fbpx

Assine a Newsletter do blog - clique aqui

Como acordar cedo – guia prático

Eu estou vivendo um momento da minha vida em que percebi que, se acordar cada dia em um horário, meu corpo (e mente) sente muito e fico cansada durante muito tempo. Demoro para pegar o ritmo do dia, sabem? Como sempre tive muita dificuldade para acordar cedo, resolvi que era hora de estabelecer o hábito de uma vez, se eu quero promover essa mudança na minha vida. Por isso, criei este guia prático – e muito simples – para compartilhar com vocês o que vem dando certo comigo.

1. Prepare as coisas na noite anterior

Deixe bolsa/mochila arrumada, mesa de trabalho em ordem, a roupa que vai usar separada, um bom café-da-manhã, tome banho. Fazendo isso, você estará diminuindo as desculpas para acordar mais cedo. Eu percebi que, se tenho que fazer muitas coisas na hora em que acordo (tomar banho, procurar roupa etc), eu acho a hora de acordar CHATA e quero postergá-la o máximo que conseguir. Portanto, o que eu faço é tornar esse momento o mais natural possível, de modo que seja FÁCIL levantar e começar o dia.

2. Durma cedo

Essa é a dica óbvia, mas a que realmente importa: durma cedo. Não adianta querer acordar bem às 6 horas da manhã se você for dormir depois da meia-noite. Eu sempre fazia isso – sempre ia dormir tarde. Meu filho dorme por volta das 21 horas, então eu pensava: “bom, agora que ele dormiu, é o tempo que tenho para fazer algumas atividades, ver um filme etc”. Sim, é verdade. Mas, mais uma vez, questão de prioridades. Primeiro, eu descobri que preciso de 7 a 9 horas de sono toda noite para acordar bem, então me forço a cumprir esse período de tempo dormindo. Logo, se preciso acordar às 5 horas, o certo seria dormir às 20 horas, o que é inviável. Portanto, nesses dias, eu tenho uma margem e posso dormir às 22 horas. Porém, se passar disso, sei que não vou ficar bem no dia seguinte. Portanto, nesses dias, eu limito as minhas atividades. Nos dias em que posso acordar depois (6 ou 7 horas), também posso me estender um pouco na noite anterior.

Claro que tudo depende do estilo de vida de cada um. Se eu não fosse casada ou não tivesse um filho, dormir às 20 horas não seria um problema. A gente tem que se virar com o que tem.

No mais, acordar cedo quando se tem um compromisso é algo que a gente se obriga a fazer, mesmo que fique com muito sono ao longo do dia. A ideia é realmente minimizar esse efeito, antecipando o que puder e dormindo o mais cedo possível na noite anterior. Difícil mesmo é quando a gente quer acordar por vontade própria mais cedo, especialmente para quem trabalha em casa, como eu. Eu não consigo acordar às 5 todos os dias justamente porque, se não dormir minhas 7-9 horas todas as noites, isso vai pesar ao longo do tempo. O que eu fiz então foi colocar um limite (“acordar no máximo às 8 horas”) e, assim, ir diminuindo com o tempo.

Não é fácil, porque é um hábito de toda uma vida. Mas já venho conseguindo acordar esse horário bem disposta – o que não acontecia antes. Quero chegar ao horário das 5, pois acho que esse início da manhã é uma boa hora para meditar, escrever, ficar quietinha um pouco, fazendo as minhas coisas. Vou relatando aqui no blog meu progresso.

Alguém que se considerava noctívago conseguiu mudar seus hábitos para acordar mais cedo? Sua opinião é muito importante. Por favor, compartilhe nos comentários. Obrigada!