Escritório e mobilidade

28
2498

Para quem se desloca bastante ou viaja muito a trabalho, é fundamental ter uma estrutura de escritório móvel para não perder tempo de trabalho. Eu perdi bastante tempo até conseguir montar essa estrutura, cometendo muitos erros e acertos. Hoje, essa é a minha estrutura tecnológica para trabalhar quando estou fora de casa (meu local de trabalho):

– Samsung Chromebook
– Samsung Galaxy S3 mini
– Plano da Claro habilitado para 3G (2Gb/mês)
– Modem Huawei com plano 3G da Claro (2Gb/mês)
– Samsung Galaxy Note 10.1
– Caderno e caneta 🙂

Comprei o Chromebook para ser o meu segundo computador de trabalho, para usar especialmente em viagens. Como ele é muito leve, é ideal para quem viaja bastante de avião e não gosta de despachar bagagem. Apesar de eu ter um bom tablet, sentia muito a falta de um notebook para escrever mesmo quando estivesse viajando. Cheguei a olhar alguns modelos de capas com teclado embutido, mas achei as teclas muito apertadas e receei não me acostumar. Por fim, queria testar o Chromebook e acabei comprando. Para quem não conhece o dispositivo, ele é um notebook que funciona somente conectado à Internet – não dá para instalar programas, por exemplo. Porém, para mim que queria somente um computador que me permitisse postar no blog, escrever no Google Drive e responder e-mails, estava ótimo. Um ponto muito forte é a duração da bateria (cerca de sete horas). Ele me atende muito bem e, no momento, estou usando-o para atualizar o blog.

download (1)

Não tenho muitas exigências com relação a celulares e não gosto de gastar muito dinheiro com aparelhos assim. Tenho esse modelo da Samsung que me atende bem e serve como roteador 3G sempre que eu preciso. Sobre os planos, tive Tim durante muitos anos e o sinal sempre me deixava na mão. Depois que mudei para a Claro, não tive mais problemas – pelo menos onde precisei usar até agora.

Infelizmente, com um mês de uso, meu modem da Huawei parou de funcionar. Por isso, atualmente (enquanto não resolvo a questão), estou usando somente o 3G do celular ou a rede wifi dos lugares que eu frequento.

Meu tablet da Samsung serve especialmente quando estou trabalhando off-line, assistindo palestras, participando de eventos ou cursos, reuniões e tudo o mais. Uso especialmente o Evernote nele. A caneta do Samsung Galaxy Note é excepcional e não sei mais viver sem esse dispositivo. Nos momentos de lazer, também costumo ver filmes no Netflix através dele.

Por fim, bloco de notas e canetas estão sempre comigo. Tem coisas que eu prefiro escrever para acompanhar meu pensamento, e nem sempre me sinto à vontade para tirar um dispositivo eletrônico da bolsa no meio da rua. A outra vantagem do papel é que a bateria nunca acaba também. 🙂

Com relação a softwares, programas e aplicativos, uso:

– Evernote
– Dropbox
– Google Drive
– Gmail
– Outlook 365
– Google Calendar

Para quem quer ter um escritório móvel, eu recomendo que busque modelos versáteis de dispositivos (que dê para usar para diversas funções), leves (para não carregar 12kg de peso nas costas), além de alguns acessórios que considero essenciais:

– um HD externo para armazenar arquivos, especialmente se você trabalhar com fotos;
– pendrives e cartões SD sempre são necessários de se ter por perto;
– baterias sobressalentes, se possível, ou carregadores portáteis;
– filtro de linha é essencial;
– adaptadores de tomada podem ser úteis.

Para carregar cabos e acessórios menores, eu uso uma capa de tablet (daquelas com zíper, que parecem um bolsinha) e levo dentro da bolsa ou mochila sem problemas.

Sobre gadgets que eu não tenho e que acredito que sejam excelentes:

– iPad mini deve ótimo, especialmente se você tiver uma caneta própria para fazer algumas coisas nele;
– uma câmera com wifi, se você é blogueiro e não quiser depender do seu celular, pode ser especialmente útil;
– para quem quiser investir mais dinheiro, um Macbook Air é certamente a melhor opção com relação a computadores leves e quase completos.

Tem funcionado para mim. E você, trabalha com que dispositivos móveis? Tem algumas dicas que eu não citei aqui e que podem ajudar?

28 comentários

  1. Olá! O dropbox é extremamente útil pra mim que trabalho com arquivos do word e excel no escritório e em casa!

  2. Eu sou garota samsung também, rs. Tenho o mesmo celular que o seu, do qual não posso reclamar. Notebook eu tenho apenas um, grandão, mas não comprei pela mobilidade, porque tenho computadores disponíveis em todo o canto que preciso trabalhar, raramente saio com ele. Primei mesmo pela configuração e teclado espaçoso.

    Meu tablet não é um note, infelizmente, mas esse é meu sonho de consumo (quero uma canetinha!). Estou me virando com um tab 3 (com 3g e wifi) no momento. E não largo meu caderninho. rs

    Esses dispositivos (junto com meu amado Kobo) são super satisfatórios para mim. Raramente fico na mão com eles. O tablet eu comprei especialmente para levar nas minhas aulas da pós, quando fico o final de semana todo longe de casa. Aquisição recente, ainda aprendendo todas as facilidades que ele proporciona.

  3. Oi! Adorei sua maneira de organização, fui blogueiro por uns 2 anos, todos os blogs que tive foram frustrados, mas…
    Tambem utilizo um tablet para facilitar algumas atividades. Ainda nao tive condiçoes de comprar um Nootbook, (pois ainda sou menor) achei sua insicação otima. Utilizo um modem da Tim, mas, nao me acradei com nenhum plano da tim, acho que mudarei para a Claro..
    Um abraço…

  4. Ter dispositivos ao alcance ajuda muito no trabalho. Sou psicóloga uso meu Tab 3 no consultório, para organizar meus atendimentos. Uso Evernot para isso. O Dropbox salva minha vida quando trabalho com o notbook no hospital.
    Atualmente descobri a leitura com o ebook. Muito prático para estudar. Por falar nesse assunto, gostaria de sugerir alguma postagem sobre organização de estudo. Tenho dificuldade em organizar meus horários para estudar, pois tenho que ler artigos semanais para o hospital, escrever minha monografia e estudar inglês.
    Adoro seu blog, fico esperando ansiosa as postagens.

    Bjs

    Verônica

  5. Thais, seu post ta otimo como de costume maaasss… fiquei mesmo é babando nesse pedaço de bolo kkkkk
    Voltando ao assunto, sou estudante então Google Drive para as aulas e Evernote para a pesquisa (+papel/caneta) resolvem amplamente a minha vida. Descobri ambos aqui no blog !
    Um abraço 🙂

  6. Oi, Thais!

    Eu fiquei mesmo de olho é no café e no bolo de chocolate. Ainda bem que a Internert nao transporta aromas. 🙂

    Esse post parece transmissao de pensamento: faz tempo que queria perguntar pela sua experiência com o Chromebook (acho que andei vendo uma foto dele por aqui ou em algum dos seus perfis). Você nao sente falta de um editor de texto? É o que tem me feito hesitar em comprá-lo (o preco e o formato sao, de fato, muito convidativos).

    No momento, também estou de olho nos modelos de computadores que sao, ao mesmo tempo, laptop e tablet (como o Asus Transformer e o Acer Aspire Switch).

    Abraco,
    L.

  7. Também sou fã da canetinha! Mas uso um celular galaxy note 2.
    É ótimo porque com ele perdi a necessidade de levar um tablet comigo. Uso para notas à mão ou mesmo documentos em word, baixei o Microsoft mobile numa promoção free. Se eu tenho q enfrentar uma espera já aproveito o tempo escrevendo o texto e compartilho via email.
    Ainda tenho um netbook LG velhinho mas que eu amoooo… ele cabe na minha bolsa e eu costumo carregá- lo comigo para meus momentos insight.
    Meus momentos insight são um caso à parte rsrs…
    Frequentemente quero sentar e organizar minhas ideias, sozinha, em um ambiente agradável( o que aprendi com a Thais!). No meu trabalho sou muito solicitada e às vezes fica sem condições de pensar e planejar.
    Aí eu vou almoçar no outback, com meu netbook e tablet, meu home office.
    De lá já organizei agendas, planejei trabalho e organizei viagens.
    Meu trabalho rende muuuito! E e ainda saio feliz…
    É assim q eu uso meu home office!

  8. Completando os itens do meu home office: minha caixa de entrada num caderninho e caneta de 4 cores sempre comigo, e um modem claro. e uso o aplicativo color notes para listar dia a dia as tarefas.

  9. Tenho o plano da claro nunca fiquei na mão , só problemas com fatura e contratação do serviço , profissionais despreparados no atendimento e resolução de problemas .

  10. Oi Thaís!!
    Tomei a mesma providência que vc e investi num chromebook. Ele está para chegar. Uso exatamente os mesmo softwares e estrutura para escritório móvel. Queria que falasse mais sobre sua experiência com o samsung chromebook. Como vc usa o evernote nele? Assim que começar a usar o meu eu te escrevo tb sobre minha experiência.
    Bjks e quero mt te encontrar na Bienal.
    Camila (kobo brasil)

  11. Olá,

    Thais acompanho seu blog e vi que por um periódo vc se dedicou à estudar para concurso. Pois é, eu entrei nessa tb e estou muito perdida qto à escolha da melhor apostila para estudo. Sei que vc já mudou de objetivo, mas vc teria alguma dica qto a isso? Como escolher, qual editora vc recomenda?
    Obrigada

  12. Oi Thais,

    Fiquei com uma dúvida, você usa a caneta no Penultimate do Evernote?
    Funciona bem? A escrita é delicada?

    Obrigada pelo Blog! Ajuda muito!

    Gabriela

    • Uso a do próprio Evernote. A caneta do Galaxy funciona muito bem. No Evernote ainda é beta. Funciona ok, mas funciona melhor em outros aplicativos. Eles devem melhorar isso com o tempo.

  13. Obrigada pelas dicas Thais!!
    Sobre o uso da caneta no ipad mini: tenho o galaxy note 3 (E AMO!!!), mas sempre curiosidade de conhecer o ipad mini. Ganhei um de presente, me animei e comprei a caneta do evernote. Só tenho uma coisa a dizer: NEM SE COMPARA a escrita do note!!!
    Bjs,
    Milena.

  14. Boa tarde.
    Eu também tenho um escritório móvel. Como sou professor e consultor, levo também comigo um projetor multimídia (data-show) e lápis e apagador para quadro branco. Acondiciono tudo em uma mochila com todinhas (Dell) que posso levar na mão, nas costas ou puxando. E tudo pode ser embarcado se eu precisar voar com o equipamento. De resto, tudo como o seu, exceto pelo tablet. Dificilmente ando com meu iPad. Tenho um ultrabook Sony. Leve e totalmente funcional.
    Abraços.

  15. Oi Thais! Voltei a trabalhar ha pouco tempo e tenho dividido meu espaço entre home office, cafés tipo Starbucks e espaços de coworking. Sendo assim, meu escritório mora na minha mochila. E ao contrario dos teus outros leitores, eu trabalho com imagens (sou designer) entao achei que poderia interessar.

    Meu notebook é sempre o modelo com mais memória RAM e melhor placa de video que eu consigo que seja o mais leve possivel de carregar (atualmente é um Samsung, se eu pude$$e um Macbook estaria nos planos). Ando também com uma mesa digitalizadora portátil da Wacom, para desenhar direto no Photoshop. Ela é sem fio para ter mais mobilidade.
    Tenho 2 HDs externos: um menor de 500Gb com backup do que tem no notebook e um maior de 3Tb que nao sai de casa e arquiva tudo que nao uso mais no momento.

    Além disso eu tenho um Smartphone Samsung com plano 3G da Oi e uso ele como forma principal de contato com clientes e redes sociais. Ele me avisa imediatamente quando entram em contato comigo e eu respondo na hora.

    Eu uso Google Docs ao invés de Office, Evernote pra tudo e Dropbox para dividir arquivos com clientes. Além disso tenho uma área segura no meu site e experimentei com o Google Drive no lugar do Dropbox mas nao curti.

    Na mochila tambem tem sempre uma caneca para beber agua e cafe em qualquer lugar, uma ou mais pendrives, um bloco de notas, algumas canetas (canetas falham!), os carregadores da turma toda, uma extensão e um adaptador de tomadas e também um POWER BANK. É uma bateria/carregador de viagem pro celular. GPS suga bateria que é uma beleza e estou sempre usando o Google Maps (em sincronia com a agenda do Google) e para estar sempre online preciso de duas a três recargas por dia, sempre.

    Uma coisa que eu acho fundamental é seguro de equipamento pra tudo e o backup em casa além de um backup na nuvem. Quando seu escritório fica nas suas costas, tudo é possível.

    E guarda chuva. NUNCA saia de casa sem guarda chuva em SP 😉

  16. Thaís, bom dia! Deixa eu te pedir uma coisa: referente ao Chromebook, como é o seu funcionamento off-line? Pergunto isso pois estou querendo substituí-lo pelo meu iPad. Na verdade, comprei o iPad para usá-lo sobretudo para escrever, tanto no evernote quanto no word/docs/notas, pois preciso utilizar meu tempo ocioso em aeroportos e rodoviárias para isso. Sendo assim, o Chromebook parece ter maior funcionalidade para digitar e trabalhar (não me importo dele ser um pouco maior, haja vista que seu peso é menor); então estou pensando seriamente em trocar o iPad por Chromebook. O que você acha? Dá para usar docs com ele desconectado?

    Se aceitares uma dica, aqui vai: faz um post só falando sobre ele e a tua experiência de uso: o que vc usa conectado e o que vc usa desconectado, pois na internet tem ótimos reviews, mas que não falam da experiência prática do dia-a-dia. Outra coisa é referente ao evernote, dá para usá-lo bem, mesmo off-line (claro, considerando conta premium)? Consigo baixar o app ou apenas uso on-line?

    Enfim, desculpa te encher de perguntas, mas eu realmente estou pensando em comprá-lo esta semana.

    Obrigado, Deus abençoe.

    Até mais.

    Ah, e parabéns pelo blog e pela simplicidade em escrever a rotina!

    • Sergio, eu quase não usei o Chromebook porque uso muito material offline. Meu marido que está com ele agora, para a faculdade, mas ele também só usa online no Google Drive.
      O Evernote só dá para usar online. Eu não consegui me entender com arquivos offline de nenhuma natureza nele.
      Pelo que você está falando, parece ser mais útil um notebook normal para você.
      Obrigada por comentar!

Deixar uma resposta

Por favor, insira seu comentário
Por favor, insira seu nome aqui