Planos para o blog em 2015

88
9379

Gostaria de compartilhar com vocês todos os planos que eu tenho para o blog em 2015! Não são poucos. <3

Linha editorial

Por volta de setembro, eu começo a pensar na linha editorial do blog para o ano seguinte. Nos últimos três anos, eu venho trabalhando com temas específicos, que norteiam os posts ao longo de cada mês. Em 2014, eu quis deixar a linha editorial mais “livre” e espontânea, e não gostei muito do resultado. Eu gosto de ter as coisas bem amarradas e definir uma linha editorial, depois os calendários e os posts relacionados, me deixa mais tranquila e com as ideias organizadas. Portanto, voltarei a fazer isso em 2015.

A linha editorial do blog no ano que vem terá como foco os VERBOS DA ORGANIZAÇÃO e cada mês terá um verbo a ser trabalhado em todo o conteúdo editorial (posts, vídeos, podcasts e até os workshops). Conheça os temas:

vo-jan-2015

Vamos falar muito sobre como simplificar o nosso dia a dia, nossas rotinas, nossas atividades e questionar bastante a glorificação do “não tenho tempo”.

vo-fev-2015

No mês de volta ás aulas, vamos falar sobre aprendizados. Não só os formais, que temos na escola, faculdade, cursinho, pós-graduação, cursos diversos, mas no dia a dia. Como melhorar o aprendizado de tudo o quer precisamos absorver e entender?

vo-mar-2015

Ao mesmo tempo que a tecnologia nos ajuda a manter certas conexões que antes estavam quase perdidas (parentes distantes e colegas de escola no Facebook, por exemplo), no dia a dia podemos ficar mexendo no celular enquanto a pessoa ao nosso lado está… mexendo no celular também! É importante falarmos sobre conexões porque não dá para ser organizado e definir prioridades sem levar em conta nossos relacionamentos.

vo-abr-2015

Como melhorar o foco nas diversas atividades que precisamos executar no dia a dia? Como aproveitar boas ideias, criar, escrever, entregar trabalhos importantes no prazo? Falar sobre foco é fundamental. Quando trabalhamos focados, chegamos lá mais rápido.

vo-mai-2015

Nada como dar um respiro depois de alguns meses do ano! Com a chegada do friozinho (em alguns lugares!), vale a pena começar a priorizar o descanso e o bem-estar. Como descansar mais no dia a dia? Dormir bem, ter momentos de lazer e curtir a vida? Vamos falar sobre isso!

vo-jun-2015

Junho, além do mês da chegada do inverno, também é o mês dos namorados. Que tal termos como tema amar mais nesse mês? Tudo o que envolve amor, paixão, relacionamentos, sonhos, vivacidade será abordado aqui.

vo-jul-2015

No inverno, é natural ficarmos mais introspectivos. Que tal aproveitar esse momento para olhar para dentro e avaliar valores, hábitos e pensamentos que podem estar nos levando a tomar atitudes que não queríamos? E como promover essas mudanças?

vo-ago-2015

Já falamos sobre conexões, mas e a necessidade de a gente se desconectar só um pouquinho para conseguir focar em outras coisas importantes? Ficamos tanto tempo usando celular, checando e-mails e atualizando nosso status nas redes sociais, que alguns livros ficam largados na estante, o parque nunca mais recebeu sua visita e sua caixinha de chá continua cheia. Vamos desconectar?

vo-set-2015

Priorizar é a palavra que buscamos quando pensamos em organização! Vamos ter um mês inteirinho dedicado a esse tema tão importante, que é aprender a definir prioridades no dia a dia. Vou ou não naquela reunião? Aceito ou não aquela proposta de emprego? Faço ou não aquele curso? Só teremos essas respostas se nossas prioridades estiverem bem definidas.

vo-out-2015

Neste mês das crianças, exerça sua criatividade! Sua mente está livre para criar no seu trabalho, em casa, na vida? Como será que a gente consegue resgatar esse estado mental livre e trazer a inspiração para o dia a dia?

vo-nov-2015

No Budismo, acredita-se que todos os problemas vêm da mente. Uma das delusões causadas por ela é justamente o fato de termos atitudes egoístas, que prejudicam os outros. Portanto, o que podemos fazer hoje para ajudar outra pessoa? Que tal resgatarmos a mente de compaixão e o sentimento de servir ao próximo?

vo-dez-2015

Vamos celebrar nossas conquistas em dezembro e nos preparar para um ano novinho em folha que estará chegando! Vamos tornar nosso 2015 tão significativo a ponto de não chegarmos em dezembro novamente e dizer que “passou rápido”.

GTD

Agora sou Gerente de Produto GTD na Call Daniel e estou envolvida até a cabeça (como se antes não estivesse!) na melhor metodologia de produtividade do mundo. Uso o GTD há mais de oito anos e praticamente tudo o que falo reflete ensinamentos da metodologia. Em janeiro, vou para Amsterdam participar do curso GTD Fundamentals e é provável que eu conheça pessoalmente o próprio David Allen! Estou tão feliz que sequer consigo pensar muito a respeito, porque ainda não caiu a ficha direito!

No blog, é natural que eu fale bastante sobre o GTD, mas venho pensando em maneiras de fazer isso de uma forma mais estruturada. Novidades virão em 2015!

Desafios

A partir de janeiro, o checklist do mês virá com um desafio novo de organização. Trata-se da definição de um cantinho da casa para organizar para fazermos juntos – ao longo do mês, postarei meus avanços e dicas para organizar o lugar em questão. No final do mês, postarei o meu resultado e o dos leitores que participarem. Quem for blogueiro, pode postar em seu próprio blog. Sempre quis fazer algo assim e acredito que será muito divertido! Preparem-se!

Workshops

Para ter um contato mais de perto com os leitores, estou organizando workshops temáticos ao longo do ano de 2015 (pelo menos um por mês) para falarmos de perto sobre organização, trocarmos ideias e aprender muito! Você pode conferir a programação dos workshops aqui. Todos lá já estão com as inscrições abertas!

São muitos projetos que espero conseguir colocar em prática e consolidar nesse novo ano que chega, então conto com a ajuda de vocês. 🙂

Obrigada por tudo, pessoal!

88 comentários

  1. Oi, Thais. Adorei os temas! E tentarei participar dis desafios de organizacao.
    Não conseguir ir ao link dos worshops, tá certinho?
    Bjs,
    Rafa

  2. Adoro !❤
    Sucesso Thais! Excelente 2015!
    Você merece. Estarei como sempre ,acompanhado ansiosa cada novidade !

  3. Que editorial mais lindo <3
    Certeza que vou passar muito tempo visitando seu blog esse ano.
    Sucesso!

    Uma pergunta:
    Você pensa em oferecer workshops online?

  4. Olá Thais! Adorei a ideia de definir com verbos a linha editorial do mês. Aproveitando, gostaria de sugerir que em fevereiro, falasse um pouco sobre homeschooling e unscholling, sua posição sobre o tema e idéias para mamães que como eu optaram por educar os filhos em casa, ou que querem complementar q educação escolar, pois é algo que demanda muito tempo, dedicação, planejamento e organização. Muita paz para voce e sua família!

  5. Já estou ansiosa para ver este blog ano que vem!!! Amei a linha editorial que você criou e também os desafios, vou entrar neles, pode ter certeza!! Ah, fiquei feliz ao ler sobre a viagem, é um país que espero conhecer um dia, tomara que você conheça o David Allen e depois venha contar para gente sobre essa aventura!!!

  6. Nossa, adorei! Sou leitora assídua do seu blog a tempos e é incrível o seu progresso (lendo esse post vi que é proporcional à sua dedicação). Meus parabéns, nos vemos em seu workshop em janeiro.

  7. Thais, estou bastante empolgada com os temas para 2015. Amei essa divisão por mês. Achei legal pois podemos focar em cada habito aos poucos. Mil beijos e parabéns pelo blog! Ele é maravilhoso!

  8. Oi Thais!
    Quanta novidade legal!!!Parabéns!!
    Quando eh o evento de Amsterdam? Eh antes ou depois do workshop de 17 de janeiro em Sampa?

  9. Thaís,

    Que linda essa linha editorial de 2015! Amei a ideia, os verbos e as imagens. Parabéns!
    Quanto às novidades do GTD, elas são mais que merecidas (e essa viagem para Amsterdam é o máximo!). Meu coração se enche de alegria por você.
    Adorei a ideia dos desafios e já estou esperando para participar do desafio de janeiro.
    Que você tenha muito sucesso com seus workshops.

    Obrigada por compartilhar esse monte de coisa boa!

  10. Amei os temas!! E gostei muito de eles terem sido publicados bem nesse momento em que todos nós estamos refletindo sobre o próximo ano. Vai me ajudar bastante nessa reflexão e planejamento das metas para 2015!! Beijo, e muito sucesso!!

  11. Ameeeei essa ideia dos verbos por mês: vou até colocar na minha agenda 2015 no início de cada mês para me inspirar! É claro que acompanharei os posts com a maior atenção e entusiasmo! Aproveito para agradecer pelo blog e cumprimentar pelo progresso cada vez maior da sua vida em direção à sua missão! 2014 foi um ano cheio para mim: tendo aulas em uma graduação de manhã, trabalhando como professora à tarde e assistindo aulas de outra graduação à noite. Junte-se a isso TCC, estudos para duas seleções de mestrado, afazeres domésticos, enfim… correria temporária (graças a Deus que terminou!), mas que sei que vai me render bons frutos (já está!). O seu blog foi importante para que eu não me perdesse nesse mar de coisas, principalmente para encontrar tempo para cuidar de mim e dos que eu amo. Obrigada e tenha um excelente ano de 2015, muito próspero em todas as áreas da sua vida, e boa viagem desde já!

  12. Thais! Adorei os verbos para 2015! É super raro eu comentar por aqui (apesar de acompanhar o blog fielmente!), mas dessa vez não pra deixar de lado o elogio à ideia, ao capricho, à arte acompanhando os temas e ao investimento que você faz aqui neste espaço que ajuda tanta gente.

    Aproveito a passagem por aqui para desejar tudo que você merece nesse ano que está quase começando. Torço muito por você! Um abração bem apertado!

  13. Oi, Thais! Que incrível o lance dos verbos! Interessante que tem a ver com a vibração do número dos meses! E essa brincadeira dos blogs? Tô dentro! Bjs e um ano 8 de conquistas e realizações!

  14. Que linha editorial mais chique! ;D
    Adorei a inspiração com os verbos para cada mês, acho que vou seguir a ideia da outra leitora e anotar na agenda.

    Antes de ler este post, li o ‘para 2014’ e fiquei muito contente por você. Porque me identifico muito com você e tudo o que você escreve e acredita faz muito sentido pra mim. Algumas coisas tocam lá dentro, sabe? Temos sonhos similares e uso você e seu blog meio que como ‘exemplo’. Pois ambos me fazem acreditar que eles são possíveis.

    Sucesso em 2015! Beijos.

  15. Lindo esse editorial! Você tem me ajudado bastante a querer me organizar. Obrigada e muito mais sucesso em 2015, pois você merece e tem trabalhado pra isso.

  16. Thaís, que capricho!!! Eu estou apaixonada pelo novo editorial! Como você já sabe (e tive a oportunidade de dizer pessoalmente) eu amo seu trabalho, e estou cada vez mais feliz por todas as suas conquistas!!!
    Adorei todas as ideias, e os desafios no checklist!!! E você vai conhecer o David, Uhuuul!!! 😄
    Você merece Thais!!!
    Boa sorte neste novo ano, e que seja super produtivo para todos nós! Beijos!

  17. Amei o planejamento do blog pra 2015!!!!! Vou continuar acompanhando, como sempre!! Sou sua fã …. Heheheh
    To muuuuuuito feliz por você e pelas suas conquistas!! Eu sempre acreditei que daria certo 🙂
    Saudades!!!
    Beijinhos. Van

  18. Ótimo!
    Esse é um daqueles posts que eu salvo nos favoritos e com certeza levarei pra 2015.

    Thais,
    Onde posso encontrar mais sobre GTD?

    Beijos e Feliz Ano Novo!

    • oi Karen!

      Leia o livro base, que é o “A arte de fazer acontecer” do David Allen. Tudo sobre o método está lá.

      Aqui no blog você encontra bastante material também.

      O blog da Call Daniel traz cerca de 3 artigos por semana sobre produtividade e GTD. Lá também há cursos! http://www.calldaniel.com.br

      Obrigada por comentar!

  19. Thais,

    Amei o editorial! Ficou sensacional. A exemplo das outras leitoras, vou colocar na minha agenda, para me inspirar também! E estou muito feliz por você ir para Amsterdam: a realização de um sonho parece inacreditável, não é? É que a gente batalha tanto para chegar lá, que quando acontece, parece mentira… Feliz 2015! 😊

  20. Adorei Thais!! Perfeito!!
    Amei os desafios, será uma motivação ainda maior para nós.
    E que venha 2015 que estou aguardando ansiosa.

    Beijos.

  21. Thaís, achei muito bacana a linha editorial de 2015! Já vejo um novo lindo livro pintando por aí com estas ideias todas. Muito sucesso pra ti! Feliz 2015.

  22. Thais,

    Parabéns pelo editoral. Sou leitora assídua e seu blog a anos. Gostei muito da divisão e também concordo que assim fica mais fácil de nortear os horizontes.
    Feliz 2015!

  23. Que maravilha, Thais! Estou super empolgado para 2015. E queria te agradecer de coração pela ajuda que você me deu em 2014. Você não faz ideia de como o uso do Evernote e de alguns ensinamentos seus fizeram a diferença no meu dia a dia. Te desejo tudo de melhor, porque você merece 😉

  24. Ei, thais!!Comprei o seu livro e estou com algumas dúvidas: a respeito das pastas (43)…checklist…agenda no celular etc!! Como posso adquirir?? Porque no Evernote eu não encontrei !!!Bjssssss e obrigada!!! Seu blogue é show!!!!

  25. Sabia que esse tipo de post é terrivel para a minha ansiedade!!! Hehehe…
    Acabei de desejar que já fosse 27.12.2015 só para reler todo esse editorial. 🙁
    Obrigada! Obrigada por se planejar e se rever ao longo dos dias… Sabe, quando indico a leitura do seu bolg para alguém eu sempre falo, o legal é que ela é testemunha do seu próprio ensinamento. Que a luz Divina te abençôe com muita, muita corajem e criatividade. Ahhh! E tem pedido de Post: como escolher agenda 2015, como aprender a usa-la e especialmente como chegar ao final do ano com ela em dias. Estou esperando.

  26. Ameeeei de paixão a linha editorial! Achei os verbos escolhidos a dedo, parabéns!! Continuarei seguindo assiduamente! Bjs e feliz 2015 pra todos nós!

  27. Não sei dizer, apenas sentir, amei tudo! Impecável como sempre e cada vez melhor, parabéns Thais, por ser esse exemplo de dedicação e organização. Você me inspira muito!

  28. Oi, Thais!

    Acompanho o blog há um tempinho e tenho teu livro. Uma das melhores aquisições do ano. <3

    Adorei a nova linha editorial/organização do blog! Estou empolgada com os novos posts! 🙂

    Vou tentar participar de algum workshop. Adoraria ouvir suas dicas ao vivo e te conhecer pessoalmente.

    Beijos e muito sucesso em 2015! 🙂

  29. Parabéns Thais!
    Pelo seu Blog e, mais especificamente neste post, pelos temas escolhidos para o próximo ano (temas muito bons). Seu blog tem muita qualidade. Além da organização, trata de reflexões de sentido, significado, valores e vida. Abraço!

  30. Nunca comentei aqui mas sigo o seu blog há um tempo e me ajudou muito! Sempre gostei de organização e procuro manter minha vida organizada mas seus post são um “refresco” e um incentivo a mais! Adorei esse post em particular, mantem o blog bem estruturado e os post não ficarão repetitivos. Parabéns, muito sucesso pra você! Beijos

  31. Pensei em você em cada compra que fiz esse mês para minha casa nova. Acho que mudo na 1a semana de janeiro. É que não queria começar uma casa do zero e enchê-la de tralha. Acho que consegui. Tô tão feliz. Pensei bem antes de comprar cada coisa, se realmente seria útil e aproveitei muitas promoções. Até descobri umas coisas legais de tanto bater perna procurando bons preços e coisas úteis.

    Topo os desafios desde já e vou postar no Instagram. E, claro, quero parar de falar de vez as frases “Eu não tenho tempo” e “O ano passou tão rápido”. Usei tanto essas frases em 2014 que fiquei incomodada.

    Como as leitoras acima, vou anotar as linhas editorais de cada vez na agenda (amo agenda de papel).

    Bjs

    Adri

  32. Thais!

    Eu acompanho seu blog há 3 meses e me apaixonei. Estou terminando o doutorado, mudando de emprego (uma loucura) e o blog caiu como um presente, como se eu tivesse karma positivo pra gastar… hahaha
    Com as informações do blog comecei fazendo mudanças nos armários, escritório, menu semanal e outras partes da casa, mas algo estava faltando. Neste fim de ano pedi o seu livro de amigo secreto e devo dizer que é um livro fantástico! Já recomendei para meus amigos e família!
    É uma delícia ler e aproveitei que estava de férias esses dias e já li o livro todo. Consegui voltar a sentar no computador e escrever o doutorado. Realmente, se eu pensar que tenho que escrever tudo é coisa demais, mas diminuindo em capítulos e em tópicos tive a coragem e motivação para sentar e escrever. Além disso, lembrar e escrever quais são meus objetivos de longo, médio e curto prazo me relembraram porquê eu faço doutorado e tantas outras atividades.
    Li o livro com o celular do lado e já fui usando a agenda do Google de forma funcional (descobri que usava tudo errado), criando pasta do Google Drive, criando notas… muito obrigada. Mesmo.
    Sem palavras para agradecer. Senti um alívio de que dou conta das coisas que me programei a realizar, que elas tem um motivo.

    Om mani padme hung

  33. A-d-o-r-e-i !!!!!

    Só passei pra dizer que continuo sua fã, torcendo muito pelo seu sucesso e para desejar Feliz Ano Novo de todo coração.

    Bjs

  34. Conheci seu blog recentemente e estou adorando. Estou conseguindo por em prática e aprendendo muito! A proposta do blog é que faz toda a diferença, pois nos ajuda a organizar nossa vida, planos metas, para nos orientarmos nos setores que nos interessa: familia, casa, trabalho, estudos, etc e principalmente planejar nosso futuro. Curiosíssima sobre o GTD 👀😜. A abordagem para o ano que vem está ótima!Parabéns, pelo blog, pela viagem e torço para que conheça o David Allen! Desejo um Feliz Ano Novo, cheio de realizações para vc, família e para o blog!

  35. Thais, que sacada! Os temas mensais baseados em “verbos de organização” trarão um norte fantástico para você e para nós, que mergulharemos cada mês na proposta da vez. Parabéns!
    As outras novidades também parecem saborosas!
    Ansiosa para vê-las girar!!!
    Felicidades para 2015!

  36. Amei demais! Mal posso esperar. Já vou colocar os verbos em cada mês da minha agenda. O blog é demais!

  37. Oi Thais, tudo bem?
    Eu normalmente não costumo comentar no blog – raramente eu comento – mas esse post me chamou de um jeito que eu não pude simplesmente ignorar de vir aqui. É perfeito. Tudo é simplesmente perfeito. Ano que vem estou me preparando para uma nova fase da minha vida, e eu acho que tudo o que temos é um reflexo de nós mesmos. Vou te acompanhar todos os meses, e pretendo vir aqui dizer o reflexo e resultado que o seu blog está fazendo na minha vida. Eu agradeço imensamente por fazê-lo!
    Outra coisa, os workshops são apenas em SP? Não moro na região sudeste e gostaria muito de saber se você vai dar uma passadinha em outros lugares. Beijos e tudo de bom pra você.
    P.S: Amsterdã e toda Holanda é simplesmente PERFEITA. Tenho certeza que vai amar <3

    • Oi Laryssa, tudo bem?
      Obrigada por ter vindo comentar. Espero que goste de tudo em 2015.
      Pretendo fazer o workshop em outros lugares. Estou me preparando para isso, mas por enquanto serão só em SP mesmo.
      Bjs

  38. Nossa, você é muito organizada! Esses planejamentos de temas do blog eu sempre faço também, mas geralmente planejo por semestre, se faço por ano eu me perco !!! 🙂
    bjsss

  39. Que delícia de conteúdo!!!
    Não tem como deixar de te parabenizar por todo o trabalho e esforço em dividir todo seu conhecimento com seus leitores! Espero realmente ter um ano diferenciado e produtivo, e também conseguir seguir todas as suas orientações. Eu sempre acho que estou atrasada demais, porque “sempre caio da carroça”, e agora estou gestante, minha filha vem em Maio… mais que nunca preciso ter uma rotina e uma linha de organização afiada. E você consegue dar todo esse gás de entusiasmo!
    Obrigada!!! E mais uma vez parabéns!!!
    Todo sucesso do mundo é pouco pra você!
    Feliz 2015.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui