7 tarefas que me ajudam a ir dormir mais tranquila todos os dias

35
6266

Existem algumas tarefinhas da minha rotina noturna que já viraram hábitos e me ajudam a ter um dia seguinte melhor, além da própria noite de sono mais tranquila. São elas:

1. Beber chá

Sei que é inverno, mas gosto de beber chá mesmo quando está calor. Meu organismo fica bem, eu fico mais calma e é um momento comigo mesma, onde paro alguns minutinhos em estado contemplativo para saborear minha caneca de chá. Toda semana, quando vou ao mercado, compro uma caixinha diferente para experimentar ao longo dos dias. Ajuda muito a acalmar a mente (e o corpo), além de ser delicioso.

2. Ler

Tenho uma meta diária de leitura que é: ler pelo menos 100 páginas. Claro que há dias em que não consigo ler tudo isso, assim como há dias em que consigo ler bem mais. O fato é que eu adoro ler e fazer isso é um dos meus momentos preferidos do dia. Claro que, se deixar, eu vou lendo sem parar e não durmo na hora certa, mas ultimamente tenho conseguido me controlar bem!

3. Não usar a Internet

Eu tinha o péssimo hábito de, ao deitar na cama e colocar o despertador para tocar no dia seguinte, dar uma olhada no meu Instagram, pois era o único momento do dia em que eu conseguia parar para fazer isso. Agora, não faço mais, porque fico muito agitada. Também procuro desligar o computador pelo menos uma hora antes de dormir.

4. Meditar

Minha mente fica muito mais agitada à noite que pela manhã, quando medito também. Por isso, é essencial meditar. Faço uma meditação respiratória simples, para acalmar a mente mesmo, e assim consigo entrar em um ritmo um pouco melhor antes de ir para a cama.

5. Organizar minhas coisas para o dia seguinte

Tem gente que não gosta, mas eu me sinto tão mais tranquila quando deixo a roupa separada e a bolsa arrumada para o dia seguinte, especialmente se vou sair bem cedo de casa. Eu definitivamente não sou uma pessoa diurna, então prefiro adiantar tudo no dia anterior e dormir alguns minutinhos a mais pela manhã (além de eu ficar como um zumbi durante algum tempo e correr o risco de esquecer alguma coisa). Eu não gosto de estresse antes de sair de casa e descobri que, para mim, funciona deixar tudo separado na noite anterior.

6. Deixar um caderninho ao lado da cama

Não sei vocês mas, eu, basta deitar na cama que começo a ter algumas ideias. Para não ficar investindo muito tempo naquilo e tirando minha mente de um estado tranquilo, anoto tudo nesse caderninho que deixo no criado-mudo e fico tranquilo por saber que não vou esquecer aquela ideia que eu tive.

7. Dormir com meias de lã e uma touca

Pode parecer bobo (minha amiga disse que eu pareço ter 80 anos de idade ao fazer isso), mas eu descobri que, quando meus pés e minha cabeça estão quentinhos, eu durmo muito mais rápido e com uma qualidade de sono melhor. Por isso, neste inverno tem sido um hábito muito bom. Já deixo meu “kit sono” embaixo do meu travesseiro e, toda noite, durmo toda equipada para conseguir ficar bem.

E você, faz alguma coisa que te garante uma noite de sono mais tranquila? Escreva nos comentários!

35 comentários

  1. Também deixo um caderninho do lado da cama. Se tenho ideias, se lembro de alguma coisa, se quero anotar alguma coisa que gostei da minha leitura, sempre tenho ele ali, à mão, para qualquer anotação.

    Também tenho água ao meu lado e sempre tento desligar o computador pelo menos uma hora, 40 minutos antes de ir dormir. Mas não consigo dormir com meias… rs Na verdade, nem com calças. Pode estar aquele frio, que eu durmo com uma camisola mais grossa, mas não consigo dormir com calça, calcinha ou meias. 🙂

  2. Adoro tomar chá tbm. E dormir de meia é obrigatório para mim! Kkkk Fiquei surpresa com as 100 páginas diárias…. Caramba mta coisa! Parabéns !!!

    • É recomendado, para melhorar a qualidade do sono, colocar apenas 1 (uma ) gotinha de óleo essencial de lavanda no travesseiro. Esse óleo harmoniza o sono.
      Obs. o óleo essencial deve ser puro e sempre usado com muita moderação. Não é porque é natural que não se deva ter cuidado.

  3. O truque do chá e da leitura é infalível!!!
    Principalmente se o chá for de camomila, capim cidreira, erva-doce ou hortelã (meu preferido).
    Pra mim funciona muito bem.
    Nos dias frios também não dispenso um par de meias porque se não usar, não consigo dormir.
    E pra quem acredita no poder energético das pedras, dormir com uma pequena ametista embaixo do travesseiro e fazer uma oração antes de dormir, agradecendo por tudo que você conseguiu realizar ao londo do seu dia, também funciona muito bem!!

    Ahh! Por favor Thaís, conta pra gente o segredo de como você consegue ler 100 páginas por dia…. rsrsrsrsrsrsrs
    Amo ler. Amo muito mesmo, mas ultimamente tenho ficado tão cansada, que quando pego um livro pra ler já estou praticamente dormindo na 5ª página rsrsrsrsrs

  4. Não tenho nenhuma rotina antes de dormir. Tento, preferencialmente, tomar banho instantes antes de me deitar, pois fico com o corpo mais relaxado. Gosto de colocar uma música em um volume bem baixinho, próximo a mim e ligo o ventilador sempre (mesmo que no inverno), pois a sensação do vento me acalma também (óbvio, que um vento fraco. rs). Procuro evitar de comer coisas pesadas antes de dormir e sempre oro também enquanto estou deitado, pouco antes de dormir.

  5. Muitas dicas interessantes, essa de evitar a internet é preciosa! Eu descobri recentemente as máscaras para dormir (“tapa olho” rs) e tem me ajudado muito, pois gosto de dormir no escuro e, por mais que tenha blackout na janela, não escurece tanto rs. Achei que incomodaria, mas acostumei. Outra dica que já não tenho usado muito, pra quem é casado e/ou dorme com alguém do lado e tem problemas com barulho (vulgo ronco rs) é usar protetor auricular de silicone. Ajuda demais. Mas tem que achar um que molde direito para não incomodar… Bjs e obrigada pelo post!

  6. Também adoro chá, e ontem ganhei chá preto e limão instantâneo. Trouxe para o trabalho e fiz com água gelada e gostei. Geralmente não gosto de chá gelado, do tipo faz quente e depois gela, fica um gosto estranho e sou cética com produtos instantâneos, mas esse eu gostei.

    É este http://www.coffeeortea.eu/uk/kruger-lemon-tea-drink/ e o marido achou na Casa Theodoro que fica na região sul de São Paulo, mas acho que qualquer empório deve encontrar.

    Eu uso sachê mas prefiro as folhas secas, aí eu uso esta maravilha https://www.vat19.com/item/ingenuitea-loose-leaf-tea-teapot

  7. Ai, Thais, queria tanto gostar de chá. Imagino o tanto que deve fazer bem e relaxar. Mas, pra mim, parece que to tomando remédio. Eca!
    Mas eu costumo tomar um banho morno, também sempre tenho um bloquinho de notas no criado-mudo. Mas o hábito da internet não consegui tirar ainda, a última coisa antes de dormir e a primeira ao acordar…um saco esse hábito, mas to tentando me regrar pra não virar escrava.
    Bjos e bom sono pra todos nós! =)

  8. Antes de dormir, adoro tomar leite gelado, comer maçã e faço um checklist de tudo que tenho que fazer no dia seguinte, desde tarefas domésticas, assuntos do trabalho, beleza…etc. Bebidas geladas estimulam o sono e quente “retardam” o sono, (na minha opinião, então quando quero dormir tomo algo gelado, já quando quero ler até tarde tomo algo quente) e o checklist eh para dormir despreocupada, mente vazia e não corrir o risco de esquecer nada rs

  9. No começo de mes maio comecei a ter pesadelo todos os dias, acordava na madrugada por ter ficado assustada. Minha mae me comentou que talvez o chá pode me ajudar… e desde então, tomo quase todos os dias e me ajuda a acalmar. Incrível!
    Também não sou uma pessoa diurna, também arrumo as coisas para no dia seguinte.
    Rs…
    Beijos.

  10. Depois que descobri o truque de ficar bem quentinha nunca mais demorei pra dormir! Leitura antes de dormir, touca, meia quentinha, tapa-olho, cobertor cobrindo a orelha, durmo instantaneamente… Ficar sem internet não consigo, mas arrumar as coisas pro dia seguinte de véspera é de lei! =)

  11. Que legal, Thais. Bom, normalmente se eu cair na cama já estou dormindo. Tenho algumas preferências como dormir totalmente no escuro ou acender a lâmpada de cromo azul (que tem propriedades relaxantes), não deixar TV ou som ligados, não usar nada ligado à internet, vestir aquele pijama bem confortável e se agarrar em alguma gatinha aqui de casa (são quatro!)

  12. Thais.

    Não sei se vc já escreveu sobre mas …Como não surtar com no retorno das férias?

    Trabalho (pilhas de pendencias), inglês, faculdade, apartamento, tarefas da filha de duas semanas….

    Uma semana para organizar a cabeça e tentar montar um plano de ação!!

    bjs

  13. Thais,

    Adorei o post! Eu faço 99% das coisas que você falou.

    Tem uma coisa que eu faço e você não comentou: dormir no escuro total. Simplesmente não consigo dormir se tiver luz. Se meu marido vai ler e eu quero dormir, uso aqueles “tapa olho”, que já fica ao alcance da mão para me salvar da claridade.

    Com relação ao chá (que eu amooooo!!), dou preferência aos “calmantes”, sendo o de hortelã o meu preferido (comecei uma hortinha este mês, não vejo a hora de poder colher folhinhas de hortelã para fazer meu chá da noite). Este mês comprei um de 6 ervas da dr.Oetker que eu amei.

    Ler é item obrigatório, mas para mim, é uma faca de dois gumes. Eu durmo muito melhor quando leio (e tem que ser livro de papel), mas muitas vezes não consigo desgrudar do livro e aí vou dormir horas depois do planejado. Mas, com certeza, ajuda muito a ter um sono tranquilo.

    Percebi tempos atrás que usar o celular ou o tablet na cama estava atrapalhando meu sono e tenho me policiado. Mas tem dia que acaba usando e depois me arrependo.rs

    Eu não medito à noite, somente pela manhã, mas se estou agitada e sei que não vou conseguir dormir fácil, faço algumas respirações profundas e um relaxamento que vai dos dedos do pé ao couro cabeludo. Coisa simples, do tipo”sinta os dedos do pé e relaxe…o relaxamento vai subindo, agora sinta o pé e os tornozelos”. Ajuda muito.

    Tenho um bloquinho e uma caneta no criado mudo para anotar algo que surja. Eu fazia um exercício para sonhar, lembrar e entender meus sonhos e aí costumava anotar os sonhos no bloquinho assim que acordava, agora só tem servido para anotar ideias ou lembretes que aparecem na hora de dormir.

    Assim como não consigo dormir se tiver claridade, não durmo se estiver com frio. É raro eu dispensar a meia na hora de dormir e, no inverno, sempre durmo de touca. Vc não é a única que parece ter 80 anos de idade…rs

    A única coisa que eu quase não faço é deixar as minhas coisas arrumadas para o dia seguinte, pelo simples fato que trabalho à tarde. Deixo somente a mesa do café pronta pra manhã seguinte. Porém se tenho que sair cedo por conta de algum plantão ou compromisso, já deixo td prontinho na noite anterior, pois facilita muito.

    Obrigada pelo post! Essa troca de informações é sempre muito legal!

    Beijo em seu coração

  14. Oi Thais!

    Pode parecer estranho, mas eu bebo uma caneca de café antes de dormir. Isso me relaxa bastante. E a internet, sim, tira o sono.

    Bjos

  15. Oi Thaís, gostei muito das dicas e as meias são essencias em dias frios para mim, o hábito de ler me inveja rs porque não consigo adquirir, estou tbm anciosa pelo post, até porque irei iniciar minha faculdade à distância e precisarei focar nas leituras. Você tem algum tempo certo para dormir, ultimamente tenho dormido em média cinco horas e meia e acho que estou ficando cansada durante o dia. Como vc se programa?

  16. Dicas muito boas! Meu sono está um pouco desregulado ultimamente, vou começar a criar uma rotina de ir pra cama… Tem dias que estou morrendo de sono, mas, quando deito, parece que o cérebro não quer… tenho demorado de 1 a 2 horas para pegar no sono… e isso me atrapalha bastante! Obrigada pelas dicas! Bjs
    http://mundocoloridodebia.com/

  17. preciso deixar de jogar no tablet quando me deito. sei que fazer mal, mas continuo. parece um vicio não dá para parar. aí demoro dormir e acordo com dor de cabeça e no corpo. acho qe pode ser uma “fuga” da tormenta da depressão. eu digo essa é a ultima rodada, mais não paro. tem soluçãó? me sinto fraca. e os jogos são um tipo de alienação. ajudem? obrigada. bjo

  18. Ai qe fofu! também durmo com minha gatinha fofa. mais no calor ela quer a cama só para ela, fica com mais da metade a danadinha. mais é tão bom!:-)

  19. Oi Thaís, nossa que coincidência fui ler o post e descobri que te conhecia.

    Também não sou uma pessoa diurna, mas antes não tinha problemas para dormir e agora tenho tido.

    Já tinha alguns hábitos como o de arrumar as coisas antes de dormir, pois sempre levanto na último hora. O caderninho tb é ótimo

    Além das suas dicas faço o que alguns comentaram como a lavanda no travesseiro.

    Para acrescentar estou determinando uma hora para ir para a cama, mesmo sem sono, pois ficando na meia luz o corpo começa a produzir a melatonina. E sobre livros muitas vezes fico mais agitada ainda querendo terminar um capítulo após o outro, então agora de cabeceira só livro bem bobinhos, como infanto juvenis que gosto e alguns não são tão intensos e vc pode aguardar para ler o próximo capítulo 😉

    Abraços
    ” Minerva” 😉

  20. Olá, Thais, seguia você no Instagram com o perfil do meu blog, mas por algum motivo comecei a fuçar o seu blog e não consigo mais parar. Tô aqui procurando o livro do GTD pra ler já. Estou num momento da vida em que tenho vontade de fazer mil coisas e com dificuldades de me organizar. Preciso de métodos. Obrigada por fazer o Vida Organizada e por todas as dicas. Grande trabalho! Um abraço. 🙂

  21. Tomo chá, leite morno, uso meia no inverno ou verão.Tenho dificuldade para dormir fico brigando com o sono.
    Gostei das suas dicas.vou por em pratica.
    Obrigada.

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui