso quando você estiver estudando. Se usar um notebook para estudar ao redor da casa, mantenha uma caixa com todos os suprimentos (folhas de sulfite, lapiseira, borracha, canetas, marca-textos) e leve-a com você quando mudar de cômodo.
  • Registre suas horas de estudos para analisar uma vez por semana e verificar se investiu seu tempo da melhor maneira possível. Promova mudanças para a semana seguinte, se for o caso.
  • Explore os recursos oferecidos pela instituição. Seu curso pode ser online, mas você pode utilizar a biblioteca presencial para emprestar livros ou estudar em períodos de dificuldades de concentração em casa.

Você já fez algum curso online? Como foi a sua experiência?