Dividir o quarto é comum e saudável para as crianças. Veja algumas dicas para organizar o cômodo:
- Faça com que cada filho tenha o cantinho dele e personalize o que for seu. Nada de lençóis iguais por motivos estéticos, por exemplo. Conhecendo os gostos dos seus filhos, use a roupa de cama com suas cores preferidas, personagens que gostam, objetos que lembrem algum hobby, quadros e outros objetos.
- Maneiras de organizar os objetos tendo um desses para cada um: baú, prateleira, criado-mudo, porta do armário, estante. Escolha uma cor para cada filho e use-a para diferenciar esses espaços.
- Não guarde brinquedos que não sejam usados, que á tenham passado da idade dos seus filhos. O espaço é muito precioso e, quanto menos coisas tiverem, melhor. O que sobrar, organize nos espaços de armazenamento disponÃveis (estantes, prateleiras, baús). Miudezas devem ser guardadas em cestos ou caixas para não se perderem.
- Se um filho for bebê e o outro mais velho, deixe um lado do quarto para cada um, personalizando com as cores e o estilo de cada filho. Veja na imagem abaixo um exemplo.

- Beliches podem ser uma boa solução para crianças mais velhas, pois economiza bastante espaço.

- Como são duas pessoas (ou mais) em um único espaço, tudo o que você conseguir otimizar em termos de armazenamento é fundamental. Guarde esse conceito!
- Utilize os espaços verticais para guardar objetos, roupas e brinquedos. Prateleiras são fáceis de instalar e resolvem a questão.
- Apesar de ser legal separar alguns espaços por cores, para que cada um tenha o seu, também vale a pena ter um espaço comum de convivência, onde eles possam ficar juntos. Nesse espaço, devem ficar os brinquedos e os outros objetos que servem para ambas as idades. Você pode colocar uma mesa para desenho e brincadeiras, um tapete, TV e o que mais achar interessante para eles.
- Ensine seus filhos a guardarem os brinquedos assim que terminarem de brincar. A arrumação fica mais fácil quando os cestos ou caixas para guardar estão acessÃveis a eles e são de fácil entendimento. Para isso, você pode escrever o que tem dentro de cada cesto ou, se eles ainda não estiverem em idade escolar, fazer desenhos.
- De noite, faça uma pequena vistoria e arrume o que ainda estiver fora do lugar. Não precisa fazer isso mais de uma vez por dia.
Veja mais algumas ideias para se inspirar:





Adorei e quero mais: ideias para crianças maiores? As minhas duas filhas estão entrando na “pré-aborrescência” e o quarto delas precisa de uma reformulada.
Adorei! Com os condomÃnios novos ficando cada vez menores temos que otimizar muito o espaço.
Beijos.
Thais, quando vi o tÃtulo do texto não acreditei!!! Teus posts geralmente acompanham os momentos que estou vivendo… incrÃvel isso!!! Pois bem! Estou grávida do meu segundo pimpolhinho e certamente vou precisar muito dessas dicas!!! Obrigada!
Bjs
🙂
Thais, adorei as dicas! Tem como postar idéias para um quarto para três?!?! É o caso por aqui…rs
Oi Dani, as dicas são para de duas crianças ou mais. ;D
ThaÃs,
E o guarda-roupa? Você sugere algum que possa ser dividido entre as crianças?
Grata,
Cláudia.
Seguindo as mesmas regrinhas do post (espaço e cores) pode dar certo.
Thais as crianças tem brinquedos aqui que nem lembra… eu acho que vou passa pra frente… o que acha ?
Passe pra frente, claro.
Oi, estou com muita dúvida se coloco bicama ou uma beliche no quarto dos meus gêmeos de 5 anos. O que vc sujere? Att Sheron