Categoria(s) do post: GTDâ„¢, íreas da Vida
Imagem: Restart GTD
Imagem: Restart GTD

Eu estava relendo alguns pontos do livro do GTD essa semana e me deparei com uma orientação que o David Allen diz sobre como colocar em prática o GTD no seu espaço fí­sico, especialmente home-office. Achei tão legal que quis escrever um post sobre essas recomendações.

  • Arrume todo o seu espaço de trabalho pessoal. Se você trabalha em casa, seu home-office. Organize a sua estação de trabalho. Deixe nela somente o que você realmente usa – e eu sei que essa é uma dica manjada, mas nem sempre ela é seguida. Gosto de deixar computador, telefone, luminária, caneta, bloquinho e só. Veja o que funciona para você.
  • Providencie caixas de entrada – em casa e no trabalho.
  • Crie um bom sistema pessoal de arquivamento. Digitalize o que puder, livre-se do papel, mas organize direitinho aquilo que ainda precisa manter impresso (certidões, documentos).
  • Utilize, para administrar suas listas de tarefas e projetos, um programa que seja agradável para você, que você goste de usar. Você sabe que a ferramenta é a certa para você porque você fica com vontade de brincar com ela, mexer, descobrir coisas.
  • Rearranje o seu espaço de trabalho, promova mudanças, jogue tralha fora.
  • Reserve um tempinho ao longo da sua semana para atacar uma área especí­fica do seu escritório. Depois, vá aplicando ao resto da casa, até ter organizado tudo. Jogue isso dentro do GTD: colete, processe, organize, revise e execute.
  • Divida com alguém o que você vem aprendendo nesse processo, não só para inspirar outras pessoas e trocar ideias, mas porque ensinar é a melhor maneira de absorver o que aprendeu.
  • Releia o livro do GTD sempre que tiver oportunidade. A cada leitura, com suas experiências, será um novo livro. Por experiência própria, isso é muito verdade.
  • Fique em contato com pessoas que usem o GTD e estão discutindo sobre melhorias da produtividade.

Achei as orientações simples e bem legais, para fazer hoje mesmo. Até me animei a reorganizar o escritório.

Deixe seu comentário

10 comentários

  1. Amei o post, Thaís. Venho fazendo um montão de mudanças aqui em casa e no meu trabalho e as coisas estão fluindo melhor, acontecendo mesmo!!
    Agora estou começando a lidar com o GTD e gostando bastante. Dia 17 vc vai falar sobre o método ?
    Beijao e obrigada!

    1. Absolutamente tudo o que eu falo está dentro do GTD, pois utilizo o método intensamente há mais de oito anos. O workshop não é sobre GTD, mas há pontos relacionados, como não poderia deixar de ser diferente. ;D

  2. Thaiany comentou:

    Thaís, que caixa de entrada interessante essa acoplada ao monitor! Nunca tinha visto. Fiquei até com vontade de ter algo do tipo, mas peu pc não é da Appale…
    O que é esse círculo logo acima do mause?

    1. Essa foto não é minha – a fonte está logo abaixo dela. ;D

  3. Flavia comentou:

    Ei, thais!! Como adquirir esse GTD??? Bjssssss!!!

  4. Rose comentou:

    Olá Thais, belezinha.

    descobrei seu site dia 06/01/2015, li pouco at̩ este momento, geralmente acesso do trabalho, desejava encontrar ajuda para me organizar Рolha vi um caminho Рvaleu!

  5. Raquel comentou:

    Oi, Thaís. Lendo o seu post, fiquei em dúvida com relação a uma coisa. Já que você diz: livre-se dos papeis, gostaria de saber como faço com as contas de telefone, internet, luz, condominio, etc. Posso me livrar desses papéis também?

    1. Eu prefiro guardar por 5 anos; tem quem jogue fora e só mantenha digitalizado.