Estou prestes a fazer uma nova viagem internacional e estou me tornando perita já em organizar esse tipo de coisa! Por isso, quis escrever um post com algumas dicas que podem ajudar quem estiver planejando uma viagem, seja para onde for e com a duração que for. São elas:
- Crie um caderno no Evernote para mantê-lo offline em seus dispositivos móveis que levará na viagem. Especialmente em viagens internacionais, nem sempre conseguimos conexão com Internet de maneira fácil e o tempo todo. Vale a pena deixar um caderno com informações sobre a viagem em offline, para acessar sempre que necessário.
- Nesse caderno, insira notas com seus documentos mais importantes digitalizados. Passaporte, reserva do hotel, passagens, recibos, cartões. Você nunca sabe quando acontecerá alguma coisa com os seus documentos e ter uma cópia deles pode facilitar de sobremaneira qualquer imprevisto que você tenha em terras estrangeiras.
- Leve lanchinhos para comer no avião. Eu sei que a maioria das companhias aéreas oferecem refeições, mas ficamos reféns não só dos horários como das opções. Eu gosto de sempre levar alguns lanches secos que posso comer para matar a fome, como amendoins, castanhas e chocolate.
- Utilize o Trip Advisor para saber mais sobre o hotel onde ficará hospedado. Se a nota for acima de 7, no geral é um bom hotel.
- Se for ficar mais tempo em algum lugar, pode valer a pena alugar um quarto ou apartamento, em vez de ficar em hotel. Utilize o Airbnb para isso – vem crescendo muito e é confiável. Ficando em um lugar assim, você pode preparar sua própria comida e lavar roupas. Se estiver em famÃlia, pode ser mais vantajoso financeiramente que ficar em um hotel.
- Vale a pena comprar um chip para ligações locais e Internet (boa) em todo lugar, especialmente se você não estiver viajando sozinho.
- Use uma daquelas bolsinhas estilo pochete, que a gente usa dentro da calça, para guardar seu passaporte e seu dinheiro.
- Separe seu dinheiro em montinhos do quanto pode gastar por dia, para controlar melhor.
- Compre um guia de viagem do local que você vai (só um basta) e vá lendo no avião.
- Crie uma resposta automática para os seus e-mails durante o perÃodo de viagem. Mesmo que esteja indo a trabalho, é simpático avisar que está com o fuso horário diferente e respondendo em horários alternativos.
- Compre suas passagens aéreas de madrugada (são mais baratas).
- Compare os preços das passagens para ida em uma terça-feira e em outros dias da semana. Geralmente, as terças-feiras são mais baratas – especialmente se você estiver comprando perto da data.
- Acesse o site Meet Up para saber se está acontecendo algum encontrinho que te interesse no local.
- Se estiver planejando fazer compras, leve uma mala média dentro de uma mala grande. Se for para os Estados Unidos, não compre a mala aqui – compre lá. É muito mais barato.
- Salve seus lugares preferidos no Google Maps.
- Se for ficar bastante tempo no local (mais de quatro dias), deixe para comprar artigos de higiene lá. Leve as miniaturas só para o primeiro dia.
- Nos Estados Unidos, vale a pena comprar coisinhas para o café-da-manhã e lanches esporádicos ao longo do dia em uma rede de farmácias chamada Wallgreens. Eu gosto de fazer uma boa refeição por dia, até mesmo para conhecer os restaurantes e provar a comida local, mas não dá para fazer isso com todas as refeições sempre. Vale a pena economizar nesse quesito e há ótimas opções. Para opções ainda mais saudáveis, há um mercado chamado Whole Foods.
- Use uma pequena necéssaire para levar suas bijous. Se não levar muita coisa, pode ser que caiba tudo em um porta-moedas. Sempre opte pelo meio de armazenamento mais leve em suas viagens.
- Tire os remédios das caixinhas para levar, para diminuir o volume.
- Tenha uma pastinha com divisórias para colocar todos os papéis e comprovantes que receber. Fica mais fácil organizar assim. Eu costumo ter as seguintes divisórias: hotel, avião, comida, compras, transporte, passeios. Apesar de digitalizar tudo aos poucos, ao longo da viagem precisamos manter alguns papéis, como passagens, tickets de shows etc.
- Leve uma garrafa de água vazia e encha-a na sala de embarque.
- Leve sempre um rolo de papel higiênico. Para não fazer volume, leve um já começado, pela metade.
- Leve roupas que não amassam.
- Vista o que for mais pesado e volumoso, como trench coats e botas.
- Viaje confortável. Nada como uma calça com tecido strech e um bom par de tênis.
- Leve sempre uma pashmina no avião. Além de proteger contra o ar condicionado, serve de travesseirinho.
- Máscara de dormir e protetor auricular são duas coisas sem as quais eu não viajo, seja onde for.
- Um acessório que também sempre me ajuda são aquelas luzinhas portáteis para ler livros. Uma pequena lanterna pode bastar. Deixe na bolsa.
- Em vez de levar um livro, leve um leitor de e-books. Certifique-se de que esteja carregado antes da viagem.
- O mesmo vale para tablets e ipods.
- Leve sempre uma bolsa pequena para carregar suas coisas no dia a dia. Já viajei com mala e mochila achando que levaria minha mochila para todo lugar, mas nem sempre dá. Em jantares, por exemplo, ou passeios. Cansa levar peso! Leve uma bolsa pequena e, se não precisar, você me avisa depois.
- Tenha sempre uma caneta à mão. Precisamos o tempo todo para preencher toda sorte de papéis e nada mais chato que ficar caçando uma caneta na bolsa.
- Não invente e leve peças básicas de roupas, com cores neutras. Use cores nos acessórios, que não pesam quase nada. Mas cuidado com os sapatos!
- Vale a pena levar sempre um par de chinelos para onde você vai. Nem todo hotel é tão limpinho, especialmente o chuveiro.
- Utilize aplicativos como o Foursquare para saber as melhores dicas de cada local, especialmente restaurantes.
- Use e abuse do seu Waze (aplicativo com informações sobre trânsito).
- Se for para os Estados Unidos, compre um cadeado aprovado pela TSA para usar em sua mala. Do contrário, ela poderá ser aberta e seu cadeado dará perda total. (leia mais sobre isso aqui)
- Se for para os Estados Unidos, evite fazer conexão em cidades como Miami e Nova Iorque (a não ser, claro, que esses sejam seus destinos). As filas da imigração são muito mais lotadas lá, pois são os destinos preferidos dos brasileiros, e você pode perder seu vôo seguinte.
- Salve um mapa do transporte público do lugar para onde você vai em seu caderno no Evernote. Muitas vezes, essa informação não é tão fácil de conseguir onde você vai.
- Tente fugir dos restaurantes e lojas que os turistas costumam ir, pois tendem a ser mais caros.
- Reserve o primeiro dia da sua chegada para descansar e se adaptar ao fuso horário. O mesmo vale para quando você voltar para o Brasil.
- Não compre coisas que você poderia comprar no Brasil. Sei que essa dica parece boba, mas quando fui pela primeira vez nos Estados Unidos, eu comprei tanta, mas tanta roupa. É óbvio que algumas coisas valem muito a pena a gente comprar lá, mas muitas também não valem. Tem que avaliar. Às vezes, a compra parcelada e com garantia até compensa o valor a mais que se paga.
Essas são as dicas que lembro de cara, agora! É engraçado como, à medida que a gente vai pegando experiencia, vai simplificando algumas coisas. Espero que essas dicas ajudem.
E, claro, se você tiver alguma, por favor, deixe nos comentários! Obrigada!
Olá Thais acabei de voltar de Punta Cana. Levei uma bolsa pequena dessas transversais e me ajudou muito nela ficaram durante o voo caneta, ipod, protetor labial..essas coisas…
Eu ganhei uma necessaire maravilhoda no meu aniversário e amei muito usar ela na viagem http://www.sestini.com.br/frasqueira-grande-seculus-2-class-1285.aspx/p não achei imagem dela aberta, mas ela se desmonta todinha e tem aquele gancho para pendurar.
Como fiquei praticamente na praia todos os dias, dentro da bolsa da praia eu levei algumas necessaires foi muito útil pois as coisas ficavam mais fáceis de achar. Como sabia que em Punta Cana seria muito caro comprar os produtos de higiene levei tudo, mas levei em frascos pequenos desse kit que dá para achar fácil em supermercado esse é da Ricca e paguei menos de R$15, sei que a Le postiche tem..mas são mais caros http://dicasdacla.files.wordpress.com/2012/07/kit_viagem_ricca.jpg
Tirei cópia das passagens e voucher do hotel e digitalizei e salvei no meu e-mail.
Acho que é só isso..
=)
Beijos
dica 42 – além das coisas compradas aqui terem garantia e poder parcelar, pra mim e grande vantagem de não comprar fora é simplesmente não ter que carregar!!! Ou você paga um carregador pra viajar junto com vc? Qualquer mala com mais de 20 kg é um martÃrio para tirar e por na esteira, subir e descer escadas pq nem sempre tem elevador, pagar mais caro para ir/voltar do aeroporto com malas pesadas ou passar por um pesadelo com malas grandes no transporte público, etc…
Outra dica para fazer sempre, antes e depois de comprar a passagem é ler blogs de viagens!!! São super legais (ok, sou suspeita para falar! rs), tem MUITA informação em português na internet e estão bem mais atualizados do que os guias impressos! Nos sites da ABBV e da RBBV estão os melhores blogs do Brasil, mas claro que recomento o meu: http://taindopraonde.blogspot.com.br/!
Ótimo post Thais, já vou compartilhar na página do blog no facebook!
Já que muitos têm falado sobre os remédios, gostaria de dar uma dica alternativa: faço uso de remédios homeopáticos e fitoterápicos e tenho amigo que também fazem, e estes remédios não podem ficar perto de eletrônicos nem passarem no detector de metais. Para conseguir viajar com eles, basta colocá-los em um saco plástico transparente e lacrado, e explicar no check-in a situação… Eles passam o remédio por fora do detector pra você e te entregam depois. Não precisa de receita (pelo menos nunca ouvi falar).
Ola ThaÃs,
Gosto de fazer 3 listas. A primeira, é uma lista de todas as coisas que vou levar na viagem. Já deixo pronta e uso toda vez que viajo, para fazer um check-list. Na véspera da viagem, confiro tudo que já está na mala, e faço uma outra lista com o que tenho que pegar antes de sair, para colocar na mala, ou na bolsa (escova de dentes, de cabelo, óculos, chinelo, essas coisas).
E a última lista, que também já deixo pronta, é das providências a tomar na casa, antes de sair (molhar plantas, fechar a torneirinha do gás, fechar ralos, essas coisinhas).
Pode parecer besteira, mas, sempre esquecia de fazer algo antes das benditas listas. Já esqueci até a chave do cadeado.
Uma outra dica, para quem usa óculos de grau. Levar um par de reserva. Já quebrei meu óculos, durante uma viagem, e o reserva me salvou.
Dica de economia: Viajando para os EEUU, vá ao Whole Foods, compre um bom cereal, leite em pó, água e frutinhas. De manhã vc pode acordar e tomar um belo bowl de cereais, sem pressa.
Excelentes dicas, estou precisando de uma viagem urgentemente, faz muito tempo que não relaxo de verdade, vou me lembrar de dar uma olhada aqui quando começar a planejá-la. Tenha um ótimo fim de semana. Beijos
Para quem vai aos EUA:
1) além dos cadeados padrão TSA, observei que em Orlando tinha muita gente usando CINTAS com fecho padrão TSA na mala. Elas são passadas por dentro da alça de mão, impedindo que a mala seja aberta caso o zÃper seja violado. Achei bem interessante e comprei uma por US$15,00 em um quiosque, mas com certeza deve achar por bem menos (no eBay achei por US$7,00).
2) Vacuum bags!! São aqueles saquinhos fechados a vácuo que permitem transportar as roupas ocupando menos espaço. Aqui no Brasil achei em lojas de utilidades domésticas, mas nos EUA tem no Wallmart. Não é muito barato (US$20,00), mas sem dúvida vale o investimento.
Esses vac bags estão mais comuns e aqui em SP comprei nessas lojas de chineses vem baratinhas na faixa de R$7,00 cada. São mega úteis principalmente se vc viaja no inverno pois as blusas de lã ocupam muito espaço!!!!! Bjo a todos.
Eu sempre arrumo a mala com pelo menos 1 semana de antecedência; assim, se falta alguma coisa (algum medicamento ou uma peça de roupa q gostaria de levar e precisa ser lavada) da tempo de providenciar com tranquilidade.
É claro que os itens essenciais e especÃficos (qdo há) já foram identificados durante o planejamento e já foram devidamente providenciados (por exemplo, no planejamento da viagem para o Atacama, vi que precisaria de algumas proteções térmicas que não tinha. Isso já estava no meu radar há tempos e comprar essas peças virou ação algumas semanas atrás).
E os checklists gerais, q uso em toda viagem: coisas a não esquecer (como passaporte, cartões, reservas, quais eletrônicos e carregadores, etc), coisas a fazer (desbloquear cartões, desligar o gás…) e itens de higiene. E para cada viagem, faço uma lista com o que for + especÃfico.
E a ultima lista faço durante a arrumação da mala: o que só vai pra mala mesmo no último momento.
Fico muito mais tranquila me antecipando assim.
oi Thais,
Dicas excelentes, eu só fiz viagem internacional 2 vezes, na minha lua de mel ficamos 30 dias pela Europa, e depois, mais recente ficamos 3 meses a trabalho em Sidney (AUS). Agora com meu filho em idade escolar já fica mais difÃcil fazer essas viagens mais longas. Mas meu marido continua indo a trabalho, mas agora viagens de uma semaninha só. Com certeza vou passar suas dicas pra ele…
beijo
Carol.
PS: boa viagem!!! 😉
Olá Thais!
Adorei suas dicas, como sempre são muito úteis e práticas.
Escrevi um post sobre organização de viagem com dicas e maneiras que encontrei ao longo das minhas viagens para me organizar melhor e com isto ganhar mais tempo, espaço e economizar dinheiro: http://deviagemsa.wordpress.com/2014/07/24/organizacao-pre-viagem/
Espero que goste!
Abraços,
Viajar é isso mesmo: experiência! Eu não costumava seguir nem metade das dicas que ouvia por aÃ, mas com a experiência própria, fui percebendo o quanto eram importantes e o que funciona de verdade pra mim. Ainda levo coisas que não utilizo e só ocupam espaço, ainda esqueço algumas coisas, mas a cada viagem tenho mais acertos e valorizo mais as dicas que recebo! Ótimo post! Abraço 🙂
Oi ThaÃs, adorei seu post e acrescento o seguinte:
– sempre costumo levar na bolsa de mão um kit sobrevivência para caso de extravio de mala (calcinha, camiseta tipo de academia q não ocupa espaço, escova e pasta de dente miniatura)
– quem usa medicação controlada deve sempre levar a quantidade necessária, pois nem sempre se consegue comprar em outro paÃs
– uma coisa muito legal q eu comprei no aeroporto de Lisboa foi uma “tomada universal”. É um conector com todas as entradas existentes de tomada, e ainda converte para 110 ou 220 volts. É super útil!!!
Bem acho q é só! Um abraço
Muito legal as dicas! Eu sou um pouco desorganizado quando viajo mas vi que tem muita coisa legal para organizar bem a viagem. Principalmente em viagens para fora do Brasil que exigem mais cuidado e planejamento. Obrigado!
Leve metade das roupas e o dobro do dinheiro que tiver planejado levar.
Bom site colega.
Interessante.
Puxa vida devo agradecer vocês ganharam meu dia que site fantástico cheio de noticias não me canso de Elogiar já é a minha terceira visita por aqui absolutamente fantástico.
Gir Leiteiro
fantastico