Categoria(s) do post: Casa, Roupas, Limpeza

Ter uma rotina diária com algumas tarefas básicas ajuda a manter a casa em ordem sem muito esforço e sem deixar acumular para os finais de semana. Já escrevi algumas vezes aqui no blog sobre esse assunto, mas atualmente cheguei a uma rotina diária que me atende bem, então resolvi compartilhá-la com vocês.

Eis a minha rotina diária:

  1. Arrumar as camas – Ao acordar, em menos de 3 minutos (uma cama de casal e uma cama de criança). Meu filho ajuda a arrumar a cama dele (ele tem quatro anos).
  2. Organizar as correspondências – Eu sou a responsável por processar o que chega diariamente de papelada – centralizo na caixa de entrada, separo o que for para tomar alguma providência (ligar etc.), conta para pagar, algo para digitalizar ou arquivar.
  3. Destralhar – Com uma sacola de plástico na mão, percorro o apartamento e vou juntando o que é lixo (embalagens, papéis amassados, picotes de correspondências e outros do tipo).
  4. Cuidar da alimentação – De alguma maneira, há algo a se fazer todos os dias: preparar uma refeição, anotar o que está faltando na despensa para a próxima compra, tirar algum alimento do congelador, preparar algo com antecedência e congelar etc. Todos os dias é importante acompanhar se está tudo sob controle. Lembrando que o planejamento mesmo a gente faz no menu semanal, justamente para não ter que perder muito tempo com o assunto ao longo da semana.
  5. Repôr o que estiver faltando – Papel toalha, papel higiênico, pasta de dente, shampoo, sabonete, condicionador, detergente, esponja de cozinha, canetas, blocos de papel perto do telefone e por aí vai. O importante é fazer a conferência diária (rapidamente) e repôr se estiver faltando alguma coisa.
  6. Esvaziar todas as lixeiras – De noite, depois de já ter feito comida e destralhado a casa, troco as sacolas das lixeiras (banheiros, cozinha, escritório).
  7. Limpar as superfícies da cozinha – Gosto de limpar a mesa e os balcões da cozinha todos os dias.
  8. Lavar a louça – Acho que por ser seguidora da FLY Lady, não consigo dormir com a pia suja. Portanto, gosto de lavar a louça e manter a pia limpa de um dia para o outro. Meu marido e eu alternamos nessa tarefa.
  9. Varrer /aspirar / esfregar o chão da cozinha – Acho importante tomar alguma providência com relação ao chão da cozinha diariamente. Quando tenho menos tempo, varro ou aspiro o pó. Se tenho um tempinho, gosto de passar um pano umedecido em água para limpar melhor ou usar um esfregão nas partes mais difíceis. Meu marido e eu alternamos nessa tarefa.
  10. Aspirar os tapetes e cantos – Passamos o aspirador de pó nas áreas de maior circulação porque meu marido e meu filho têm alergia a pó. Meu marido costuma cuidar disso, mas eu faço quando ele não pode.
  11. Cuidar da lavanderia – Sou adepta da técnica de cuidar todos os dias um pouco das roupas. Guardo toda a roupa suja em um único cesto, coloco roupa para lavar, estendo, passo algumas, guardo outras – enfim, alterno as atividades de acordo com a necessidade, mas todos os dias acho importante fazer um pouco. Meu marido e eu revezamos aqui também.
  12. Guardar o que estiver fora do lugar – Nem que sejam algumas poucas coisas, faço uma ronda pelo apartamento guardando o que estiver fora do lugar. A dança dos cômodos ajuda muito nessa tarefa.
  13. Dar uma geral no banheiro – Depois de escovar os dentes, dou uma geral na pia do banheiro, tirando aqueles restos de pasta e outras marcas. Jogo desinfetante na privada, fazendo uma breve limpeza com a escova (para não manchar o vaso). Troco a toalha de rosto, se necessário.

Essas são tarefas esparsas que duram poucos minutos e podem ser feitas ao longo do dia por todos os moradores, sem sobrecarregar ninguém. Houve uma época em que eu fazia sozinha todas elas, assim como meu marido, e dá para sobreviver. É o básico que a gente tem que fazer para a casa se manter em pé.

Para tarefas semanais ou com frequência maior, visite o post com o cronograma de limpeza doméstica para mais informações.

Deixe seu comentário

33 comentários

  1. Agora que moro com meus pais já é complicado… Fico sempre pensando como vai ser quando morar sozinha.
    Beijos

  2. Adorei as dicas Thais! Assim a casa fica sempre organizada!
    E você sempre menciona Destralhar nas suas listas de organização, acho este item TOP pq assim vc evita acumular coisas desnecessárias e querendo ou não geralmente temos esta tendência…

    Uma vez vi vc comentando sobre um grupo no facebook onde vc passa a missão do dia do método flylady, ainda está em funcionamento o grupo? Solicitei pra entrar, mas ainda não consegui. Está lotado ou estou tentando no grupo errado? Se vc puder me orientar eu agradeço…

    Beijos
    http://vestidasdeluz.com.br

  3. Anna comentou:

    Gostei das dicas,principalmente a de limpar as lixeiras a noite,de manha as vezes fica corridor. Uma dica pra quem nao gosta de escova para vaso sanitario como eu e colocar na privada aquele pato purific com bico,de preferencia o com cloro ou colorgel depois de dar descarga umas 3 vezes por semana e deixar,o vaso nao mancha nem amarela.

  4. Luana Linhares comentou:

    Oi Thais.
    Leio e recomendo seu blog para todos os meus amigos. Eles adoram rs
    Lá em casa, eu e minha filha de 11 anos temos nossas “tarefinhas” rs. Faço as tarefas mais pesadas, como fazer nossas refeições, lavar roupa e a louça que sujo enquanto faço a comida.
    Para a minha filha fiz uma tabela com os dias na semana (segunda a sexta) com algumas tarefas leves, mas que fazem toda a diferença na organização da nossa casa.
    Fazendo assim o final de semana rende mais e todas ficam envolvidas com a organização da casa.

  5. Paula comentou:

    É engraçado que as vezes fazemos quase tudo isso no automático e não nos damos conta!
    Como eu trabalho tarde e noite faço sempre o almoço para esquentar na janta, e deixar a louça lavada ajuda muito!! Meso que não lave formas ou travessas, lavando a louça pequena já ajuda.
    As roupas eu vou lavando conforme a necessidade, deixo juntar alguns tipos de peça para lavar junto, mas morando em ap não dá para lavar muito de uma vez mesmo!
    Assim como a Luana tenho um filho de 11 anos, e ele sempre acaba passando aspirador de pó para mim (ajuda muito) e acabo pedindo para ele guardar as coisas dele tbm levar o lixo par fora do prédio e tal.
    Essas tarefas pequenas ajudam muito a manter o ap mais em ordem ao longo da semana!

    beijos

  6. ótimas dicas, como sempre!
    Essa organizada no final do dia é fundamental!

  7. comentou:

    Que lista! Sei que são coisas simples, mas aqui não fazemos quase nada disso e ainda estamos sempre cansados. Talvez seja por isso.

  8. Deborah comentou:

    Imprimindo em 3, 2, 1!

    Vc é a melhor! Adoro seu blog!

    ;**

  9. Juciany comentou:

    Hoje comecei o dia tentando colocar alguns desses itens em prática. Dá um novo respiro no apartamento…
    Grata.
    Bjus
    Ju.

  10. Mariana Couto comentou:

    Olá Thaís adorei a lista algumas coisas já estava tentando por em prática por instinto mesmo, mas o que me chamou a atenção é como seu marido e você se revezam assim todos participam até seu filho. Aqui faço tudo sozinha, meu marido não participa de absolutamente nada e tenho uma bebê de 13 meses que demanda muito da minha atenção então fica tudo muito puxado para mim.
    Parabéns pelo site e conteúdo

    1. Ingrid comentou:

      É, Mariana, aqui em casa a realidade também é essa. Meu marido não divide nenhuma tarefa comigo, sequer organiza suas próprias coisas. Eu trabalho fora o dia todo e tenho um filho de dois anos. É uma luta diária pra casa não virar um caos. Às vezes dá um desânimo…

      1. maria Fernanda comentou:

        Ingrid e Mariana,
        Eu hein, a casa é dos dois, logo manter a casa em ordem é dever dos dois. Não tem essa de apenas vcs fazerem. Conversem pois creio que o ideal é estabelecer tarefas pra cada um. Fazer colocar o lixo pra fora, se sujou lavar…
        Aqui em casa meu marido entrou no eixo pois uma vez falei q iria parar de lavar as roupas dele, pois deixava tudo jogado e assim fiz, ele percebeu que da trabalho. E Cada um tem sua cooperacao com a casa.

      2. Gurias! Saibam que vocês precisam pedir ajuda para os maridos (caso não façam isso) pois eles nem sempre “notam” que precisamos de ajuda.
        Um beijo.

        1. Cuidado com o termo “ajuda”!
          Quem mora na casa deve fazer as coisas em equipe – o termo ajuda qualifica que o trabalho não é responsabilidade da pessoa e ela está apenas dando uma mãozinha. ;D

  11. Anna comentou:

    Thais,
    Gostaria de sugerir um posto sobre o uso de maquina de lavar louças,eu na minha ignorancia sempre achei que fosse um luxo desnecessario,mas alem da praticidade e organizacao tem a economia de agua e a louça fica limpa como eu jamais imaginei. Eu ganhei uma compacta ha 3 meses,infelizmente minja cozinha nao comporta uma grande,mas recomendo pois custa praticamente a mesma coisa. Lava louças não é coisa de gente preguiçosa como eu pensava,louças limpas ,esterelizadas e brilhando é o maximo.

  12. Thaís comentou:

    Thaís, como você lida quando não consegue cumprir este checklist? Ou você consegue cumprir sempre? Pergunto isso porque as vezes não consigo cumprir, e me sinto um pouco frustrada, e daí parece que o dia não rendeu direito!

    1. Geralmente eu consigo cumprir sim. Se por acaso não conseguir, foi porque não fiquei em casa, então não há muito a se fazer mesmo. E, se fizer todos os dias, um dia sem fazer não fará diferença.

  13. Susane Schmieg comentou:

    Oi, Thais! Adoro seu blog, acompanho sempre.
    Uma dica que eu quero dar é sobre secadora de roupa. Ganhei bastante tempo depois que comprei uma e a conta de energia nem aumentou tanto. Lavo tudo no sábado e domingo, então fica uma produção em série: sai da lavadora, vai pra secadora, dobrar e armário. Na sequência roupas claras, roupas escuras, lençóis, toalhas, e no final do domingo os panos de prato que ficaram de molho e a toalha de mesa.
    Na secadora ponho sempre dois terços ou metade do tempo indicado, assim a roupa fica seca, mas sem esturricar nem encolher, fácil de dobrar, é só dar uma esticadinha que não precisa passar. Ficam só camisas e algumas peças mais difíceis para passar. As toalhas e lençóis ficam fofinhos, sem necessidade de usar amaciante na lavagem.
    Acabou a perda de tempo ajeitando a roupa para pôr no varal e tirar, e acabou ter que ficar limitada pelas condições climáticas.

    1. Concordo com a praticidade. Acho que os únicos contras são o gasto de eletricidade e algumas roupas que encolhem.

  14. simone comentou:

    Tais eu queria dizer que seu blog é muito interessante, aprendo muito. Mas tem um problema eu não consigo manter, começo bem e depois desanda, eu já não sei mais o que fazer por que quero e preciso deixar tudo em ordem, sei o que tenho que fazer mas na pratica não consigo, você teria como me orientar? Desde já muito obrigado!!!!!!!!!!!! só quero que saiba é que não desisto continuo tentando.

  15. Déldina comentou:

    Gosto das sugestões, por isso é que passei por aqui, mas resumindo é: trabalhar, trabalhar, trabalhar!
    Não desligue! Não relaxe! Não descuide!
    Trabalhar o tempo todo, trabalhar todo o tempo!

  16. lidiane comentou:

    Thais, VC acha que com essa rotina diaria tem como ficar sem uma faxineira? E o serviço mais pesado?

  17. Ana Luisa comentou:

    Oi Thais,

    Gosto muito do seu trabalho.

    Sempre levantei e arrumei minha cama, mas de um tempo para cá, ouvi (não sei direito onde) que devemos deixar a cama “respirar” ao levantar, por pelo menos uma hora, para os ácaros não se multipliquem e se instalem ali.

    Obrigada,

    O que vc acha disso?

  18. Lorena comentou:

    Oi bom dia, não faço esses procedimentos exatamente todos os dias, pois trabalho fora. Mas tudo que vc escreveu parecia eu. Rsrsr. Acho fantástico suas dicas!!!!! Beijos

  19. Oiii Thais 🙂

    Boa rotina, e tranquila…dá para fazer sem crise, ou sem ter que tirar um dia todo para arrumar tal espaço.
    Eu arrumo diariamente o meu quarto. Organizando o que está fora do lugar, roupas, sapatos…Varrer e passar aspirador normalmente de final de semana, também sou alérgica, e fazer isso no final de tarde ou a noite, quando volto do trabalho não é muito bom, então no final de semana de manhã aproveito. Tirar o pó dos móveis algumas vezes na semana, quarto de frente pra rua é um horror hehehe o que entra de poluição é brincadeira!
    Moro com meus pais e avó…então tem algumas tarefas que não faço porque minha mãe ou alguém já faz, mas sempre que dá eu ajudo. E tento manter uma ordem em casa, como papelada, contas pagas e a pagar, folhas avulsas perto do computador…vou organizando em pastas, armários.
    Agora nas férias terei tempo, então, a limpeza será mais profunda e a organização também! 🙂

    Beijãozão *