Caderno de listas de compras e a coisa de usar papel para ser mais simples

41
6660

Outro dia eu postei no Instagram (aliás, já me segue no Instagram? clique aqui!) uma foto de um caderninho que eu estava testando e muitos leitores me fizeram perguntas a respeito e pediram para eu falar mais aqui no blog. Ei-lo, então. A ideia foi a seguinte: pegar um caderninho de notas e usar como lista de compras para o mercado.

240115-caderninho

Aí surgiram as seguintes dúvidas:

“Mas e o Evernote? Vai perder essa função?”

Eu já não utilizo o formato do guia do blog há uns bons meses. Somente naquela ocasião eu utilizei a lista no Evernote. O que é importante os leitores do blog saberem é que meu papel, como organizadora profissional, é testar coisas. Não existe certo ou errado quando se trata de organização, e tecnologia não é sinônimo de “melhor-que” papel. O melhor é o que funciona para cada um. Eu já testei lista de mercado em bloquinho, ímã de geladeira, lousa, celular, Evernote, Toodledo, planilha, outros aplicativos, caderno grande. É meu papel fazer isso, e eu gosto, por isso faço! Desta vez, o teste é em um caderninho.

“Como você faz a lista?”

Separei em 8 categorias, dividindo as páginas (em quantidade aleatória) para cada post-it colorido. As categorias são relacionadas aos corredores do mercado que eu frequento, na ordem deles:

  1. Bebidas (pego o mais pesado antes)
  2. Produtos de limpeza
  3. Cosméticos
  4. Mercearia
  5. Doces / Salgados
  6. Feira / Padaria
  7. Carnes
  8. Gelados

Deixo o caderninho na cozinha com uma caneta presa na sua espiral. Se algo acabar, tanto meu marido quanto eu anotamos. No dia das compras, basta levar ao mercado. Eu não gosto de usar o celular no mercado porque meu celular é ferramenta de trabalho e tenho medo de ser assaltada. Também acho papel mais prático.

Ao fazer a compra, risco o item na folha e coloco a data na frente, somente para controle.

É isso. Simples e fácil. Lembrem-se que o tema de janeiro no blog é Simplifique. O que é simples para um pode não ser simples para o outro. Estou testando há uma semana, mais ou menos, e tem funcionado bem.

Ah! Vale lembrar que esse era um caderninho usado que foi reaproveitado, então a ideia é reutilizar o que já se tem mesmo.

E você, utiliza papel para organizar a lista do mercado ou prefere usar tecnologia?

41 comentários

  1. Minha preferência é pelo celular, pois geralmente os produtos que compro são os mesmos e se for algo que geralmente não compro para testar uma receita, apenas acrescento. Também aproveito para colocar o valor do produto para que se possa acompanhar a variação de preço, o que me permite decidir se compro em feira ou em supermercado. Abraço Thais, adoro o seu blog.

    • Bom dia! Eu prefiro o caderninho também. Estou no caminho certo, segundo as dicas/ordem de compras colocado por Thais. Parabéns! meu aprendizado tem sido substancial com seu Blog. Abs e boa semana.

  2. Tenho uma planilha com quase 10 folhas no excel onde tem o preço da última compra, preço minimo que paguei pelo produto, preço médio e maximo. Imprimi em frente e verso olho oq tenho e risco, excluo as linhas dos produtos que já tenho e imprimo. Geralmente fica uma folha frente e verso. Bom essa eh a rotina quando tenho tempo. O normal eh estar no trabalho e lembrar que se não fizer compras não tem como continuar sobrevivendo …kkkk. Ai no horário do almoço ou no final do expediente. Excluo as linhas que tenho certeza que tenho em casa e compro o resto desde que esteja entre o preço minimo e médio. As vezes levo os encartes de outros supermercados para cobrirem os preços. Já usei vários aplicativos de lista de compra não me adaptei com nenhum.

  3. Não sou muito de comentar, mas tenho me impolgado muito com o que tô usando. Tem sido uma nova experiência. Tenho usado um note 10.1 (tablet da sansumg), tela grande e tem a caneta especial para escrever na tela, eh como escrever no papel pelo snote… Tem pode e gosta de escrever e quer usar a Tecnologia aconselho os notes 2,3,8.0 ou tela grande que eu uso o 10.1…. Snote sincroniza com o evernote e o que você escreve nele vai pro evernote. #ficaOComentario=)

      • Legal, o meu ainda estar muito bem… Graças a Deus… Espero não perder ele, porque essa função de escrever na tela eh ótima, até pra faculdade.. Diminui muito o uso de papéis importantes perdidos.
        Talvez formatar ou atualizar por uma ROM otimizada funcione no seu tablet.
        Por favor traz seus cursos pro mundo online, sou de Brasília e parece impossível participar e quero muito participar, e online conseguiria participar tranquilamente. #EsperoEsseDiaChegar

  4. Eu gosto de fazer listas de compras no celular mesmo, através do app Meu Carrinho. Ele é prático porque não é preciso escrever a lista, é só procurar o produto que você quer comprar e marcar na lista. Depois é só ticar o que já foi comprado e ele vai eliminando. Muito prático!

  5. Aqui em casa usamos papel de rascunho, geralmente sobra de alguma agenda antiga. As vezes usamos até verso de propagandas, pra reutilizar mesmo.

  6. Eu sempre faço uso do caderninho, mas não conservo as páginas anteriores. Quando ele acaba, começo um novo. Se não encontro um item e não é tão urgente, passo a informação para a próxima página e fica lá até a próxima oportunidade.
    Também tenho uma lista básica das compras que fazem parte dos nossos hábitos de consumo. Pode ser ilusão para uns, mas comigo funciona: procuro ver nas prateleiras somente o que está em minha lista básica pra evitar comprar além da conta ($$$) coisas que talvez nunca use. A versão original fica no computador e a impressão eu colo no caderno. Procuro sempre olhar a lista completa antes de ir ao supermercado para o caso de encontrar algum item que esquecemos de anotar no caderno de supermercado por qualquer razão.
    Periodicamente reviso a lista básica para adicionar ou retirar itens, ajustando aos hábitos da época. Acho que atualizo a lista básica umas 3 ou 4 vezes ao ano.

  7. Bom, eu sou suspeito para falar quando se trata de listas…uso o wunderlist para listas de mercado tbm…assim é fácil ir riscando na hora da compra…funciona bem pra mim…acho que o bloco de notas na cozinha ajudará bastante já que só passaria para o aplicativo na hora de ir ao mercado…tento ou não certeza se vou comprar naquele momento encaixando no orçamento ,heehe!

    Tenho meus esquemas de organização mas ador sempre mudar tbm Thais! Bjs sucessos mil!

  8. Gostei dessa sua idéia, eu que sou a louca dos cadernos,não sei viver sem muitos, vou fazer seguindo suas dicas, porque este ano no meu caderno de planejameto numa categoria que nem me lembro no momento, listei todos os alimentos que uso no meu dia-a-dia e estava colocando sinal a cada vez que comprava determinado produto, mas não estou satisfeita com o método, mudarei,rsrsrsrs Ótimo domingo Thaís!!

  9. Uso o Evernote no celular. Tenho uma nota fixa pra mercado e só vou anotando lá, mais ou menos pela ordem de corredores. Qdo faço esta compra, deleto os itens e começo uma nova lista. E só 🙂

  10. Olá! Eu também utilizo esse esquema para controle de compras no supermercado. Tenho um bloco sempre à postos para anotar os itens que devem ser comprados quando for ao supermercado. Muito bom, útil, prático e eficaz! Eu recomendo! Facilita demais a vida!!! E claro que você é minha inspiração de VIDA ORGANIZADA! Obrigada e até mais!!!

  11. Eu estou casada há um ano e ainda não cheguei a uma versão definitiva da minha lista de supermercado.

    Comecei usando papel (sou completamente apaixonada por papel, então é sempre minha primeira escolha. rs) e, no momento, tenho uma lista no evernote.

    Apesar de me sentir um pouco incomodada em ficar andando com o celular no mercado, estou gostando de usar a lista digital.

    Na minha cozinha eu tenho uma lousa-imã “está faltando…” da imaginarium e é ali que centralizo as anotações antes de atualizar a lista do evernote. Acabou ou está acabando um item, meu marido ou eu anotamos na lousinha. Um dia antes de ir ao mercado, passo os dados para o evernote. Como eu já deixo a lista organizada na ordem dos corredores do supermercado que eu vou, eu insiro os itens no local certo e isso facilita muito e deixa a compra mais rápida.

    Eu pretendo aprimorar essa lista, mas por enquanto, tem funcionado bem.

  12. Há algum tempo criei um método que tem dado bastante certo para mim. Fiz uma grande lista com todos os ites de dispensa que costumamos utilizar. Criei várias categorias como: mantlimentos, temperos, matinais, higiene pessoal e etc. Nela fiz uns campos onde coloco ao lado a quantidade de cada item que tenho. Colei na porta da dispensa e orientei o pessoal de casa para alterar a quantidade a cada vez que pegarem alguma coisa. Na hora de fazer as compras e só pegar a lista. Os itens de geladeira eu deixo um bloquinho perto e vou anotando o que vai acabando.
    A lista grande eu só uso uma vez quando faço as compras do mês. Já a da geladeira são para os itens da semana: frutas, verduras, legumes,…

  13. Olá Thais!
    Sempre leio o seu blog, e aplico muitas coisas à minha rotina. Muito obrigada por ajudar os desorganizados! haha
    Gostaria de compartilhar minha atual situação, pois venho tentando otimizar meu trabalho e estou com muitas dificuldades!
    Atualmente trabalho em uma grande empresa. Portanto há um termo de sigilo em vigor e só posso “trabalhar” no trabalho, ou seja: tenho que realizar todas as tarefas no computador da empresa e no meu caderno que fica na empresa. Sei que 8 horas diárias são suficientes, mas tenho dificuldades em administrar o tempo. Porque? Porque trabalho na área de produção. Então à todo momento tenho um problema novo para resolver e os antigos para dar continuidade. Geralmente não consigo começar e terminar uma tarefa no mesmo momento pois sempre surge algo “mais importante”. É realmente complicado! Já tentei alguns métodos, mas não obtive resultados.
    Há salvação para o meu caso?

    Abraços,
    Dayana

    • Cada trabalho tem uma característica mesmo. Vou escrever um post sobre isso porque percebi que muitas pessoas estão com dificuldade de administrar. Obrigada por comentar!

  14. Adoro as dicas e comentários eu utilizo um imã de geladeira que é um carrinho de super de metal e dentro tem um bloquinho peço a minha funcionária ou quando eu estou na cozinha para listar tudo o que se abrir de ultimo produto por exemplo peguei o ultimo óleo vai para a lista. vou ao super a cada 15 dias faço as compras para o período. comigo funciona super bem o problema é minha funcionaria nunca anota nada…mas para 2015 a meta é organização e aplicação da organização nas atitudes do contrário nao funciona. vou testar o app meu carrinho se gostar comento.

  15. Elaborei uma lista no computador com todos os itens que usamos em casa. Fica afixada na cozinha. Cada vez que precisamos repor um item é só assinalar na lista (todos da casa são responsáveis por informar se algo acabou, e a empregada também!). Na hora das compras a lista já está praticamente pronta, é só pegar e levar. Faz mais de 10 anos que funciona super bem!!! 🙂

  16. Tenho um pequeno quadro branco imantado (do Bob Esponja 😄) na porta da geladeira. Quando vou usar um produto e vejo que está acabando, anoto. No dia que vou ao mercado fotografo o quadro com o smartphone. Durante as compras uso o Skitch pra ir riscando na foto o que já botei no carrinho.

  17. \o/ Estou botando fé que esta dica vai resolver o problema crônico da minha mãe com relação às compras de supermercado. Como ela não gosta de usar o celular para isso, e anota as compras em papeis aleatórios espalhados pela casa (quando anota), ela acaba mandando o meu pai (coitado) ao mercado ao menos umas 3 vezes na semana, o que é sempre motivo de discussão entre eles. Já tentei fazê-la implementar diversas técnicas, mas nada funcionou.

    Quando lhe mostrei este post, ela ficou tão entusiasmada que logo foi procurar um caderno usado para montar o seu!!!

    Dica ótima! Continue experimentando, que a gente agradece!!!

  18. Como faço compras apenas para mim e o Thomas (meu gato), acabo reciclando listas de compras que tenho no evernote, pois gosto de comprar sempre as mesmas coisas e no mesmo lugar. O único trabalho é adicionar ou subtrair itens e criar uma nova nota. Na mesma nota eu coloco a foto (scan) do cupom fiscal, que já tem tudo que comprei, o preço, quantidade, data. Admito que não sou de pesquisar preços de supermercado, mas é interessante acompanhar a variação de valor dos itens que compro.
    Eu uso o evernote para ir marcando o que preciso comprar na próxima semana, o que for acabando, algo que deu vontade de experimentar, etc. Dessa forma eu tenho acesso onde quer que eu vá e me lembre de comprar tal coisa.
    Quem vive mais em casa e com outros, o caderno físico parece uma boa idéia. Eu acabo levando o celular mesmo, roubo de celular é bem raro por aqui. Como você disse, não existe certo ou errado quanto a isso. Depois conte como o caderno está se saindo no dia a dia.
    🙂

  19. Oi Thais!

    Para compras, uso um app chamado Market List. É bem simples, mas pelo menos vai calculando o valor da compra conforme adiciono os itens ao carrinho e assim me controlo melhor, pois estabeleci um faixa de valor para as compras de casa e preciso ficar de olho. Acho bastante prático para anotar o que está faltando em casa, pois o celular está sempre por perto e é só ir adicionando as coisas. 🙂

    Bjs

  20. Eu tenho um caderno de finanças… adotei a prática de anotar meus gastos em meados de 2010 quando comecei minha educação financeira… ano passado adotei um caderno pra lista de compras e esse ano decidi que não quero mais de um caderno, então o final do meu caderno de finanças é para a lista de compras do mês… tinha tentado um aplicativo de celular mas não gostei… algumas coisas prefiro caderno mesmo!

  21. Legal Thais! Eu também gosto de utilizar papel para realizar as listas de compras! Vou testar utilizar um caderno (pois uso folhas soltas – o que dá um trabalho para organizar)! O que também anoto além da data, é o preço! Assim consigo acompanhar as oscilações e identificar as melhores épocas para comprar no mercado que frequento!

  22. Eu uso o aplicativo shopshop tenho uma lista completa de tudo o que uso e listas de cada mes e ainda por necessidade ( roupas,maquiagem,presentes,casa,etc) assim me programo durante o ano todo. Para o dia a dia uso papel mesmo,alias amo,na hora que lembro de alguma coisa anoto no bloco que fica em cima da minha mesa,mas se for uma coisa que irei comprar frequentemente lanço no aplicativo.

  23. Oie Thais, desde agosto do ano passado tenho utilizado o caderninho mesmo, eu acho simples e bem prático e é o que tem funcionado pra mim. Como fazemos as compras mensais, eu separo as categorias por mês, faço aquele quadrinho no canto ao lado de cada item e conforme compramos vou ticando e anotando os preços. Dá pra fazer uma comparação de preços todo mês e ver se compensa comprar alguns itens em outros lugares.

  24. Olá Thais, bom dia!

    Para as compras eu uso o aplicativo Meu Carrinho, acho muito prático pois eu insiro a quantidade e o valor de cada item e ele já calcula o total para mim. Otimizei meu tempo no supermercado.

    Tenha uma ótima semana.

  25. Usei por muito tempo o app UpVise no Android. Ele é para gerenciar equipes de vendas e projetos, mas eu gosto bastante da lista de compras dele. É possível categorizar os itens (setores do supermercado) e atribuir a eles uma finalidade (casa, trabalho, etc…), um ponto de venda (supermercado, home-center, feira, etc…), último preço de compra, quantidade a adquirir e muito mais. Também tem uma interface web para criar as listas no computador, o que facilita muito o processo. Na hora da compra, é possível exibir somente os produtos marcados para comprar e, clicando num check box, o item é marcado como “comprado” e some da lista. Mas alguns defeitos na interface do smartphone me fizeram trocá-lo pelo Evernote.

    Hoje tenho uma grande lista com tudo o que costumamos comprar numa nota compartilhada com minha esposa, onde vamos marcando o que precisa ser comprado. Se um dos dois passar pelo mercado, a lista está sincronizada em nossos celulares. Além disso, numa compra maior, antes de sair para o supermercado, um de nós lê cada item da lista e vai anotando o que precisamos para o mês (ou quinzena – isso varia).

    Não consigo mais me imaginar no supermercado sem o celular na mão.

  26. Oi Thais! Primeiro parabéns pelo blog, me ajudará muito no meu projeto de organizaçao desse ano! Só uma perguntinha. Começamos a usar a agenda do google essa semana, criei a agenda compartilhei com o marido, mas agora qndo ele adiciona um evento o mesmo não aparece para mim na agenda. Ambos estamos com full rights pra ler e modificar a agenda e eu já procurei sobre o problema na net, sem sucesso. Você sabe como poderíamos resolver isso? Obrigada!

  27. Adorei a sugestão! Hoje uso só uma folha de um bloquinho que fica preso na geladeira perto da caneta.
    Mas um caderninho com categorias de acordo com os corredores do mercado é perfeito!

    Acho que vou testar a ideia! Obrigada!!

  28. Eu gosto muito de me organizar e organizar a rotina da casa, montei um cardápio mensal com 30 refeições diferentes baseadas nas dietas minha e do meu marido, e através desse cardápio montei uma lista no computador, então imprimo, coloco em uma prancheta que fica na parede da cozinha e vou marcando o que acabou e o que preciso, é uma lista completa assim não esqueço de nada!!!

  29. Olá Thais,

    Tenho acompanhado o seu Blog com muita frequência e tenho me insperado cada vez mais para me tornar uma pessoa mais organizada. Fico agradecida todas as vezes que acesso que recebo novas informações. Obrigada!

    Quanto as compras de supermercado, eu sempre preferi fazer a lista em papel. Gostei muito desta dica de fazer um caderno com as categorias. Vou testar para ano de 2016. Bjs!

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui