Como acordar cedo – guia prático

50
9292

Eu estou vivendo um momento da minha vida em que percebi que, se acordar cada dia em um horário, meu corpo (e mente) sente muito e fico cansada durante muito tempo. Demoro para pegar o ritmo do dia, sabem? Como sempre tive muita dificuldade para acordar cedo, resolvi que era hora de estabelecer o hábito de uma vez, se eu quero promover essa mudança na minha vida. Por isso, criei este guia prático – e muito simples – para compartilhar com vocês o que vem dando certo comigo.

1. Prepare as coisas na noite anterior

Deixe bolsa/mochila arrumada, mesa de trabalho em ordem, a roupa que vai usar separada, um bom café-da-manhã, tome banho. Fazendo isso, você estará diminuindo as desculpas para acordar mais cedo. Eu percebi que, se tenho que fazer muitas coisas na hora em que acordo (tomar banho, procurar roupa etc), eu acho a hora de acordar CHATA e quero postergá-la o máximo que conseguir. Portanto, o que eu faço é tornar esse momento o mais natural possível, de modo que seja FÁCIL levantar e começar o dia.

2. Durma cedo

Essa é a dica óbvia, mas a que realmente importa: durma cedo. Não adianta querer acordar bem às 6 horas da manhã se você for dormir depois da meia-noite. Eu sempre fazia isso – sempre ia dormir tarde. Meu filho dorme por volta das 21 horas, então eu pensava: “bom, agora que ele dormiu, é o tempo que tenho para fazer algumas atividades, ver um filme etc”. Sim, é verdade. Mas, mais uma vez, questão de prioridades. Primeiro, eu descobri que preciso de 7 a 9 horas de sono toda noite para acordar bem, então me forço a cumprir esse período de tempo dormindo. Logo, se preciso acordar às 5 horas, o certo seria dormir às 20 horas, o que é inviável. Portanto, nesses dias, eu tenho uma margem e posso dormir às 22 horas. Porém, se passar disso, sei que não vou ficar bem no dia seguinte. Portanto, nesses dias, eu limito as minhas atividades. Nos dias em que posso acordar depois (6 ou 7 horas), também posso me estender um pouco na noite anterior.

Claro que tudo depende do estilo de vida de cada um. Se eu não fosse casada ou não tivesse um filho, dormir às 20 horas não seria um problema. A gente tem que se virar com o que tem.

No mais, acordar cedo quando se tem um compromisso é algo que a gente se obriga a fazer, mesmo que fique com muito sono ao longo do dia. A ideia é realmente minimizar esse efeito, antecipando o que puder e dormindo o mais cedo possível na noite anterior. Difícil mesmo é quando a gente quer acordar por vontade própria mais cedo, especialmente para quem trabalha em casa, como eu. Eu não consigo acordar às 5 todos os dias justamente porque, se não dormir minhas 7-9 horas todas as noites, isso vai pesar ao longo do tempo. O que eu fiz então foi colocar um limite (“acordar no máximo às 8 horas”) e, assim, ir diminuindo com o tempo.

Não é fácil, porque é um hábito de toda uma vida. Mas já venho conseguindo acordar esse horário bem disposta – o que não acontecia antes. Quero chegar ao horário das 5, pois acho que esse início da manhã é uma boa hora para meditar, escrever, ficar quietinha um pouco, fazendo as minhas coisas. Vou relatando aqui no blog meu progresso.

Alguém que se considerava noctívago conseguiu mudar seus hábitos para acordar mais cedo? Sua opinião é muito importante. Por favor, compartilhe nos comentários. Obrigada!

50 comentários

  1. Bom dia Thaís!!!
    Bom eu acordo às 5 da matina de segunda a sábado poque tenho que estar às 7 no trabalho… e realmente a rotina é punk!!
    Se você não estabelecer prioridades e não controlar seus horários seu corpo não aguenta mesmo…rsrs
    Eu ia dormir todos os dia às 23:30 ou meia-noite, para acordar às 05:00 no dia seguinte. Quando chagava na quinta-feira, eu já estava morta e sem pique pra fazer nada. O pior é que até seu rendimento no trabalho cai.
    Então eu estabeleci pra mim mesma que eu tenho que dormir até às 22:30.
    Sem me importar com televisão, coisas em casa pra fazer, estudo… e isso fez uma diferença tremenda na minha vida porque trabalhar com sono e cansada é péssimo!!!

    Bjssss

  2. Oi Thais!

    Nossa, isso é um obstáculo pra mim!
    Antes de tirar férias em Julho, desafiei que acordaria mais cedo (normalmente acordo entre 8:00/8:20 – maldita SONECA kkkk), acordava até umas 8:00h, me arrumava, tomava café da manhã de verdade e com calma, e ainda tinha tempo de fazer a oração da manhã. Depois das férias foi um caos….já deixo tudo arrumado na noite anterior, mas eu gosto da noite, então vou de canal em canal com meus seriados preferidos ou quando não tem, me empolgo na leitura, então sempre durmo depois da 0:00h, nunca antes, só se estou muito cansada. Na quinta não tem muito problema, afinal, sexta depois do trabalho dá pra descansar bastante. Mas o que pega pra mim é esse compromisso com o horário: se eu ficar bitolada em dormir cedo em tal horário, não durmo de jeito nenhum!!!! Agora pra acordar é mais fácil quando tenho algum compromisso marcado.
    É isso aí….

    beijãozão *

  3. Olá, cada um tem seu ritmo, seu reloginho interno… e para algumas pessoas acordar as 5h é a coisa mais banal que tem, já pensou nisso? Talvez vc tenha lido alguns blogueiros famosos (Leo B, Robin Sharma etc) divulgando acordar cedo como se fosse uma grande virtude, ou a cura de todos os males… sinceramente? Sou bem contra isso, abaixo essa ditadora do “deus ajuda quem cedo madruga”! está na hora dos notívagos se libertarem desse sentimento de culpa e abraçarem o seu jeito de ser. Desconfio que esses que eu citei sejam pessoas como eu, que acordam cedo por natureza. Eu não uso despertador e acordo todos os dias as 5h, super bem disposta – sou assim desde criança. Não consigo ver isso como uma virtude: nasci desse jeito, não é mérito meu (Em compensação que enorme sacrifício ficar acordada depois das 23h!).

    Como vc já sabe, o horário que levantamos é o de menos – o que importa mesmo é o que FAZEMOS com as horas que temos ao nosso dispor. Meu marido é notívago e durante alguns anos tentou mudar para o meu horário (22h-5h), mas isso só lhe trouxe cansaço, noites mal dormidas e frustações. Atualmente está super feliz dormindo da 1h até as 9h. Somos profissionais liberais e ele nunca marca compromisso antes das 10h30. Sendo que ele é uma pessoa muito mais produtiva que eu. Então acho que vc podia se ajudar e respeitar o seu próprio ritmo. Ainda mais alguém no comando do seu horário/agenda! Não tem nada melhor que uma noite bem dormida, não é verdade?

    • No meu caso não foi isso não. Não quis dizer que quem levanta cedo é mais certo ou que levantar mais cedo é o recomendado, mesmo porque sou totalmente contra padrões. Algumas pessoas infelizmente não têm escolha – mesmo sendo noctívagas ou madrugadoras, precisam cumprir horários por causa do trabalho ou da ocupação que têm. Nesse caso, como podemos fazer o corpo se sentir menos mal? Esse foi o objetivo do post.
      Mas obrigada.

      • Naturalmente que muitas pessoas não tem escolhas, não estava escrevendo sobre elas. Era sobre isso o seu post? Desculpa, não tinha entendido. Achei que era sobre pessoas madrugadoras que, tendo opção de acordar tarde, querem ir contra sua natureza (vc deu o exemplo de si mesma, madrugadora, trabalha de casa e gostaria de acordar as 5h para meditar, assumi que o assunto era sobre quem tem opção). Desculpa então, entendi tudo errado 🙂

        • Adri, sugiro que releia o texto. Eu não gosto de acordar cedo. Porém, pelo meu trabalho, algumas vezes, durante a semana, tenho que acordar em um horário muito fora do normal para mim (5h). Para não ficar mal toda vez que tenho que fazer isso, descobri que não adianta acordar cada dia em um horário. Ou seja: 5h em um dia e 10h no outro. Por isso, nos dias em que posso fazer meu horário, eu estou procurando acordar cedo (para meditar, por exemplo), para não ter um choque tão grande nos dias em que precisar acordar super cedo. Porém, isso não é fácil para mim, visto que eu nunca gostei de acordar muito cedo. Tenho muitas coisas para fazer de noite, em casa, depois que meu filho dorme, e por isso essa rotina requer mudanças. O post foi um relato do que fiz e que tem funcionado comigo, e que pode ajudar outras pessoas em situação semelhante. ;D

          • Eu tinha entendido igual a Ana, e gostei muito do raciocínio dela quando diz: “está na hora dos notívagos se libertarem desse sentimento de culpa e abraçarem o seu jeito de ser”.

        • Adri, que alívio ler seu comentário. Assim como a Michele, achei super interessante o que vc escreveu, principalmente o trecho “está na hora dos notívagos se libertarem desse sentimento de culpa e abraçarem o seu jeito de ser”. Vou pedir para a minha esposa dar uma olhada no que vc escreveu em relação ao seu marido. Ela sofre muito tentando acordar cedo – talvez por influëncia desses blogueiros famosos que vc comenta (ela sempre lê o Zen Habits e o Vida Organizada, que pelo jeito segue a mesma linha). Mas assim como vc e seu marido, aqui em casa em princípio não precisaríamos acordar cedo. Eu acordo relativamente cedo por disposição natural – mas ela não, e ainda sofre um monte com isso. Tudo o que ela tenta fazer de manhã (feito uma barata tonta) ela podeira fazer a noite, totalmente desperta – e curtiria muito mais, não tenho a menor dúvida.

  4. Nossa, acordar cedo é sempre um problema. Ainda mais pra ir a academia! Sei que exercícios físicos devem ser a primeira atividade do dia. Agora que realmente vou ter que trabalhar cedo, tenho que me acostumar a acordar beeem cedinho e pegar a academia abrindo. Daí o sono bate, a preguiça aumenta consideravelmente. Eu tento dormir cedo, mas às vezes é complicado. Mas realmente é o melhor que se tem pra fazer e não ficar cansada durante o dia.

  5. Oi Tháis realmente esse meu dilema no momento, fico fazendo as coisas até tarde, me estendo demais nesse horário e na hora de acordar é aquela sensação de cansaço, que vc não rende durante o dia, Tenho que criar esse hábito de dormir mais ceso para acordar cedo disposta né. Não é fácil ,mas vou tentar.. bjs e boa semana
    http://www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

  6. Acho que o que melhor funciona para mim é a motivação de acabar cedo, principalmente para quem faz seu horário. Ao acordar cedo para começar a trabalhar às 7:00, eu sei que às 16:30 já vou ter feito muita coisa e posso dar por encerrado o dia.

  7. Eu gostaria também de saber…nesses últimos tempos minha rotina mudou muito. Estava na faculdade até semestre passado e meu horário de estudo era noturno. Chegava em casa por volta de 19h…começava a estudar umas 20:30h/21h e ia até meia-noite ou, quando tinha provas, até 2h(às vezes mais dependendo do desespero =( ) Mas, recentemente, tive que tomar muitas decisões importante para minha vida e tive que trancar a faculdade para tentar transferência para outra. Com isso, minha rotina mudou muito. Agora tenho que acordar cedo para levar meu filho para escola(antes era meu marido) e depois não consigo mais voltar para cama e dormir…se eu acordo 6h da manhã, não consigo mais dormir, mas preciso realmente tomar café, porque se eu não fizer isso, eu passo o dia todo com MUITO cansaço…e não consigo render nada. O que descobri semana passada é que, se não consigo mais dormir depois que acordo, eu uso agora o horário da manhã para estudar e só entro na internet a tardinha, depois do almoço, quando começo a render menos…Antes eu tentava estudar no meu horário noturno, mas já estava morta de sono às 20h….

    Eu acho que para acordar cedo, infelizmente, tem que dormir cedo. Acho que gastar energia, como exercícios físicos, por exemplo, acabam fazendo a gente ficar mais disposta ao longo do dia e mais cansada no final do dia…fazendo com que nossos corpos nos chame para dormir mais cedo.

    O meu problema em acordar cedo, muitas vezes, é o horário…acordar antes de 7:30/8h da manhã para mim não rola. Parece bobeira, mas 1h de antecedência(ex: 6h) já me faz ficar muito cansada…quando eu tenho que acordar cedo por causa do meu filho,por exemplo, tenho que acordar 6h…depois não consigo dormir, mas meu corpo sente…e fico MUITO MAIS cansada ao longo do dia. Se eu dormi tarde no dia seguinte, mais ainda. Se estiver frio, mais mais ainda rsrs

    No meu caso, eu quero procurar um endocrinologista par fazer um check-up, pois pode ser alguma disfunção metabólica =/ Esse problema se sentir cansada anda me perseguindo e me irritando. Ah! Outra coisa que dá muito sono é não usar óculos rsrs…Muitas vezes que fiquei sem usar óculos isso me cansava mais…Não sentia a vista cansada, mas meu corpo, minha cabeça em si.

    • Oi Clarissa,

      É bem difícil mesmo. Não posso dar uma opinião médica, mas eu acho que muito tem a ver com o nosso metabolismo e nossos hábitos.

      Eu também não gosto de acordar cedo e pela manhã é quando meu nível de energia está mais baixo. PORÉM, preciso fazer isso para ir trabalhar. Meu trabalho envolve viagens e deslocamentos longos e, se eu não acordar muito cedo, não chego em meu destino nem com duas horas de atraso. Nesse caso, preciso minimizar o efeito o máximo possível para conseguir deixar meu corpo bem, e a cabeça também.

      Para quem tem a possibilidade de escolher, realmente é muito melhor adequar a realidade ao nível de energia do corpo. Infelizmente, a maioria de nós não tem esse poder de escolha quando falamos de horário comercial, filhos, trabalho e outras coisas.

      • Obrigada por responder meu comentário =) Seu blog é muito legal e sempre que leio seus posts , eles me inspiram muito nos dias de dificuldade que ando passando neste tempo. Parabéns pelo blog e o trabalho que desenvolve com ele.

  8. oi Tais, tudo bem?

    Eu sempre fui de acordar mais cedo pra fazer minha devocional (oração e ler a Bíblia) antes de sair pra trabalhar. Depois que casei e vieram meus dois filhos, acabei relaxando um pouco com o horário, mas do mês passado pra cá, senti necessidade de voltar com essa rotina, desde então tenho colocado despertador pras 6:30h., na primeira semana eu desligava e continuava dormindo, e acabava só levantando quando uma das crianças me acordava, mas agora eu acabo até acordando uns 2 ou 3 minutinhos antes do despertador. E tenho me sentido super bem, conseguindo fazer a minha intimidade espiritual sem as crianças, e seguindo com meu dia numa boa. 😄

    beijo.
    Carol.

  9. Thais, esse seu post me chamou muita atenção, pois eu tenho um grande problema em acordar cedo. Mesmo não tendo compromissos com filho, casa e marido, sempre tenho milhões de coisas pra fazer quando chego do trabalho e, quando vejo, já é meia noite e ainda tenho que tomar banho e arrumar tudo pro dia anterior (isso eu já faço há alguns meses e percebi que é muito bom!) e acabo indo dormir quase à 1h da manhã pra acordar às 6:45. É pouco pra mim, também preciso de um sono mais longo. Estou tentando me disciplinar pra dormir mais cedo, mas acho quer sou alguém que gosta de dormir tarde e acordar tarde. Mas vou tentando, um dia chego lá! 😀
    Beijos.
    Obs: nunca comento, mas adoro seu blog.

  10. Atividade física deve ser uma atividade de rotina nossa e não necessariamente a primeira do dia. Eu, por exemplo, sou Educadora Física e é um sacrilégio para mim exercício físico de manhã bem cedo! Personal às 6h da manhã, nem pensar! Melhor não aceitar aluno nesse horário do que acabar perdendo-o depois! É mais fácil me ver dando aulas motivantes até às 23h! Ser notívago realmente te faz aprender a ter prioridades. Quando eu trabalhava numa empresa no horário de 07h30 às 16h30, me arrastava pela manhã inteira e quando eu já estava no pique era a hora de ir embora! Fora a correria estressante para não me atrasar! Tudo errado! Sofri assim por vários anos até mudar de profissão. Corri o risco de mudar de profissão depois de tanto tempo sem ter certeza do que viria pela frente, mas me realizo no que tem bem mais a ver comigo. Reconheço que é uma escolha não muito fácil para quem já tem marido e filhos, o que ainda não é meu caso, mas não é impossível para quem deseja.

  11. Thais, acho que o truque pra acordar bem no horário que for é acordar no momento certo. Temos ciclos de sono e já se discutiu bastante sobre o assunto, e o resumo da ópera é que precisamos de quatro a cinco ciclos de sono por noite para nos sentirmos bem. Cada ciclo dura mais ou menos 90 minutos, alternando entre sono leve e sono profundo. Se acordamos no meio do sono profundo, ficamos “moles” e sonolentos pelo resto do dia porque há uma série de complicações (incluindo aí picos ou quedas de hormônios por acordar “no susto”) que se desdobram do acordar no meio de um ciclo de sono. Se acordamos durante o período mais leve do ciclo, mesmo que tenha sido uma noite “curta”, nos sentimos melhor.
    Isso tudo pra dizer que para mim o que funcionou foi aprender a controlar meus ciclos de sono: costumo deitar à meia-noite e acordo entre 5h30 e 6h, sem sono nem sonecas durante o dia. Atualmente existem aplicativos de celular que ajudam a fazer esse controle, e eles realmente são uma mão na roda nesse processo. Toda vez que me deito, programo o despertador para as 6h, que é meu horário-limite para sair da cama. O despertador começa a tocar às 5h30, mas é tão suave que só escuto se JÁ ESTOU acordada. Ele continua tocando até 6h, fazendo mais barulho a cada minuto. Ou seja, é sempre garantido que em algum momento entre as 6h e as 5h30 eu vou despertar por conta própria.
    A minha explicação ficou um pouco confusa, mas se quiser testar, procure um aplicativo chamado Sleep Cycle. Desde que baixei o dito-cujo no meu celular eu consegui começar a acordar num horário bem confortável para fazer tudo o que eu preciso com bastante calma antes de sair de casa 😉

    • Letícia, obrigada. Essa questão dos ciclos é verdade também. Já conhecia o aplicativo. Usei durante muito tempo, até ficar com medo de dormir com o celular perto da cabeça.

      • Eu uso o aplicativo com o celular no modo avião e ele funciona do mesmo jeito, sem emitir as ondas de telefone/internet.

      • Olá Thais, eu também usei este app e pelo meo motivo o deixei de lado. Hoje desligo o celular quando vou dormir.
        Gosto muito do seu blog.
        Beijo!

  12. Eu sempre fui noctívaga. Até ter filho e começar a trabalhar em casa hashushua…. descobri que cedinho (as 5h era o melhor horário!), com a casa silenciosa, eu conseguia ter um tempo tranquilo para trabalhar e até para ficar um pouco comigo mesma. Aliás, nessa época percebi o quanto meu corpo gostava de acordar e dormir cedo! O dia era outro, minha disposição também. Depois do almoço eu tirava uma soneca de uns 20 minutos (quando o filhote dormia também) e parecia que já recarregava a bateria.

    Seu post me deu saudade dessa época, vou tentar acordar mais cedo de novo!

    Por aqui o que complica é que depois que nosso filho dorme é o tempo que eu e o marido temos para ficar junto, por isso tem dia que estendemos. Tão complicado isso, né? =/

  13. Olá Thais,

    Aqui em Portugal diziam-nos sempre em crianças:
    ” Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer.”
    E é mesmo verdadeiro este ditado.

    Obrigada pelas dicas 🙂

  14. Essa é a maior dificuldade da minha vida. É impossível ter uma rotina de sono, principalmente porque eu trabalho com eventos.

  15. Olá! Eu trabalho até as 21h, chego em casa umas 21:30 e janto e dou janta para o meu filho. Sempre fico um pouco na internet, faço alguma coisa, tomo um banho vou ler…
    Ultimamente me enrolei toda, não to mais tão afim de ler antes de dormir e estou vendo séries e isso prejudica um pouco meu sono =/
    Preciso acordar mais cedo, ultimamente tenho levantado as 9:30, sendo que 12h já tenho que estar no trabalho!!
    Preciso acordar cedo, preciso fazer atividade física pela manhã para o meu dia render mais e eu acabar cansada e dormir cedo..acho que é um ciclo né?
    Adorei o post, gostei muito do tema!

    beijos

  16. Nunca tive grandes problemas para acordar cedo, afinal, sempre estudei no horário matutino, e é difícil manter uma rotina fixa de sono com horários estabelecidos quando se concilia trabalho e faculdade. Levo 1h para chegar ao trabalho às 8h então tenho que acordar bem mais cedo. As dicas de organizar tudo na noite anterior funciona muito bem para mim também, ganho alguns minutos de sono.

  17. Muito obrigado pelas dicas, Thais. Meu horário “natural” de acordar é por volta das 8:00 h, mas devido ao meu trabalho é inviável para mim. Vamos ver se o projeto “acordar cedo” decola agora!

  18. Olá Thais!

    Sempre tive problemas para acordar cedo! Tentava de tudo e nada! Estava sempre atrasada! Até que me toquei que meu problema não era acordar e sim DORMIR! Meu sono tinha péssima qualidade e quando acontecia era pouco regenerador… então procurei um médico psiquiatra e fui diagnosticada com depressão. Estou fazendo um tratamento e usando medicação que induz o sono, ou seja, depois de 32 anos, descobri o que é dormir de verdade! Agora já consigo acordar na hora certa, desde que tome os remédios na hora certa também.

    Você poderia falar sobre meditação em algum post? Estou curiosa sobre o assunto mas queria uma referência de alguém q confio.

    Beijos!

  19. Thais,

    Eu sou de recife, onde o sol nasce antes das 5hs. Quando morava na minha terra dormia com um ventilador, de forma que 6:30 o quarto JÁ ESTAVA MUITO QUENTE. Então eu acordava neste horário sempre, sem despertador, devido ao incômodo térmico e já ter luz no quarto. Se eu quisesse dormir mais tinha que ligar o ar condicionado e esperar ficar um pouco mais fresquinho.

    Hoje em dia estou em outra cidade que o sol nasce só 6:25 ¬¬ ai ue não acordo antes do sol não! kkkkk até pq aqui pra ficar quente é só 9-10 hs.

    Eu adorava a primeira forma de acordar sabe, não sei se aí é possível mas se o sol nascer cedinho vc pode botar uma cortina/janela que deixe o sol entrar, pq ai vc vai acordando aos poucos e quando o despertador tocar já está quase desperta. Também não sei se seu marido acorda cedo como vc, pq se ele acordar cedo pode pedir pra ele desligar o ar/ventilador/abrir a janela e acender a luz pq ai já vai te acordando…

  20. Thaís, também dou treinamentos e sei como é dura a rotina do palestrante, em dia de treinamento gosto de chegar muito mais cedo para me precaver de imprevistos! Faço ideia do quanto você está se esforçando para alterar sua rotina! Parabéns pelo esforço! Eu consegui adiantar em meia hora meu horário habitual de levantar, graças a uma dica da Rita!!! Certamente vc vai se lembrar: http://busywomanstripycat.blogspot.pt/2013/10/aproveitar-mudanca-da-hora.html

    Beijos e obrigada pelos seus posts, acompanho atentamente há muito tempo!

  21. Adorei as dicas e vou tentar seguir o projeto acordar cedo!!!Também sou notívaga, maas tendo uma filha e morando em são paulo, acho que cuidaria melhor de meus afazeres e projetos pessoais acordando as cinco.
    Como você mencoina sempre, trabalhar durante nove horas por dia, cuidar de filho, casa, marido e ainda ter projetos pessoais de estudo e auto-desenvolvimento não é fácil. Temos que fazer escolhas em levar o dia a dia num ritmo mais low profile dormindo conforme o desejo OU MUDAR DE HÁBITOS para conseguir dar conta de tudo. Particularmente também prefiro dormir menos do que deixar de fazer coisas que dão muito prazer, como leitura, hobbies, etc.

  22. Thais, primeiramente gostaria de dar os parabéns pelo seu trabalho, seu blog tem um conteúdo muito rico e vem me auxiliando há um bom tempo.
    Acordar cedo nunca foi uma coisa natural e fácil pra mim, sou assumidamente notívaga, meu período mais produtivo é a noite, mas em razão de mudanças profissionais virou rotina desde o início desse ano.
    Durante esse tempo já percebi minhas dificuldades e adaptei um pouco meus hábitos para levantar mais disposta. O principal deles é dormir no mínimo 6 horas por noite, o que é suficiente para descansar bem se for respeitado sempre. O segundo mais importante é manter uma rotina de exercícios físicos, que faço depois do expediente, início da noite. Uma alimentação mais ou menos regrada aliada aos exercícios me mantém super disposta. Notei também que as longas horas na frente do computador em razão do estudo/trabalho agravam o cansaço, especialmente da visão. Um dos períodos sem usá-lo o reduz consideravelmente, quando opto por revistas, livros ou fazer qualquer outra atividade.
    Entretanto, o maior problema dessa mudança é que o meu período mais produtivo, que é a noite, ficou muito restrito. Estou readequando para produzir mais durante o dia, mas é complicado. A utilização da agenda no google calendar tem ajudado um bocado, ainda preciso organizar as tarefas, mas ainda não encontrei o melhor método. O fato de não me concentrar tanto durante o dia acaba levando a procrastinação, o que tento combater através de algumas estratégias.
    Essa questão de deixar as coisas preparadas no dia anterior sempre adotei porque prefiro acordar e não ter nenhuma preocupação além de me vestir, tomar café e sair pro trabalho. Aliás… costumo deixar um roteiro mentalmente organizado do que preciso fazer no dia.
    Essa é minha experiência!
    Abraços!

      • Thais, vale lembrar que tem gente que diz que o exercício à noite prejudica o sono. Este mês mesmo fui no meu médico e reclamei da insônia, e ele me disse para fazer exercícios aeróbios pela manhã, nunca à noite, pois o corpo demora a desacelerar e você não consegue dormir. Já vi, inclusive, estudos confirmando isso. Mas acho que vai um pouco de cada um também, o que funciona pra um não necessariamente funciona pra outro!
        Bjs

  23. Thais, primeiramente preciso dizer que adoro seu blog e acompanho diariamente, apesar de nunca ter comentado, além disso, o seu conteúdo tem traz ao meu dia a dia praticas que me deixam muito satisfeita.
    Eu adoro as manhãs que por serem tranquilas tenho elas como mais produtivas, porém chego da faculdade por volta de meia noite caindo de sono e preciso acordar para o estágio 6:00 da manhã, o que deixa minhas manhãs estressantes, pois não tenho a opção de dormir mais, apenas quando não tenho aula.
    Contudo, tenho buscado hábitos para evitar estresse durante as manhãs, tenho acordado 10 minutos mais cedo e separado a roupa que vou usar no outro dia.
    Ademais, acredito que só quando tiver mais tempo para dormir.

    Beijos, sou sua fã!

  24. Eu costumava ter muita dificuldade de acordar, precisava colocar o despertador em lugares inusitados, se não desligava ele sem nem perceber. Quando fui morar sozinha, consegui mudar. Meu apartamento é bem ensolarado e alto, então deixo a janela aberta quando vou dormir, já que tenho privacidade e só dá para ver o céu. De manhã o sol bate direto no rosto e é impossível não acordar. 🙂

  25. Olá Thais.
    Esse é meu primeiro comentário aqui no blog =)
    Acordar cedo é um grande desafio para mim, mas percebo que meu dia corre melhor quando acontece. Meu grande problema é que meu marido trabalha um dia sim, um dia não. Nos dias que ele trabalha, ele levanta as 4:30 da manhã, nos dias em que não trabalha, levanta as 10! Ele também faz faculdade e chega em casa meia noite todos os dias. Quando ele está trabalhando, até consigo acordar por volta das 8hrs, que acredito ser um bom horário para mim, mas quando ele está em casa, me sinto tentada a ficar na cama até as 10 com ele! E raramente levanto antes!
    Talvez eu devesse entrar na rotina dele e acordar as 4:30 nos dias que ele trabalha, assim ficaria mais fácil, mas como conseguir levantar esse horário trabalhando em casa? Acabo trabalhando por um ou duas horas e voltando para cama.

    Obs: amo seu blog. Eu sou redatora, mas escrevo para o blog dos outros kkk Adorei o post sobre blog profissionais, parabéns! =)

  26. Oi Thais,

    eu adoraria dormir cedo, mas trabalho tb à noite e faço facul. Vou dormir sempre 1h ou 1h30min… Às 6h já estou de pé, é complicado..o que vc sugere?

  27. Este é um hábito que acho muito difícil mudar (eu diria até conquistar!) porque tenho insônia e por volta da meia noite começo a ficar muito ativa, ainda que estivesse caindo de sono às 19h! Acho que, pra mim principalmente, é na verdade uma soma de hábitos. Se eu conseguir voltar a fazer mais exercícios físicos (estou voltando aos poucos), combinado a melhor alimentação e, claro, força de vontade, acho que já terei melhores resultados. Mas como você disse, é um hábito pra vida, um esforço diário que precisamos fazer e que trará diversos benefícios em produtividade, bem estar, saúde.. 🙂

  28. Thais,

    eu sou super da noite, adooooro ficar acordada até tarde. E esse é o momento do dia em que estou mais dispersa, mesmo que tenha dormido muito pouco na noite anterior. Daí meu problema em ir dormir cedo.

    No entanto, o que tem me ajudado são os exercícios que faço de manhã bem cedinho: não pelo cansaço que me dá pra conseguir dormir mais cedo, mas porque tenho aulas de yoga/corrida em horários fixos todos os dias praticamente. Então, se não acordar, perco a aula, o que seria jogar dinheiro fora. Assim, aos poucos vou conseguindo dormir um pouquinho mais cedo, pois o corpo acaba pedindo alguma hora (nem que seja meia hora antes do usual, o que já me ajuda).

    Afora isso, ainda tenho muita dificuldade pra dormir cedo! =(

    Bjs e parabéns pelo blog!

  29. Olá, Thais! amo seu blog e estou sempre acompanhando tudo e tentando encaixar na minha vida! Em questão de acordar cedo tive que me acostumar e fazer algumas adaptações. Moro em uma cidade e comecei fazer faculdade em outra, logo, precisei começar a acordar as 04:00h da manhã, dai no fim da faculdade engravidei, me formei e só consegui trabalho nesta mesma cidade da facul. hoje acordo as 03:40h chego as 19:30 em casa (quando não tem engarrafamento) tento ao máximo deixar tudo pronto no dia anterior( que nem sempre dá) é uma viagem de em torno de 1 a 1:30. Hoje meu bebe esta com 2 anos e tento usar suas dicas para me organizar mais.

    Sucesso para você e obrigada pelo belo trabalho!

  30. Oi Thais, tenho tantado levantar cedo todos os dias mas sem sucesso. Tomo remedio pra dormir e mesmo assim não consigo pegar no sono antes da meia noite, mesmo indo pra cama as nove com todo aquele ritual de relaxamento… tomar chá… tomar um bom banho…meditar… etc. Não sei mais o q fazer pq do mesmo jeito q tenho dificuldade pra adormecer tenho dificuldade em acordar, sempre acordo com o despertador as oito desligo e volto a dormir pq estou destruída e volto a acordar so perto do meio dia, quando levanto correndo e ja começo o almoço com mau humor pq dormi demais. A tarde é quando relaxo e faço minhas tarefas do lar. Odeio essa rotina… me odeio mais ainda por deixar isso acontecer. Mas hj foi diferente… acordei as oito sem dispertador e com isso vou tentar dormir mais cedo pois estarei cansada e quem sabe começar uma nova rotina.
    ADORO O SEU BLOG faz parte da minha vida… leio e releio seus posts todos os dias pra me animar e me tornar uma pessoa melhor. Obrigada por existir… beijos!!!

  31. Eu tenho 3 filhos e eu sempre durmo lá pela 1 hora da manhã e acordo 7 e meia da manhã para trabalhar. Meus filhos estudam a tarde, e eles dormem 3 horas da manhã e acordam 11 e meia. Eu tenho dificuldade de adormecer, aí quando chega 1 hora da manhã eu tomo remédio para dormir e dormir bem, mas mesmo assim estou muito cansado e com preguiça de acordar cedo. Eu entro no trabalho as 9 da manhã, por isso acordo 7 e meia, mas não estou mais com vontade de acordar 7 e meia

  32. Thais, acordar cedo pra mim sempre foi muito difícil. A minha manhã é a minha noite. Mesmo após ter tido minha filha ( que nunca acordou na madrugada, nem pra mamar). Estou tentando porque adoro o amanhecer. Fico acordada até as 07h e durmo só até as 09h que é o horário que minha filha acorda. Depois cochilo a tarde mas fivo me sentindo cansada. Tomara que eu consiga.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui