Planos para a varanda

27
6243

Como parte do desafio de organização de janeiro, estou organizando a varanda do nosso apartamento.

Nossa varanda é bem simples e pequena, com um metro de profundidade. Ela tem tela e não pode ser fechada com vidro (uma pena! queria muito, mas o condomínio não permite) e, em vez de grade, tem um muro. Veja algumas fotos do que podemos chamar de “antes”:

030115-antes01 030115-antes02 030115-antes03

Apesar de não ter muito espaço, dá para ter uma área bonitinha ali!

O primeiro passo foi decidirmos para que gostaríamos de usar a varanda. Já tínhamos descartado a ideia de churrasqueira. Queríamos algo mais leve, mais a ver com a nossa vibe no momento para este apartamento. Meu marido disse que queria uma hortinha, o que eu concordei de imediato. Como ele gosta de cozinhar, sentia falta desse espaço (e eu também sempre quis ter uma horta em casa). Eu falei para ele que também gostaria de ter um cantinho para meditar ali, se coubesse, e então chegamos à inspiração para ter uma espécie de jardinzinho zen. Nunca tinha pensado nisso antes!

Pesquisei um pouco no Pinterest e achei algumas ideias que expressavam o que eu estava imaginando para a nossa varanda. Mostrei para o Anderson e ele gostou bastante de algumas delas. (Veja aqui algumas imagens que eu selecionei).

Com base nisso, desenhei um esboço no meu caderno com o que pretendemos fazer:

030115-planos-varanda

No piso, queremos colocar decks de madeira e pedras ao redor. Nas paredes, colocaremos prateleiras (em uma delas, ficará o meu altarzinho). No muro, faremos um jardim vertical com a horta. Essa foi ideia do meu marido, que também acha que o jardim ali reduzirá as chances de o Paul chegar perto do muro. Também acho que pode ficar bem bonito.

Bem, esses são os planos. Agora vamos começar a pesquisar para implementar!

27 comentários

  1. Quando vi as fotos, a primeira coisa que pensei foi em uma hortinha. O meu ap não tem varanda e sinto muita falta disso.
    Adorei sua ideia!

    Beijos

  2. Adorei a sua ideia para renovar a varanda!
    Gostaria de participar do desafio e fazer algo, porém moro com meus pais e minha área de atuação se limita ao meu quarto. haha Mas isto não impede de acompanhar o seu progresso e de quem estiver participando.
    Beijos.

  3. Se eu tivesse apartamento com varandinha, colocaria uma rede para relaxar e ler e um bebedouro/comedouro para atrair passarinhos (amo!). A ideia da hortinha também é muito legal. Estou curiosa para ver o resultado do seu projeto 🙂

  4. Oi Thais! Minha varanda é similar a sua e queria muito fazer uma hortinha no muro, como vc planejou, mas, trocando uma ideia com o jardineiro do prédio, ele falou que as plantas não cresceriam no muro em razão da falta de sol direto e me orientou a instalar os vasinhos na parede oposta, ao redor da porta. Vc chegou a se informar sobre isso? Pq esteticamente ficaria mt mais legal instalar no muro, como vc pretende fazer, mas fiquei com receio.

  5. Thais adorei a ideia do desafio mensal.
    Quero muito participar, pois quero muito colocar em prática ideias antigas. Seu espaço tem muito do que quero para minha varanda que é bem pequena, menor que a sua. Mas com cuidado e bom gosto tudo dá certo. Obrigada.

  6. Sempre amei varandas! Muito boa a ideia de ser um jardim para meditar.
    Adorei seu painel quintal, vou te mandar pelo Pinterest uma usuária que tem muitos pins de jardim bacanas. Meu namorado é biológo e queremos muito implementar algumas ideias dele por aqui, de hortinha vertical, vou encher o saco dele para participarmos do desafio do mês, hehehe!
    Beijos

  7. Haaa… já estou ansiosa para ver como vai ficar! As imagens do Pinterest estão incríveis e o projeto também! Ter um espaço de meditação cheio de verde assim em casa vai ser muito bom! 🙂

    E olha sóóóóó que coincidência: administro um grupo de desafio de trabalhos manuais no facebook e no mês de janeiro, um dos desafios inclui um tantão de verde, com direito a horta e/ou suculentas! ^^
    Vou aproveitar suas inspirações e o desafio do mês para ajeitar logo a minha varanda também!

    Beijoooo
    ;**

    Ha! E caso você não conheça o desafio, é esse aqui: https://www.facebook.com/groups/desafioDIY/ 🙂

  8. Oi Thais,

    sou sua leitora. Já tenho praticado as dicas e minha casa aos poucos está ficando em ordem (ainda preciso eliminar mais e organizar alguns espaços). Gosto muito do blog e acompanho muito pela sua newsletter

    Trabalho para um garden center aqui no Rio. Reunimos diversas sugestões de como organizar varandas. Acho que pode lhe interessar http://acaciagardencenter.com.br/blog/category/decoracao/

    Caso tenha alguma dúvida sobre o tipo de planta correto para o seu espaço pode me enviar uma msg e repassarei para a equipe para responder a você.

    Abraços

    Anamaria

  9. Olá Thais,

    Algumas dicas:
    – atentar sobre a altura do deck, para não ficar um desnível grande entre o deck e o piso interno;
    – prefiro sem pedrisco, pois dá a sensação de o espaço ser maior com um único revestimento, ou colocaria apenas a faixinha perto do guarda corpo, pois a faixinha perto da porta pode querer “vazar” pra dentro da sua casa;
    – os temperos realmente precisam de sol, talvez ficasse bonitinho jardineirinhas apoiadas na mureta.

    Adoro seu blog!
    Beijos

  10. Olá Thais, tudo bem?
    Gostaria que vc falasse um pouco mais sobre como aplica princípios do feng shui em sua casa, pois me lembro que você estava tendo ajuda a respeito há alguns meses.
    Obrigada, beijo =)

  11. Thais, já tive deck em casa, desses que a gente compra pronto e só coloca no piso. Acho lindo e a cor de madeira dá um ar de aconchego… Mas, pensando pelo lado prático acho bem ruim de limpar (eu mesma limpo minha casa). A madeira do deck é bem pesada e forte, então é bem ruim de erguer e o maior problema é que aranhas e outros insetos gostam de morar embaixo. Abs!

  12. Nossa, ótimo aproveitamento do espaço! Eu tenho a sorte de ter uma varanda enorme no apartamento, mas as ideias que já tivemos para ela acabaram sendo colocadas para depois por falta de dinheiro e por ela receber muito vento e chuva. Recentemente, fechamos com vidro (o que saiu muito caro, pela extensão dela), então acho que com o desafio, podemos voltar a pensar nessas coisas que queríamos e mudar algumas coisas. Minha ideia é ampliar a hortinha que já temos e montar uma área para relaxamento e leitura, além de colocar mais flores e uma rede que compramos recentemente.

  13. Parabéns achei linda e uma super idéia, fiquei com vontade se fazer uma assim também.. Depois eu gostaria de ver como ficou.

  14. Pessoal, ate o momento só vi comentários de varandas em apartamentos. Moro em casa. Minha varanda é um puxadinho da casa,ou seja é a porta de entrada…. Ela engloba a entrada, duas janelas de dois quartos e a garagem e é defronte a uma área livre grande. Queria implementar com vasos de plantas… Alguém tem alguma ideia???

  15. Thais, eu tb quero reformar a minha varanda este ano.
    A dica que dou é colocar piso que imite madeira/deck pra facilitar a limpeza.
    Os decks de madeira são mais altos e o vão entre o piso e deck é difícil limpar. As pedrinhas brancas/seixos encardem muito e vc tem que ferve-las com periodicidade e crianças adoram brincar com pedras.. perigo… podem jogar pelas janelas e varanda. Fica a dica!
    bjs

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui