Depoimento da leitora: “Por onde começar a arrumar a bagunça?”

115
6871

Frequentemente eu recebo comentários de leitores que me contam como blog tem ajudado a melhorar alguns aspectos de suas vidas. Esses comentários me deixam muito comovida. Agradeço imensamente esse carinho que vocês têm ao compartilhar um pouco da vida de vocês comigo.

Algumas vezes, sinto que esses relatos podem ajudar outros leitores também. Nesses casos, peço autorização da pessoa para publicar o depoimento em formato de post. Espero que vocês gostem tanto quanto eu.

Segue hoje o depoimento da leitora Tais Lopes:

Oi Thais.
Eu queria muito lhe enviar um depoimento para o seu e-mail mas como é só comercial e você pede para colocar nos comentários, aqui vou eu!

Sou a Tais Lopes, tenho 38 anos, sou casada há quase 7, temos 3 filhos e gostaria muito que você conhecesse a minha história, resumida pois não pretendo “te encher” com meus dramas de novela mexicana.
Tenho depressão há quase três anos com raros “dias de melhora” (como eu chamo aqueles dias que parece tudo estar melhorando mas no dia seguinte volta ao que era: tristeza sem fim e vontade nenhuma para fazer qualquer coisa que possa imaginar). Há alguns meses minha filha mais velha (6 anos) olhou para mim (um corpo atirado no sofá que nem sabia o estava vendo na tevê e só sabia montar uma tal de “cidade/fazenda” no celular) e perguntou sem pestanejar:
– Mãe, por que tu não toma mais banho?!
Assim, na lata! Naquele momento minha reação mais rápida foi mentir… Infelizmente:
– Como assim? Tomo banho depois que vocês estão dormindo…
Com um aperto no peito por conta da pergunta, cheguei a ter ânsias antes de dormir. Depois que meus três filhos pegaram no sono resolvi fazer a mentira virar verdade, criei coragem e fui ao banho.
Depois de um banho ma-ra-vi-lho-so e “ressuscitador” lá estava eu sentada no sofá, olhando ao redor aquela ZONA GENERALIZADA: chão sujo, um sofá desaparecido debaixo de uma pilha gigantesca de roupas, coisas amontoadas por todos os lados a pia tão cheia de louça suja que se precisasse de qualquer coisa (prato, panela ou talher) eu precisaria lavar pois estava na pia e não no armário… Pensei: Preciso dar um jeito nisso, caso contrário não me recuperarei nunca! Mas por onde começar???
E foi essa pergunta que fiz ao Google: Por onde começar a arrumar a bagunça?
E adivinha?!?!?!
O primeiro site/blog a aparecer foi o Vida Organizada que li-te-ral-men-te me tirou do buraco (ou poço).
Em primeiro lugar: viciei no blog.
Em segundo lugar: já acordei com ânimo pra botar ordem na bagunça.
Em terceiro lugar: minha filha, além de dizer que eu fiquei com cheirinho de mãe de novo (chorei, né?!), sem que eu pedisse, arrumou a própria cama e a minha. Foi do jeitinho dela mas a parabenizei, agradeci e não refiz.
Parece que esse “negócio de organizar” contagia! Só não contagia o meu marido… hahahaha
Estou escolhendo as brigas que quero brigar (é mais ou menos isso, né?!) e juntando os brinquedos das crianças quando eles cochilam ou depois que vão dormir, senão passo o dia inteiro de bumbum pra cima juntando brinquedos.
Bem… antes mesmo de seguir qualquer método, só a leitura das tuas ideias e instruções já me deu um fôlego pra pôr a mão na massa.
Lavei a louça por 15 minutos, o que melhorou muito o estado da minha pia e minha autoestima.
Acabei com a desordem visível…
E encontrei um sofá debaixo daquela pilha de roupas acumuladas!
Desde 15 de setembro tive uma grande evolução. Até consegui sair de casa com meus dois filhos mais velhos.
Agora minha casa está dividida por zonas, me esforço para cumprir as missões da FLY Lady (encontrei um blog que traduz tudo!) mas o que eu gostaria mesmo de dizer é que o meu primeiro hábito adquirido foi o de limpar a pia do banheiro e o espelho logo que escovo os dentes.
Sou muito grata a você e ao seu trabalho. Até pensei em escrever um blog do tipo: como saí do fundo do poço com a ajuda do Vida Organizada… mas bisbilhotando na internet percebi que tem muuuuuita coisa assim e estou repensando a ideia.

Era isso!
Tenho depressão, minha casa e minha vida estavam um caos absoluto até que encontrei seu blog que me fez ver que há vida fora do poço e eu devia sair de lá…
Ainda estou “escalando” para sair totalmente e a melhor mudança que me aconteceu não dá pra ser vista, pois desde setembro eu não penso mais em morrer…

Muito obrigada, do fundo do coração. Teu trabalho e o modo como descreve a facilidade nas coisas (nós é que complicamos!) abriu-me os olhos para muitas outras coisas além da organização da casa.

Parabéns e sucesso sempre! Você tem meu respeito.

Um grande abraço.
Tais Lopes.

Envie seu depoimento também deixando um comentário no blog. Eu leio todos!

Obrigada por tudo, pessoal.

115 comentários

  1. Que lindo Tais Lopes! Parabéns por ter dado esse up, e por encontrar as suas forças aí dentro de vc. Muito inspirador!!! Que vc tenha forças pra continuar, e que sua coragem venha sempre te visitar! Também estou torcendo por vc, sem te conhecer e nem saber se saberei de vc novamente.

    Thais Godinho, mais uma vez, nos ajudando e nos influenciando das formas mais diversas. Vc é muuuuito iluminada! Adorei ler mais sobre vc naquelas perguntas pessoais respondidas (propostas para sabermos mais sobre as blogueiras). Sinto-me sua amiga, Thais! Muito carinho por vc!
    Beijão, e sucesso às duas!

      • Tais, que depoimento forte. Parabéns por sua atitude!!! Que Deus te ajude cada vez mais e que você esteja sempre aberta a receber as “pontes” que são enviadas para nossa melhoria, que nesse caso foi o blog.
        Grande abraço!

      • Li esse post em 2014 e me emocionei. Li novamente agora, fazendo uma busca por “cheirinho” no meu email e me emocionei novamente. Espero que esteja bem, Tais Lopes! Beijos e força! :-8

  2. Poxa, Thaís, eu fiquei muito emocionada lendo o depoimento dela, porque comigo, aconteceu algo muito parecido (com exceção dos filhos e o marido que não ajuda). Gostaria de saber qual é o site que traduz as atividades da FlyLady… Obrigada.

  3. Parabéns as duas…
    Acho incrível como as pessoas viciam no blog, assim como eu viciei…
    Posso dizer que minha visão de organização é outra depois que conheci esse blog e não faz tanto tempo, mas o suficiente para eu ter transformado um pouquinho da minha casa e da minha vida!

  4. Lição de vida. Estou passando exatamente por essa mesma fase. Sorte, ou azar, não sei bem, que ainda não tenho filhos. Mas tenho uma mãe que é um sonho, e que sofre também com essa minha bagunça, desorganização e falta de ânimo. Parabéns pelo trabalho inspirador!

  5. Parabéns Tais!!! Descobrir o blog há mais ou menos três meses e estou super viciada. Entro todos os dia para ver o no post e te sigo no Instagram. Depoimento emocionante!! Parabéns pelo seu trabalho e espero que em 2015 você venha fazer o seu workshop aqui em Salvador – Ba. Beijos.

  6. Entrei no sue blog agora, vi ele por indicação de no bloglovin e caí direto nesse post. Juro que quando entrei pensei: nossa, adoro coisas assim, mas isso não é para mim! Aí parei e resolvi ler o post, e sério isso me inspirou e me deu uma vontade incrível de visitar seu blog todos os dias (vou fazer isso). Acho que o sonho de toda blogueira é ler algo assim, saber que você mudou a vida de uma pessoa, e o mais legal ainda: mostrou pra ela que existe sim uma razão de viver e que a vida ainda é bonita. De verdade, quase chorei lendo isso! E meus parabéns, que incrível!

  7. Mas é isso ai que a organização faz. Vejo com frequência no meu trabalho uma enorme quantidade de tempo e energia perdidos e por que as pessoas não tem “talento para organização”. Todos temos, todos podemos fazer o que quiser!!!!

    Querida Tais Lopes, não volte mais para o poço 🙂
    Vá subindo gradativamente, você pode, e eu tenho certeza disso, pois você se motivou a escrever para o blog, e imagina quantas pessoas você já está ajudando só de ter esse email para elas lerem e também sair de seus poços 🙂

    E Thais Godinho, continue firme em seu trabalho. Imagino que não seja fácil – vejo muito blogs bons não darem continuidade ao longo dos anos – mas seu blog ajuda muitas pessoas a dar jeito na vida, inclusive na minha!!!
    E quer coisa melhor do que trabalhar com vida? 🙂
    Bjs no coração querida!

  8. Tais, amei esse post e foi muito inspirador!
    Precisava de ajuda para ajudar na organização para crianças, meu filho tem 11 anos e é muito desorganizado em tudo! Não anota conteúdo para a prova e depois fica sofrendo pq não consegue o conteúdo com os amiguinhos e etc…
    Perde trabalho pronto, perde o cronograma de provas…
    Eu sempre colo o cronograma na geladeira e pego no pé dele para todas as coisas, mas mesmo assim não resolve, da próxima vez ele não anota e acontecem as mesmas coisas.
    Ele sofre e eu tbm que fico que nem desesperada tentando ajudar.
    Tem alguma dica?

    Beijos

    • Tenho mais de 1.500 dicas em forma de post, hihi.

      Mas sem brincadeira, tem bastante coisa publicada aqui no blog, e cada caso é um caso! Tenho certeza que você encontrará algo que sirva para vocês melhor do que se eu indicasse.

      Beijo

  9. Olá! Acompanho sempre o blog e adoro!
    Puxa que história emocionante! Parabéns a você Thais pelo trabalho no blog e parabéns também a você Tais Lopes que está tendo muita força de vontade para mudar! Estou torcendo para dar tudo certo. E como uma leitora disse, o mais bonito é que vc encontrou forças para fazer isso pelos seus filhos. Muito lindo!

  10. Aí está para quem estava esperando! Comecei o meu blog. Ainda está um pouco depressivo/deprimido, mas estou contando as más notícias primeiro pra depois falar sobre a minha descoberta do Vida Organizada.
    Aproveitem.
    Um beijo
    Tais Lopes

  11. Eu não consigo me relacionar à maioria dos comentários que leio aqui, mas me relacionei com esse. Também tenho depressão e entendo bem como ela se sente, cada dia é diferente, e há épocas em que sair da cama parece impossível, os sentimentos de vazio, derrota e o desanimo tomam conta. Mas há dias em que um simples olhar, ou uma pergunta, como no caso da filha dela, podem fazer tudo mudar. Por algum tempo, pelo menos.

  12. Nossa que coisa linda de se ler, Thais godinho todas as vezes que passar pela sua cabeça desistir lembre-se do bem que vc fez pra tanta gente através desse blog e do que mais vc ainda pode fzer! Parabéns por ser vc, vc tbm tem meu respeito!

    Tais Lopes, vc é uma guerreira, parabéns por ter dado a volta por cima, tbm sou blogueira e irei te seguir, quero acompanhar mais de “perto” sua volta por cima!!!

    Bjssss

  13. Bom dia Thaís e Tais!!!!

    Que lindo depoimento, é para aquecer o coração: “cheirinho de mãe” é uma frase que jamais vou esquecer!!!

    Parabéns às duas, uma pelo trabalho e á outra pela luta diária de ser e sentir-se feliz!!!

    FLYRoBrasileira

  14. Tais achei teu depoimento emocionante, mas queria mais te dar um toque (não estou receitando nada, ok?) mas converse com um médico pra verificar seus níveis de vitamina D, eu por exemplo tomo 10000UI todos os dias e meus filhos e vários amigos idem, li que ela é muito importante para combater a depressão. Bjs

  15. Que depoimento sincero! Muito lindo! Acho que sempre existem anjos que vem ao nosso encontro para ajudar neste caso a sua filha de 6 anos e a Thaís do Blog. E sentirmos do fundo do coração o Universo sempre está disposto a colaborar, aparecem do nada as soluções. Que Deus a ilumine e abençõe Taís a ter uma vida mais feliz. Estarei torcendo por você, sua família e a Thaís.

  16. Bom Dia!
    Thais
    Já conhecia seu blog por ter problema com organização depois de 5 anos tive meu segundo filho senti desesperada pois achava que minha vida profissional tinha acabado pois tenho uma filha linda de 7 e o bebê todos os dias eu relutava que não ia desistir meu marido min apoiava dizendo que ia dar tudo certo o seu blog min ajudou muito
    Muito obrigada

  17. Parabéns, Tais! Que legal ler o seu depoimento!
    Que você tenha forças para melhorar um pouco a cada dia!!!
    Thaís, o seu blog realmente nos ajuda muito, adoro ler cada post!!!

  18. Nossa!!! Foi de suspirar.Neste momento a gente percebe que pequenas atitudes podem mudar o mundo e a sua atitude a ajudar é excelente. Eu vejo seus post todos os dias, e tenho introduzido a organização na minha vida, adequando os métodos e lendo o livro. Quando leio rapidamente algum post , clico nas sugestões de leitura, e neste caso foi assim que encontrei este.Muito show!! Apesar de já fazer algum tempo desde então, mas me emocionei.
    Minha história não foge muito das outras, fui pesquisar no Google como organizar a vida, pois estava exausta com a rotina e aponto de descontar em quem mais amo, meu filho. O dia em que percebi o quanto eu queria estar presente na vida dele, sem tornar aquilo uma guerra eu resolvi que tinha que mudar, seu blog é o que me salvou e salva, leio todos os dias para me motivar. Li outros sobre os assuntos, mas me identifico ainda com o seu. Gosto muito do assunto minimalismo, e tenho percebido pequenos efeitos dele. Quero uma vida simples, organizada e cheia de paz!!!

    Obrigada!!!

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui