A única maneira de definir prioridades é saber dizer “não” a determinadas atividades. Organização é uma escolha diária que a gente tem que fazer, senão é muito provável que a nossa vida acabe ficando caótica e a gente perceba só quando passar mal, for demitido(a), o filho se envolver com drogas etc.
Mas por onde começar? Pelo básico. Quando digo básico, estou me baseando na Pirâmide de Maslow, um conceito comum utilizado na publicidade. Já falei um pouquinho sobre isso no blog e fiquei de escrever especificamente sobre as necessidades. Este primeiro post, no mês sobre simplicidade, falará sobre como suprir as nossas necessidades básicas, que são:
Respirar
Sabemos que respirar é uma necessidade básica e ninguém fica sem respirar, mas será que respiramos direito? A meditação, por exemplo, é muitas vezes apenas um exercÃcio de respiração. Faça agora o exercÃcio: feche os olhos e concentre-se somente na respiração que entra e sai do seu nariz. Fique assim durante um minuto (para ajudar, use um alarme no seu celular). Quando terminar, veja como se sente.
Uma segunda maneira de meditar prestando atenção à sua respiração é repetir o exercÃcio acima mas, em vez de programar um minuto no alarme, você simplesmente contar suas respirações até o número 100. Não é para respirar rápido nem devagar, mas no seu ritmo natural mesmo.
Vale a pena fazer ambas as meditações todos os dias, para acalmar a mente e o corpo. Você já notou como toda vez que se sente nervoso/a ou impaciente você tem a tendência a respirar fundo, bufar ou até mesmo assoprar? São movimentos de respiração. O corpo tenta voltar ao equilÃbrio que sua mente está desvirtuando e você nem percebe. Vale a pena, então, toda vez que sentir essa alteração de humor, fazer um pequeno exercÃcio de respiração com as meditações acima.
Não sou médica mas, se a gente for ainda mais longe, chegará a outros distúrbios associados à respiração, como ansiedade e sÃndrome do pânico. Se você se identifica com esses cenários, pode valer a pena testar os exercÃcios.
Para equilibrar sua respiração:
- Faça a meditação de um minuto prestando atenção na respiração
- Faça a meditação contando até 100 o número de vezes que você respira
- Identifique no seu dia a dia situações que lhe causaram (ou ainda causam) falta de ar e teste os exercÃcios anteriores para verificar os resultados
Comer
Faz parte da vida a gente se alimentar, mas comer com moderação também. Mais uma vez, recomendo a consulta a um nutrólogo para conhecer a melhor alimentação para o seu corpo. Conhecida, foque nela. Coma menos também. Thoreau, Sêneca e tantos outros pensadores históricos que falavam sobre simplicidade já alertaram sobre os perigos de comer sem moderação.
Comer em casa, ingredientes e preparos simples – tudo isso faz parte de um estilo de vida mais simples. Vegan ou paleo são dietas relacionadas ao conceito de simplicidade.
Para equilibrar a sua alimentação:
- Consulte um nutrólogo para conhecer a melhor alimentação para você
- Diminua as porções do seu prato diariamente
- Prepare refeições em casa
- Compre na feira
Dormir
Não preciso falar sobre a importância do bom sono porque todo mundo sabe como faz diferença dormir pouco ou dormir bem. Encontre seu perÃodo ideal de sono. Para algumas pessoas, é de 10 horas, enquanto para outras é de seis.
Prepare um ritual antes de dormir – o que funcionar para você. Eu gosto de tomar um banho, preparar minha roupa e bolsa para o dia seguinte, beber um chá, ler um pouco (coisas calmas) na cama. Não faça atividades agitadas, que podem te fazer perder o sono.
Nunca tire uma parte do seu sono para trabalhar ou fazer outra atividade. Se precisar acordar às 07:00 e você sabe que precisa dormir nove horas para ficar bem, durma às 22:00.
Para equilibrar seu sono:
- Faça um diário de sono e encontre seu tempo ideal de horas para dormir diariamente
- Estabeleça uma rotina noturna, para antes de dormir
- Desligue os computadores e eletrônicos (incluindo celular) até duas horas antes de dormir
- Não tome bebidas com cafeÃna depois das 14 horas
- Seja rÃgida/o com seu horário de sono
Ir ao banheiro
Está aà outra necessidade básica que pode ser feia de falar mas faz parte do nosso dia a dia! Tem tudo a ver com a alimentação, então o que você fizer lá se refletirá aqui.
Para equilibrar suas necessidades pessoais no banheiro:
- Beba bastante água ao longo do dia para limpar impurezas do corpo e mantê-lo hidratado
- Tenha uma boa alimentação
- Procure estabelecer rotinas para ir ao banheiro
Sexo
Quando escrevi o outro post (linkado ali em cima), um leitor comentou que nem todo mundo faz sexo. Não cabe a mim essa discussão, Cada um sabe o que faz com a própria vida e tem suas escolhas. Meu papel aqui com o blog é mostrar todas as necessidades básicas com base na pirâmide, que é meu escopo. Se algo não servir para você, basta não seguir.
Alguns leitores já me pediram para escrever sobre como organizar a vida sexual do casal. Acho que esse é um assunto muito Ãntimo! Já ouvi assim: “nossa, mas que absurdo organizar o sexo – vai colocar na agenda também?”, mas organização não é isso. Assim como a vida sexual do casal não é só sobre o momento do coito (#sheldonfeelings). Dá sim para se organizar para ter mais tempo livre durante a semana, para se arrumar, para o casal sair juntos, para fazerem atividades legais que aumentem a intimidade, para cuidar do corpo e por aà vai.
Para equilibrar sua vida sexual:
- Organize-se para passar mais tempo com o seu parceiro ou parceira
- Se tiverem algum problema relacionado, conversem
- Toquem-se mais
- Não deixem de fazer coisas que gostam juntos
- Organize a rotina das crianças para que elas não virem desculpas
A ideia de colocar em ordem as necessidades básicas é que elas devem vir primeiro. Antes de pensar em abrigar novas atividades na sua vida, pergunte-se se isso vai:
- Atrapalhar a sua alimentação. Ex: Fazer academia na hora do almoço.
- Atrapalhar sua vida sexual. Ex: Aceitar um novo emprego em um horário totalmente diferente do seu parceiro ou parceira.
- Atrapalhar seu sono. Ex: Ficar até mais tarde terminando um relatório que era para ter sido feito antes.
- Atrapalhar suas idas ao banheiro. Ex: Se alimentar de forma desordenada e que te deixa com mal-estar.
- Atrapalhar sua respiração. Ex: Marcar muitos compromissos em um mesmo dia e não conseguir nem parar um pouco.
Se você parar para analisar, apesar de serem necessidades básicas, muitas vezes elas podem ser deixadas de lado. Cuide-se!
Legal.demais Thais!
ler seu blog ajuda demais na organização da minha vida! Espero que um dia vemha fazer um workshop em fortaleza!bjao e boa semana
Eu adoro o seu blog mesmo acesso td dia!
Acho que seria muito bacana se vc escrevesse sobre como se organizar para arrumar um emprego ou trocar de carreira, acho que no começo do ano muitas pessoas estão pensando nisso.
abraços!
Tem alguns posts sobre o assunto, vale a pesquisa. Obrigada!
Muitas vezes as necessidades básicas não são consideradas prioridades, com isso o corpo e o organismo se tornam vulneráveis. Cuidar de si mesmo é realmente importante.
Ótimo! Se seguirmos esta linha de prioridades (necessidades básicas) fica mais fácil se organizar!
Beijosss
Estava conversando com o meu marido sobre precisarmos de um “momento a sós”.
Como temos três filhos tem ficado bem complicado nesse sentido e nos demos conta que está fazendo falta…
Ótima orientação.
Um beijo.
momentosdelucidezenemtanto.blogspot.com.br
Amei o post! Obrigada!
Adorei Thais!!! Perfeito #sheldonfeelings kkkkk
Adorei o post!
Básico, mas completamente necessário!
Muito bom esse post, as vezes esquecemos do primordial, o basico. Sem essa organizacão fica dificil ne bjs
http://www.antestardedoquenunca1.blogspot.com
Muito bom os seus conselhos, eu andava bem atrapalhada quanto à minha vida e agora estou tendo tempo para fazer tudo que sempre quis, eu fiz o curso Mentalidade 2.0 que vocês podem conferir aqui http://saudeefoco.com.br/mentalidade-2-0/ espero que ele possa ajudar mais pessoas, Beijos
Thais tem algum assunto que você não domine?? Sabe… comecei a perceber aos poucos que quando você organiza sua vida doméstica (inclusive financeiramente) o seu casamento flui melhor… de repente você começa a organizar a vida sexual mesmo, de repente a rotina vai ficando menos densa, você conversa mais em vez de brigar, você combina em vez de cobrar, os imprevistos assustam menos, o que não dá certo passa a frustrar menos também… é uma gestão descentralizada, é possivel organizar sim a sua vida sexual, até por que isso é uma prioridade. Ah! Thais tenho um livro maravilhoso para te falar (eu me sinto sua amiga para trocar ideias) “Quero construir a minha história” do Fernando Dolabela, criar filhos autônomos não é fácil, e empreededores? Mas não empreendedor no sentido de taco bom para negócios, empreendedor dos seus sonhos, ter proatividade, atitude perante a vida, aceitação do próximo, dsconstruir conceitos, enfim… se você tiver uma caixa postal te mando ele.
kkkk adorei o #sheldonfeelings !!!
Ótimas reflexões. Um bom momento para fazê-las e colocá-las em prática.
Obrigada. Bjos
Muito bom! Dicas valiosas!
Muito bom ThaÃs! Amando cada dia mais o blog!
Concordo super com a simplificação da alimentacao.. A paleo pra mim simplificou até na farmacia (vários remédios a menos) e me deu mais disposição!
Bjs
Thais mais uma vez um excelente texto! mas preciso corrigir você em um ponto super importante.
O único profissional regulamentado por lei federal (8.234/91) para avaliar e prescrever dietas é o Nutricionista.
Segue o link que contém a lei: http://coral.ufsm.br/daccont/danutri/danutri_leifederal8234.htm
Registrado!
Quem pode o mais, pode o menos…Então, antes de tirar qualquer conclusão, leia também PROCESSO-CONSULTA CFM Nº 3.719/94
PC/CFM/Nº 48/1999(observe que é mais recente que a lei citada) no site http://www.portalmedico.org.br/pareceres/cfm/1999/48_1999.htm. Preste atenção na conclusão, quanto a exclusividade do ato. Em resumo, voce não está errada a sua indicação de consultar um nutrólogo. Um abraço e parabéns pelo blog e que é de excelente qualidade, que tenho acompanhado com carinho!
Tema muito pertinente, amei o post!!!! Parabéns ThaÃs! 😉
Olá Thais, eu estou do outro lado do oceano… Portugal, estou em casa de descanso á quatro meses, estou com gravidez de risco mas tudo controlado, já tenho uma menina de 4 anos e aconteceu o mesmo por isso estou mais tranquila. Durante este tempo descobri o seu blog, pois andava á procura de ideias para organizar melhor o meu dia a dia conciliando casa/ marido/ filha e trabalho e desde então com a sua ajuda aconteceram maravilhas, em minha casa então nem se fala, e olha que eu não posso fazer muito esforço, estou a conseguir ter rotinas, já utilizo muito bem a minha agenda, espero é conseguir manter estes novos hábitos quando a minha outra menina nascer e estou maravilhada e não podia deixar de agradecer. Muito Obrigada.
Obrigada você!
Muito bom